Cuca com Parvovirose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta out 12, 2005 9:50 am

Lamento o que se passou com a sua Cuca, são momentos de muita tristeza, e dor também.

Um abraço :(
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
abrali
Membro Júnior
Registado: quinta set 22, 2005 8:53 am

quarta out 12, 2005 4:33 pm

Olá ,eu sou a presidente da ABRA e lamento muito o falecimento da cuca.
Entrarei em contacto telefónico daqui a pouco consigo.
Só queria esclarecer aqui uma coisa, os animais do canil como é de conhecimento geral
não oferece as garantias de qualidade como é obvio. A nossa associação foi criada para
minimizar o sofrimento dos animais que tem a infeliz sorte de ir lá parar, tentamos fazer de tudo para que se transforme em algo melhor.
Aconselhamos todos os nossos adoptastes a ir logo a um vet, etc...
Acabar com as campanhas? Esta é uma das formas que temos de salvar a vida aos animais, infelizmente a cuca morreu mas pelo menos foi feliz durante uns dias e se não morresse tenho a certeza que seria muito feliz. Todos os dias a nossa associação sofre com a morte daqueles que não conseguem ser adoptados,mas o nosso sofrimento não se compara ao deles e por isso limpamos as lagrimas e continuamos com a nossa luta.
Mais uma vez lamento.
abrali
Membro Júnior

quarta out 12, 2005 4:33 pm

Olá ,eu sou a presidente da ABRA e lamento muito o falecimento da cuca.
Entrarei em contacto telefónico daqui a pouco consigo.
Só queria esclarecer aqui uma coisa, os animais do canil como é de conhecimento geral
não oferece as garantias de qualidade como é obvio. A nossa associação foi criada para
minimizar o sofrimento dos animais que tem a infeliz sorte de ir lá parar, tentamos fazer de tudo para que se transforme em algo melhor.
Aconselhamos todos os nossos adoptastes a ir logo a um vet, etc...
Acabar com as campanhas? Esta é uma das formas que temos de salvar a vida aos animais, infelizmente a cuca morreu mas pelo menos foi feliz durante uns dias e se não morresse tenho a certeza que seria muito feliz. Todos os dias a nossa associação sofre com a morte daqueles que não conseguem ser adoptados,mas o nosso sofrimento não se compara ao deles e por isso limpamos as lagrimas e continuamos com a nossa luta.
Mais uma vez lamento.
Sisa
Membro
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

quarta out 12, 2005 4:35 pm

Em primeiro quero dizer que lamento pela sua perda e dor....

Em segundo apresentar-me, sou a Silvia da Abra.

Terceiro, nos dizemos sempre as pessoas que se houver algum tipo de problema com o cao ou gato que adoptou para nos ligar, para nos avisar de alguma forma!! Podia-nos ter ligado!

Lamentamos a sua perda, mas tambem lamentamos quando nos diz para parar com as campanhas... sabe quantos caes entram no canil?? À volta de 10 por semana, tirando as semanas que há recolha... em que enche... sabe quantos caes sao abatidos... nem tem noçao...

Sabe quantos caes saudaveis salvamos nas campanhas? so na do carrefour foram 21 bebes e 4 caes adultos e 7 gatos, na da avenida 19 animais e so 4 nossos (do canil), se me disser que muitos poderiam estar doentes, eu digo-lhe que aparentemente nao, mas a cada pessoa que levou um ou dois nos avisamos que eram animais de canil e que deveriam ir imediatamente a um veterinario, pois sao de canil, e nao podemos dar acertezas que seja um animal 100% saudavel, aparentemente é!

Esta doença e´extremamente contagiante sim é, mas no canil, nao temos nenhum cao nem a mae dos bebes que levamos, mal, estao todos contentes com apetite e nenhum apatico, se quiser podera fazer uma visita ao canil e ver com os seus proprios olhos....

Se quiser pode ser voluntaria e passar o que nos passamos todas as semanas...

Nao difame quem so tenta ajudar.... Como disse lamentamos pela sua perda...

As nossas sao todas as semanas... ainda ontem foram dois dos nossos meninos abatidos...

E convido-a a fazer um visita ao nosso canil!

Sisa*
leonorgomes
Registado: segunda out 10, 2005 5:56 pm

quarta out 12, 2005 9:44 pm

Abrali e Sisa:

Antes de mais parece-me que está a haver um mal entendido que devemos esclarecer.

Tinha a intenção de vos contactar mas procurei no documento de adopção da Cuca e na net e nada encontrei. Se existe algum contacto telefónico, então deveria estar referido no documento que entregam à pessoas. É uma relação recíproca: se ficam com o nosso contacto, também deveriam fornecer o vosso.

Não pretendia alimentar este assunto publicamente, mas já que tive respostas tão indignadas e agressivas da vossa parte, aqui fica a minha resposta, também indignada.

Primeiro, devo deixar aqui bem claro que considero o vosso trabalho muito válido! Aliás tive mesmo a oportunidade de o afirmar aos voluntários que estavam presentes na campanha em que adoptei a Cuca (Carrefour).
Eu, que nunca tinha tido um cão (tenho um medo terrível de cães!) não consegui deixar de me aproximar dos cãezinhos e deixei-me conquistar pela pequenita que me veio lamber a mão, tal como já contei aqui anteriormente.
Não tenham dúvidas de que me proporcionaram dias muito felizes com a Cuquinha e que ela também teve dias muito felizes também, enquanto esteve saudável. E mesmo enquanto esteve doente, teve todo o carinho, toda a atenção. Posso dizer-vos que passei três noites quase em branco para estar ao pé dela, porque ela só descansava quando eu estava por perto ou então ao meu colo.

Segundo, eu fui informada e estava plenamente consciente de que teria de proporcionar todos os cuidados de saúde à cadelinha. Mas isso é evidente! Nem outra coisa me poderia passar pela cabeça!
Apesar de me parecer que insinuam o contrário, a Cuca foi ao veterinário, foi bem tratada, teve os melhores cuidados de saúde possíveis, antes e depois da manifestação da doença.

Terceiro, tal como também já referi anteriormente, o veterinário que tratou a minha cadelinha explicou que o parvovírus tem um período de incubação de 15 dias e que é extremamente contagioso, pelo que a Cuca já vinha infectada e a ninhada dela estaria muito provavelmete infectada, bem como todos os animais que com ela estiveram em contacto.
Só para que compreendam melhor a resistência do vírus, o veterinário disse-me mesmo que, se considerar a hipótese de adoptar outro cãozinho, só devo fazê-lo daqui a um mês, para que o vírus já tenha saído dos locais em que a Cuca esteve!

Assim, referi isso mesmo aqui, na mensagem em que, infelizmente, partilhava a minha dor e tristeza.
Não percebo a vossa indignação em relação à minha mensagem. Como podem afirmar que estou a difamar o vosso trabalho?
Eu apenas pedi a quem estivesse em contacto convosco que vos alertasse do que se está a passar! Os cães do canil, segundo o veterinário, podem mesmo estar todos infectados e o vírus ainda não se ter manifestado!

Obviamente que pedi que parassem com as campanhas! Quando me entregaram a Cuca não tinham conhecimento daquilo que vos estou agora a alertar.
Como podem agora, sabendo que os animais podem estar infectados com uma doença gravíssima, continuar a entregá-los às pessoas?

Muito me apraz saber que os outros animais estão, aparentemente, bem de saúde. No entanto, continuo a afirmar que deveriam parar com as campanhas até se assegurarem de que eles estão realmente bem e que podem ir para a casa das pessoas sem o risco de contaminarem outros animais que já lá tenham ou de virem a adoecer gravemente e até a morrer como aconteceu com a minha.

Peço-vos que pensem no seguinte: se eu, que sou adulta, estou destroçada com o sofrimento e morte da minha cadelinha, imaginem uma criança!
Com certeza não quererão, em consciência, provocar essa tristeza a uma criança!

Não considero que tenha insultado ou difamado a vossa associação ou o vosso trabalho.
Pedi que vos contactassem, que vos alertassem para o que se está a passar, uma vez que não pude fazê-lo telefonicamente ou de qualquer outra forma.

Fiz a minha parte. Agora, deixo o resto à vossa consciência, façam como entenderem...

Encerro este assunto por aqui, lamentando ter sido tão mal interpretada.

Cumprimentos,

Leonor Gomes
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta out 13, 2005 2:05 am

Ola boa noite,
Quem contactou a Abra fui eu.
Fi-lo porque pediu que alguem o fizesse e mesmo que não tivesse feito, te-lo-ia feita na mesma, precisamente por achar que no minimo estas coisas devem ser tratadas em primeiro lugar com quem deu o animal para adopção e não primeiramente num local publico .
Não conheço ninguem da Abra,não tinha nenhum contacto telefonico de la, bastou-me fazer uma pesquisa na net que facilmente encontrei numeros de telefone.
Acredite que perdi 5 minutos se tanto em encontrar varios numeros numeros.
Alias sendo a sua preocupação tão grande como a que diz com os outros animais, era o minimo que poderia ter feito, procurar um numero de contacto.
Lamento profundamente a sua perda, acredito que possa estar triste e desorientada com a situação, o que não invalida, na minha opinião, ter feito as coisas de uma outra forma.
Acredite que entendo perfeitamente a indignaçãp dos voluntarios, que se dedicam a estes animais de corpo e alma, que o fazem sem receber nada, alias recebem é muitas vezes dores de cabeça e muitas lagrimas ao verem ser abatidos os animais.
Acho que a associação merecia um tratamento diferente.
Desculpe mas é a minha opinião.
Cumprimentos
Eva
MACHADORIBEIRO
Registado: quarta out 12, 2005 5:07 pm

quinta out 13, 2005 2:43 am

Leonor
Antes do mais deixe que eu me apresente. Sou um membro da Direcção da Abra e um dos voluntários que diariamente vão ao Canil tratar dos animais que têm a infeliz sorte de lá ir parar. Em seguida quero dizer-lhe com a maior sinceridade que lamento muito a morte da Cuca. E deve acreditar que este lamento é sincero e partilhado porque a Leonor teve a Cuca na sua casa durante 1 semana e nós tivemo-la na "casa dela" durante várias semanas, durante as quais, diariamente, cuidamos dela e de todos os outros. Todos os dias a trouxemos ao colo à rua para apanhar ar e todos os dias mudamos as mantas da cama onde ela e os irmãos viveram. Quando saiu para a campanha era, para nós, um animal perfeitamente saudável porque se vissemos que algo de errado se passava teria ido sim mas para o veterinário.
No canil entram diariamente animais cuja proveniência e antecedentes desconhecemos. Não sabemos se têm doenças ou se são saudáveis. Aparentemente são saudáveis. Mas o que acontece é que provavelmente na maioria dos casos trata-se de animais que nunca foram vacinados. Pode ter sido o caso da mãe da Cuca e daí esse poder ser um motivo para a doença que ela manifestou e que para nós era completamente impossível detectar. Aliás o facto de ter estado consigo e só ao fim de alguns dias a doença se manifestar é a nossa melhor prova. Por isso recomendamos vivamente a todas as pessoas que adoptam um animal a que o levem imediatamente a um veterinário.
A Leonor diz que há um mal entendido e há efectivamente mas desde logo provocado por si ao ter trazido o assunto para este forum em lugar de nos procurar e informar. Diz que não pretendia alimentar este assunto publicamente mas foi justamente isso que fez ao trazê-lo aqui. Diz também que só o fez porque não tem telefone no documento que recebeu. Realmente não tem e sabe porquê? Porque a Associação não tem dinheiro para ter um e são os telefones de cada um de nós que estão ao serviço da Associação com os respectivos custos a recairem no bolso de cada um de nós. A pessoa que nos deu conhecimento deste assunto estar a ser tratado aqui também não tinha o nosso telefone mas como tinha muita vontade de nos alertar, descobriu-o. A Leonor tentou? Um simples telefonema para o Canil ou para a Agere e teria os nossos números de telefone. Além disso no documento que recebeu tem o nosso endereço e uma simples carta sua teria servido de alerta. Para nos dar a conhecer o que se passou consigo e nos ajudar a alertar as tais dezenas de famílias que podem estar em risco de ter o mesmo problema. Isso sim teria sido uma ajuda preciosa. É fácil por isso entender a nossa indignação.
E o mal entendido agravou-se quando a Leonor escreve que peçam que paremos com estas campanhas. Porque, lido no contexto em que está, significa, para o comum das pessoas, que nós damos conscientemente animais doentes. Até agora, em 6 meses de trabalho, demos mais de 150 animais e a Leonor teve a infeliz sorte de tocar a si o primeiro caso de insucesso.
A Leonor, como diz, fez a sua parte. Só lamentamos que não a tenha feito melhor. Mas acredite que vai ser útil porque estamos sempre a aprender e o que se passou consigo irá ajudar-nos a tentar que não se repitam.
Termino desejando que tenha melhor sorte numa próxima experiência que, espero, não deixará de tentar pois há milhares de desafortunados esperando por alguém que os queira.
Cumprimentos
Machado Ribeiro
abrali
Membro Júnior

quinta out 13, 2005 10:45 am

Bom dia.
Em primeiro lugar queria agradecer a Bita322 por nos ter alertado pra podermos tomar de imediato as devidas medidas.
Em segundo lugar queria informar que todos os que adoptaram dos nossos cachorros estão a ser contactados via telefone.
Em terceiro que hoje será feito um exame especial a cada cão e no mínimo sintoma será infelizmente abatido...
Em quarto lugar irá ser feita uma desinf. com crialina este sábado em todo o canil onde a ABRA estará presente para ajudar e para garantir que todos fiquem cá fora.
Todos os meses é feita uma desf. e diariamente é usado um produto desinfectante que já fez estragos a uma cadela que de tão forte que é a queimou. A ABRA FICOU RESPONSÁVEL DE SER ELA A USAR ESSE PRODUTO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ANIMAIS.
Obviamente que não não iremos fazer campanhas neste momento. Mas para isso só temos que agradecer á Bita322
Sisa
Membro
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

quinta out 13, 2005 12:52 pm

Só digo que a campanha ajudou a salvar muito animais saudaveis... que estamos em contacto com eles e familia, e estao bem... È uma pena ter acontecido isto com a Cuca e lamentamos, estamo a tomar as devidas precauçoes...

Mas parar as campanhas?? Seria desistir? De quantos? Ja viu a taxa de abandono? Quanto nao estao saudaveis? Dou-lhe o o caso do MachadoRibeiro ja demos cerca de 150 animais do canil tirando os que damos fora do canil, e o seu caso foi o primeiro... se nos tivessemos encolhido no primeiro problema, 150 animais tinham morrido... podendo agora estar onde exctamente estao, a serem felizes e a fazerem alguem feliz...

Desistir é morrer....
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 13, 2005 1:12 pm

R.I.P.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quinta out 13, 2005 2:02 pm

abrali Escreveu: Bom dia.
Em primeiro lugar queria agradecer a Bita322 por nos ter alertado pra podermos tomar de imediato as devidas medidas.
Em segundo lugar queria informar que todos os que adoptaram dos nossos cachorros estão a ser contactados via telefone.
Em terceiro que hoje será feito um exame especial a cada cão e no mínimo sintoma será infelizmente abatido...
Em quarto lugar irá ser feita uma desinf. com crialina este sábado em todo o canil onde a ABRA estará presente para ajudar e para garantir que todos fiquem cá fora.
Todos os meses é feita uma desf. e diariamente é usado um produto desinfectante que já fez estragos a uma cadela que de tão forte que é a queimou. A ABRA FICOU RESPONSÁVEL DE SER ELA A USAR ESSE PRODUTO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ANIMAIS.
Obviamente que não não iremos fazer campanhas neste momento. Mas para isso só temos que agradecer á Bita322
Na minha humilde opinião as voluntarias da Abra demonstraram que estão preocupadas com a situação e que estão a tomar todos os cuidados possiveis. Não conheço a associação mas as pessoas que como representantes "falaram" aqui, mostraram que levam o seu trabalho de solidaridade de uma forma seria. Apesar do que aconteceu á Cuca fiquei com uma otima impressao inicial.
Acho que devemos tomar em consideração que a Leonor que com o susto, o trauma e a inesperiencia de ser o seu 1º cão, pode não ter tido a capacidade de reagir correctamente. Quem é que num estado de nervos não consegue ver a solução mais obvia?

Leonor, por mais que se proteja os nossos cães nem sempre se consegue faze-lo a 100%. Existem imprevistos que não se conseguem controlar.
Apesar de só ter tido a sua menina durante 1 semana nota-se que ficou muito ligada. Dê tempo ao tempo e quando puder adopte outro pequerrucho. Aceite a sugestao de uma das voluntarias e dê uma vista de olhos ao canil. Pode ser que fique agradavelmente supreendida.

Bjs,

Carla
abrali
Membro Júnior

sexta out 14, 2005 2:52 pm

Boa tarde.
Hoje a ABRA deu para adopção dois cães que foram para Lisboa.
Foi explicada a situação e não foi impedimento de serem adoptados.
Fomos com eles á clinica tomaram as vacinas completas e fizemos o exame da pavovirose
o qual deu negativo. Mesmo com dificuldades vamos aleatoriamente fazer o exame a alguns..
Gostaria de saber se foi feito o exame á Cuca, penso que sim, mas queria ter a certeza se foi
confirmada a pavovirose pelos sintomas ou pelo exame... É mt importante esta inf. Obrigada
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado out 15, 2005 4:54 pm

abrali Escreveu: Boa tarde.
Hoje a ABRA deu para adopção dois cães que foram para Lisboa.
Foi explicada a situação e não foi impedimento de serem adoptados.
Fomos com eles á clinica tomaram as vacinas completas e fizemos o exame da pavovirose
o qual deu negativo. Mesmo com dificuldades vamos aleatoriamente fazer o exame a alguns..
Gostaria de saber se foi feito o exame á Cuca, penso que sim, mas queria ter a certeza se foi
confirmada a pavovirose pelos sintomas ou pelo exame... É mt importante esta inf. Obrigada
Podiam tratar disso em privado ?

Bem hajam...
Responder

Voltar para “Cães”