Afinal - Serra da Estrela Agressivo, como ficou ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta out 20, 2005 1:30 pm

texuga Escreveu:
nelsonk Escreveu:
texuga Escreveu:
5º - E não é "Yes man", quanto muito "Yes woman"...

Xuga
ñ tinha percebido que você só queria respostas de mulheres :roll:

Nelson
:o :o :o

Se falam para mim, fazem-no no feminino... :roll: :roll: :roll:
das duas uma ou têm problemas de leitura ou problemas de interpretação !!

um yes man é um individuo que diz sempre que sim a tudo minha cara

Nelson
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 1:42 pm

nelsonk Escreveu:
texuga Escreveu:
nelsonk Escreveu:
texuga Escreveu:
5º - E não é "Yes man", quanto muito "Yes woman"...

Xuga
ñ tinha percebido que você só queria respostas de mulheres :roll:

Nelson
:o :o :o

Se falam para mim, fazem-no no feminino... :roll: :roll: :roll:
das duas uma ou têm problemas de leitura ou problemas de interpretação !!

um yes man é um individuo que diz sempre que sim a tudo minha cara

Nelson
A CindelP é que disse que eu não gosto de ser contrariada, daí o "Yes woman!" Imagem Imagem
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 20, 2005 2:06 pm

Acho que este tópico pode ser muito interessante e ajudar muito boa gente. Com sorte ainda vou buscar mais umas quantas dicas para minimizar a reacção da minha cadela a cães desconhecidos. Dá para colocar o assunto e começar de novo?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 2:10 pm

LuMaria Escreveu: Dá para colocar o assunto e começar de novo?
Pode ser que a Lu tenha mais sorte que eu :roll: :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 2:41 pm

Xuga não entendo porque pediu para encerrar o tópico. Ía num caminho muito interessante.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta out 20, 2005 2:43 pm

LuMaria Escreveu: Acho que este tópico pode ser muito interessante e ajudar muito boa gente. Com sorte ainda vou buscar mais umas quantas dicas para minimizar a reacção da minha cadela a cães desconhecidos. Dá para colocar o assunto e começar de novo?
Eu não vinha à arca há algumas semanas e por isso não apanhei o início desta história, mas este é um assunto que me interessa particularmente. Se me permitem...

A minha PA é extremamente dócil mas apenas para as pessoas. Quando vê outros animais, passa-se dos carretos e ataca-os, não ligando nenhuma aos meus berros. O que faço? Dou-lhe biscoitinhos e faço-lhe festas ou dou-lhe uma valente tareia na altura certa? Percebo perfeitamente porque age assim comigo, eu nunca me impus com ela (nunca foi necessário até ao momento). Pessoalmente, não sou capaz de castigá-la fisicamente (para além de uma palmada no rabo ou uma pancadinha no focinho) e todos os meus esforços têm sido no sentido de prevenir (evitando encontros) e não remediar. O que é interessante é que a história muda completamente de figura com o meu marido. Ele consegue levá-la a passear sem trela, 100% seguro de que ela nem olhará para os outros cães (nem para os gatos). E isto porquê? Já levou dele mais do que umas palmadinhas leves. Custa-me vê-lo ser mau para ela mas por mais que queira discordar com ele, o facto é que resulta.

E isto leva-nos ao cerne da questão. Ensinar através do castigo ou através da recompensa? Venham daí as opiniões.
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 2:54 pm

LuMaria Escreveu: Xuga não entendo porque pediu para encerrar o tópico. Ía num caminho muito interessante.
PM ;)
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta out 20, 2005 3:03 pm

Bem, eu não sou exemplo para ninguém, mas cá vai ...

A minha Roxy é uma cadela bastante agressiva e tendencias para dominar.
Por várias vezes já se escapou pelo portão e tem a tendencia de ir direita aos cães que estão na rua e agredi-los.
Quando a apanho, lá vai a tareia.
Enquanto se lembra, comporta-se e não tenta escapulir. Quando se esquece, a cena repete-se.
Esta cadela foi adoptada por mim, com 3 meses da União Zoófila e desde pequena que de vez em quando resolvia mostrar os dentes. Esta situação só se resolveu quando um dia me passei e dei-lhe uma valente tareia.

Quando saio com ela, é sempre de trela e se manifesta agressão, palmada no focinho, pois no rabo doi-me mais a mim do que a ela e não serve de nada.

O cachorro, tem 4 meses, ontem, pela 1 ª vez virou-me o dente. Bem, tareia e não houve mais conversa entre nós. Hoje, claro, há mimo e tudo normal, para que ele perceba que continuo a gostar dele e está tudo bem, desde que se porte bem.
Eu percebi porque ele o fez, pois estava a dar-lhe a medicação (isto desde Sábado devido a uma Gastroentrite) e ele já está saturado. Mas não é razão para me virar o dente e para as duvidas, antes de o voltar a fazer, vai pensar.

Não sou adepta a castigos de bater. Mas confesso que em mais do que uma ocasião verifiquei que é a unica maneira de mostrar a um cão quem manda ali. Numa casa onde todos devemos conviver pacificamente, cães e pessoas, isto é muito importante para o bem de todos.

Na minha casa existe um adulto, eu, uma criança e 3 cães. Ali só eu posso mandar e até a criança leva uma palmada no rabo quando passa das marcas.

Portanto concordo com, uma palmada de vez em quando faz milagres !
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 3:19 pm

Sim, eu tb não dispenso a boa da palmada e por vezes a boa da trelada, mas não é preciso abusar... O feitiço pode sempre virar-se contra o feiticeiro... 8)

Xuga
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 20, 2005 3:25 pm

ssequeira Escreveu:
LuMaria Escreveu: Acho que este tópico pode ser muito interessante e ajudar muito boa gente. Com sorte ainda vou buscar mais umas quantas dicas para minimizar a reacção da minha cadela a cães desconhecidos. Dá para colocar o assunto e começar de novo?
Eu não vinha à arca há algumas semanas e por isso não apanhei o início desta história, mas este é um assunto que me interessa particularmente. Se me permitem...

A minha PA é extremamente dócil mas apenas para as pessoas. Quando vê outros animais, passa-se dos carretos e ataca-os, não ligando nenhuma aos meus berros. O que faço? Dou-lhe biscoitinhos e faço-lhe festas ou dou-lhe uma valente tareia na altura certa? Percebo perfeitamente porque age assim comigo, eu nunca me impus com ela (nunca foi necessário até ao momento). Pessoalmente, não sou capaz de castigá-la fisicamente (para além de uma palmada no rabo ou uma pancadinha no focinho) e todos os meus esforços têm sido no sentido de prevenir (evitando encontros) e não remediar. O que é interessante é que a história muda completamente de figura com o meu marido. Ele consegue levá-la a passear sem trela, 100% seguro de que ela nem olhará para os outros cães (nem para os gatos). E isto porquê? Já levou dele mais do que umas palmadinhas leves. Custa-me vê-lo ser mau para ela mas por mais que queira discordar com ele, o facto é que resulta.

E isto leva-nos ao cerne da questão. Ensinar através do castigo ou através da recompensa? Venham daí as opiniões.
Eu penso que deve existir um misto dos dois metodos, punição e recompensa, onde o bom senso deve imperar.
Por exemplo no seu caso que referiu, a recompensa (festas ou dar o biscoito) não deve ser dada NUNCA no momento em que a cadela mostra agressividade! Dessa forma vai estar a dizer-lhe que fez bem, e isso estimula-a a repetir! Muita gente cai no erro de fazer festas a um cão quando ele se mostra agressivo no sentido de "acalmá-lo", mas isso vai estar a fazer justamente o oposto. O animal vai pensar: " Se o meu dono me está a fazer festas é porque eu estou a proceder bem".
Assim, nesse momento o melhor a fazer é justamente a punição. Mas não é preciso ir ao limite de bater com um ferro!! Um esticão bem dado acompanhado de uma voz forte serve perfeitamente em muitos casos...particularmente se este tipo de treino for feito desde cedo e antes do cão criar 'desvios'. Mais tarde, o nível de punição pode requerer mais determinação, mas isso deve ser aplicado por quem saiba como e quando.
A recompensa deve ser dada quando o cão faz justamente aquilo que nós queremos que ele faça. Por exemplo, no caso da cadela, se ela for consigo e não ligar a um cão faça-lhe festas ou dê-lhe um biscoito. Se ela mostrar agressividade, repreenda-a veementemente.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta out 20, 2005 3:27 pm

Concordo com esta última afirmação da Texuga, do feitiço se virar contra o feiticeiro. Quando um cão é pequeno ainda é como o outro, mas quando é grande e encorpado...não tenham dúvidas que é mais forte que nós. Se ele se quiser mesmo rebelar, podemos ficar em maus lençóis!
Joana Andersen
Última edição por JoanaElectra em quinta out 20, 2005 3:40 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 3:30 pm

Claro Joana, daí o "equilibrio" que o PauloC refere ser tão importante ;) E de preferencia desde pequenino ;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta out 20, 2005 3:33 pm

Estamos a falar de palmadas? Ou de tareias??
Sou totalmente contra esta última, aliás não é a primeira vez que refiro isto.

Nunca usei de violência para com os meus animais, para que me respeitassem, uma palmada sim, outra coisa está fora de questão.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 3:39 pm

No caso da minha cadela que adoptou este comportamento barulhento a cães desconhecidos pouco depois de ter sido mordida, já não sei bem o que fazer mais. Na rua há imensos cães e dá-se bem com a maioria, havendo apenas alguns desamores com determinadas fémeas que se resolvem bem, porque elas próprias se mantêm à distância. Mas com animais novos, ou quando saímos para fora é um sufoco, ladra a tudo o que é cão. Empina o rabo e vai daí, nunca mais fecha a tramela. Não é agressiva nem nunca tentou morder nenhum, apenas faz barulho, eriça rabo e pelo. É um desconforto para mim e um stress para ela, passeios que podíam ser espectaculares acabam numa enorme dor de cabeça.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta out 20, 2005 4:03 pm

O caso da minha cadela é bastante mais grave. Embora também seja apenas com alguns cães (já vi que tanto faz ser macho ou fêmea), ela nem ladra, põe-se logo em sentido, depois corre atrás deles e ataca mesmo. Nunca magoou nenhum cão, pelo menos visivelmente, mas prega um valente susto ao cão e, pior, ao dono. Eu dantes soltava-a no quintal quando chegava do trabalho mas ganhou o vício de saltar para o caminho atrás dos cães (mesmo comigo por perto), então cortei o mal pela raíz e ela agora só sai para passear de trela. Nos passeios, desvio a atenção dela quando nos cruzamos com outros cães ao dar uma pequeno corrida (coisa que ela adora fazer) e não tem sido muito complicado. O caso até está controlado mas longe de estar resolvido e tenho imensa pena de não poder soltá-la como dantes, assim como receio que o problema se agrave devido ao tempo que passa fechada.
Responder

Voltar para “Cães”