Eutanásia nos animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

doença inurável, direito a morrer?- Eutanásia nos animais

Jamais, apesar do meu animal de estar com uma doença incuravel, ele fica vivo ate ao fim, e tantaria aliviar as suas dores o mais possivel
1
3%
Sim, já que o meu animal está com uma doença incurável, seria melhor ele falecer logo, pois embore a min me custe muito, ele nao iria sofrer...
31
97%

Total de votos: 32
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

segunda out 07, 2002 8:18 pm

Eu por muito que me custasse mandava adormecer o meu Niko.
Ele, felizmente nunca teve nenhum problema. Mas se tivesse e fosse para o bem dele não ia ser egoísta e pensar no quanto eu ia sofrer, o mais importante seria ele e não eu!
Eu gosto mt dele e por isso o bem estar dele é tb o meu! :)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda out 07, 2002 8:48 pm

Olá!

Eu sou totalmente a favor da eutanásia, nos casos em que é diagnosticada ao animal, um doença muito grave que não lhe consiga proporcionar qualquer tipo de qualidade e condições para continuar a viver com dignidade. Infelizmente já passei por um caso destes, embora fosse a minha avó que tomou a decisão final no veterinário em relação a um gato que tivemos... o Charlie. O Charlie era um gato que nos foi oferecido e era um amigo inseparável do Pantufa ( um Cocker que eu tive). Como a casa da minha avó tinha quintal e não queríamos que o Charlie se afastasse muito de casa e nem procriasse com as gatas que por ali andavam, resolvemos quando ele fez 6 meses castrá-lo.
Mesmo assim, ele gostava de dar o seu passeiozinho até que um dia, já com 6 anos de idade, andou desaparecido durante 3 dias. Apareceu ao fim deste tempo, todo sujo e muito fraquinho, no quintal do vizinho do lado. Ele emanava um cheiro horrível, que não conseguimos explicar no momento, mas quando o levámos ao Vet, ficámos a saber que tinha sido envenenado e o veneno estava-lhe a abrir "buracos" nos intestinos. Embora a doutora não nos desse muitas esperanças quanto à sua sobrevivência, ainda fez uma série de tratamentos e por ironia do destino, ele ,foi mandado "abater" num dia em que começou a comer, bebeu um pouco e apanhou um bocadinho de sol. Estas eram as aparentes melhoras que prenunciam o mau estar e sofrimento do animal disfarçado pelas "drogas" que ele estava a tomar para atenuar o seu sofrimento. Enfim.... A vida às vezes é cruel. :cry:
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

segunda out 07, 2002 9:02 pm

Realmente é msm cruel! :(
Mas eu tb só concordo com a eutanásia se for diagnosticada uma grave doença cm é óbvio! Não ia mandar matar o meu Niko assim sem mais nem menos! :o
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

segunda out 07, 2002 9:07 pm

penso que se nos é possivel libertar o animal de tanta dor e sofrimento o devemos fazer. talvez a eutanasia seja a melhor solução nestas situações, em que o proprio animal anseia que lhe apaguem a luz da vida e lhe acendam a da morte. Todos nós sonhamos com uma morte natural rodeados daqueles que amamos, em resumo sonhamos com uma morte "feliz", mas isso nem sempre acontece! e será que o animal merece sofrer até ao ultimo segundo de vida??? Penso que não! Axo indecente, ou talvez não! :?

Cumprimentos
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 07, 2002 9:22 pm

Sandra
A eutanásia na minha opinião deve-se realizar para o bem do próprio animal. Ou seja, não devemos de maneira alguma deixar o nosso amigo (s) em sofrimento!!!! Se lhe podermos proporcionar uma maneira digna de acabarem seus dias em paz, porque não ajudá-los da melhor maneira??? Acabando com o seu sofrimento, com calma, com carinho!
É a melhor maneira de lhes retribuirmos todos os momentos que nos dedicaram! E, assim deixar o nosso egoísmo de lado...
Tirei este exerto de um livro que tenho sobre a raça dos meus cães. Foi escrito por um veterinário/criador deste raça.
Acho que de uma maneira muito simples consegue dizer tudo.
Isto, claro, que não se aplica só a esta raça, mas, em geral a todos os animais.

"Cruel sorte, a vida do vosso Épagneul é monstruosamente mais curta que a vossa.
Tudo se torna inutil quando a morte se faz anunciar...
Vós podeis chorar, não tenhais vergonha!
Os homens e mulheres de bem, mesmo os mais fortes psicológicamente, não resistem ao desgosto, vertendo lágrimas!!!!!!!
Não tem nada de ridiculo, bem pelo contrário.

Podeis vós mesmos decidir abreviar os dias do vosso velho companheiro, fazendo-o dormir através de uma picada. Não lamenteis este acto: ele fica muito melhor, afirmo-vos, empregar este meio particularmente doce para por TERMO AOS SOFRIMENTOS, do nosso <<amigo verdadeiro>>.

É a melhor homenagem que lhe podem prestar.

Procurai o veterinário para esta missão. Confiai o vosso amigo nas mãos daquele que toda a vida o tratou, mesmo neste momento, sem dôr, sem terrores inuteis, que o mergulhará no seu ultimo sono!!!!!!

Como dizia Pascal: <<Os nossos amigos, os cães, não nos fazem pena agora que morreram>>.
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

segunda out 07, 2002 9:54 pm

[quote=dicas]
SandraM

"É claro que se o nosso animal estiver a sofrer muito é escusado pensar no que se faria"

Se algum dia estiver numa situação dessas, verá que não é tão fácil assim. Intelectualmente, como tema de discussão, a sua afirmação terá razão de ser, mas se estiver alguma vez nessa situação. nem queira saber as vezes que vai pensar se o faz ou não
[/quote]

Eu disse aquele frase que como voçe própio frisou no sentido intelectual,
mas nao diga coisas que nao sabe, pois eu acabei de passar por um situaçao destas!!! :cry:
E isso foi a origem desta sondagem, pois queria saber se os outros forenses se tivessem numa situação destas faziam o mesmo... por mais que tente mudar, nao consigo deixar de pensar que quem autorizou a sua morte fui eu...

nel:"Os meus cães são elementos do meu agregado familiar"
Eu penso exactamente como o nel, os meus animais são da minha familia, sabe o quanto eu me senti mal por ter autorizado a morte a um animal que ja considerava-o da familia?! Apesar de saber que foi para seu bem, custa e muito... :cry:

Desculpem o desabafo, mas como isto é resente ainda estou bastante sentida!
Agradeço a todos os que deram o seu testemunho ( e que estou certa que deve ter custado), mas sem se aperceberem ajudaram-me pois sinto que estou entre pessoas que sabem como é e entendem... :(
Ás as outras pessoas que nao deram o testemunho, mas a sua opinião, agradeço tambem, pois assim fiquei a saber que no meu caso a maioria iria tomar a minha decisão...

Muito Obrigada a todos!
Mimos para os vossos companheiros de 4patas!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda out 07, 2002 10:55 pm

Eu até hoje lamento não ter eutanasiado um cão meu que estava num estado terminal, daí SandraM pode dizer-se que dói por se dar a ordem e dói se não a dermos.

É muito mais corajoso no caso de um animal que esteja em sofrimento constante separarmo-nos dele do que mantê-lo ao nosso lado.

Só aceito a eutanásia do animal nessas condições, com excepções no caso em que não estando o animal assim, mas o "dono" não o queira dar para adopção ou tratá-lo e o fim dele seja na mira de uma caçadeira ou veneno de ratos...

Temos é que evitar fazer o transfer da responsabilidade. A maior parte dos donos pergunta ao veterinário o que faria este em seu lugar.É isso a transferência e deve ser evitada. O veterinário geralmente responde. "O sr tem estas opções", a escolha final é somente sua.

Situações muito polémicas ao contrário da acima é a eutanásia de animais em canis que não tenham possibilidades de adopção ou de animais recem nascidos que não serão adoptados...
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

segunda out 07, 2002 11:05 pm

SandaM

Cara amiga, não pretendi de modo nenhum atacar os seus sentimentos, apenas reforçar que, por muito que a situação seja inevitável não será nunca fácil.

Eu disse o que sei, e acaba por me dar razão, pois apesar de se ter passado já bastante tempo, no meu caso, também eu penso que, para todos os efeitos práticos quem deu a morte ao meu cão fui eu, e nem queira saber as vezes que me interroguei sobre se tinha ou não o direito de o fazer, e, que milagre poderia ter acontecido se não o mandasse abater!

E, mesmo que o nosso animal esteja a sofrer muito, nós fartar-nos-emos sempre de pensar no que deveremos fazer, mesmo que se esteja a meter pelos olhos dentro, não é?

Mas, se serve de consolo, apenas uma pessoa discorda da sua (e minha) decisão.

Cumprimentos

JoseLuis
SandraM
Membro Veterano

terça out 08, 2002 11:43 am

Dicas:
"Cara amiga, não pretendi de modo nenhum atacar os seus sentimentos, apenas reforçar que, por muito que a situação seja inevitável não será nunca fácil."
E não atacou, apenas tentei-lhe mostrar que estava enganado quando pensava que eu nunca tinha passado por uma situação destas...
De resto concordo consigo.
SandraM
Membro Veterano

terça out 08, 2002 11:49 am

[quote=dicas]
"Cara amiga, não pretendi de modo nenhum atacar os seus sentimentos, apenas reforçar que, por muito que a situação seja inevitável não será nunca fácil."

Voçe nao atacou os meus sentimentos, so tentei-lhe mostrar que nao estava certo, aquilo que pensava... e espero que me tenha feito entender quanto áquela frase...
Mas continuo a pensar da mesma forma que voçe! E desde já obrigada por ter exposto a sua opinião.

Miminhos para os vossos amigos de 4patas! ;)
Responder

Voltar para “Cães”