Canis Municipais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta dez 09, 2005 2:04 pm

Olá boa tarde

Pois eu já fiz a minha contribuição para a texuga daquilo que eu vi com os meus próprios olhos na única vez que entrei no canil de Lisboa.
E sim as condições são realmente péssimas para os cães se bem que não entrei nessas ala, só espretei, mas na sala dos gatos, até gatos mortos por baixo dos vivos metido em jaulas sem comida nem bebida eu vi.
Por isto já acredito em tudo, mandei esta história para a texuga e agradecia que toda a gente que viu coisas destas ou piores que relatasse isso que ela (texuga) anda a recolher essas histórias a ver se conseguimos todos juntos fazer alguma coisa para bem dessas pobres criaturas que passam lá horrores até serem abatidas.
Beijocas
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 09, 2005 2:09 pm

Obrigado Havana ;)

As coisas estão a andar, em princípio tenho uma pessoa que talvez consiga uma reportagem, mas preciso de alguém, fora dos problemas, ou seja, que não tenha tido nada a ver com o canil, como eu tenho tido por exemplo, que fale... :? Pode ser alguém que tenha apenas lá ido ver uma cão ou gato para adoptar... :roll: :?

Se houverem voluntários avisem!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 09, 2005 2:45 pm

Penso eu que o mais importante seria obrigar a camâra a ter outra política em relação ao canil.

Proponho que, quem quiser, envie um 'mail' à câmara, protestando pela situação degradante dos animais.
Há um 'site' da camara municipal de Lisboa e pode-se reclamar, fazer sugestões, dar a opinião em

http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=74

Haja opinião pública.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 09, 2005 3:21 pm

Nem mais aisd, temos de fazer pressão, seja lá como for ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
havana
Membro Veterano

sexta dez 09, 2005 3:45 pm

Olá boa tarde

Texuga não tem nada que agradecer, oq ue eu puder fazer já sabe que pode contar comigo, seja como a aids sugeriu ou pela sua reportagem o importante é que eles tomem consciência e que mudem de atitude perante os animais que lá sofrem todos os dias.
Todos juntos vamos conseguir :lol:
Beijocas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 10, 2005 10:41 am

aisd Escreveu: Penso eu que o mais importante seria obrigar a camâra a ter outra política em relação ao canil.
texuga Escreveu: Nem mais aisd, temos de fazer pressão, seja lá como for ;)

Xuga
Melhor que isso e com muito mais efeito é irem a uma Assembleia Municipal ;) e uma vez lá, alertarem o Presidente da Câmara de Lisboa...!

Qualquer pessoa tem o direito de participar nas Assembleias de Câmara. Na de Lisboa é só telefonarem para a Câmara para reservarem o lugar pois são reservados por marcação para não haverem pessoas em pé ;)

Acreditem que surte muito mais efeito que qualquer email. Nenhum departamento Camarário gosta de reclamações, ao vivo e em directo para o Presidente da Câmara, na Assembeia…

Quem for de longe e não posa ir à dita... então que envie emails, sim. Sempre é melhor que nada ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano

sábado dez 10, 2005 1:49 pm

Obrigada Leo, vou ter de esperar pelas minhas férias, mas vou fazer tudo o que puder para tentar mudar estas condições deploráveis...

Xuga
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

sábado dez 10, 2005 2:52 pm

Já visitei a União Zoófila e levei uma saca de 10kg de ração, que foi o que estava nas minhas posses. E é claro que não é um hotel de 5*, mas achei um pouco melhor que o canil municipal que visitei, pois pelo que me pareceu os animais lá nem vêem a luz do dia, e estavam um pouco famintos. Nesse canil estavam dois homens(trabalhadores do canil) numa pequena divisão com secretária a conversarem, bem vestidos, sem estarem a dar o mínimo de atenção aos animais. Fui lá mais uma senhora e levamos umas latas de comida e eles não deixaram dar porque já tinham comido naquele dia. Mas demos às escondidas e eles devoraram tudo.
Ora se eu ou qualquer uma das pessoas que já aqui postaram, se trabalhássemos num canil, estaríamos a dar carinho, atenção, higíene, conforto, amor, e toda a dedicação do mundo a todos os animais que lá se encontravam, em vez de estarmos bem vestidos numa sala aparte na conversa.
Mas infelizmente, o objectivo de certas pessoas é apenas o de terem um posto de trabalho, não interessando se o seu trabalho é bem feito ou não.
E nas câmaras municipais o que mais hà é disso.
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
texuga
Membro Veterano

sábado dez 10, 2005 3:44 pm

Ainda bem que as pessoas aos poucos se estão a aperceber do que as rodeia... Eu nunca tinha entrado num canil municipal, quando fui obrigada a fazê-lo, fiquei como alguns de vós e senti-me "obrigada" a (tentar) fazer algo para mudar uma das vergonhas do nosso país...

Ajudem-me, 1 pessoa a agir, é a "maluquinha dos animais", várias já dá para pôr alguns a pensar, uma multidão determinada a fazer algo, de certeza que tem resultados ;)

Xuga
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 11, 2005 6:44 pm

na av.roma tb. há um talho que dá comida para animais. em quantidade
anjjazul
PaRuS
Membro
Registado: segunda nov 28, 2005 3:14 am

quinta dez 15, 2005 7:38 am

boas a todos!

texuga se a minha historia poder ajudar...
adotei um pitbull no canil municipal de lisboa e vime negro para o consseguir.. :evil: primeiro disseram-me que o cao era mau e que iria para abate e mesmo que tentasse nao o conseguiria domesticar (o meu Deep tem 8 meses). eu la os consegui convencer que o cao era prefeitamente domesticavel ;) . depois, o veternario do canil mandou ir buscar o cao e esteve a examinalo, disse que havia a probabilidade de o cao ter esgana. eu [b]ofreci-me para pagar o tratamento do animal[/b], ele recusou, deu-lhe umas vacinas(estavam a vacinar todos os caes) iguais as que os otros caes estavam a levar e disse que o cao ia ficar de quarentena. ([b]atencao[/b] a tal quarentena foi passada na cela dele, a mesma cela onde ele teria apanhado a esgana e onde poderia apanhar qualquer otra doença pois continuava em contacto com os outros caes). passado o tempo de quarentena voltei ao canil. o veternario (nao o vi examinar o cao) disse que afinal ele nao tinha esgana e ja podia ir fazer seguro e registar o animal na junta. como devem saber as seguradoras demoram imenso tempo a aprovar o seguro mas eu la conssegui tratar de tudo em tres dias :D . no treceiro dia fui ao canil pelas 7 horas e disseram-me que nao podia ir buscar o cao pois ja passava da hora de atendimento (nao vi horario nenhum esposto). la fui eu no dia seguinte buscar o cao e finalmente tireio de la. esta historia toda decorreu durante uns 12 dias.

agora vou falar das condicoes...
para quem nunca viu as "novas instalaçoes", os caes estao acorrentados, cada um em sua cela, cada cela tem cerca de um metro quadrado(no primeiro dia que fui visitar as celas, havia um rottweiller a solta). os animais defecam e urinam no mesmo local onde dorme (ha caes sem pelo em sertas zonas do corpo e com a pele super irritada devido ao acido da urina) (o meu Deep tinha a pele dos "tintins" em frida devido a urina).
a alimentaçao é pobre. uns dias é raçao muito rasca e com pessimo aspecto, otros é uma papa que so de olhar... enfim.
o cheiro da sala dos caes... nao da para descrever. é "inrespiravel"! (o meu Deep tem o faro fraquissimo). as paredes sao em azulajo para uma facil limpesa do local, embora nao me pareca que seja o melhor isolamento termico.

e mais...
os funcionario sao incompetentes, inrresponssaveis e indelicados.
uma amiga minha perguntou a um "tratador" se eles levavam os caes a rua e ele respondeu
-as vezez trago alguns mas é so aqueles que gosto.´

e ainda mais...
sei de uma historia de uns miudos que foram ao canil entregar um pitbull e eles la nao aceitaram o cao porque este [b]nao tinha papeis[/b]. por amor de deus. isto nao cabe na cabeça de ninguem. resumindo, os miudos foram-se embora e o cao comessou a ir atras deles. os filhos da mae (para nao dizer palavroes) apedrejaram o cao para este nao ir atras deles. o cao acabou por fugir nao se sabe para onde.

enfim... estou convosco no que der e vier. podem contar comigo para ajudar no que estiver dentro das minhas possibilidades.

um grande abraco para todos ;)
havana
Membro Veterano

quinta dez 15, 2005 11:06 am

Olá bom dia

É isso mesmo todos juntos havemos de fazer alguma coisa para bem deles, e nosso.
Beijocas
vitorc
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 1:35 am

sexta dez 16, 2005 2:29 am

Olá a todos,

Posso-vos dar o meu testemunho ácerca de um canil municipal...
Sou membro de uma associação (ABRA - associação Bracarense Amigos dos Animais) em Braga que trabalha essencialmente... com o canil municipal.

Actualmente somos cerca de 35 voluntários que vamos todos os dias lá tratar dos canídeos, dar-lhes comida e passeá-los a todos no exterior das instalações (em espaços próprios pedidos por nós)!

Compramos comida para ajudar o canil a ter o suficiente (antes não a tinham...) e tiramos de lá aqueles que estão doentes ou maltratados e levamo-los a vets, tudo pago por nós (temos á volta de 200 sócios).

Práticamente tratamos das adopções deles, fazendo uma grande divulgação pela cidade (antes todos íam para abate!).

Se forem ao canil, mais parece um hotel... basta ver a reacção dos cães quando vêm cá fora connosco.

Ainda temos muita resistência por parte de certos elementos da estrutura municipal, mas devido á nossa postura conciliatória nem imaginam a volta que aquele canil deu nos 7 meses da nossa presença lá.

E como isto foi possivel?! Com muita paciência de alguns sócios fundadores que contactavam a câmara à coisa de 4 anos.

A união e preserverança podem fazer milagres... Só que isso implica muitos custos a nível pessoal, de disponibilidade e sacrificio!

Desculpem se estou a ser intrumitivo, mas já pensaram em fazer algo conjuntamente e ir directamente ao Presidente da Câmara?...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 16, 2005 9:33 am

Olá Vitor,

Aqui está. A posição é a mais correcta. Os canis são necessários, portanto vamos ajudá-los, não destrui-los.
Um grupo de voluntários que se disponha a ajudar os animais e os canis com toda a certeza serão bem vindos em qualquer lugar.
Ainda bem que deixou aqui o seu testemunho.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta dez 16, 2005 9:50 am

Eu fico espantado quando as pessoas que veem deixar ca os seus testemunhos relatam as condições horriveis dos canis de Portugal. Fico espantado, pois por aquilo que conheço do canil de Braga, tem muito boas condições, dentro dos possiveis obviamente, para os caes. Não tinha conhecimento, mas se essas condições tem muita mao da ABRA entao dou os meus maiores sinceros parabens e que nunca percam a vontade de lutar pelos animais de que tanto amamos. E se de facto é assim, o resto das associações de Portugal deveria lutar contra a corrente e melhorar as condiçoes dos outros canis tambem. Não sei se tou a ser injusto, pois não sei se ja o fazem... mas pelo que tenho visto e lido, alguns canis mais valia soltar os animais todos, pois estavam muito mais felizes e tinham mais hipoteses de sobreviver na rua.
Responder

Voltar para “Cães”