Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sábado out 26, 2002 1:13 am

Nuria Escreveu: Já respondi em outro tópico sobre este assunto.

Quanto ao aspecto do cão, tem muito a ver com o gosto pessoal. Agora lá por a maioria das pessoas acharem o pitbull de orelhas cortadas agressivo, eu não vou cortar? O cão é de quem, afinal? Já agora nem tenho nenhum pitbull, vá-se lá alguém assustar na rua!

Cumprimentos
Olha, e eu vou construir uma central nuclear no meu quintal! Que porra, o quintal é meu! Não posso construir lá o que eu quiser? Que m**** de argumento é este?! :o Façam de conta que as leis são só para enfeitar! :evil: (estás a ver, Vasco? Às vezes também me passo.)

Já agora, um dia destes estava um rott com 5 meses na minha vet. Estive montes de tempo a olhar para ele para perceber o que tinha de estranho, e finalmente descobri! Tinha a cauda inteira! E ficava muito giro! Acho que é só uma questão de hábito.
O argumento de que a beleza depende do corte das orelhas e das caudas é perfeitamente imbecil. Tenho muita pena da pessoa que pensa assim, pois é uma pessoa de vistas curtas. Então um Schnauzer (será assim que se escreve? :oops: ) não é um Schnauzer se não tiver as orelhas e a cauda cortada? :o :o Está-se sempre a aprender...

Fiquem bem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado out 26, 2002 1:52 am

:D :D :D :D :D :D :D
Florinda
Membro Veterano

sábado out 26, 2002 2:34 am

Daniels Escreveu: No meu caso específico, possuo um Schnauzer Gigante, e só o comprei proque podia cortar-lhe o rabo e as orelhas, porque de outro modo nunca teria adquirido um exemplar da raça, uma vez que de orelha e rabo comprido, o Schnauzer, se for bom fica um autentico Bouvier da flandres, e se não for bom, fica um autentico rafeiro.
....

Meus Senhores, não brinquemos, a beleza pode ser conquistada e não há comparação possível entre um Great Dane tratado e de orelha devidamente cortada e outro por cortar que fica com ar poltrão e desilegante. Devidamente feita a operação, não significa dor nem mau estar para o animal, há é que saber fazer, por um bom veterinário, com anestesia e tratamento pós operatório.

Não sejamos fundamentalistas. O proprietário que quer cortar as orelhas do seu Boxer ou do seu Schnauzer é de certeza um conhecedor e um amante de animais, pelo que será sempre alguém que se preocupa também com o bem estar do animal. lol

Ó, Gary, era este o tipo de argumento com base científica a que se referia? :o :o
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado out 26, 2002 7:43 am

Florinda Escreveu:

Quanto ao aspecto do cão, tem muito a ver com o gosto pessoal. Agora lá por a maioria das pessoas acharem o pitbull de orelhas cortadas agressivo, eu não vou cortar? O cão é de quem, afinal? Já agora nem tenho nenhum pitbull, vá-se lá alguém assustar na rua!

Cumprimentos
Olha, e eu vou construir uma central nuclear no meu quintal! Que porra, o quintal é meu! Não posso construir lá o que eu quiser? Que m**** de argumento é este?! :o Façam de conta que as leis são só para enfeitar! :evil: (estás a ver, Vasco? Às vezes também me passo.)

Já agora, um dia destes estava um rott com 5 meses na minha vet. Estive montes de tempo a olhar para ele para perceber o que tinha de estranho, e finalmente descobri! Tinha a cauda inteira! E ficava muito giro! Acho que é só uma questão de hábito.
O argumento de que a beleza depende do corte das orelhas e das caudas é perfeitamente imbecil. Tenho muita pena da pessoa que pensa assim, pois é uma pessoa de vistas curtas. Então um Schnauzer (será assim que se escreve? :oops: ) não é um Schnauzer se não tiver as orelhas e a cauda cortada? :o :o Está-se sempre a aprender...

Fiquem bem

Florinda

Oh, Florinda não foi isso que eu quis dizer! Um cão não deixa de ser mais bonito ou não por ter as orelhas cortadas! Eu disse isso alguma vez?
O que eu queria dizer era quanto à mensagem das aisd que dizia que não se devia cortar as orelhas a um pitbull porque as pessoas se assustam na rua. Eu simplesmente acho que isso é o gosto de cada um. Será assim tão complicado?
E por acaso até gosto de ver os pitbulls(foi um mero exemplo) com orelhas caídas.

Passe bem
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 26, 2002 9:06 am

Certas afirmações aqui até dão calafrios. Então quem corta as orelhas ao cão é um conhecedor da raça ? Não sabia que o conhecimento se adquiria por cortar as orelhas, sempre pensei que vinha pelo estudo e experiência. Se for como o Daniels diz então percebo porque é que o Mr Spock era tão esperto. Tinham-lhe cortado as orelhas. Comparar um Schanuzer gigante a um Bouvier des Flandres dá a impressão que a pessoa nunca viu nenhum deles. Tem a certeza que o que tem é um Schnauzer ? Não será um Tervueren ? ;)

È anedótico que algumas pessoas venham aqui debitar os seus conhecimentos adquiridos na roda do café. Dizer que não há legislação sobre as alterações estéticas de orelhas é tão absurdo tão absurdo que a ignorância não desculpa. Da mesma forma dizer que não há dor é na mesma ridiculo. Isso só prova que quem faz as afirmações não sabe nada . Fazer essas afirmações com convicção não é só absurdo.É criminoso.

Apesar de ser ilegal há muita gente a cortar orelhas a cães, agora não vamos ser hipócritas e inventar falsas justificações. Trabalho, nos poucos casos em que há trabalho e vaidade dos donos são as únicas justificações. Assumam-no,sejam coerentes. Essa do não dói e não é ilegal faz só não os querer tratar como pessoas crescidas...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado out 26, 2002 11:29 am

Oh Vasco, desculpe-me lá, mas não está com os pés bem assentes na terra. Então não vê que estamos em Portugal? Por cá, as leis não são para cumprir...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sábado out 26, 2002 8:22 pm

Muito bem Bulkathos, presumo então que os cães aos quais cortou as orelhas e cauda se insiram pelo menos numa destas categorias que enumera, certo?

Pois....

Bulkathos Escreveu: engana-se o corte de orelas e rabo tem uma questão funcional e preventiva... e essas razões já foram dadas em outro post aqui vou citar CindelP:
---Beleza ou funcionalidade?---

Desde alguns anos que se põe em causa a validade as amputações da cauda e das orelhas dos cães, alguns afirmam que são autenticas barbaridades enquanto outros afirmam que são válidas. Mas para que servem as amputações das orelhas e das caudas ?

Cortava-se as orelhas a cães de luta (como o pit-bull), pois sendo a orelha uma zona desprotegida eram facilmente agarradas e rasgadas sendo a cicatrizarão longa e dolorosa.

Corta-se as orelhas a cães de protecção de gado (ex. o pastor do Caucaso, o kangal ...), pois como estes ao protegerem o gado entravam em lutas (com predadores), e como dito acima as orelhas eram um ponto fraco e eram frequentemente agarradas e rasgadas.

Corta-se as orelhas (e por vezes a cauda) a certos cães de guarda de modo a conferir ao cão um aspecto mais feroz, fazendo com que o possível ladrão pense duas vezes antes de entrar, evitando confronto com o cão (o que poderia ser fatal para o cão !)

Corta-se as orelhas a cães de caça grossa, pois as presas destes (ex. javali) são ferozes, e ao se defenderem atacam o cão, e frequentemente as orelhas, causando grande dor ao cão.

Corta-se a cauda a certos cães de caça, pois estes ao inspeccionarem o mato á procura de caça frequentemente rasgam a cauda.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

sábado out 26, 2002 9:22 pm

Gostos não se discutem...
há raças que gosto outras que não sou grande apreciador, e pura e simplesmente não gosto de ver boxers com cauda nem rotts com cauda, não gosto de ver amstaffs com orelhas caidas, com os pits como já referi depende do pit que é algusn ficam bem com orelhas caidas e completas outros não.
Florinda
Membro Veterano

sábado out 26, 2002 10:14 pm

Nuria Escreveu:
Florinda Escreveu:

Cumprimentos

Fiquem bem

Florinda

Oh, Florinda não foi isso que eu quis dizer! Um cão não deixa de ser mais bonito ou não por ter as orelhas cortadas! Eu disse isso alguma vez?
O que eu queria dizer era quanto à mensagem das aisd que dizia que não se devia cortar as orelhas a um pitbull porque as pessoas se assustam na rua. Eu simplesmente acho que isso é o gosto de cada um. Será assim tão complicado?
E por acaso até gosto de ver os pitbulls(foi um mero exemplo) com orelhas caídas.

Passe bem

Olá, Núria

Sempre que se discute este assunto, acabas por fazer sempre o mesmo tipo de afirmação: quem quer corta, quem não quer não corta. Ou terei percebido mal? Não é isso que defendes? É que, desculpa lá, mas existe uma lei, e nunca me apercebi de que o cumprimento da Lei fosse opcional. Quem quer cumpre e quem não quer não cumpre? Se é assim, vou ali ao banco com o meu taco de basebol fazer um "levantamento", e amanhã pago o jantar a toda a malta do fórum, combinado?

Cindel, pela sua descrição, dever-se-ia cortas as orelhas e a cauda a todas as raças de cães, excepto às de companhia, mas não é isso que se verifica, pois não? Mantenho a minha opinião de que, hoje em dia, as amputações são feitas apenas por motivos estéticos. Senão, por que é que haveria um corte específico para cada raça? Se o objectivo é apenas poupar o cão a ferimentos durante o trabalho, as orelhas podiam ser todas cortadas por igual, não é? Cortavam-se todas rentes à cabeça, e estava o problema resolvido.

Já agora, ao "iluminado" que disse que o corte de orelhas e de cauda era um direito dos cães :o :o e que chegou até a compará-lo à cirurgia estética dos humanos :o :o :o ... pensava que já tinha "ouvido" aqui todos os argumentos idiotas possíveis! Leia lá com atenção a carta dos Direitos dos Animais, e veja se percebe que um direito dos cães é ficarem com as orelhas com que nasceram!

Bulkathos, de facto um cão é considerado propriedade nossa, em termos legais. Mas NÃO, isso não lhe dá o direito de fazer com ele o que bem entender! O uso que fizer do seu cão tem de estar sempre dentro do permitido pela lei, certo? E a lei não permite o corte de orelhas! Que eu saiba, em nenhum ponto da lei se diz "quem quer corta, quem não quer não corta".

Fiquem bem

Florinda
Bulkathos
Membro
Contacto:

sábado out 26, 2002 10:37 pm

não permite aqui mas eu ando 200km zitos e faço um corte a maneira baratinho com maxima segurança e higiene...
aqui em portugal nota-se a falta de personalidade do povo português bora lá importar as leis todas dos estrangeiro fica sempre bem mesmo que não tenha nada a ver com as nossa realidade...
lá porque uma cambada de suecos ou filandeses vegetarianos frustrados sem nada que fazer na vida que para não cometerem suicidio lembreram-se que os donos dos cães não podiam fazer uma cirurgia estética, ou não depende da situação, eu não hei-de poder fazer?! Nem pensar...!!!
Sou vaidoso sou gosto de cães bonitos sim... sou a favor do corte e se não podesse ir a espanha provavelmente tirava um curso para aprender a cortar orelhas aos cães pela simples razão que gosto de do corte em certas raças...
Não vai ser ninguém nem daqui nem presidente da republica nem o santo papa nem Deus que me vai fazer mudar de opinião, gosto de rotts com cauda cortada abomino com cauda comprida o mesmo para os boxer as orelhas são me indeferentes, gosto de pits e amstaffs com orelhas cortadas, gosto de dobermans com oreelha e cauda cortada, gosto de dogues argentinos cane corsos etc com orelha cortada...
e acabou-se...
engraçado como toda a gente é contra a corte de orelhs , dizem coisa horrivel não faças isso ao bixo mas depois de cortadas, ah por acaso ficou muita mais bonito, etc e coisa e tal...
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

sábado out 26, 2002 10:49 pm

Viva, Daniels.
Em resposta ao seu tópico, eu posso dizer-lhe que tenho um Schnauzer, de orelhas e cauda intactas, o que não o torna menos "cão". Aliás, achei piada à sua mensagem, pois parecia o Vet onde eu levei o meu cão para a 1ª vacina, com 1 mês e meio. Disse-me logo que deveria cortar-lhe todas essas "partes", para lhe dar um ar mais feroz. Na altura, nem sabia que tal era proibído por lei(soube aqui no forum), não o fiz por uma questão de horror. Hoje em dia, passados 3 anos,é o terror de quem passa aqui por perto. Parece que tem assim um ar feroz, as pessoas pensam que é um cão assassino ou coisa do género... só porque ladra a quem passa, mesmo com orelhas e cauda. Para quem entra cá em casa, sabe que é a coisa mais dócil do mundo, que só quer festas e miminhos (é versão o meu focinho no teu colo).
Para mim e para a minha família, está bem assim. Gostamos dela assim. Como gostamos dos outros e dos filhos.
O meu filho mais novo a modos que saiu um bocado à mãe: tem o nariz demasiado comprido. Acham que deveria tê-lo mandado cortar logo à nascensa?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 26, 2002 10:58 pm

Podemos não gostar das leis mas temos de as respeitar.
Bulkathos Escreveu: não permite aqui mas eu ando 200km zitos e faço um corte a maneira baratinho com maxima segurança e higiene...
aqui em portugal nota-se a falta de personalidade do povo português bora lá importar as leis todas dos estrangeiro fica sempre bem mesmo que não tenha nada a ver com as nossa realidade...
lá porque uma cambada de suecos ou filandeses vegetarianos frustrados sem nada que fazer na vida que para não cometerem suicidio lembreram-se que os donos dos cães não podiam fazer uma cirurgia estética, ou não depende da situação, eu não hei-de poder fazer?! Nem pensar...!!!
Sou vaidoso sou gosto de cães bonitos sim... sou a favor do corte e se não podesse ir a espanha provavelmente tirava um curso para aprender a cortar orelhas aos cães pela simples razão que gosto de do corte em certas raças...
Não vai ser ninguém nem daqui nem presidente da republica nem o santo papa nem Deus que me vai fazer mudar de opinião, gosto de rotts com cauda cortada abomino com cauda comprida o mesmo para os boxer as orelhas são me indeferentes, gosto de pits e amstaffs com orelhas cortadas, gosto de dobermans com oreelha e cauda cortada, gosto de dogues argentinos cane corsos etc com orelha cortada...
e acabou-se...
engraçado como toda a gente é contra a corte de orelhs , dizem coisa horrivel não faças isso ao bixo mas depois de cortadas, ah por acaso ficou muita mais bonito, etc e coisa e tal...
Bulkathos
Membro
Contacto:

sábado out 26, 2002 11:14 pm

nesse caso está perfeitamente de acordo com a lei de raças perigosas, suponho para que protestar contra essa lei tem que se respeitar...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado out 26, 2002 11:40 pm

Olá,
Este assunto é muito complexo. Eu próprio não tenho uma opinião definida 100% nesta matéria. Sei, por exemplo, que EU nunca mandaria cortar a cauda a um Rottweiler, mas não sei mais nada!
Em Portugal, que eu saiba, o que está actualmente em vigor relativamente a esta matéria é o famigerado D.L. 276/2001 ( o mesmo dos 'animais potencialmente perigosos' :evil: ). Este Decreto estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia.
Mas, como tudo o resto neste Decreto ( feito por gente completamente ignorantre e estúpida), esta matéria também é uma confusão pegada! Com efeito, leiam lá os dois artigos que a seguir transcrevo e vejam se me entendem:
Artigo 17. o

Intervenções cirúrgicas

As intervenções cirúrgicas destinadas ao corte de caudas nos canídeos têm de ser executadas por um médico veterinário.

Artigo 18. o

Amputações

1 — Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.

2 — O documento referido no número anterior deve ter a forma de um atestado, do qual conste a identificação do médico veterinário, o número da cédula profissional e a sua assinatura.

3 — Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.o 1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.
Então, entenderam o que eu quis dizer?
Porque é que o corte de cauda vem num artigo próprio( intervenções cirurgicas!!!) e depois temos um artigo com "amputações"? O corte de cauda não é uma amputação? É que, se é deveria estar abrangido pelo artigo 18º e não havia necessidade de se fazer a referência do 17º. Se não é, então o corte de caudas não é proibido, tendo apenas de ser executado por um MÉDICO VETERINÁRIO.
Se o 17º é apenas uma referência especial salientando que o corte de cauda, mesmo sendo uma amputação e por isso com as luimitações depois definidas, só pode ser feito pelo Vet.... então isso quererá dizer que as outras amputações não têm de ser feitas por vets?

Bem.... pessoalmente o que me parece que estes gajos quiseram fazer era uma excepção da proibição para O CORTE DE CAUDAS. Parece-me que este NÃO ESTÁ INCLUíDO nas proibições e 'Apenas' se exige que seja feito por profissionais. Mas estes gajos têm uma maneira muito confusa de se exprimir....bolas este Decreto é mesmo para esquecer!!

Abraços
Paulo C.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo out 27, 2002 12:32 am

Olá

Caro Vasco, quem sou eu para discordar de tão douta opinião.
Apenas falo por experiência vivida com inumeros cães que foram amputados ao longos destes anos . O que constato é que os cães após a intervenção a que foram sujeitos vão pelas suas patas para casa, não perdem o apetite, não perdem a boa disposição , não gemem e estão sempre prontos para a brincadeira . No caso concreto das amputações das orelhas aquando os pensos, os animais na sua maioria até estão relativamente calmos.
Dor? É mais frequente haver queixas com as caudas que quando, por descuido, se aperta o local de corte. O mesmo em amputações tardias, tive e tenho vários Pastores Alemães que foram amputados de cauda, no meu album lá está o Jeff com o seu TT e sem rabo, amputado este ano . Não teve um dia de baixa.
Desconforto sem duvida. Agora sofrimento ?
Cinicamente digo, que para os Vets é económicamente melhor uma amputação tardia do que em devido tempo, que para os rabos deverá ser feita até aos 5 dias, nem dão por nada.
E amputações por razões estéticas, porque não?
Há quem goste , há quem discorde e depois há o aborto do 276 feito pelos amiguinhos dos animais...
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”