Husky muito mal tratado, a fome e a sede - Moita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mar 16, 2006 9:09 am

Ninguém aqui disse que o cão estava bem, apenas chamaram a atenção para a descrição que foi feita, como por exemplo os 3 m2... É óbvio que ele está mal, mas por exemplo as unhas em "águia", como alguém referiu, não são normais num cão que vive num recinto com o chão em cimento... A Leishmaniose tem destas coisas... :|

E já agora, alguém conhece os "donos"? Alguém já falou com eles? É só arranjar dono, assaltar o recinto para trazer o cão e já está? É isso que pretendem com este apelo? Por favor, façam as coisas com pés e cabeça...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta mar 16, 2006 10:56 am

Lá tas tu com as tuas coisas xuga :roll:
Claro que todos dissemos e achamos que o cao esta em optimo estado...
tou como a Lu tu cala-ti, não bufes não podes, opinioes em adopçoes também nao podes, tens que dizer amen a tudo.
Mas fico feliz por saber que as pessoas que estão tão indignadas com aquilo que nós NAO dissemos, ja arranjaram uma solução para o cão.
E já agora fica aqui um UPA.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 16, 2006 11:03 am

Lógico que o animal não está bem. Não são condições para se manter um ser vivo.
Mas outra parte problemática das adopções são os textos dramáticos que acompanham os animais.
Resultado, adopções por impulso, por pena, e depois chuta fora, porque não se pensou.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

quinta mar 16, 2006 11:06 am

Li atentamente a situação deste amiguinho.
Os meus escassos conhecimentos que roçam apenas o senso comum nesta área só me permitem, em toda a consciência, aconselhar que quem deparou com esta situação fale com os donos e se estes não resolverem a situação num brevíssimo espaço de tempo, fazer queixa nas autoridades.
bita322
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 11:19 am

As vezes penso que sou eu que tenho muito azar ou entao não sei...
Comunique ás autoridadades? Já agora quais autoridades?
Tenho uma situação de saude publica para resolver ha mais de ano que envolve animais mal tratados, o delegado de saude empurrou para a camara a camara para o canil o canil esta a estudar o caso ha mais de meio ano, a GNR não vai ao local, aceita a queixa e envia para o Ministerio Publico e este por sua vez vê se ha caso para processo ou não.
As Associações obviamente não podem entrar em casa das pessoas sem uma ordem de tribunal, alias nem as associaçoes nem ninguem.
Estamos a falar de varios animais que estao mal tratados, doentes e que prejudicam toda uma comunidade de condominos.
Mas se me souberem já agora dizer quais as autoridades que resolvem estes casos em tempo util, agradecia a informação.
Cumps
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

quinta mar 16, 2006 11:41 am

Autoridades que funcionem bem e em tempo útil? Não sei. Desconheço por falta de experiência o que fazer excatamente nestas situações.

Mas acredito que fazer queixa à polícia, depois de abordar os donos do animal não deixa de ser uma formalidade que deve ser seguida. Por um motivo muito simples: para proteger perante a lei quem quer fazer algo em benefício desse amiguinho, caso os donos não o façam.

E a polícia pode sempre bater à casa dos donos e verificar as condições em que vive o animal, acho eu...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mar 16, 2006 12:10 pm

Bita,

Acho que o SEPNA é bastante rápido a resolver esse tipo de situações... penso eu... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
bita322
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 12:13 pm

A policia so pode entrar e ver o quer que seja com uma ordem do tribunal.
Há também a possibilidade de por muito que la vá a policia ( coisa que no meu caso nao acontece) a pessoa simplesmente não abra a porta.
Aquilo que estou aqui a tentar mostrar com o meu caso, que ja movi meio mundo, é que nem sempre as coisas tem resolução rapida e eficiente como todos gostariamos.
Já para não falar que depois de retirados os animais, muitas vezes o destino deles é o canil municipal, acabam abatidos e dois dias depois os antigos donos ja la tem em casa mais uma carrada de animais no mesmo estado dos que se de lá retiraram.
Isto parece um ciclo sem fim...
ambamaro
Membro Júnior
Registado: sexta ago 01, 2003 8:46 pm

quinta mar 16, 2006 12:13 pm

As vezes penso que sou eu que tenho muito azar ou entao não sei...
Comunique ás autoridadades? Já agora quais autoridades?
Tenho uma situação de saude publica para resolver ha mais de ano que envolve animais mal tratados, o delegado de saude empurrou para a camara a camara para o canil o canil esta a estudar o caso ha mais de meio ano, a GNR não vai ao local, aceita a queixa e envia para o Ministerio Publico e este por sua vez vê se ha caso para processo ou não.
As Associações obviamente não podem entrar em casa das pessoas sem uma ordem de tribunal, alias nem as associaçoes nem ninguem.
Estamos a falar de varios animais que estao mal tratados, doentes e que prejudicam toda uma comunidade de condominos.
Mas se me souberem já agora dizer quais as autoridades que resolvem estes casos em tempo util, agradecia a informação.
Quais casos?
Conforme o caso assim a autoridade competente.

Temos a Lei 92/95 de 12 de Setembro que trata da Protecção de Animais.
http://www2.dgv.min-agricultura.pt/Publ ... /09295.pdf
<strong>"Ningu&eacute;m pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um c&atilde;o."</strong> - Marqu&ecirc;s de Maric&aacute;
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mar 16, 2006 12:51 pm

A minha pergunta é: E funcionam?

Quantas vezes é necessária ajuda e não se tem porque as instituições e leis existem, mas não funcionam na prática?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 1:52 pm

Sabes Isa, na minha experiência acho que funcionam mal, mas se formos empenhados são obrigados a funcionar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ambamaro
Membro Júnior
Registado: sexta ago 01, 2003 8:46 pm

quinta mar 16, 2006 2:21 pm

A Luísa em parte tem razão, tem de haver também um empenhamento da nossa parte, não é só denunciar a situação (e ficou-se em paz com a minha consciência) e os outros agora que se interessam. Quanto à parte da obrigação de funcionar, não está correcto. Pois as pessoas quando estão a ocupar um cargo, seja ele qual for, mas não estão ali obrigadas, concorreram para esse cargo, e ao faze-lo, em principio, existem estatutos, normas/directrizes ou até códigos deontológicos que definem e regulam o funcionamento para esse cargo, portanto não é uma obrigação mas sim um dever dessas pessoas.
O mal é que muitas pessoas querem um emprego e não um trabalho.
<strong>"Ningu&eacute;m pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um c&atilde;o."</strong> - Marqu&ecirc;s de Maric&aacute;
bita322
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 3:33 pm

A SEPNA, segundo o militar com quem acabei de falar, disse-me que este tipo de situações não esta na alçada deles, que nem tem sequer equipamentos, formação e local para colocar cães ou gatos.
Que estas situações não se enquadram na protecção de ambiente e natureza, que estão assoberbados com a recolha de aves por causa da gripe das aves e mesmo que me quisesse ajudar não tinha condições para o fazer.
Conselho que me deu foi apresentar queixa na esquadra, coisa que eu já fiz, dizendo-me que agora terei que esperar que haja da parte do tribunal ordem para ir buscar os animais (isto pode demorar ate 2 anos).
Há pouco não mencionei mas também ja foi apresentada queixa na junta de freguesia.
Leis ha neste pais, infelizmente os meios para as fazer cumprir é que são uma miseria.
Cumps
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta mar 16, 2006 3:53 pm

Um buraquinho na rede a meio da noite ninguém vê. Depois o animal desaparece como por milagre. Quando não há meios para fazer cumprir a lei, temos que nos centrar no nosso objectivo e na forma de o atingir. Infelizmente é assim o nosso país.
Um cão de raça é fácil de dar, para mim esse é o principal problema: arranjar um dono responsável. Para resgatar o animal não se pode ficar à espera das autoridades. É grave o que estou a dizer, mas é a realidade, e se não procedermos à margem da lei, muitos cães continuarão a viver uma vida de sofrimento.
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 16, 2006 4:03 pm

E pronto! Um buraquinho na rede e está resolvido.
Enquanto pensarmos assim, as coisas não mudam :roll:
Responder

Voltar para “Cães”