A SEDA será uma PETA ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 02, 2002 2:12 pm

vasco v disse
Anjazul, por alguma razão eu digo que são chanfrados...

AInda ontem estive a ler mais um texto da Ingrid Newkirk a insistir para beber cerveja em vez de leite. Não há pachorra...
essa deve partilhar a ideia que beber cerveja é dar de comer a milhões de americanos...
bom, mas neste caso, não sei se serão chanfrados!!!! há quem lhes chame bêbados.... assim, já se compreende as posições que tomam! o álcool turva as ideias!!!!
anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado nov 02, 2002 10:10 pm

Olá se é

O que foi giro é que essa campanha de substituir o leite por cerveja foi feita á porta das escolas secundárias americanas, falando dos maleficios do leite e que seria melhor beber cerveja. Escusado dizer que as associações de pais americanas passaram-se
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 03, 2002 1:45 am

Olá,
É por estas e por outras que, apesar de por vezes eles virem com campanhas de ideais bem dignos, é impossível eu apoiá-los! Não quero de maneira nenhuma identificar-me com estes gajos!
Estas coisas podem parecer exageros, e eu se fosse a vocês não me ficava pelo 'ouvir dizer'! O melhor é darem uma boa vista de olhos pelos sites deles. A partir de http://www.peta.org, podem iniciar uma 'viagem' alucinante pelo mundo dos fundamentalismos. Tem sites para todos os gostos e feitios, e com as ideias mais incríveis que possam imaginar :o
Mas.... tal como eu disse, também por lá há coisas boas.

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 04, 2002 3:09 pm

A questão, parece-me a mim,é que não devia ser concedido o afixo a criadores (mesmo que garantam linhagens impecáveis) que não criam os cães de forma exemplar.
Eu, como muitos outros, pensava que o afixo era uma espécie de garantia de qualidade passada pelo CPC.
Afinal é uma treta qualquer para fazer dinheiro !

Qual é a diferença com as "puppy mills" ?
Quando falo de qualidade, a linhagem e pureza da raça não chegam - deve haver uma garantia de que os animais (reprodutores e crias) são criados em condições de desenvolverem e potenciarem as características que o cliente procura e que , afinal, é o que ele paga.

Pelos vistos ninguém controla nada (eu devia ter imaginado - este é o nosso país, não é verdade?) .

É um absurdo pedir uma lista de criadores ao CPC se o CPC não dá garantias de coisa nenhuma e não controla coisa alguma.

O que eu sei, é que fiquei com pena dos animais que vi.
Eles lambiam a mão do dono e mostravam um entusiasmo enorme no pequeno intervalo de tempo em que ele os deixou sair do canil.
Mas qual é o Labrador (ou cão, penso eu) que não faria o mesmo, mesmo que o dono fosse um torturador canino consumado ?

Sim, foi o que pediu preços mais baixos.
(basta ver que eu paguei pela Zorra três vezes mais o preço que este me pediu - e não considero o criador da Zorra como o melhor que visitei em termos de condições - a Zorra foi a melhor cria que vi).

Não, não acho que esteja tudo bem.
Volto a dizer : se o CPC dá afixos a criadores destes então qualquer criador "puppy mill" pode ter afixo !
Conclusão : o afixo é uma treta !

Mais uma vez,fico chocada com a bandalheira em que decorre a criação de cães.
Tudo depende das pessoas envolvidas !

Mas imaginemos que quero adquirir um, sei lá, pastor alemão.
Como é que eu sei quem são os verdadeiros criadores ?
Será que tenho de percorrer o país de norte a sul, perder semanas a investigar, etc. para poder comprar com um mínimo de garantia ?

Mais - quem defende estes animais da exploração desenfreada ?
Lembro-me de um texto em inglês que puseram aqui sobre uma cadela que dizia - já sou campeã ? - e que me fez chorar baba e ranho !
Quem salva estas cadelas dos "criadores" ?
SeaLords
Membro Veterano

segunda nov 04, 2002 4:20 pm

Ó aisd, não há controlo sobre as condições de criação nem aqui nem nos outros países (excepto Suiça, eventualmente - lembro-me que aqui há uns tempos houve um problema com os monges do Grande S. Bernardo e os seus cães). Também não vale a pena andarmos sempre a queixarmo-nos de que a porcaria só existe cá, que lá fora é tudo um mar de rosas, pois não é verdade.

Eu também acho que o afixo podia ser uma garantia de qualidade. Mas, na última reunião do CPC em que se discutiu a atribuição dos afixos, houve a opinião de que um afixo é apenas um nome. Se é bom ou não, são os cães que saem do canil que o determinam. Também tem lógica. E pode crer que, com o tempo, se sabe quem são os bons e quem são os maus, é só perguntar.

O problema é que a maioria das pessoas que compram cães estão muitíssimo mal informadas e sabem pouquíssimo de como tudo se processa. Por isso não é estranho que a maioria das pessoas ache que todos os cães de raça são iguais, que ter LOP é o máximo e com afixo então ... Ainda há pouco tempo, um amigo meu destas coisas dos cães me dizia que, quando era "maçarico", achava que anúncios do tipo "pais visíveis" eram o máximo e uma garantia de qualidade; hoje em dia percebe que é precisamente o contrário, que um criador que se preze cruza as suas cadelas com o melhor que pode arranjar, e não com o cão lá de casa. O CPC poderia de facto informar mais as pessoas. Aliás, já teve um folheto sobre isso, e no anterior site também lá estava (francamente não sei se no actual esse texto ainda está disponível). Outra hipótese, é o comprador recorrer ao conselho de alguém que esteja "dentro do meio", e que sabe quem são os bons e os maus.

O CPC não tem que controlar as condições de criação. O CPC apenas tem que controlar se as declarações efectuadas pelos criadores são verdadeiras, de modo a garantir as genealogias. O controlo das condições sanitárias pertence aos Serviços Veterinários. O problema é que 99.99% dos criadores funciona sem licença, e, portanto, não há qualquer fiscalização por parte das autoridades sanitárias, a não ser que haja denúncias.

Quem controla, afinal? Eu falo para o boneco, está visto ... Quem controla são as pessoas que compram cães. É tão simples quanto isso. Se as pessoas não comprarem cães que são criados em más condições, esses "criadores" depressa desaparecerão. Por isso é que acho que os animais não devem ser comprados em lojas, já que ao fazê-lo pode-se estar a alimentar estes exploradores.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda nov 04, 2002 8:48 pm

Um pouco como a SeaLords escreve, as condições de criação, o espaço dos canis, etc, etc, etc não deverá estar sobre a allçada do CPC mas sim deverá ser da responsabilidade de quem cria.
Esta história faz-me lembrar a nossa mania de culparmos os acidentes de viação, por não haver policiamento suficiente.
Cabe ao criador, proporcionar as melhores das condições para os seus animais e terá que ser o comprador a ter uma atitude critica na altura da compra.
A questão do afixo... é uma treta. Mais uma vez como escreve a SeaLords é comprado e nada mais. Expõe o criador de uma forma mais visivel (isso é verdade) mas tanto se aplica para o bom ou para o mau.

Outra questão que gostaria de ver desmistificada é o de se fazer dinheiro com a criação de cães. Se isto é possivel, enviem-me uma PVT e ensinem-me a formula. Agradecia.

Sem mais

Tiago
Última edição por FAbarm em terça nov 05, 2002 4:39 am, editado 1 vez no total.
A forma é a imagem plástica da função
FAbarm
Membro Veterano

segunda nov 04, 2002 9:02 pm

FAbarm Escreveu: Um pouco como a SeaLords escreve, as condições de criação, o espaço dos canis, etc, etc, etc não deverá estar sobre a allçada do CPC mas sim deverá ser da responsabilidade de quem cria.
Esta história faz-me lembrar a nossa mania de culpar-mos os acidentes de viação, por não haver policiamento suficiente.
Cabe ao criador, proporcionar as melhores das condições para os seus animais e terá que ser o comprador a ter uma atitude critica na altura da compra.
A questão do afixo... é uma treta. Mais uma vez como escreve a SeaLords é comprado e nada mais. Expõe o criador de uma forma mais visivel (isso é verdade) mas tanto se aplica para o bom ou para o mau.

Outra questão que gostaria de ver desmistificada é o de se fazer dinheiro com a criação de cães dentro da honestidade. Se isto é possivel, enviem-me uma PVT e ensinem-me a formula. Agradecia.

Sem mais

Tiago
SeaLords
Membro Veterano

segunda nov 04, 2002 9:10 pm

Então Tiago, não sabe fazer dinheiro com o scães? É facílimo!!!

Primeiro que tudo: escolher uma (ou várias) raça(s) que se venda(m) bem. Caniche, Yorkie, é do melhor, porque são pequenos e dão pouca despesa. Mais, podem-se criar em bateria, em jaulas tipo coelho, na cave ou na garagem. Labradores também está na moda e vendem-se que nem manteiga, mas comem mais, dá mais despesa. Depois, é ter pelo menos uma dúzia de fêmeas e um único macho. Sempre que as fêmeas entrarem em cio, é cobri-las (e isto logo a partir dos 8 meses). Se os cios vierem antes dos 6 meses estipulados nos regulamentos do CPC, paciência: vendem-se sem LOP. Assim que os cachorros comerem sozinhos é vendê-los: poupa-se nas vacinas, na comida e nas desparasitações. Quando as cadelas pifarem de exaustão, tanto melhor: escusa-se de alimentar bocas inúteis. Aliás, quando algum dos cães (macho ou fêmeas) mostrar problemas de infertilidade: injecção atrás da orelha. Cada cachorro assim produzido custa para aí 10 contos se tanto. Como são vendidos pelo menos a 40 contos (80 no caso dos Iorkies) - miam, miam. E o pessoal compra, claro. É barato, é o que interessa. Afinal os cães de raça não são todos iguais? Se estes gajos conseguem vender a 40 contos, porque é que os exploradores dos criadores hão-de pedir o dobro? São mesmo uns gosmas.

Dêem uma vista de olhos às puppy mills. É assim que se faz dinheiro com os cães.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
FAbarm
Membro Veterano

segunda nov 04, 2002 9:41 pm

Era isso que eu queria... Para que muitos percebam...

Um abraço

Tiago
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda nov 04, 2002 10:21 pm

Olá a todos

Acho que já cheguei um bocadinho tarde, já aqui se falou de muito. Apesar, queria colocar uma questão a todos.

Digam-me então, afinal o que é para vocês um "Criador"?
Para mim, é aquele que, além de poder ter uma predilecção por uma(s) determinada(s) raça(s) e, tem consigo exemplares que, ocasionalmente fazem criação e, até se predispoêm a dá-los, ou mesmo vende-los e, fazendo-o eticamente, estão ao mesmo tempo a preservá-la;
ou então,
aqueles que, mesmo não tendo condições, quer física, espacial e por vezes conómicamente, têm-nos a magotes, com puro intuito de reproduzir para ganharem dinheiro! Chego a pensar que vivem disso.

Ganhar dinheiro!! Mas como! Eu dou do melhor aos meus e sou uma "tesa"! Como é que esta gente consegue. Será que os alimentam da maneira mais adequeda? Será a sua saúde vigiada para poderem procriar sem problemas!? Condições... conforme referiu o VascoC...! Aonde estão elas. Já ouvi falar de "criadores" em apartamentos...

Sinceramente, em 10, acho que só um ou dois são humanamente correctos.

Não quero ofender quem se intitular "Criador", mas aos outros, que tal ganharem dinheiro com o vosso "couro".

Desulpem a minha agressividade, mas produção em série, só em automóveis!!!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça nov 05, 2002 8:36 am

Eu não quis dizer que em Portugal é pior do que nos outros países.
Neste caso até acho que não é.
O que me arrepia é que os cães estão desprotegidos(aqui ou lá fora).
Eles não se revoltam, não votam, não podem fazer nada.
Estão sujeitos à sorte (que pode ser miserável).

Esta é a razão porque coloquei estes comentários aqui.
É que visto deste ponto de vista a PETA até pode ter razão, já que não é possível distinguir um criador sério de um qualquer produtor em série.

Parece-me importante que, de facto, se estableçam regras de avaliação dos criadores mais vastas e abrangentes do que LOP e exposições.
Se tal não compete ao CPC então a quem compete ?

Para algumas raças existem associações que podem dar conselhos - e as outras ?
O establecimento de garantias de qualidade de um criador é, inclusivé, um meio de promoção desse criador, um objectivo a ser alcançado por outros criadores e uma defesa importante para o comprador.

Temos de concordar que muita gente não tem disposição, tempo ou possibilidades para efectuar uma investigação.
Eu tirei grande parte das minhas férias para andar a ver criadores e não vi nem sequer um terço (muitos ficam no fim do mundo e implicam viagens extensas - se calhar tê-lo-ia feito se soubesse que valia a pena, mas assim, não adivinho !).

Se eu, que adoro Labradores, tenho tantas limitações que dizer dos outros ?
Temos de considerar que existe um mercado pequeno, mas exigente, para cães de qualidade e que não faz muito sentido deixar esse mercado à deriva onerando os potenciais compradores com trabalho que podia ser poupado via emissão de um certificado de qualidade.
Esta é uma questão.

A outra diz respeito à defesa dos cães.
Há que defender estes nobres animais da exploração e das más pessoas.
Um criador tipo "puppy mill" é pior que aquele m*** que corta as orelhas com tesoura ou que bate no cão diáriamente, por desporto.
Porque estes serão casos pontuais de crueldade, o primeiro é crueldade industrializada.

Desejaria que vocês (que tem mais conhecimento que eu e muito maior experiência) apresentassem sugestões - que se pode fazer ?
SeaLords
Membro Veterano

terça nov 05, 2002 10:44 am

O cerne da questão é saber o que é um "criador de qualidade". Depois disso definido, será simples arranjar critérios de avaliação. Então, agora, pergunto: o que é um criador de qualidade? Alguém que tem Campeões? Alguém que cria Campeões? Alguém que cria quantos Campeões? Alguém que não cria Campeões mas de qualquer forma cria cães que valem Excelente? Ou Muito Bom? Que cria uma ninhada por ano? 5, 20 ou 100? Que cria cães saudáveis? Que cria cães com bom feitio e fáceis de treinar, mesmo que não tenham nada a haver com a raça em termos morfológicos? Afinal, o que é para vocês um criador de qualidade?

Quanto às condições de manutenção dos animais, continuo a achar que não compete ao CPC verificar isso mas sim às autoridades sanitárias, às Associações de Protecção dos animais e aos compradores.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça nov 05, 2002 11:30 am

Realmente estou fora do meu domínio.

Eu diria que um criador devia ser avaliado por pontos relativos a :
Animais apresentados em exposições e respectiva classificação nestas (não só estalão mas também provas de trabalho conforme as características que se esperam de cada raça)
Qualidade reprodutiva (aqui incluia condições do canil, qualidade dos reprodutores (que podem não pertencer ao criador), condições das ninhadas, etc.
E ainda (a meu ver) contribuição do criador para o aperfeiçoamento e qualidade da raça.

Um pouco como as provas de ginástica desportiva.
Há o rigor técnico, depois uma pontuação para beleza e harmonia e no fim uma pontução para originalidade e criatividade.

Com certeza estou a dizer muitos disparates (definitivamente não é a minha àrea) mas estou certa que uma conversa séria entre criadores (sérios) seria possível extrair critérios aceitáveis por todos.

É o que me ocorre, assim de repente.
SeaLords
Membro Veterano

terça nov 05, 2002 1:58 pm

Bom, sendo assim já podemos chegar a algum lado.

Relativamente à parte de conformidade ao estalão, que é a mais objectiva, basta ter informação quanto aos resultados obtidos pelos cães criados por aquela pessoa. Em França, existe o título de "criador recomendado", em que, para além de terem que ser usados reprodutores com uma determinada classificação (que em França se faz, e aqui népia), pelo menos 1/3 do total de cães criados no canil têm que obter classificação de Muito Bom ou superior em exposições (e chamo a atenção que Muito Bom é a classificação mínima para um cão poder ser considerado como digno de se reproduzir). Não sei se o CPC estará em condições de fornecer estes dados. Eu posso fornecer os dados relativamente aos meus cães. Estes dados permitem determinar também se o criador contribui para a melhoria da raça ou não.

Dados que o CPC também pode(ria) fornecer e que dá(daria) para ter uma ideia do criador: número de raças que cria e há quanto tempo, número de reprodutores (atenção que há cães que morrem e há cães cujos proprietários não fazem transferência de propriedade, portanto é um número a confirmar com o criador), número de ninhadas registadas por ano. Podia também, relativamente à mãe da ninhada, indicar quais as ninhadas anteriores, quais os cães machos utilizados, quantos cachorros por ninhada. Estes dados já davam para dizer montes de coisas. Por exemplo, se se fizerem 20 ninhadas por ano, é óbvio que a atenção que o criador dará aos cachorros é a tender para o zero. Se tiver 50 cães em seu nome, é óbvio que vão viver em canis e não em casa. Se a mesma cadela tiver 3, 4 ninhadas sempre com o mesmo cão, que ainda por cima está lá em casa, então não está muito preocupado em selecção.

Os canis em si: há que ter em conta as dimensões, a concepção dos espaços e a sua gestão. É que se os animais nunca sairem do canil, precisam de ter uma área de exercício razoável, parte coberta, parte descoberta, se forem soltos ao longo do dia, basta ter uma área de repouso coberta, que até pode ser relativamente pequena. Estes dados: pode perguntar ao criador pelo telefone, antes de combinar uma visita. Quanto ao resto (limpeza, tratamento dos cães, etc) tem que ser visto "in locco". É que cada um tem os seus padrões, e o que pode ser aceitável para mim pode não o ser para a aisd ou vice-versa.

Hoje em dia, a grande parte dos criadores tem uma página na Internet. É também um bom sítio para se tirar (ou não) informações. Por exemplo, acho o máximo um conceituado criador, na página das cadelas, ter a cadela X, Y e Z, e na parte de ninhadas ter a ninhada filha do cão A e da cadela W (como é que esta apareceu é que eu gostava de saber).

De qualquer forma, como está a ver, penso que o comprador tem sempre um grande trabalho de casa a fazer.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta nov 01, 2006 5:51 pm

Atchô !!
Responder

Voltar para “Cães”