Petiçao a Assembleia da Republica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 17, 2006 3:50 pm

Concordo plenamente com aquilo que falou sobre os impostos Paulo, alias no meu outro post tinha começado a escrever sobre isso, mas para não correr o risco de ser xacinada apaguei.
Já que o Paulo foi mais corajoso que eu vou-me aproveitar disso (assim se baterem muito sempre as pancadas são dividas por dois e não so num :) ) e dizer que é um facto que os impostos não são para ser "esbanjados" para cobrir a pura irresponsabilidade de algumas pessoas.
Não é justo que quem não tem ou nunca teve animais, que quem tem animais e faz muitas vezes um grande esforço financeiro para os tratar com tudo aquilo que eles precisam, veja os seus impostos a ser gastos (e se for para fazer as coisas em condiçoes será muito dinheiro preciso) em animais depositados uma vida inteira num canil.
As despesas tem que ser racionalizadas e uma coisa é aplicar os impostos para resolver parte de um problema outra é gastar impostos para na minha opinião incentivar a aumentar esse problema.
Cumps
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 17, 2006 3:54 pm

Desculpem, mas hoje tenho o cérebro parado, só consigo pôr emoticons :(

Para o Paulo, a Bita e a Lu:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Tenho dito! Desculpem, mas tou mesmo lerda... :(

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 17, 2006 4:06 pm

Seria mesmo muito interessante que as pessoas que são a favor desta petição , nos moldes em que está viessem ate cá debater pontos de vista.
Não é so dizer sim porque sim e não porque não, acho que poderia haver aqui um debate interessante.
E estou francamente curiosa para saber quais as soluções que os contra a eutanasia defendem, tendo em conta alguns factores já aqui abordados.
Eu pelo menos acho que é do debate que se aprende , se vão mudando opiniões e se alargam horizontes
;)

Esperar que o não porque não se tranforme em não porque.....
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 17, 2006 7:07 pm

Boa Tarde

Por mais que ame animais e por mais que me corte a alma tomar a decisão de eutanasiar um a verdade é o que o Paulo já respondeu e bem. A nossa "aldeia" está cada vez menos preparada para o BOOm de animais abandonados e não vai tardar o dia em que mtas associações para sobreviverem terão que tomar a decsiaõ de eutanasiar os amputados, os cegos, os doentes, os doentes, etc. Hj em dia os canis estão lotados de animais que não vão ser adoptados nunca e em contrapartida vão viver até que a morte chegue num qualquer canil amontoados com tantos outros e a viver num m2. Isto não é vida para um animal então se é para viver assim concordo 500% com a eutanasia. As associações estão cheias de dividas pq deixaram a lucidez ir embora e tentam a todo os custo tratar casos perdidos. lembro-me aqui bem perto de mim dum tarrafal conhecido por canil de alhos vedros da associação da Moita e como este há dezenas deles, sem condições de higiéne, sem NADA, só musgo, mau cheiro, ratos e doença.

As pessoas têm que acordar e eu tenho fé que isso um dia aconteça e que eles tenham o merecido descanso pois para viver mal mais vale morrer, mas para mtos ter um animal nestes canis miseraveis é q.b para ser feliz e é aqui que nos ganham aos pontos, pois o que é para uns não é para todos e infelizmente são essas minorias que os levam e condenam a uma vida miseravel sem oportunidade de escolha.

Não vou assinar petição nenhuma não concordo com ela e com aquilo que tenho vivido ao longo destes anos considero a morte não um mal necessário, mas sim o mal menor.

Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 17, 2006 7:40 pm

Pois isto é o que há de errado com a Animal.

Quase que aposto que foi uma ideia copiada de um qualquer país desenvolvido onde existem, quando muito, 2 ou 3 abandonados por mês, onde aqui são dezenas ou centenas.

Não têm o menor sentido das realidades.

Penso que a todos os animais deve ser dada uma oportunidade de adopção.
Pessoalmente acho errado presumir que A,B ou C não são adoptáveis.
As pessoas sensibilizam-se com situações extremas.
Acontece que o C (estropiadinho e cegueta) é adoptado e o A (de raça, jovem e simpático) não.
Podia citar n exemplos destes.
Depende das pessoas....

Mas não invalida que tenha de haver um controlo da população canina.
E que esse controlo só na terra do "Never-never land" pode consistir em albergar e sustentar todos os abandonados e vadios.

Portanto, na minha ideia, dá-se um prazo bastante amplo a todos e, depois, eutanásia.
Eutanásia sem dor, sem sofrimento.
E, sim, começa-se pelos que julgamos menos adoptáveis.
E, não, não se dão cães doentes, nem sem serem esterilizados.

Por um futuro melhor para os que ficarem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta mai 17, 2006 8:24 pm

Tenho estado a recolher assinaturas para esta Petição.

Apesar de sentir como é utópica, também sempre defendi que é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada. Não acredito que obtenha os resultados a que se propõe, mas acredito que servirá somente para alertar, mais um pouco, para a forma como os animais são maltratados no nosso País.

Não tenho ilusões, há muitos e gravíssimos problemas com as pessoas a que o Estado não dá resposta, por isso... já se sabe o que vai acontecer.

Tudo o que foi exposto pelo PauloC, é de grande conhecimento e lucidez. Não sou contra a Eutanásia, eu própria já me vi confrontada com essa decisão, por 3 vezes, pior ainda, a 1ª vez os meus animais (2 cães) nem estavam doentes, mas entre a eventualidade de ter que os abandonar ou mandar eutanaziá-los, pedi ao Vet, que o fizesse, felizmente consegui sair com eles. As outras duas vezes por doença, mas acabou por não ser necessário.

Depois deste debate, não sei como vou fazer, tenho 18 folhas assinadas, pedi às pessoas e agora deito-as fora? Não estou a trair a confiança dessas pessoas, que me conhecem?

Mando as folhas, depois de estar mais elucidada e não concordar com o que é pedido? Estou num dilema, foi aqui que cheguei!

Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 18, 2006 8:32 am

Depois deste debate, não sei como vou fazer, tenho 18 folhas assinadas, pedi às pessoas e agora deito-as fora? Não estou a trair a confiança dessas pessoas, que me conhecem?

Mando as folhas, depois de estar mais elucidada e não concordar com o que é pedido? Estou num dilema, foi aqui que cheguei!

Isabel
Longe de lhe dizer o que deve fazer, deixo aqui apenas aquilo que é a minha opinião:
Independente do que você pensar neste momento, você é detentora das assinaturas de pessoas que concordaram com o que é pedido na petição. Entregar as assinaturas não se trata de manifestar a SUA opinião, mas sim de transmitir aquilo que é a opinião de outros, e que confiaram que chegaria à A.R. Penso por isso que deve entregar as assinaturas e, eventualmente, se deixou de achar sentido à petição, retirar apenas a SUA assinatura.
Quanto muito, se as pessoas são suas conhecidas e se as convenceu a assinar a petição em função da sua opinião, pode tentar perguntar-lhes se mantêm o desejo de assinar informando-os daquilo que achar conveniente e do porquê mudou a sua opinião. Os que mantiverem a mesma opinião, mantêm as assinaturas, os restantes eventualmente retiram-nas.
Eu, pessoalmente, gostaria muito que alguém me mostrásse que é possível não eutanasiar cão nenhum e que é viável mantê-los em condições verdadeiramente dignas e por um tempo minimo razoável a todos até adopção. Já me enganei e mudei de opinião em vários assuntos, e este é concerteza um em que adorava estar enganado.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta mai 18, 2006 8:47 am

Obrigada Paulo, vou fazer isso mesmo, ainda há tempo e pelo menos não vou continuar a sentir-me desconfortável, com tudo isto.

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 18, 2006 9:14 am

Boas, Isabel.

Já é mais que sabido por todos, só mesmo quem ande de olhos vendados e não se dê conta dos impostos que paga, é que acredita que alguma vez seja possível amontoar animais sem ter de fazer uma selecção dos que possam ser adoptáveis..! Contudo, apesar desta ser a realidade e não só em Portugal, esta petição servirá, quando muito para fazer o Governo reflectir na forma em como os animais são tratados nos Canis Municipais e a forma desumana dos abandonos por falta duma participação activa em prol do controle de natalidade, etc... bem como certas legislações em vigor que devem ser revisadas e algumas até alteradas...!
Logicamente que o facto de haverem assinaturas numa Petição em que fala sobre o evitar a Eutanásia nos Canis, há outros aspectos nessa mesma Petição a ter em conta e serão esses que o Governo terá de considerar... apesar que mesmo em relação à Eutanásia, há situações dos e nos Canis em que o Governo deve ponderar...como, p.e., um período mais alargado de estadia num animal saudável, errante ou não, com hipóteses de em campanhas de adopção possa ainda vir a ter a felicidade de encontrar um dono?!
O curto período que alguns Canis praticam, muitas das vezes, nem hipóteses dá a um Proprietário procurar o seu animal que se perdeu... isto porque muitas das vezes as pessoas, infelizmente, nem se lembram que o animal poderá estar no canil Municipal e quando lá vai, por conselho de alguém ou porque se fez "luz"... já lá chega tarde demais...!

Enfim...a minha opinião é de que esta Petição serve para abrir olhos ao Governo nestas causas dos animais...!

A minha assinatura ainda não foi colocada, apesar das dezenas que já consegui mas, com todo o gosto a colocarei em base das minhas convicções acima descritas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

quinta mai 18, 2006 9:32 am

Não costumo intervir neste tipo de discussões porque acabam por ser uma conversa de mudos. O "efeito de manada" neste fórum é algo de extraordinário; um deturpa, o outro ainda deturpa mais e é ver uns a ir atrás dos outros... Apenas um exemplo: onde é que leram que entre a morte ou a vida em condições miseráveis é preferível viver em condições miseráveis?!

Quanto ao resto, o que me chamou mais a atenção foi o facto de alguns "amigos dos animais" acharem mal empregue aplicar dinheiro dos seus impostos para melhorar as condições dos canis. Só os que estão lá em casa é que interessam, é? Os outros não têm direito a ser tratados condignamente? Os outros não têm direito a uma vida digna só porque foram abandonados ou porque nasceram na rua?

Em minha opinião, o que se pede naquela petição é algo fazível, sim. Não vai com certeza ser conseguido em 5 anos, nem em 10, nem em 20. Mas fará uma grande diferença para os animais se, aos municípios que já têm projectos semelhantes, se juntarem nem que seja dois ou três.

Enfim, todos sabemos que as condições dos animais neste país é absolutamente degradante. Todos sabemos que muito tem de ser feito para melhorar um pouco a vida dos animais. E, quando alguém têm finalmente uma iniciativa para tentar mudar alguma coisa, é só críticas atrás de críticas. Enfim, não me vou alargar muito porque realmente não vale a pena. A opinião da maioria é que conta, esteja ela certa ou errada.
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

quinta mai 18, 2006 9:33 am

Não costumo intervir neste tipo de discussões porque acabam por ser uma conversa de mudos. O "efeito de manada" neste fórum é algo de extraordinário; um deturpa, o outro ainda deturpa mais e é ver uns a ir atrás dos outros... Apenas um exemplo: onde é que leram que entre a morte ou a vida em condições miseráveis é preferível viver em condições miseráveis?!

Quanto ao resto, o que me chamou mais a atenção foi o facto de alguns "amigos dos animais" acharem mal empregue aplicar dinheiro dos seus impostos para melhorar as condições dos canis. Só os que estão lá em casa é que interessam, é? Os outros não têm direito a ser tratados condignamente? Os outros não têm direito a uma vida digna só porque foram abandonados ou porque nasceram na rua?

Em minha opinião, o que se pede naquela petição é algo fazível, sim. Não vai com certeza ser conseguido em 5 anos, nem em 10, nem em 20. Mas fará uma grande diferença para os animais se, aos municípios que já têm projectos semelhantes, se juntarem nem que seja dois ou três.

Enfim, todos sabemos que as condições dos animais neste país é absolutamente degradante. Todos sabemos que muito tem de ser feito para melhorar um pouco a vida dos animais. E, quando alguém têm finalmente uma iniciativa para tentar mudar alguma coisa, é só críticas atrás de críticas. Enfim, não me vou alargar muito porque realmente não vale a pena. A opinião da maioria é que conta, esteja ela certa ou errada.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mai 18, 2006 9:58 am

Eu estou de acordo com a petição, por uma razão muito simples! Há canis em que os animais lá depositados não têm sequer hipotese de serem adoptados. É tudo para abater!

É evidente que é utópico manter todos os animais vivos e com qualidade de vida nos canis. Até porque pelo exemplo dado este ano, que superou todos os outros em termos de abandono, não haveria canil que resistisse!

Tudo o que sirva para alertar, consciencializar e melhorar sou a favor.

Será que os nossos governantes têm noção do que se passa nos canis? Dos resposáveis que estão à frente do mesmos, duma incompetência e crueldade inimaginável?Das instalações deploráveis de muitos deles?

Que a petição sirva pelo menos para debater e melhorar um pouquinho e eu penso que já valeu a pena.....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 18, 2006 10:11 am

Ora bem, hoje já consigo dizer qualquer coisa mais além de emoticons :? :roll: ... Acho eu...

Eu estou de acordo com tudo o que aqui foi dito por quase todos os membros, mas a Bita disse uma coisa que é a mais pura das verdades e que transforma todos estes "melhoramentos" num ciclo sem fim:
Transformar canis municipais em "hoteis" vitalicios alem de ser utopico parece-me ate perigoso, não seria esta uma forma de incentivar ainda mais o abandono?
Portanto isto resume-se essencialmente numa coisa: Educação e conscencialização das pessoas. Há que reeducar o povo.

Reparem uma coisa, as pessoas que abandonam os animais, não têm o menor remorso por pensar que eles podem ir parar a um canil ou a uma associação e sofrer até à morte, logo, quem se impressiona e se revolta contra as condições dos canis são as pessoas que gostam dos animais, ou seja, todas aquelas que NÃO OS ABANDONAM, certo? Portanto, quero eu dizer com isto o quê, os abandonos nunca vão parar, e claro que se, como diz a Bita, transformarmos os canis em hotéis, talvez estejamos a fomentar o abandono porque "afinal até têm boas condições"...
Isto é um ciclo sem fim... porque não melhorar as condições é igualmente mau... :?

E agora? Como é que se reeduca um povo inteiro??? Como é que se conscencializa as pessoas que NÃO DEVEM "FAZER" NINHADAS PROPOSITADAMENTE, que os animais NÃO SÃO BRINQUEDOS, que um cão tem uma esperança média de vida de 15 anos e não de 15 dias, um animal de estimação é TAMBÉM sinónimo de DESPESAS, que os cães não hibernam para que possamos ir de férias descansados, que os cães têm dentes e podem morder, que os cães fazem necessidades, que OS CÃES TAMBÉM TÊM SENTIMENTOS?

Pronto, descansem Tico e Teco... :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Smir
Membro
Registado: sexta out 28, 2005 2:17 pm

quinta mai 18, 2006 10:31 am

Bom dia!

Tambem eu já fiz a recolha de algumas assinaturas e apesar de concordar com alguns argumentos aqui apresentados, vou manter a minha assinatura e proceder ao envio das respectivas...
Na minha opinião é demasiado urgente fazer alguma coisa para que, a longo prazo, a realidade que nós conhecemos hoje seja alterada de forma a evitar que mais animais sobrevivam, ou não, em condições tão precárias...
Tambem concordo que o nosso país tem demasiadas carencias em variadas vertentes como a educação, saude e todos os outros problemas que nós tão bem conhecemos...
Concordo que, em certos casos a eutanásia seja um mal necessário, mas tambem me parece que temos o dever moral de tentar esgotar todas as outras possibilidades... O prazo de estadia num canil/gatil é demasiado curto e se os canis forem geridos por pessoas concientes e que de facto gostem de animais, não me parece que, se as condições de habitabilidade sejam melhoradas, a existencia nos mesmos seja assim tão miseravel... Um animal na rua pode ter a sorte de ser bem tratado por uma, duas pessoas mas com toda a certeza cruza-se com muitas mais que não tem qualquer problema em lhe causar sofrimento/ maus tratos fisicos...
É uma realidade como tantas outras que temos o dever de tentar alterar...
Por exemplo, todos se lembram da nossa XANA, a cadela que esteve "enforcada" 5 dias... Talvez a eutanasia fosse o caminho mais facil, mas vejam como ela agora está feliz, recuperada e principalmente viva... Ela teve a segunda oportunidade, que infelizmente muitos não vão ter, mas aposto que ela está agradecida...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 18, 2006 10:40 am

Para assinar esta petição tinha de concordar com o seu todo. Não é o caso. Há muitos anos atrás, um deputado da assembleia da republica ajudou um grupo de pessoas a alterar uma petição para ela poder chegar aonde devia. Alterou-se a petição, ela chegou aonde tinha de chegar e o assunto resolveu-se.

Se o que está em causa são as condições dos canis, então o parágrafo da eutanásia está a mais. Um ponto, não tem a menor ligação com o outro.

Concordo com a eutanásia como mal menor mas sem duvida a abolir, mas não agora, agora não é possivel, é de todo impraticável. E na realidade ninguém consegue avançar com soluções, pelo menos ainda não vi nenhuma.

Uma coisa de cada vez. Uma vitória de cada vez. E daqui a muitos anos, será a vez da eutanásia, esperemos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”