Idade para cruzar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 11:41 am

Ainda bem que algumas opiniões divergem...

Desgraçadas das cadelas que viverem muitos anos... :?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 15, 2006 11:45 am

margarido01 Escreveu: A forma como aborda as pessoas e a forma como redige as suas mensagens é que de uma agressividade e de uma sobranceria desnecessária. Seja um pouco mais moderada e pense que não é a única a defender os cães.
Quando se fala de um assunto porque se nutre paixão, os sentimentos empolam. Esqueçam a forma como se escreve, olhem para o que se escreve. A pergunta que se levantou continúa por responder ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 12:02 pm

Pois, ao que parece, a pessoa mais interessada, quem abriu o tópico, não voltou a participar :o

Mais me parece que não há necessidade de entrar em conflitos quando o único objectivo é sensabilizar as pessoas do que se tem vindo a passar.

Já agora questiono, se efectivamente a forista Anapaulo está ciente dos custos que eu mencionei e que mais uma vez sublinho que concerteza não serão os custos na totalidade pois não estou exactamente dentro do assunto.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 12:06 pm

canary Escreveu: Olá! anapaulo,

A tua cadela está, com toda a certeza, numa óptima idade para procriar. A idade limite anda por volta dos 10 anos.

Boa sorte e informa-te bem acerca das qualidades que deve ter o macho.
REGULAMENTO DO LIVRO DE ORIGENS PORTUGUÊS, Capítolo II
in: http://www.cpc.pt

Código: Selecionar todos

Artigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores
1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12
meses de idade exceptuado-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser
utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. [b]As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.[/b]
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a
alteração dos limites de idade dos reprodutores.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda mai 15, 2006 12:14 pm

boas!

Obrigado fang.....pela melhor informação
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda mai 15, 2006 1:01 pm

canary Escreveu: A idade limite anda por volta dos 10 anos.
Coitadas das cadelas!... :roll: Isso era equivalente a pôr um mulher de cerca de 70 anos a ter filhos...
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda mai 15, 2006 4:53 pm

boas outra vez! a todos

já realcei que o mais correcto é 8 anos...conforme o CPC.

De qq maneira 8 anos corresponde a 56 anos..(segundo as contas do anterior forista)....e tb não conheço mulheres de 56 anos a poderem ter filhos...

Além de tudo existirá alguma relatividade....pois dependerá da saude e longevidade do animal: há cães com longevidades de 16 e mais anos

E quando se compara o incomparável!!!...pois uma cadela com 10 anos é fértil..mas uma mulher de 70!!!!!!

Um grande abraço ao anterior forista
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda mai 15, 2006 5:16 pm

Por essa ordem de ideias, nem sei para que é que se hão-de impor limites! É aproveitar enquanto for fértil, que é quase até ao fim da vida... :roll:

E, por acaso, até acho que 8 anos já é uma idade muito elevada.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda mai 15, 2006 5:27 pm

E quando se compara o incomparável!!!...pois uma cadela com 10 anos é fértil..mas uma mulher de 70!!!!!!
Pois, infelizmente para as cadelas são férteis até ao fim da vida ...
e já somos 2 a achar isso MDogster!!!!!!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 5:41 pm

kitten Escreveu:
Pois, infelizmente para as cadelas são férteis até ao fim da vida ...
e já somos 2 a achar isso MDogster!!!!!!!!!
E já agora....3.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda mai 15, 2006 7:31 pm

Bem vamos lá por partes
lilium Escreveu: tipo procriar normalmente significa que a cadela tem filhos. agora pa q é q serve n sei. talvez para continuar a espécie? e pa cadela ser mãe pelo menos 1 vez na vida?
Agora que me tornei loira sei o que são intervenções deste tipo até a consigo imaginar a falar á beta de cascais e a fazer biquinho enquanto escreve esta resposta.

Mas seguindo em frente, em 2º lugar temos o brilhante Margarido que é uma flor na sua palestra de entendido e pelos vistos não sabe nem ler e mto menos deve ter televisão pois uma opinião destas revela um DESCONHECIMENTO BRUTAL da triste realidade dos nossos animais neste pais de trampa. Só alguém mto cruel acha que se deve aceitar a criação só alguém mto desumano e profundamente desconhecedor é que acha que se deve começar por algum lado mais não seja perguntando na net como se incia na actividade lucrativa da criação de vão de escada, até pq PORTUGAL não tem quase nenhuns animais abandonados e nem sequer se abandonam animais de raça hj em dia né Sr Margarido. Em que século parou ??? Pois saia de casa e vá a um canil até deveria era de ir a vários e ver o AMONTOADO de animais de RAÇA e não só logicamente que se encontram nos canis do nosso país ou então saia de casa para ver as nossas ruas e OLHE para aqueles que cada vez mais vagueiam pelas nossas ruas acabando colados ao alcatrão, isto na melhor das hipóteses. São sempre mto bem dados os animais não é ?? Sobretudo qdo são pequeninos e qdo crescem vão na SUA GRANDE MAIORIA bater com o lombo num canil seja ele de que nível for ( abandonados ou municipal) ou então pura e simplesmente são largados numa estrada onde se arranca a toda a velocidade para não deixar pistas. Pense nisso Margarido se não conseguir pensar então é ainda mais bronco do que eu o julgava
margarido01 Escreveu: Permita-me perguntar-lhe então, por obséquio, quem é a senhora para que os demais lhe devam satisfações? Que legitimidade tem? Quem a mandatou? Em que poderes se encontra investida? E se o criador dos seus cães , quando iniciou a actividade, tivesse tido o mesmo tipo de apoio que a Sra. dá aos demais, se calhar nunca tinha iniciado a criação, ou teria? Não lhe parece que é um pouco fundamentalista? Se toda a gente pensar e agir assim, então, acabando quem actulamente se dedica a criar cães, ficamos em quê? Ninguém mais começa? Por essa ordem de ideias, não. Caso não saiba, começa-se sempre por algum lado.
Agora e por ultimo a PÉROLA das pérolas
canary Escreveu: Olá! anapaulo,

A tua cadela está, com toda a certeza, numa óptima idade para procriar. A idade limite anda por volta dos 10 anos.

Boa sorte e informa-te bem acerca das qualidades que deve ter o macho.
Canary para si é parir até morrer não é??? Santíssimo sacramento tanta ignorância junta num só corpo, como é que consegue??? Até a aconselho a si a ser mãe aos 60/70 anos acho que vai ficar um must realmente é com pérolas destas que os nossos animais vão sofrendo neste país pq a ignorância enquanto não pagar imposto as pessoas não põem estes ticos e tecos a funcionar e vai dai ao abrir da boca é um tirinho e só sai o que se vê……

Fiquem bem se as vossas consciências deixarem
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

segunda mai 15, 2006 10:56 pm

Siouxx, por algum acaso conhece-me de algum lado para fazer as afirmações que fez?
Burro, que seria burra, também não me parece que seja, insultos e ataques pessoais ainda me parecem pior, falsos moralismos, fanatismo e mania que é mais s.francisco que os outros é abuso. O grande problema deste fórum é que passou a ser o fórum dos protectores dos animais que classificam tudo e todos de "criadores de vão de escada". Basta que algúem sonhe, sequer, em eventualmente cruzar o cão ou a cadela, ou faça uma perguntita relacionada com o tema, e cai o carmo e a trindade, lá vem a conversa do costume, os abandonos, as histórias de cortar o coração, a sorte dos cães, etc.
Repito, não sabe quem sou, nem sabe o que faço na vida nem que tipo de relação tenho com cães, criadores, canis, etc..

Sobre a questão da criação, percebo muito mais do assunto que julga.

Não morra pela boca nem se julgue acima de tudo e de todos. Ainda que desenvolva actividades meritórias, não é mais do que ninguém. Sobre a adopção de cães de canis, para sua informação, já o fiz e paguei bem caro por isso.
Peço-lhe mais uma vez, não insulte nem faça comentários tolos.

o 2º lugar, guarde-o, não o desperdice comigo.

boa noite
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 11:05 pm

Siouxx, por algum acaso conhece-me de algum lado para fazer as afirmações que fez? (...) Repito, não sabe quem sou, nem sabe o que faço na vida nem que tipo de relação tenho com cães, criadores, canis, etc..
Pelo que se lê não tem grande relação.
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

segunda mai 15, 2006 11:08 pm

então?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 11:11 pm

Então ?

Pela maneira como se enxofra toda vez que se fala em criadores de vão de escada, a sua ligação só pode ser essa.

Quando a quem mandata a Sioux ela manda-te pelo facto de numa república com liberdade de expressão as pessoas poderem dar a sua opinião.

Quanto aos criadores terem de começar é bem verdade...mas geralmente começam por ter alguma informação, só um completo doido mergulha de cabeça sem sequer ter umas luzes... a modos como abrir uma oficina sem saber o que é um carro... :roll:
Bloqueado

Voltar para “Cães”