Antes de mais quero que tenham em conta que os media são sempre um tanto ao quanto sensacionalistas e tolero determinadas afirmações que voces fizeram exactamente pelo simples facto de não conhecerem a história de perto e só terem conhecimento desta situação pelas noticias. Eu já tomei conhecimento ontem de tarde perto da altura do sucedido, visto o meu namorado ser amigo de infaância do dono dos cães e eu mesma conhece-lo por intermédio.
Pois agora eu vou tentar dar-vos a conhecer o que realmente aconteceu:
1º- A pessoa que morreu não era o dono do cão, o dono do cão era o filho desse sr e amigo do meu namorado.
Á sandraM em especial:
Jaulas?!?!?! (...) (bolas fechados numa jaula, ainda querem uma justificação?!) (...)Chegou a ver o pequenino espaço em que os Rottweilers estavam fechados?! Pois é... você melhor do que ninguem deve saber que são cães com bastante energia, que precisam de espaço, para poderem correr, pular, saltar... coisa que nao me parecia que pudessem fazer naquele espaço... "
Bem Sandra, parece-me que ou não viu o tamanha das "jaulas" na TV, ou então a TV não apanhou um angulo melhor, pois fique sabendo que aquela "jaula" como lhe chama tem no minimo dos minimos cerca de 50 metros quadrados, que é maior do que muitos quintais de muito boa gente. E além disso, para sua informação os cães andam todos os dias soltos pela casa e garagens e além do mais só ficam lá presos à noite. (outra coisa e para quem não sabe a isto da-se o nome de catering que eu por acaso não sei em português e constitui parte do treino. Os animais ficam a saber que há alturas para tudo, para comer, ficar presos na casota, brincar, etc.
Quanto ao facto de não terem espaço para treinar isso mostra pouca coerência, pois se há pessoas que conseguem ter rotts em apartamentos saindo com eles 3x por di, isso não pode ser justificativa. Estes ficam num espaço medianamente am'plo e ainda costumam passear na rua com o dono.
O que eu estou a dizer com isto é que estes cães eram muito felizes com o dono corriam, brincavam e tinham bastante espaço para correr ao contrário do que disse.
Pelo que já referi, não me parece que isto tenha acontecido. Acho que em relação a ito não há mais nada a dizer.Não terão entrado em strees?! De passar todos os dias fechado num pequeno espaço, onde se dava um passo e já se estava na outra ponta?!...
Até esta é uma informação errada, o sr só vivia com um filho...Embora a família tenha recusado prestar quaisquer esclarecimentos, o JN apurou que na casa moravam a vítima e dois filhos
Vou tentar comentar os outros comentários sem esquecer nenhum.
Exactamente PauloC, uma intervenção muito inteligente, como sempre. Acertou logo à 2ª. Segundo a minha humilde opinião, e com conhecimento de causa, o facto é que o culpado foi a vitima. Vou explicar melhor, como um dos intervenientes referiu a relação enter os cães e a vitima não era realmente das melhores. Isto pode ser explicado por vários motivos e um deles é até pela idade avançada do sr,posso dizer que ele era "pouco" tolerante com cães... se é que me faço entender.Tenho muita pena do Senhor que morreu, independentemente das circunstâncias da Morte. A culpa pode ter sido do dono, pode ter sido da vítima ou pode até ter sido mesmo dos cães.
O meu namorado que ia lá a casa sempre me disse que os cães eram bastante amistosos, ele até lá esteve numa altura em que os cães tiveram crias e a cadela não era mais "bera" do que uma mães cadela costuma ser para defender as suas crias, o que toda a gente sabe ser muito normal.
Quanto ao dono, posso dizer que é uma pessoa calma, muito amorosa e que adorava os cães.
Esta parte é verdade, os cães estam calmos. Na minha opinião os cães nunca tiveram a intenção de atacar o sr só que estes cães têm tanta força que no momento não a conseguiram controlar. E se eles estavam calmos isto só prova que eles não são nenhuns malvados.Pouco tempo depois, o filho da vítima, que tinha relação privilegiada com os cães, chegou a casa e enjaulou-os sem dificuldade, já que os animais serenaram e obedeceram-lhe prontamente.
Pois.. quanto ao que vai acontecer agora aos cães só o juíz pode decidir. No meu entender os cães não deveriam ser abatidos e se o dono quisesse ficar com eles devia poder, não sei é se depois do que aconteceu ele terá estomago para tal...O juiz poderá determinar, como medida cautelar, o envio dos animais para um canil ou o seu abate, mas a hipótese de continuarem à guarda do dono também não está excluída.
Também acho que acidentes acontecem e este foi um. Isto é só para voces entenderem que na verdade os cães eram amigos e o dono era uma pessoa responsável e que gostava deles, mas que teve a infelicidade de ver isto acontecer com o pai. No fim todos lamentamos o sucedido.
Não temos que aproveitar este tipo de acidentes para sacrificar uma raça, neste caso os rott, acidentes deste como já vimos acontecem com todos os animais.
Espero que fiquem mais esclarecidos e que não pensem que o que vem no jornal é sempre o que acontece, muitas das vezes tráz floreados e não foca o assunto onde deveria.
Beijinhos a todos
Rute