Esterilizar antes ou depois do 1ºcio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jul 01, 2006 10:48 pm

Leo, eu sei isso! Oh se sei!!!

Quando me apareciam gatas e gatos abandonados era levar ao "sô dotô" no dia e a primeira pergunta que faziamos após check-up era "então e qd s pode esterilizar?" :P

Agora em casa esperávamos sempre pelo ano... também tivemos tres gatas que já tinham todas mais de cinco anos quando foram esterilizadas e já tinham tido ninhadas, eram puras mas decidimos esterilizar porque de gatos está o mundo cheio e assim escusávamos de andar a dar pílulas continuamente! ;)
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

domingo jul 02, 2006 12:55 am

Não vejo vantagens nenhumas em esterilizar uma cadela ou mesmo dar lhe a pílula o ideal para o animal é mesmo deixar o ciclo da sua vida correr normalmente, tanto que nenhuma delas vai trazer vantagens para a sua vida ou saúde.
Mas no caso de a esterilizarem o ideal seria por volta dos 5/6 meses antes do primeiro cio.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jul 02, 2006 1:41 am

luis_piu Escreveu: Mas no caso de a esterilizarem o ideal seria por volta dos 5/6 meses antes do primeiro cio.
E isto baseia-se em?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo jul 02, 2006 2:00 am

Cadelas aceito, s os donos forem RESPONSÁVEIS!!!
Elas tem cios previsiveis e podem ser controladas para evitar gestações indesejadas...
Agora nas gatas é impossivel, s n queremos mais gataria ou esterilizar ou pilula...
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

domingo jul 02, 2006 11:43 am

Pois é nem sempre é assim e os imprevistos :?:
luis_piu
Membro

domingo jul 02, 2006 12:31 pm

CindelP Escreveu:
luis_piu Escreveu:Mas no caso de a esterilizarem o ideal seria por volta dos 5/6 meses antes do primeiro cio.
E isto baseia-se em?

Nanci

Em dados clínicos, vai a um bom veterinário e pergunta-lhe qual a melhor altura e veras a resposta.
luis_piu
Membro

domingo jul 02, 2006 12:35 pm

........
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo jul 02, 2006 12:38 pm

Siioux Escreveu: garanto que a Esterilização pode ser feita antes do 1º cio com toda a certeza e que não é condição trazer os problemas que aqui afirmam. Podem acontecer mas não é regra.
E eu afirmei, por acaso, que não se poderia fazer a OVH antes do 1º cio?
Apenas me insurgi com a palavra disparate.
Nunca disse ser a causa dos problemas que aqui afirmam.

É verdade que a OVH numa fêmea pré-púbere diminui drasticamente a probabilidade de ocorrência de tumores mamários para cerca de 1%. Nunca desementi esse facto.

Mas daí a ser disparate castrar após o 1º cio vai uma grande distância.

Boa tarde, afinal.
Cumps ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 02, 2006 2:31 pm

luis_piu Escreveu:
CindelP Escreveu:
luis_piu Escreveu:Mas no caso de a esterilizarem o ideal seria por volta dos 5/6 meses antes do primeiro cio.
E isto baseia-se em?

Nanci

Em dados clínicos, vai a um bom veterinário e pergunta-lhe qual a melhor altura e veras a resposta.

Oh meu caro amigo,

Continuo à espera da sua resposta ...

Isso do "bom veterinario", posso indicar "milhentos" que defendem a esterilização apenas apos os 2anos

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
N0kas
Membro Veterano

domingo jul 02, 2006 3:12 pm

Os "meus" veterinários e todos os que abordei relativamente a este caso foram unânimes numa coisa, a partir de cerca dos 5/6 meses pode-se esterilizar, desde que tenha peso suficiente e esteja em boas condições para aguentar uma cirurgia... agora fica ao nosso critério qual a melhor idade, e nisso eles também já variam de opinião...

Seja como for, n é crime esterilizar após os 6 meses ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo jul 02, 2006 8:50 pm

Oh Pifo vamos lá a ver se me explico

É um disparate um vet dizer que é melhor esterilizar após o 1º cio pq isto ou aquilo . Ele deveria ter dito sim que podem-se esterilizar cadelas depois do 1º mas que TAMBÉM podem ser esterilizadas antes dele aparecer. As cadelas que tenho e que NUNCA souberam o que era o cio foram esterilizadas assim que mudaram a dentição ( o que acontece aos 5/6 meses) mas hoje em dia e noutros paises mais evoluidos que o nosso nem isso é preciso.
para mim é um disparate um vet fazer esta afirmação.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 02, 2006 9:02 pm

Siioux Escreveu: Oh Pifo vamos lá a ver se me explico

É um disparate um vet dizer que é melhor esterilizar após o 1º cio pq isto ou aquilo . Ele deveria ter dito sim que podem-se esterilizar cadelas depois do 1º mas que TAMBÉM podem ser esterilizadas antes dele aparecer. As cadelas que tenho e que NUNCA souberam o que era o cio foram esterilizadas assim que mudaram a dentição ( o que acontece aos 5/6 meses) mas hoje em dia e noutros paises mais evoluidos que o nosso nem isso é preciso.
para mim é um disparate um vet fazer esta afirmação.
É que nem tanto ao mar nem tanto à serra ...

É que se quiser tambem se cita dois ou três "paises mais evoluidos" que o nosso, em que as esterelizações são proibidas por lei - excepto por razões medicas comprovadas (ie, em caso de doença).

Nanci
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 02, 2006 9:07 pm

E já agora outra questão, com especial interesse para a Fiona,

É permitido a participação em exposições de animais esterelizados/castrados?

É que tinha a ideia de que tal era proibido, no entanto não encontro nada nem no CPC nem da FCI.

nanci
SeaLords
Membro Veterano

domingo jul 02, 2006 9:11 pm

Com fêmeas, ninguém dá por isso (mesmo que fosse proibido) ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 02, 2006 9:17 pm

SeaLords Escreveu: Com fêmeas, ninguém dá por isso (mesmo que fosse proibido) ...

Mas há algum regulamento no que toca a este "pormenor"?

Nanci
Responder

Voltar para “Cães”