Contra a Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 04, 2006 8:32 am

Eu não vou esterilizar a minha cadela.

Tomo as devidas precauções no cio e, mesmo que por grande azar ela viesse a emprenhar, há sempre o aborto...

Penso que é pacífico esterilzar cadelas sem dono.

Mas eu, pex, já mandei esterilizar cadelas com dono.
Isto porque nem toda a gente tem capacidade financeira para pagar esterilizações.
Mas, claro, só faço isto quando conheço os donos e sei o que a casa gasta.

Posso é dizer que a SPA faz esterilizações a preços reduzidos e alguns vets também.
Mesmo assim demasiado elevados para algumas pessoas.

Pessoalmente, acho que as câmaras deviam facilitar esterilizações a preços simbólicos.
Assim como dão a vacina da raiva e facilitam o "chip" para os adoptados.

Não resolvia a situação, mas seria uma séria ajuda.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aa16732
Membro Júnior
Registado: terça jan 18, 2005 9:48 am

terça jul 04, 2006 9:28 am

Bem primeiro gostava de responder à senhora Cindel P.dizendo-lhe que melhor era tentar ler melhor o que os outros escrevem antes de se por a escrever coisas, porque eu estava a responder a outro membro e é pena não ter perçebido a ironia de algumas das minhas afirmações como "crime contra a natureza",mas acho que tambem não vale a pena explicar.
A esterilização altera alguns comportamentos como a agressividade entre outros.
E já agora se eu fosse não era ridicula era mais ridiculo.

Cara nokas a esterlização antes do 1ªcio ou do 2ªsegundo, reduz em 99% o risco de ter tumores mamários, (isto está provado cientificamente).por isso, espero que não leve a mal se lhe perguntar se eram mesmo tumores mamários, ou eram outros tipos de tumores?
e quanto ao seu cão eu não perçebi se estava a dizer que ele estava castrado e teve um tumor mamário ou se era para dizer que os cães tambem os podiam apanhar.é que se foi por causa da primeira razão a verdade é que um cão castrado em relação a tumores mamários pode apanhá-los a castração nos cães evita os tumores testiculares.

Suri já somos dois a gostar de ver a resposta á sua pergunta do porquê de não esterilizar.espero q ao menos quem é contra se explique.

Cumprimentos
Luigi
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça jul 04, 2006 11:47 am

Eu apenas queria dizer que a esterilizaçõ per si não acaba com os tumores mamários, pode CONTRIBUIR para evitar um aparecimento de tumor... é que da forma que algumas pessoas escreveram aqui parece que a esterilização salva o mundo...

E sim eram tumores mamários, e infelizmente em ambos os casos revelaram-se malignos...

No caso do macho era só pra dizer que ambos os sexos podem ter tumores mamários, o dele foi benigno que me conste, apenas não podia ser operado com o risco de sofrer uma grande hemorragia pois o tumor era realmente grande :?

No que respeita ao facto de dar-mos a opinião eu:

Digo SIM:
-cadelas cujos donos não queiram reproduzir
-cadelas de raça com defeitos que não convenha utilizar na reprodução ou que estejam excluídas do estalão(como os boxers brancos)
-cadelas abandonadas
-cadelas cujo dono não tenha responsabilidade suficiente ou não tenha capacidade para salvaguardar a cadela de uma possível gravidez indesejada...

Digo NÃO:
-cadelas de raça equilibradas que possam ser/vir a ser utilizadas para reprodução (óbvio)
-cadelas que vivam em casas com jardim/quintal que não necessitem de vir pra rua logo não estejam em contacto com machos
-cadelas que vivam com machos mas cujos donos saibam salvaguardar uma gravidez (se isso implicar durante um máximo de 20 dias, duas vezes por ano, ter os cães separados e soltá-los à vez, acho que não é assim tão contra-natura)
-cadelas que pertençam a donos responsáveis e que saibam, mesmo na rua, evitar problemas (eu pessoalmente digo, com uma boa estranguladora na cadela e um pau se necessário pra afastar os machos, embora nunca tenha necessitado, acho que se consegue muitos bons resultado)

Tenho aqui expostas as minhas razões, agora utilizar a esterilização para prevenir doenças não faz parte da minha lista como podem ver, porque então se NÓS humanos não quisermos ter tumores mamários também, porque não fazermos todas mulheres uma mastectomia completa aos 14/15 anos???

Haja paciência, olhem, eu tive também imensas cadelas e gatas que não foram esterilizadas e nunca tiveram nada, umas tiveram filhos, outras não... devo tar cheia de sorte, que me lembre tive 5 casos de femeas com tumores mamários em casa, três foram esterilizadas, duas antes d ter filhos... e as outras duas não... como explicam??? Eu por mim concordo que possa evitar, mas acabar penso que não. Ah, e uma nota, as femeas que tiveram tumores não esterilizadas, bem, pertencem a uma raça que tem indices de tumores, de vários tipos, muito altos, ou seja, a maioria dos cães dessa raça morre de tumores... :(
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jul 04, 2006 1:49 pm

vira o disco e toca o mesmo.
quem quer estereliza, quem não quer, não o faz. desde que cada um não seja obrigado a fazer o que não quer, óptimo. não me venham depois com tretas que é bom ter uma ninhada, que não sabem que fazer aos cachorros, etc. porque quem se lixa sempre é o mexilhão. esterilado ou não
anjjazul
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 04, 2006 2:10 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 5:25 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 04, 2006 2:18 pm

aa16732 Escreveu: Bem primeiro gostava de responder à senhora Cindel P.dizendo-lhe que melhor era tentar ler melhor o que os outros escrevem antes de se por a escrever coisas, porque eu estava a responder a outro membro e é pena não ter perçebido a ironia de algumas das minhas afirmações como "crime contra a natureza",mas acho que tambem não vale a pena explicar.
A esterilização altera alguns comportamentos como a agressividade entre outros.
E já agora se eu fosse não era ridicula era mais ridiculo.
Continuo é à espera que me digas quais são esses mesmos comportamentos que a esterelizaçao (de extrema importancia) elimina, e que beneficios é que tem a cadela em perder esses mesmos comportamentos.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 04, 2006 3:05 pm

Eu, apenas por questão de princípio, não gosto de alterar nada na natureza.
No entanto, compreendo e aceito que as pessoas esterilizem as suas cadelas por motivos de conviniência...
Eu bem sei as chatices que dão os cães quando a cadela está com o cio.

A minha não sai de casa - nem para o quintal - nessa altura.
E tenho sempre 1 ou 2 namorados potenciais à porta...

Vejo uma vizinha minha a passear a cadela com um pau na mão e os "namorados" todos na peúgada.
Penso que eu não teria "pachorra"...

Agora, para prevenir doenças ?
É uma vantagem extra de quem decide esterilizar mas fazê-lo por causa disso, não acho razoável.
Expor a minha cadela a uma operação de barriga aberta (que sempre comporta riscos) para prevenir um eventual tumor...não me parece.

Se alguma vez ela tiver tumores - e oxalá que não - lidaremos com eles como sempre lidámos com os azares da vida...
Com os olhos bem abertos.

Agora, mais cães neste mundo quando há centenas de abandonados e mal tratados...não.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
SeaLords
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 3:41 pm

Giro, eu, a esterilizar, só com base nessa de prevenir problemas futuros (do mesmo modo que uso vacinas, ou comidinha boa, e etc).

Evitar chatices por causa do cio - essa nunca me passou pela cabeça. Também tive muitas chatices por causa dos cães a chatear à porta. Mas mais depressa levavam (os ditos cães) um pontapé bem dado num sítio que eu cá sei, que eu ponderava em submeter a minha cadela a uma cirurgia por causa da falta de civismo dos donos dos cães que os largam na rua sem qualquer supervisão.

Cadelas de rua é outra coisa, claro.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jul 05, 2006 11:39 pm

A Nanci vai ter que me dizer onde é que eu mencionei que os cães de raça pequena estão maturados aos 6 meses... Eu mencionei os de grande porte pois a Cindel mencionou que são aconselhadas esterilizações mais tardias a estas raças, e eu disse o porquê, pois maturam muito mais tarde :? Anda a meter-me palavras na boca :? Eu apenas disse que os veterinários dizem que a essa idade já é aceitável ;) (6 meses)

E sabe de onde tirei a ideia de ser após o 4º cio, aqui vai:

Livro de Fisiologia Veterinária da editora Guanabara Koogan, terceira edição, de James Cunningham que diz o seguinte:

"Dos animais domésticos, a cadela é a mais suscetível à ocorrência de tumores mamários. A exposição das mamas aos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona aumenta muito a chance de neoplasia. A incidência de tumores mamários é relativamente baixa entre cadelas ovariectomizadas do primeiro ciclo estral, mas aumenta progressivamente no decorrer da exposição a dois ciclos ovarianos; quando a ovariectomia é realizada após o terceiro ou quarto ciclo, apresenta pouco efeito na incidência de neoplasias. Muitos proprietários desejam que suas cadelas tenham um ou dois ciclos antes de serem ovariectomizadas. É importante que os veterinários enfatizem os aspectos benéficos da ovariectomia antes do início da puberdade devido à incidência de neoplasia mamária, bem como seus benefícios convencionais de controle da fertilidade e do comportamento."

Viu bem
;) ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 06, 2006 12:13 am

leoa_nova_ Escreveu: A Nanci vai ter que me dizer onde é que eu mencionei que os cães de raça pequena estão maturados aos 6 meses... Eu mencionei os de grande porte pois a Cindel mencionou que são aconselhadas esterilizações mais tardias a estas raças, e eu disse o porquê, pois maturam muito mais tarde :? Anda a meter-me palavras na boca :? Eu apenas disse que os veterinários dizem que a essa idade já é aceitável ;) (6 meses)
Vejo no outro topico, onde referiu que que apenas as raças grandes terminam a sua maturação aos 2anos, e por consequencia as raças pequenas e medias, terminam antes.

Agora continuo é à espera, que me diga qual a raça media que termina a sua maturação antes dos 2anos... Às tantas não são só os grandes que a terminam aos + 2 anos ...

E sabe de onde tirei a ideia de ser após o 4º cio, aqui vai:

Livro de Fisiologia Veterinária da editora Guanabara Koogan, terceira edição, de James Cunningham que diz o seguinte:

"Dos animais domésticos, a cadela é a mais suscetível à ocorrência de tumores mamários. A exposição das mamas aos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona aumenta muito a chance de neoplasia. A incidência de tumores mamários é relativamente baixa entre cadelas ovariectomizadas do primeiro ciclo estral, mas aumenta progressivamente no decorrer da exposição a dois ciclos ovarianos; quando a ovariectomia é realizada após o terceiro ou quarto ciclo, apresenta pouco efeito na incidência de neoplasias. Muitos proprietários desejam que suas cadelas tenham um ou dois ciclos antes de serem ovariectomizadas. É importante que os veterinários enfatizem os aspectos benéficos da ovariectomia antes do início da puberdade devido à incidência de neoplasia mamária, bem como seus benefícios convencionais de controle da fertilidade e do comportamento."

Viu bem
;) ;)
O Tratado de Fisiologia de G. Cunningham conheço eu bem, bem demais até ...

Agora faça-nos um favor e pegue nas estatisticas e compare com essa teoria do "antes do 4ºcio".

Para a esterelização conseguir evitar de forma significativa a formação de possiveis tumores, já que após o 1ºcio as probalidades passam para os 10%, apos o segundo cio passam os 30% ...

Aproveite e leia o tratado com um pouco mais de atençao. Ao lê-lo, encontrará: "A incidencia detumoresmamarios é relativamente baixaem cadelas ovarioctemizadas antes da manifestação do primeiro ciclo sexual, mas aumenta progressivamente quando exposts a partir de dois ciclos ovarianos; a ovariectomia tem pouco efeito sobre as neoplasias se realizadas após o terceiro ou quarto cio"

Agora pergunto-lhe, com que base é que afirma que para ser eficaz, tem que ser feito até ao 4º cio :roll:

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aa16732
Membro Júnior
Registado: terça jan 18, 2005 9:48 am

quinta jul 06, 2006 9:25 am

Livro de Fisiologia Veterinária da editora Guanabara Koogan, terceira edição, de James Cunningham que diz o seguinte

Viu bem
;) ;)
[/quote]

hava aqui memebros a dizer que a esterlização não evita quase nada o aparecimento de tumores mamários .
ainda bem que colou aqui este artigo, assim já estava a pensar que andava a ouvir e via mal quando lia artigos em livros e revistas como a cães & companhia ou ouvia vários professor de veterinária dizerem que a esterilização antes do 1ªcio evitava em 99% o aparecimento de tumores mamários.
obrigado leoa_nova

Eu fico abismado quando disseram que iam para a rua com um pau dar nos outros cães se eles se aproximarem, secalhar é melhor bater nos outros do que esterilizar a cadela.
SeaLords
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 10:57 am

Não é com um pau, é a pontapé mesmo. Qual é a dúvida? Porque é que tenho que ser importunada pelos animais dos outros? :roll:
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jul 06, 2006 11:19 am

Pois, e realmente chato! Mas não se esqueça que não são os animais que têm culpa, eles apenas seguem o seu instincto, portanto você deveria dar pontapés era aos donos dos ditos e não a eles!!! :?
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta jul 06, 2006 3:50 pm

Concordo em pleno com a esterilização nas cadelas... se não vão reproduzir, podem perfeitamente estar esterelizadas.
Tenho 4 cadelas e todas esterelizadas e mais viessem e mais seguiriam o mesmo caminho.
Para quê o pingarelho de 6 em 6 meses? Para quê o stress de andar sempre a afugentar os cães desenfreados, pelo cheiro do cio? Para quê o stress de andarem as desgraçadas sempre a treinarem o contorcionismo?
Recorrer ao aborto, também é anti natura.
Injectá-los com vacinas da raiva, todo os anos, é mais do que anti natura.
Anti natura, também será manter os cães como animais de estimação, então, libertem-nos e deixem-nos seguirem o percurso que a natureza lhes ensinar, em vez de andarem a passeá-los em exposições com penteados ridículos e orelhas chacinadas, não será?

O Homem pega e domestica e esta palavra, tem muito que se lhe diga, assim como Dono Responsável.

Quem sabe um pouco de coerência, ajudasse um pouco a simplificar o significado destas duas palavras.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 06, 2006 4:02 pm

Concordo em pleno com a esterilização nas cadelas... se não vão reproduzir, podem perfeitamente estar esterelizadas.
Tenho 4 cadelas e todas esterelizadas e mais viessem e mais seguiriam o mesmo caminho.
Para quê o pingarelho de 6 em 6 meses? Para quê o stress de andar sempre a afugentar os cães desenfreados, pelo cheiro do cio? Para quê o stress de andarem as desgraçadas sempre a treinarem o contorcionismo?
Recorrer ao aborto, também é anti natura.
Injectá-los com vacinas da raiva, todo os anos, é mais do que anti natura.
Anti natura, também será manter os cães como animais de estimação, então, libertem-nos e deixem-nos seguirem o percurso que a natureza lhes ensinar, em vez de andarem a passeá-los em exposições com penteados ridículos e orelhas chacinadas, não será?

O Homem pega e domestica e esta palavra, tem muito que se lhe diga, assim como Dono Responsável .

Quem sabe um pouco de coerência, ajudasse um pouco a simplificar o significado destas duas palavras.
Estranho como alguém que profere um tal discurso defende com tanto empenho que os cortes de orelhas e cauda não se devem fazer!!! Será que, do ponto de vista do cão, é porventura menos agressiva uma castração aos 2 anos (por exemplo) do que um corte de orelhas aos 2 meses? Será porventura mais dolorosa a convalescença de um corte de cauda aos dois dias de idade do que uma esterelização aos 2 anos? E do ponto de vista do dono, será mais egoista cortar as orelhas porque é esteticamente mais bonito do que esterelizar uma cadela para não ter o trabalho de isolá-la e vigiá-la ou o incomodo do 'pinha pinga' e dos "apaixonados" à porta?
Para além de "donos responsáveis" sejamos coerentes! É justo assumirmos que há coisas que fazemos aos cães no nosso próprio interesse e deixemos de 'inventar' motivos mais válidos apenas para aquilo que nos é conveniente!
Responder

Voltar para “Cães”