anjaazul
Moderador: mcerqueira
E já agora, ainda a propósito da queda do pêlo, gostaria de colocar duas questões:Já agora, a escovagem tem um outro papel normalmente descurado pelos donos, sobretudo os que têm cães de pêlo curto. É que a escovagem (e para escovar um cão como deve ser é preciso que ele esteja sossegado, de preferência deitado) é uma atitude de dominância do dono perante o cão. Um cão que é regularmente escovado é um cão muitíssimo mais submisso e mais obediente. Se outras vantagens não houvessem esta já seria importante e permitiria diminuir muitos "acidentes" que volta e meia saltam para os jornais.
A caspa pode ter origens muito diversas, pode ser do shampoo que é de má qualidade ou desajustado ao tipo de pêlo do cão, pode ser da falta de arejamento da pele, pode ser de banhos a mais que secam a pele e que não são compensados com um amaciador para repor o equilibrio lipidico da pele e do pêlo, pode ser a alimentação, pode ser alguma patologia da pele, como seborreia seca, sarna, etc...Outra questão: num dos meus cães, o que tem o pêlo mais fino e sedoso (parece o pêlo de um gato) por vezes tem caspa. Isto aconteceu há já uns tempos e disseram-me que se devia ao facto de não remover convenientemente o champô aquando do banho. Passei a usar menos champô e a enxaguar bem na fase final do banho e, realmente, por coincidência ou nâo, deixei de lhe notar isso. Por outro lado, também passei a dar-lhes menos banhos do que antigamente. Será disto?
Como eles são muito atreitos a apanhar pulgas no tempo quente e quase todo o ano, normalmente uso um champô insecticida da Pedigree que tem dado bons resultados. Como não há bela sem senão, será do champô?
Quem tem a bondade de tirar estas dúvidas?
Essa marca é muito boa. Eu uso o shampoo deles, pois tem oleo de eucalipto que acalma muito as comichões e afasta os insectos, além de dar um brilho espetacular. Uso em ocasiões especiais, mais na dobermannQueria só perguntar o que é que acha do shampoo seco "Miracle Coat" e do "lusterizer" da mesma marca.
Obrigada.
Para um cocker, eu trato quase como um yorkshire: Muita hidratação!á percebi que é profissional de tosquias..... para o pelo de um cockcer spaniel presumo que não tenha o mesmo tipo de tratamento. Podia dar-em algum conselho?
Com a escovagem, será?ninjamotard Escreveu: Eu não li todos os posts, mas como referiram que um cão fica mais obdiente, calmo e submisso quando tosquiado, aproveito também para dizer que outra vantagem da tosquia é que melhora a circulação sanguinea mais na superfície, o que, logicamente, é bom.