Vamos lá a escovar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta dez 05, 2002 1:56 am

eu só reparei que os cães largavam pelo no outro dia, ao tirar a manta do banco de trás do carro. que horror :o :o :o de qualquer forma, a única coisa que faço é penteá-los com um pente de metal com dentes relativamente largos. costumo fazer isso nos dias do banho e esporadicamente noutras situações. tanto assim, como assim... a casa está sempre cheia e pelo. se não fôr de cão é de gato. é um caso perdido
:cry: :cry: :cry:
anjaazul
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 05, 2002 8:49 am

Olá Elsa

Sinceramente, fico muito satisfeito com estas explicações (com fotos e tudo...) que afinal até são mesmo de profissional. É curioso que não estando ligado aos cavalos, já uma vez assisti a uma sessão de higiene a um cavalo e recordo-me de ter visto esses utensílios.

Eu estou entusiasmado a reformular o meu site sobre os whippets e conto meter lá alguns conselhos práticos sobre higiene, saúde, etc. Penso que estas dicas se encaixam lá perfeitamente. Quando chegar a altura vou bater-te novamente à porta e "cravar-te" (isto é que é oportunismo...).
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 05, 2002 9:19 am

Pois é Elsa,

obrigado pelas explicações.

Eu no York uso champô seco dessa marca, e ele fica com pêlo bastante bonito. ;)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta dez 05, 2002 10:11 am

Olá Elsa,

Já percebi que é profissional de tosquias..... para o pelo de um cockcer spaniel presumo que não tenha o mesmo tipo de tratamento. Podia dar-em algum conselho?

obrigada,

Sandra
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta dez 05, 2002 11:18 am

Olá Elsa.
Queria só perguntar o que é que acha do shampoo seco "Miracle Coat" e do "lusterizer" da mesma marca.
Obrigada.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta dez 05, 2002 11:35 am

eu tb uso só os produtos da Jean Pierre Héry desde q tenho cães e há shampoos para todos os tipos de pelo, também existem amaciadores que deixam os pelos super brilhantes e fáceis de pentear já experimentei outros mas voltei sempre aos primeiro e o que é interessante é que são mais baratos no veterinário que em lojas de animais
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 05, 2002 11:38 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:02 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 05, 2002 1:08 pm

Olá

Estou muito agradavelmente surpreendido com as mensagens a este tópico que lancei um pouco à sorte.
Para além da Elsa, o contributo da SeaLords como sempre é de quem sabe. Esta então nunca me tinha passado pela cabeça:
Já agora, a escovagem tem um outro papel normalmente descurado pelos donos, sobretudo os que têm cães de pêlo curto. É que a escovagem (e para escovar um cão como deve ser é preciso que ele esteja sossegado, de preferência deitado) é uma atitude de dominância do dono perante o cão. Um cão que é regularmente escovado é um cão muitíssimo mais submisso e mais obediente. Se outras vantagens não houvessem esta já seria importante e permitiria diminuir muitos "acidentes" que volta e meia saltam para os jornais.
E já agora, ainda a propósito da queda do pêlo, gostaria de colocar duas questões:

Será que os cães quando sentem medo largam mais pêlo? Pergunto isto, porque quando vou ao veterinário, onde eles passam às vezes muito tempo à espera mantendo-se sempre numa enorme tensão cheios de medo, noto que lhes sai mais pêlo do que normalmente. Esta situação já me foi confirmada por outra pessoa.

Outra questão: num dos meus cães, o que tem o pêlo mais fino e sedoso (parece o pêlo de um gato) por vezes tem caspa. Isto aconteceu há já uns tempos e disseram-me que se devia ao facto de não remover convenientemente o champô aquando do banho. Passei a usar menos champô e a enxaguar bem na fase final do banho e, realmente, por coincidência ou nâo, deixei de lhe notar isso. Por outro lado, também passei a dar-lhes menos banhos do que antigamente. Será disto?

Como eles são muito atreitos a apanhar pulgas no tempo quente e quase todo o ano, normalmente uso um champô insecticida da Pedigree que tem dado bons resultados. Como não há bela sem senão, será do champô?
Quem tem a bondade de tirar estas dúvidas?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta dez 05, 2002 1:40 pm

A escova do Spot foi comprada na secção de gatos.... porque será...
E confirmo que cães de pelo curto e liso estão sempre a mudar de pelo.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta dez 05, 2002 2:30 pm

Olá Nel!

Por acaso, também o Bono larga o dobro ou o triplo do pêlo quando está no veterinário. Aliás, como eu lhe pego ao colo durante a consulta fico igual a ele! :lol: :lol: :lol:
Relativamente à sua questão da "caspa", penso que terá sido precisamente por não ter retirado convenientemente o champô do pêlo, já que nos banhos posteriores não voltou a acontecer.
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

quinta dez 05, 2002 4:21 pm

Olá a todos
Adorei a explicação da Elsa, vai ser muito bem aproveitada, tambem gostei da explicacão da SeaLords, quando me referia á muda de pelo estava só a constatar um facto, em certas alturas do ano a Tara perde mais pelo que o normal, depois da explicacão da SeaLords vou ficar mais atento para ver se descubro a razão, quanto a origem da Tara é logico que provem de um criador com menos prestigio que a SeaLords mas continua a ser um Bobtail do qual me orgulho e estimo muito apesar de me dar muito trabalho (quem corre por gosto...) :D :D :D
Elsa
Membro Veterano

quinta dez 05, 2002 6:45 pm

Olá nel,

Esteja á vontade. Terei muito gosto em partilhar o que sei sobre este assunto.
Outra questão: num dos meus cães, o que tem o pêlo mais fino e sedoso (parece o pêlo de um gato) por vezes tem caspa. Isto aconteceu há já uns tempos e disseram-me que se devia ao facto de não remover convenientemente o champô aquando do banho. Passei a usar menos champô e a enxaguar bem na fase final do banho e, realmente, por coincidência ou nâo, deixei de lhe notar isso. Por outro lado, também passei a dar-lhes menos banhos do que antigamente. Será disto?

Como eles são muito atreitos a apanhar pulgas no tempo quente e quase todo o ano, normalmente uso um champô insecticida da Pedigree que tem dado bons resultados. Como não há bela sem senão, será do champô?
Quem tem a bondade de tirar estas dúvidas?
A caspa pode ter origens muito diversas, pode ser do shampoo que é de má qualidade ou desajustado ao tipo de pêlo do cão, pode ser da falta de arejamento da pele, pode ser de banhos a mais que secam a pele e que não são compensados com um amaciador para repor o equilibrio lipidico da pele e do pêlo, pode ser a alimentação, pode ser alguma patologia da pele, como seborreia seca, sarna, etc...

Eu pessoalmente não uso shampoos de hipermercado como friskies, pedigree... por isso não posso me pronunciar sobre a sua eficácia. De qualquer forma aqui vai umas dicas importantes sobre os banhos.

- Os shampoos devem se possivel ser adequados ao tipo de pêlo do cão. Opcionalmente pode-se usar também um especial para a cor do pêlo ( muito benéfico para os pêlos brancos ). Isto porquê? Porque um cão com pêlo curto necessita de uma hidratação menor que um de pêlo comprido por exemplo, ou um terrier de um afegão que tem texturas de pêlo destintas e portanto necessidades destintas. Eu uso o tipico shampoo universal para todas as raças apenas no inicio do banho, para remover a sujidade maior. Depois de seguida aplico outro especial para a raça e deixo ficar algum tempo. Normalmente os bons shampoos são muito concentrados e podemos diluir numa garrafinha até 10 vezes , o que rende imenso e facilita a dispersão do shampoo pelo corpo e até á pele. No final, aplico um amaciador/condicionador, também especial para o tipo de pêlo ( sim, mesmo para os pêlos curtos... ) para repor o tal equilibrio lipidico que se perde com o shampoo e a água. É verdade, a dureza da água também influencia muito a eficácia dos shampoos e a saude da pele e do pêlo do cão. Também deve-se dar banho sempre com água morna, pois a água fria, não permite uma limpeza tão eficaz. Para finalizar e durante a secagem com o secador ou no final de estar seco, volto a pulverizar com o Spray hidratante que referi anteriormente e escovo. O pêlo fica brilhante e extremamente sedoso e hidratado.

Queria só perguntar o que é que acha do shampoo seco "Miracle Coat" e do "lusterizer" da mesma marca.
Obrigada.
Essa marca é muito boa. Eu uso o shampoo deles, pois tem oleo de eucalipto que acalma muito as comichões e afasta os insectos, além de dar um brilho espetacular. Uso em ocasiões especiais, mais na dobermann
quando tem caspa ou está cheia de pó ou no final do verão em que as moscas não a largam. Conheço imensa gente que adora esse shampoo e realmente é optimo. O brilho que deixa é espetacular. Algumas pessoas não gostam do cheiro a eucalipto.
O lusterizer já apliquei umas vezes e também gostei, mas prefiro o Eclat da JP héry.
á percebi que é profissional de tosquias..... para o pelo de um cockcer spaniel presumo que não tenha o mesmo tipo de tratamento. Podia dar-em algum conselho?
Para um cocker, eu trato quase como um yorkshire: Muita hidratação!
Para o banho usos shampoos para pelos compridos. Se tiver muito seco, aplico antes um spray regenerador, espero 15 minutos e depois banho com ele. Se tiver nós escovo com esse spray até sairem todos, caso contrário o banho aperta-os e será impossivel tirá-los no final. Depois de aplicar o shampoo e enxaguar, aplico o acondicionador, também especial para pelos compridos. Exaguo muito bem. Vai a secar com umas pulverizadelas de Eclat da JP Héry usando a cardadeira apenas nas franjas. Passo o pente de dentes largos para ver se não há mais nós e finalmente passo a escova de pinos metálicos ou de nylon mista para dar volume e movimento ás franjas. No dorso que suportamente está curto depois da tosquia, escovo com a brossa e faço uma coisa que toda a gente que tem cocker deveria fazer: passar com uma faca de stripping de dentes curtos, perpendicular ao pêlo e no sentido do crescimento deste, para fazer a limpeza de raizes que é básicamente retirar o subpêlo para evitar que este produza aquele horrivel efeito encaracolado e baço que se vê muito nos cockers que são tosquiados com máquina.
No final volto a passar com a brossa para remover os pêlos que ficaram á superficie, pulverizo com um óleo e esfrego com a camurça para dar um efeito super brilhante e sedoso.
Elsa
Membro Veterano

quinta dez 05, 2002 7:04 pm

É verdade.. em relação aos shampoos secos em pó, só utilizo para cães de pêlo comprido e/ou volumoso do tipo nórdico ou até nos encaracolados, precisamente para manter esse efeito tufado. Nos outros cães é preferivel aplicar os shampoos secos liquidos e passar com uma toalha turca. Também existem uma toalhitas da JP héry do tipo das dodot, para limpar, perfumar e hidratar o pêlo. Eu confio mais nestas do que nas dodot, pois são mesmo para cão ( respeita o ph e tem óleos que são absorvidos pelo pêlo do cão não o deixando gorduroso). São especialmente úteis nos cães de pêlo raso.

Um efeito indesejável que tem os shampoos em pó é que nos cães de cor escura, ficam esbranquiçados, implicando por isso, uma escovagem mais profunda até recuperarem a cor.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

quinta dez 05, 2002 10:32 pm

Eu não li todos os posts, mas como referiram que um cão fica mais obdiente, calmo e submisso quando tosquiado, aproveito também para dizer que outra vantagem da tosquia é que melhora a circulação sanguinea mais na superfície, o que, logicamente, é bom.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta dez 06, 2002 9:17 am

ninjamotard Escreveu: Eu não li todos os posts, mas como referiram que um cão fica mais obdiente, calmo e submisso quando tosquiado, aproveito também para dizer que outra vantagem da tosquia é que melhora a circulação sanguinea mais na superfície, o que, logicamente, é bom.
Com a escovagem, será? ;)
Responder

Voltar para “Cães”