Criador ou criadeiro?????????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 24, 2006 9:08 pm

SeaLords Escreveu: Eu acho que um criador é responsável pelos cães que faz nascer, e desde que eles nascem até que eles morrem. Se não tem vida ou condições para acolher os cães da sua criaçao que precisam, então não só não deveria ter feito a ninhada como, obviamente, e para ser coerente, não deveria fazer mais ninhadas.
Custa-me tecer considerações sobre esta matéria porque não sou criador, nunca passei por esta experiência e receio ser demasiado idealista.
O conceito que fui formando sobre CRIADORES foi-me transmitido fundamentalmente através deste fórum. E se um dia fosse criador sê-lo-ia por paixão a uma raça e nunca por lucro ou por passa-tempo.

Já tive várias paixões. Bom, não é daquelas que estão a pensar :oops: porque essas eu não as conto aqui :lol:
Tive paixões em que não estavam envolvidas vidas de seres como acontece na criação de cães. Por um lado, eu duvido que seria capaz de dar ou vender as minhas ninhadas, mas isso é outra história.
De qualquer modo, seria impensável desligar-me emocional ou profissionalmente de um cão que tivesse criado por mim.
Por isso, julgo que há aqui realmente dois mundos: o dos Criadores e o dos criadeiros.
Juro que não estou a fazer demagogia nem estou a ser hipócrita e politicamente correcto. É assim que eu entendo a CRIAÇÃO.
Seguiria estes princípios na prática? Não sei. Mas julgo que sim, com toda a sinceridade.

A culpa foi da SeaLords, que me meteu estas ideias na cabeça... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 24, 2006 9:27 pm

canary Escreveu: (...)
(desculpem ter-me desviado do tema....é que estas SÃO AS PESSOAS QUE MATAM AS COITADAS DAS PULGAS E DOS CARRAPATOS COM INSECTICIDAS E ATÉ COM COLEIRAS..INVENENANDO AS COITADINHAS DAS PULGAS, QUE TÊM DE ALIMENTAR AS pulguinhas....ISTO TUDO PARA O CÃO VIVER MELHOR!!!!!E AS PULGAS?? ALGUÉM SE LEMBRA DELAS?!!! MATAM-SE QUANTAS PULGAS PARA UM CÃO VIVER MELHOR?...)

todas as opiniões são importantes.....
D D D

Canary
Claro que são e considero a minha igualmente importante e por isso mesmo a dei!

Outra coisa é que não me lembro de a conhecer... :o

E quanto a pulguinhas e carrapatos, ainda sou mais pão, pão, queijo, queijo!
Como para mim não são considerados animais mas sim parasitas (por acaso até há muitos na nossa Sociedade, infelizmente, embora que diferentes dos autênticos além de inferiores...) então as pulguinhas e carrapatos extermino-os a todos! Em relação a esses sou ainda mais radical!

Peace and love, guardo-o para os santos de pau carunchoso!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta ago 24, 2006 10:15 pm

Criar, é uma responsabilidade. Ou deveria ser. E ser-se responsável é uma coisa muito bonita.

PS.: Leo, faz como eu... quando gritam, não ouço!
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta ago 24, 2006 10:19 pm

Exmª srª Leolildecarvalho,

Eu gostava que me explicasse, se se dignar a atender este animal que sou, qual a diferença entre uma pulga sugar o sangue do cão ( e desse modo viver a sua vida.....) e a de um cão ou lobo matar um coelho para comer e assim viver tb a sua vida.......?

Porque é que a vida de uns é mais importante que a de outros?!!!!será assim?

Não serão os insectos fundamentais para a vida do planeta?

Com que base (ciêntifica ou religiosa), a espécie humana protege uns animais em deterimento de outros?

Eu questiono-me.

Cordiais cumprimentos,

Canary
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 24, 2006 11:19 pm

leonildecarvalho Escreveu: Como para mim não são considerados animais mas sim parasitas (por acaso até há muitos na nossa Sociedade, infelizmente, embora que diferentes dos autênticos além de inferiores...) então as pulguinhas e carrapatos extermino-os a todos! Em relação a esses sou ainda mais radical!

Peace and love, guardo-o para os santos de pau carunchoso!

Leo
É a última vez que me esforço em fazer-lhe um "desenho"...e se tem tanto tempo de sobra… então faça a boa acção do dia “como amiga da Natureza” como está a tentar passar-se… arregace as mangas e venha ajudar-me nuns quantos animais…!

De fanatismos está o Mundo cheio e para "peace and love" há muito disso em locais de "passe"...! Thanks, but no, thanks!

Volto a repetir-me "carrapatos e pulgas, para mim, são PARASITAS" e mato-os todos!
Que grande confusão que deve ser em casa de algumas pessoas...entre tigelas e penicos a diferença deve ser muito pouca, pelos vistos..!
Ah e segundo as regras da boa educação, já que não andámos na "costura" e já que usa o exma...então será; Exma. Senhora D. Leonilde Carvalho, para si!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JdS
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 7:30 pm

sexta ago 25, 2006 1:17 am

Boas,

Realmente, se formos por aí, quando tivermos a ser mordidos por mosquitos e moscas deixamos-os estarem afinal é a vida deles. :| Nós temos de ser bozinhos porque somos civilizados? Porque se fossemos animais irracionais apenas a viver a nossa vida queriamos que todos aqueles que constituissem perigo e não tivesse importância na nossa vida desaparecessem... Nós tentamos não matar animais porque os respeitamos e não queremos que cheguem a extinção mas porque eles tbm não nos fazem mal se n provocarmos como as baleias as orcas, até os tubarões que só mordem surfistas porque pra eles são peixes au de cima a tentar respirar que tão prestes a morrer e mais animais selvagens. Mas as pulgas, carraças e tods desse tipo não vejo porque não matá-los. Para mim eles têm menos importância do que um cão um gato... Não creio que as pulgas algum dia me venham fazer feliz e possa brincar com elas :lol: ao contrário do resto dos animais... E porque não matá-las se só trazem incómodo e doenças? Porque também são seres vivos? As doenças são causadas por vírus cabtérias (seres vivos)... nesse caso não devemos matá-las? é o que elas fazem pa sobreviver, matam-nos... :? :? :o :?: :?:

cumps, JdS
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

sexta ago 25, 2006 1:48 am

:o
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta ago 25, 2006 4:50 am

continuando...

Eu acho correcto a linha de raciocínio da Sealords. Se não tem condições financeiras, etc...então nem deveria continuar a "ter ninhadas".

Se os criadores se responsabilizarem até este ponto, talvez haja mais cuidado na escolha dos futuros proprietários.
Eu pessoalmente também nunca pensei em ser criadora, mas a minha ideia também se cruza com a da ideia da nel e talvez a da Xuga ao ter contactado o criador do cão a ser doado.

Afastanto-me deste caso concreto .
As situações em que o criador perde o interesse pelas "ninhadas vendidas."

O que consegui perceber... os bons criadores não têm que ter muitos cães, mas sim um plano com objectivos definidos de criação e preocuparem-se em criar bons cães. Não será em comprar um "cão importado para apresentar na exposição x,y,z..." Ganhar esse título de campeão, mas não ser dado continuidade, como criador.
É de certa forma o motivo do desinteresse manifestado pelos cães criados sob o seu afixo; ao não terem um "plano de criação"... não existe à priori interesse em acompanhar a descendência.
Existe interesse em comprar um bom exemplar e ganhar uma exposição mas para ser um bom criador, não deveria ser o suficiente.

Eu posso ter feito um paralelismo errado, entre uma causa e um efeito; mas foi a ideia que eu tenho. Ao ser escolhido esta forma de ser criador está a apostar mais no fenótipo e não no genótipo...assim a parte genética não é bem cuidada nem preservada.

[/u]
<p>susana</p>
doberlover
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 10:28 pm

sexta ago 25, 2006 7:20 am

eu acho que o criador/criadeiro ate devia estar muito agradecido a xuga por o ter avisado .... ele devia ser um dos primeiros interessados em saber o que vai acontecer ao cao pois para todos os efeitos ele tem o seu afixo .... imaginemos que o cao vai parar as maos de outro criadeiro e o afixo dele que esta em jogo tambem portanto deveria ter mais consideracao
de qualquer das maneiras tou me borrifando para o criadeiro quero e que o cao encontre uns donos como deve ser
eu sei o que custa afastarmo-nos assim dum cao pois estou na mesma situacao vim para a irlanda e o meu dober ficou em portugal com a minha mae , mas tou a tratar das coisas para o trazer para junto de mim o mais rapido possivel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 25, 2006 8:55 am

susanastrat Escreveu: ... mas a minha ideia também se cruza com a da ideia da nel ...
Quero fazer a correcção de uma simples letra, mas que faz muita diferença: do nel ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 25, 2006 9:13 am

nel Escreveu:A culpa foi da SeaLords, que me meteu estas ideias na cabeça...
Tsss tsss, más companhias ...

:D
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta ago 25, 2006 9:29 am

Bom, estive a ler todas as vossas opiniões, e parece que todos, ou quase todos, perceberam a minha atitude ao enviar o 1º mail.
Todos perceberam que eu não estava a responsabilizar ninguém, apenas a informar quem eu achava que se iria importar com esta situação.

É óbvio que os Criadores não podem recolher todos os cães que aparecem ou que estão para adopção, mas pelas palavras do dito criador, este é um caso raríssimo de uma má escolha de dono, ou seja, não deverá ser assim tão usual ele receber emails a avisar k estão cães dele para adopção, como foi referido algures por aí... :roll:

Correndo o risco de mais uma vez repetir o que já aqui foi dito e "re-dito", realço novamente as palavras da SeaLords:
Eu acho que um criador é responsável pelos cães que faz nascer, e desde que eles nascem até que eles morrem. Se não tem vida ou condições para acolher os cães da sua criaçao que precisam, então não só não deveria ter feito a ninhada como, obviamente, e para ser coerente, não deveria fazer mais ninhadas.
Está aqui muito bem resumida a minha ideia de Criador. ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 25, 2006 9:33 am

canary Escreveu:
(desculpem ter-me desviado do tema....é que estas SÃO AS PESSOAS QUE MATAM AS COITADAS DAS PULGAS E DOS CARRAPATOS COM INSECTICIDAS E ATÉ COM COLEIRAS..INVENENANDO AS COITADINHAS DAS PULGAS, QUE TÊM DE ALIMENTAR AS pulguinhas....ISTO TUDO PARA O CÃO VIVER MELHOR!!!!!E AS PULGAS?? ALGUÉM SE LEMBRA DELAS?!!! MATAM-SE QUANTAS PULGAS PARA UM CÃO VIVER MELHOR?...)

todas as opiniões são importantes.....
D D D

Canary
Ora esta.... Nunca me tinha debruçado sobre este assunto!:o

Aqui está meus senhores um tema para reflexão!!!! :roll:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta ago 25, 2006 11:40 am

Citando: "...Ora esta.... Nunca me tinha debruçado sobre este assunto!
Aqui está meus senhores um tema para reflexão!!!! ..."

Pois eu, depois de, uma vez mais, ter pensado na importância que a cultura tem na maneira como vemos as diferentes espécies de animais, continuo a achar que pulgas, carraças, piolhos, mosquitos e outros, são parasitas e transmissores de doenças - não consigo colocá-los em pé de igualdade com outras espécies. Não sou radical mas, nisto, vejo o mesmo que a Leo.
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta ago 25, 2006 11:46 am

Como é evidente vou tratá-la com a máxima educação, sem faltar nunca ao devido respeito....

(na costura nunca nos podiamos ter encontrado...quando mt na tropa! ;) )

Exª Sr. D. Leonilda

Vejo que não compreendeu o alcance das minhas palavras. Vou tentar explicar doutra forma:

_ Disse na sua 1ª intervenção:

"...em que está em jogo ou perigo a vida e futuro dum animal, é pãp pão queijo queijo e ponto final! "

_E eu referi: "...e as pulgas?..." porque referi isto?

para lhe fazer ver que não é coerente na sua linha de raciocinio....

_Mas a Srª D. Leonilda diz:

"...mas as pulgas e carrapatos....para mim não são considerados animais, mas sim parasitas..."

E Assim a Sr. D. Leonilde fica de consciência tranquila, pq continua a defender a vida dos animais acima de tudo (já que as pulgas não são anmais para ela)

e daí a sua frase mestra: "...quando a vida dum animal está em causa...é pão pãp queijo queijo..."

EU Só pergunto!: (e agradeço sinceramente que responda, sempre quero ver até onde vai a sua coerencia)

__CONsidera os borregos , galinhas, peixes etc. animais? OU parasitas?

Se os considera animais, como penso que sim, (e para si a vida dos animais estão acima de tudo!! não é?...é pao pao......)

Porque é que a vida , para si. de um borrego ou galinha, vale menos que a vida dum cão? (já que as rações incluem estes igredientes (ou seja animais que diz defender)

Pq não defende tb os borregos?.....para ser coerente com a sua frase mestra..

e agora!!? a sua atitude perante os animais é diferenciada?

(todas as opiniões são importantes, estamos só a refletir...)

SErá que é só pão pao queijo queijo em relação aos cães?

Canary
Responder

Voltar para “Cães”