Curiosidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 28, 2006 12:52 pm

Ver televisão
Sabiam que os cães vêem mal a televisão?
A noção de movimento que temos quando vemos televisão ou cinema resulta de uma sucessão de imagens estáticas como se fossem slides. É uma das características da visão, a que normalmente se chama “cinemática”. Essas imagens fixas sucedem-se a um ritmo de 30 imagens por segundo, que corresponde à nossa frequência visual. Isto é, com essa frequência, não conseguimos ver cada “slide” isoladamente mas apenas a sua sequência, que nos dá a sensação de movimento.
Mas a frequência visual do cão é diferente. Assim, quando ele assiste à televisão, vê a sucessão das imagens mas separadas umas das outras sem lhes dar a noção rigorosa de movimento.

De qualquer modo, muitas vezes os cães ficam presos à imagem televisiva quando o tema são cães ou outros bichos, principalmente se o som for sugestivo. De outra forma, normalmente não ligam.
Quando levei por várias vezes os meus cães para a barragem de Lever no rio Douro, fiz-lhe um pequeno filme em vídeo. Quando o passo cá em casa eles ficam excitadíssimos. Devem identificar o local e o ambiente de brincadeira e, às tantas, querem mergulhar no ecrã...

Imagem

Imagem
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta set 28, 2006 1:25 pm

A Claudia (golden), nunca ligou ao que se passa na televisão mas, o Ralph (whippet), ficou uma vez visivelmente perturbado com um documentário sobre ursos pardos! A certa altura, só lhe faltou meter-se debaixo do sofá! :D
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta set 28, 2006 9:11 pm

Boa noite!

Nel escreveu: "Não vou contestar com segurança, mas julgo que o whippet atinge uma velocidade superior ao greyhound"

...ver : http://www.dogtimes.com.br/greyhound.htm

A audição:

a audição dos cães é excelente, apesar de algumas raças terem melhor audição do que outras. Conseguem registar sons de 35000 vibrações por segundo (comparado com 20000 por segundo no Homem e 25000 por segundo no gato). O cão tb consegue fechar o ouvido interno de forma a filtrar ruídos e poder concentrar-se no som desejado (este dom torna-os convidados ideais em festas!)

Canary
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 30, 2006 12:28 am

Em todo o caso os meus cães ligam se a imagem for sugestiva...mesmo sem som. Mas tem de ser relacionado com outros animais e desenhos animados...não acho que dê importância se não for dentro desses moldes.
<p>susana</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 30, 2006 6:48 pm

Pesar o cão

Isto é quase o Ovo de Colombo embora se aplique apenas a cães de pequeno e médio porte.
É muito fácil. Pesa-se primeiro a pessoa numa balança de quarto de banho. Depois pega-se no cão ao colo e pesa-se novamente. A diferença, como é óbvio, corresponde ao peso do cão. Este processo resulta muito bem com o whippet que é um "peso ligeiro". Com cães de maior porte tem que se recorrer a uma balança especial.
Mas, se tiverem força e a balança aguentar não há como experimentar.
(Se se espalharem na casa de banho, não me responsabilizo :LOL: )
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 04, 2006 4:31 pm

Plantas tóxicas

Por norma um cão adulto não é tentado a comer plantas tóxicas
Mas, na sua fase de crescimento, o cachorro é imprevisível no que respeita à ingestão de uma enorme variedade de coisas, inclusive plantas.
Mais preocupante é o facto de possuirmos em nossas próprias casas algumas plantas que, sem o sabermos, são venenosas. A maior parte das plantas decorativas, tão acessíveis aos nossos cachorros, são altamente tóxicas. O filodendro, a hera, o antúrio, a hortênsia, etc. são realmente venenosas.
Mais ainda, os caroços de alguns frutos tão familiares como os do pêssego, do damasco e outros contêm no seu interior substâncias que podem libertar facilmente ácido cianídrico, que é extremamente tóxico.
As fotos em baixo representam uma pequena parte das plantas tóxicas que existem, considerando-se de interesse divulgar apenas aquelas cujo acesso pelos nossos cachorros é mais provável.
No entanto, há muitas outras, seja nos jardins públicos ou nos bosques, que seria fastidioso e despropositado mencionar aqui.
Veja mais plantas tóxicas aqui: http://whippetp.no.sapo.pt/Plantas%20toxicas.htm

Imagem
Filodendro

Imagem
Tulipa

Imagem
Antúrio
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 06, 2006 12:09 pm

Imagem
Plantas que eles comem
Há uma planta, que pode considerar-se uma erva daninha porque cresce espontâneamente em locais abandonados sem cuidados de manutenção, muito frequentemente junto de urtigas, é muito apetecida pelos cães. Eles comem-na aparentemente apenas pelo simples prazer de a saborear e não movidos pelo instinto de se purgarem, como normalmente acontece quando comem erva, por exemplo.
De facto, só muito raramente vomitam depois de a ingerirem.
Os meus lingrinhas já conhecen os sítios onde elas estão e vão lá direitinhos comê-las.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta out 06, 2006 12:54 pm

Qur curioso sempre que os meus cães tentavam comer essas plantinhas, estas ultimas eu não deixava
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 06, 2006 4:29 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Qur curioso sempre que os meus cães tentavam comer essas plantinhas, estas ultimas eu não deixava
Comigo aconteceu exactamente o mesmo.
Como notei esse apetite por essas plantas quando ainda eram cachorros, receei que lhes fizessem mal embora ainda desconhecesse a dimensão e a variedade das plantas tóxicas.
Entretanto fui-me informando e verifiquei que os efeitos não eram notórios, nem para bem nem para mal.

Um conhecido meu, dono de uma doberman, que costumo encontrar durante os meus passeios, disse que a cadela costuma comer dessas plantas "à bruta", presumivelmente para se purgar.

Quando há três anos coloquei aqui a foto da planta, alguém disse que provavelmente essa planta tem substâncias tipo droga, que eles aproveitam para curtir...
Hummm... fantasias. :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 08, 2006 9:01 pm

Mitos sobre cães

Existem muitas crendices relacionadas com os cães. Vamos aqui enunciar alguns dos mitos que se foram transmitindo de geração em geração, tidos por muita gente como verdades absolutas. Alguns não deixam de ser cómicos. Seguem aqui alguns para começar:

• Os cães ao manifestarem comportamentos sexuais é porque estão a precisar de cadela.
• A cadela deve procriar porque lhe faz bem à saúde.
• Quando um cão faz chichi em casa e se encolhe quando o dono chega e ralha, é porque percebe que fez mal.
• O leite de vaca deve ser diluido para dar aos cachorros.
• Deve esfregar-se o nariz do cão no chichi para ele deixar de fazer porcaria em casa.
• O mito dos doberman: Têm um crânio pequeno e o seu cérebro gigantesco não cabe lá dentro, por isso aos sete anos de idade deve-se abater.
• Dar carne crua ou comida picante aos cães torna-os mais agressivos e implacáveis.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda out 09, 2006 10:20 am

nel
A planta com substancias tipo droga? :p

Esses mitos realmente...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça out 10, 2006 7:46 pm

Mitos sobre cães (Cont.)

• Não se pode cortar os pêlos à frente dos olhos nos cães de pêlo comprido, se não ficam cegos.
• As coisas doces provocam lombrigas.
• A esgana cura-se com borras de café.
• Num apartamento só se podem ter cães pequenos.
• Os rafeiros são mais saudáveis que os cães de raça.
• Não se deve alimentar os cães alguns dias antes de uma jornada de caça, pois desta forma aumenta-se o seu instinto.
• Não se deve vacinar um cão de caça, pois tira-se-lhe o faro.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

terça out 10, 2006 8:12 pm

continuando esta dos mitos....

no outro dia ouvi uma que me deixou de boca aberta...

a cadelita da minha vizinha teve uma ninhada...no entanto a senhora matou os caezinhos logo à nascença...(pronto....ok...sem comentarios)....entao eu disse-lhe que a cadelinha tava cheia de leite...que devia dar-lhe qualquer coisa para secar o leite.....adorei a explicaçao da senhora de como isso se fazia...

ora entao: "ó ines, mas isso basta por umas cabeças de alho ao pescoço da cadela que o leite seca!!!!"... :o

fiquei sem comentarios....mais tarde la acabou por dar os medicamentos à cadelita....
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

terça out 10, 2006 8:13 pm

continuando esta dos mitos....

no outro dia ouvi uma que me deixou de boca aberta...

a cadelita da minha vizinha teve uma ninhada...no entanto a senhora matou os caezinhos logo à nascença...(pronto....ok...sem comentarios)....entao eu disse-lhe que a cadelinha tava cheia de leite...que devia dar-lhe qualquer coisa para secar o leite.....adorei a explicaçao da senhora de como isso se fazia...

ora entao: "ó ines, mas isso basta por umas cabeças de alho ao pescoço da cadela que o leite seca!!!!"... :o

fiquei sem comentarios....mais tarde la acabou por dar os medicamentos à cadelita....
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

terça out 10, 2006 8:40 pm

E a de os cães ao comerem comida quente perderem o faro? Alguem sabe se é mito ou realidade?
Responder

Voltar para “Cães”