Olá Isabel!
Sinceramente eu acho um preço astronómico. Não só para os serras mas para outras raças também. Tanto quanto sei um serra não custa € 400! Pelo menos há três anos uma serra no canil do Sabugueiro custava no mínimo 120 cts. É lógico que os cães dão despesas aos criadores, mas também só os cria quem quer...que eu saiba não é obrigação. Também só os compra quem quer ou pode. Mas o facto de poder dar esses valores por um cão não é segurança de bom tratamento, afinal vê-se cães de raça e que muito provavelmente até foram caros, abandonados na rua. Mas o que está aqui em discução não é o preço dos cães, apenas foi dada a opinião de que com os preços que eles custam nos canis quem não pode compra um de beira de estrada e assim esse negócio não acaba nunca. Entenda que não é pelo preço do cão, mas sim pelas condições em que estes se encontram, muitas vezes ainda com idade para estarem bem juntinhos da mãe que se está aqui a falar!
Isabel
Há cães... na Serra da Estrela
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Lamento...mas não concordo que comprar um desses cães seja um 'salvamento'. De facto, o espaço vazio da Jaula deixado por esse cão será sempre e quase de imediato ocupado por outro ou por mais dois enquanto o 'negócio' der lucro. A Melhor forma de 'salvar' esses cães é não os comprar! Se não houver procura, a oferta também acabará por diminuir...se, por outro lado a procura se mantiver ou aumentar, a oferta irá procurar satisfazer essa procura e aumentará também........é simplesmente a Lei do Mercado!
O mesmo acontece em relação às lojas de animais alimentadas pelos BYB ou em relação aos próprios BYB ( e às raças da 'moda'), é a procura que os "alimenta" e enquanto houver gente a comprar-lhes cães eles continuarão a produzir mais e mais! ( nas condições que todos já sabemos).
Os "rafeiritos" da Serra da estrela existem porque nestas vendas há sempre uns quantos que não são vendidos e como crescem em demasiado, são abandonados! Depois são novos filhotes ( mais pequeninos e atractivos) que vão para o seu lugar e o ciclo nunca mais pára. Só parará ( ou pelo menos dimunuirá), se as pessoas deixarem de os comprar! Seja por ter pena destes 'pobrezinhos' ali ao frio ou porque são tão "lindinhos" quando são pequenos! Pode parecer uma opção demaisiado fria e calculista, mas será que é assim tão nobre "salvar" um cachorro hoje condenando assim o futuro de tantos mais?
Quando à 'chulice' dos Criadores, eu como não sou Criador ( nem tenciono ser) acho que tenho imparcialidade suficiente, e por isso posso dizer que só afirma isso quem não sabe o que é ser "Criador"! Talvez os 'criadores' ( com 'c' pequeno) sejam de facto chulos! Aceito que quem cria tipo fábrica ou que cria para 'ganhar' dinheiro, sem verdadeira preocupação com os cães ou com a raça de que são detentores, seja 'chulo'. Aceito que quem dá alimentação de baixa qualidade, faz de veterinário de improviso ( se melhorar melhorou, se não melhorar há cá mais cães em casa) e 'despacha' os cachorros com poucos dias de vida, é um chulo! Mas os 'Criadores' que amam verdadeiramente a raça de sua escolha e que fazem tudo segundo padrões de qualidade, repeitando os cães, a raça e as pessoas, não são 'Chulos' nenhuns!
'Chulos' são aqueles que andam à procura de cachorros baratos, a prestações, pedindo um descontozinho para a gasolina ou para o 'incomodo' de irem buscá-los, ou que regateiam o preço de um cão como quem compra uma T-Shirt na feira dos Ciganos!
Quem não pode comprar um a um criador, compra um à beira da Estrada? Isso parece-me a mesma lógica que dizer quem não tem dinheiro para comprar um carro novo e de qualidade, compra um na beira de estrada em segunda mão! Está certo....façam isso... mas assumam que correm sérios riscos de virem a ser enganados e a acabar com um carro avariado! É uma opção, mas é um risco muito grande! Quem vende carros novos ou mesmo usados de qualidade, para poder dar algumas garantias tem despesas e custos que legitimam que estes sejam mais caros que os de 'beira de estrada'!
Desculpem a comparação de cães com carros, mas foi a forma que eu arranjei para melhor me expressar.
Cumprimentos
Paulo C.
O mesmo acontece em relação às lojas de animais alimentadas pelos BYB ou em relação aos próprios BYB ( e às raças da 'moda'), é a procura que os "alimenta" e enquanto houver gente a comprar-lhes cães eles continuarão a produzir mais e mais! ( nas condições que todos já sabemos).
Os "rafeiritos" da Serra da estrela existem porque nestas vendas há sempre uns quantos que não são vendidos e como crescem em demasiado, são abandonados! Depois são novos filhotes ( mais pequeninos e atractivos) que vão para o seu lugar e o ciclo nunca mais pára. Só parará ( ou pelo menos dimunuirá), se as pessoas deixarem de os comprar! Seja por ter pena destes 'pobrezinhos' ali ao frio ou porque são tão "lindinhos" quando são pequenos! Pode parecer uma opção demaisiado fria e calculista, mas será que é assim tão nobre "salvar" um cachorro hoje condenando assim o futuro de tantos mais?
Quando à 'chulice' dos Criadores, eu como não sou Criador ( nem tenciono ser) acho que tenho imparcialidade suficiente, e por isso posso dizer que só afirma isso quem não sabe o que é ser "Criador"! Talvez os 'criadores' ( com 'c' pequeno) sejam de facto chulos! Aceito que quem cria tipo fábrica ou que cria para 'ganhar' dinheiro, sem verdadeira preocupação com os cães ou com a raça de que são detentores, seja 'chulo'. Aceito que quem dá alimentação de baixa qualidade, faz de veterinário de improviso ( se melhorar melhorou, se não melhorar há cá mais cães em casa) e 'despacha' os cachorros com poucos dias de vida, é um chulo! Mas os 'Criadores' que amam verdadeiramente a raça de sua escolha e que fazem tudo segundo padrões de qualidade, repeitando os cães, a raça e as pessoas, não são 'Chulos' nenhuns!
'Chulos' são aqueles que andam à procura de cachorros baratos, a prestações, pedindo um descontozinho para a gasolina ou para o 'incomodo' de irem buscá-los, ou que regateiam o preço de um cão como quem compra uma T-Shirt na feira dos Ciganos!
Quem não pode comprar um a um criador, compra um à beira da Estrada? Isso parece-me a mesma lógica que dizer quem não tem dinheiro para comprar um carro novo e de qualidade, compra um na beira de estrada em segunda mão! Está certo....façam isso... mas assumam que correm sérios riscos de virem a ser enganados e a acabar com um carro avariado! É uma opção, mas é um risco muito grande! Quem vende carros novos ou mesmo usados de qualidade, para poder dar algumas garantias tem despesas e custos que legitimam que estes sejam mais caros que os de 'beira de estrada'!
Desculpem a comparação de cães com carros, mas foi a forma que eu arranjei para melhor me expressar.
Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
PauloC, era aí que eu queria chegar. Peço desculpa de não me ter feito entender tão bem quanto tu. Era ao problema de "Criadores" e "criadores" que eu queria referir. E quando mencionei o "salvamento" dos pobres cães que estão enjaulados não o fiz como resolução do problema, apenas lamento a sorte daqueles pobres cachorrinhos. Porque já se sabe como são as leis do mercado...quanto maior é a procura...maior a oferta e muitas vezes sem qualquer qualidade, quer dos cães, quer das condições em que estes estão.
Isabel
Isabel
Bom dia, PauloC, há um tempo que não lia as suas mensagens! Como sempre bastante acertadas e faço minhas as suas palavras... eu acho que não diria melhor!
Isabelpo, na realidade, o que está em discussão não é o preço dos cães,embora esse tópico fosse abordado mais que uma vez pelos outros foristas (falou-se até em 50 euros). O facto de haver cachorros á beira da estrada, quando deveriam estar ao pé das maes, é um facto lamentavel, muito lamentavel mesmo, mas também o é, muitos outros cachorros que vejo em loja de animais, em condiçoes algo semelhantes e esses não são vendidos a 50 euros...
A minha intervenção foi no sentido de clarificar "o preço exorbitante", que se fizer bem as contas, não o será assim tanto. Só cria quem quer, é um facto. E só compra quem quer, é outro facto. E CRIAR caes, na minha opinião, não é apenas juntar um cão e uma cadela e seja o que Deus quizer,( ou o que o comprador quizer dar pelo produto).
Um bom fim de semana, para si e há agora para todos os foristas.
Isabel
Isabelpo, na realidade, o que está em discussão não é o preço dos cães,embora esse tópico fosse abordado mais que uma vez pelos outros foristas (falou-se até em 50 euros). O facto de haver cachorros á beira da estrada, quando deveriam estar ao pé das maes, é um facto lamentavel, muito lamentavel mesmo, mas também o é, muitos outros cachorros que vejo em loja de animais, em condiçoes algo semelhantes e esses não são vendidos a 50 euros...
A minha intervenção foi no sentido de clarificar "o preço exorbitante", que se fizer bem as contas, não o será assim tanto. Só cria quem quer, é um facto. E só compra quem quer, é outro facto. E CRIAR caes, na minha opinião, não é apenas juntar um cão e uma cadela e seja o que Deus quizer,( ou o que o comprador quizer dar pelo produto).
Um bom fim de semana, para si e há agora para todos os foristas.
Isabel
Ora ele há coisas!!!!
Nem de proposito...mas devido á minha profissão, acabei de receber telefonema de alguém que mora perto de mim há pouco (eu não conheço) a pedir informação sobre onde encontrar um vet na zona. Acontece que comparam um cachorrinho com um mes e pouco na Serra da Estrela e eles acham que ele está doente... :-(
Chamem-me o que quiserem mas nem perguntei o que tinha o cachorro ou quais eram os sintomas... sinceramente, nem me apeteceu perguntar, indiquei os vets e desejei boa sorte para o cachorro.
Para finalizar, o dono ainda me perguntou se eu sabia quanto é que o vet iria cobrar pela consulta! Isto diz-vos alguma coisa?
Uma vez mais um bom fim de semana
Isabel
Nem de proposito...mas devido á minha profissão, acabei de receber telefonema de alguém que mora perto de mim há pouco (eu não conheço) a pedir informação sobre onde encontrar um vet na zona. Acontece que comparam um cachorrinho com um mes e pouco na Serra da Estrela e eles acham que ele está doente... :-(
Chamem-me o que quiserem mas nem perguntei o que tinha o cachorro ou quais eram os sintomas... sinceramente, nem me apeteceu perguntar, indiquei os vets e desejei boa sorte para o cachorro.
Para finalizar, o dono ainda me perguntou se eu sabia quanto é que o vet iria cobrar pela consulta! Isto diz-vos alguma coisa?
Uma vez mais um bom fim de semana
Isabel
-
- Membro Veterano
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Ora é isso mesmo! É exactamente disso que estamos a falar. Da falta de condições em que esses animais estão e a falta de tudo que eles têm. Não para discutir preços dos cães. Ainda pouco antes do Natal fui a uma loja de animais e estavam a ser vendidos Cockers muito, mas muito pequenos. Os desgraçados só dormiam e mal levantavam a cabeça. Sempre a tremer e por aí fora. Eram muito pequenos para estarem ali. O que significa, como já foi dito que não são só os cães de € 50 e os de beira de estrada que estão mal.
Isabel
Isabel
Olá Isabel,Pois, só podem estar a brincar mesmo... o que me dizem então a 1000 euros por um bull terrier, por exemplo?
Cindelp, diga de sua justiça, pf.
Sinceramente, e isto para quem não está dentro do meio, pode parecer disparatado, mas até gostaria de ver o preço dos Cães da Serra da Estrela aumentarem (é claro, sempre que o preço se justificasse). eu sinceramente, se o preço se justificar (seja qual for a raça do cão), não vejo 1000 euros ou 1500 euros(ou mesmo mais) como astronomico !
O preço médio de um Serra da Estrela (seja das nobres castas ou um "simpleszinho") varia entre os 70cts e os 120 cts, recomendando a LICRASE 100 cts. É muito raro um Serra ser mais caro que 120cts, havendo de tal modo pouca diferenciação (a nivel de preços) entre o criador de ocasião e o criador com C grande !
Mas isto é claro, é um risco especialmente tendo em conta o mercado que estamos inseridos, sim é verdade, o portugues tipico preocupa-se mais com a carteira do que com a qualidade ....
E a verdade, como ja foi referido é que grande parte (para não dizer 99%) dos cchorros há venda nas estradas, NADA têm a ver com o verdadeiro Serra, de tal modo, que 99% dos compradores vai para casa com um rafeiro ! Rafeiro isso que só irá prejudicar a raça, tanto pelo exemplo que dá, pela imagem que transmitirá, quer caso seja usado para reproduçao .... Lembram-se do caso do Serra de pelo curto que ganhou a Euro-dog show em Paris ?
Pois é, mas repare que quem está nisto (referio os criadores com C grande), está por amor à raça, á camisola, e fará tudo para proteger a raça, desemvolvendo um trabalho serio em seu prol ! E como imagina isto tem os seus preços, e nenhum de nós é rico, de tal modo que antes de chamarem astronomicos certos preços, informem-se ...É lógico que os cães dão despesas aos criadores, mas também só os cria quem quer...que eu saiba não é obrigação. Também só os compra quem quer ou pode.
Mas não é ? então vamos lever dinheiro só para por o cão a cobrir, quando ele ainda agradece ? Só mesmos chulosÉ escusado, enquanto houver gente a vender cães a 50 euros os Criadores "só" podem ser chulos, a venderem a 500. Até há por aqui quem ache que levar dinheiro por uma monta é chulice ...

(para quem é lento, e não percebeu estou no gozo)
Mais piada tem, quando vamos pelo rua e deparamos com certas pessoas, que se fazem de entendidas da raça, que sabem tudo, mas quando nos mostram os seus cães ....Mas depois é ver o Álbum da Arca. Cães de raça? Cadé?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Cindelp, para ser muito sincera tb acho que 100 contos ou 120 não é nada do outro mundo., e por isso achei por momentos que os membros fabarm e isabelpo estariam a brincar. O exemplo do bull terrier a 1000 euros, foi apenas um termo de comparação... se quem vende a 500 é chulo, o que seria quem vende a 1000? ihihihihi
Isabel Santos (visto haver 2 Isabeis no mesmo tópico)
Isabel Santos (visto haver 2 Isabeis no mesmo tópico)
-
- Membro Veterano
Pois Cindel, tem toda a razão, no entanto não me parece que quem vende cães na beira da estrada seja criador, qualquer que seja o tamanho do "c". Eles produzem animais e pronto.
Isabel Oliveira
Isabel Oliveira
Pois...SeaLords Escreveu: É escusado, enquanto houver gente a vender cães a 50 euros os Criadores "só" podem ser chulos, a venderem a 500. Até há por aqui quem ache que levar dinheiro por uma monta é chulice ...
Mas depois é ver o Álbum da Arca. Cães de raça? Cadé?
Estas e outras situações acabam por ser deveras "castrantes" para quem pretende fazer algo mais sério...
É por essas e por outras igualmente "nefastas" que pretendo "pausar" durante o ano de 2003.
Qualquer dia ainda me chamam o gajo dos 101 malamutes

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>