Adopção de cão sénior

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

sexta jan 03, 2003 8:15 pm

Quero começar por agradecer as vossas mensagens tão queridas!
Estou de facto emocionada com a energia positiva que existe neste forum!

Amanhã será o grande dia e nem sei se vou conseguir dormir, pois há tanto tempo ansiava por ele.

Quanto a haver problema de ninhadas indesejadas, isso não se coloca, pois a minha Ally foi esterilizada quando a adoptei há 1 ano e meio atrás. Aliás, ela já tinha tumores no útero, por isso foi mesmo a melhor opção. Ela tem agora 2 anos e meio e está muito mimada para compensar o seu passado de abandonada... Daqui o meu receio quando ela se deparar com mais um membro na família.

bark,
obrigada pelas suas palavras, eu sei que trocámos imensas mensagens, mas quando isto toca aos sentimentos, parece que nos sentimos sem capacidade de raciocínio... não sei... Mas fico contente por saber que o Max está tão bem adaptado à sua nova família, do fundo do coração!

Penso que já aprendi mais sobre cães neste forum nos últimos meses, do que nos restantes 27 anos de vida, podem ter a certeza! Obrigada a todos!

Ana
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 03, 2003 8:21 pm

:D ele queria mesmo dizer que este texto foi uma excepção e que gostou muito de ler a sua história...há tópicos que são muito grandes e demoram a ler...mas este é grande e lê-se rápido...dá gosto de ler... ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 03, 2003 8:49 pm

bark Escreveu:
nel Escreveu: Olá

Eu quando vejo uma mensagem muito comprida fico logo arrepiado e resmungo "mas que frete".
quote]

oops Foi por isto Nel...

É que nós entusiasmamo-nos com estes temas...

Sabe? somos mulheres, choronas e depois, olhe, saem uns textos um bocado extensos...

Desculpe lá o frete ;)

Beijinhos lol

Olá bark
Eu às vezes também envio mensagens muito extensas. E o frete é das pessoas que têm a paciência de me ler.
Eu fiz esse aparte mais para estabelecer a diferença entre uma mensagem chata e comprida e a que está aqui em questão, que poderá ser um pouco extensa, mas não é nada chata, muito pelo contrário.
Se todas as mensagens fossem como esta, nem me importava que fossem mais compridas ;)

Estamos a iniciar bem o novo ano, não é?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

sexta jan 03, 2003 10:27 pm

Olá a todos,

Estarei a ser mal interpretada!?

É claro que a mensagem da Ana não tem nada de chata, muito pelo contrário, nem penso que o Nel a achou chata. Tanto um como o outro têm estilos literários dignos de se lerem. As suas intervenções (mais do nel porque participa mais), são sempre muito interessantes e oportunas agradáveis de ler e de uma correcção extrema, o que nem sempre acontece neste forum. Foi a leitura de algumas delas que me levou a estar convosco aqui.

O facto da Ana estar a partilhar connosco esta experiência única, é de louvar (tanto a atitude em si como o acto de a partilhar). Partilhando-a connosco está, de certa forma, a considerar-nos seus amigos. Não será?

Ana,

Sei pelo que está a passar neste momento. É só "se's" nessa cabecita, não é?

Olhe, amanhã, quando levar o menino para casa e depois do primeiro impacto, isso passa logo. Isto tem que ser um dia depois do outro. Vai ver!

Beijinhos
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

sexta jan 03, 2003 11:31 pm

Ana,
penso que o mais importante ja foi referido no entanto gostaria ainda de acrecentar que com a educaçao de um cao adulto tera de ter o dobro da paciencia, porque o cao ja tem certamente os seus habitos e manias que nao sao por vezes muitos correctos no nosso meio mas que ele aprendeu na rua e sempre viveu com eles! Torna-se entao obvio que sera bastante dificil contrariar habitos ja establecidos no seu cao!

Gostaria por fim de felicita-la pela sua tao nobre e generosa atitude!

Cumprimentos
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado jan 04, 2003 1:25 am

Muitos parabéns a si e ao seu marido, que apesar da resistência inicial, não conseguiu esquecer o Black, e concordou em deixá-la trazê-lo para casa.
Conselhos...conselhos...Nada de especial!
Muita paciência, atenções repartidas pelos dois cães, muita brincadeira e tudo correrá da melhor forma. A sua cadela ( como qualquer outro cão), também terá a noção que o novo elemento é mais velho e como tal, as regras entre os dois, estabelecer-se-ão da forma mais natural possível!
Boa Sorte!!!!!!! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sábado jan 04, 2003 5:01 am

Parabéns aos novos donos do Black. São notícias destas que nos fazem querer ir em frente e que melhoram os nossos dias.
Ana, tudo de bom para vocês.

Carla
acsp
Membro

sábado jan 04, 2003 8:31 pm

Olá a todos, cá estou eu com notícias do meu novo membro da família, o Blacky (nome final).

Assim que saiu do canil parecia outro, cheio de energia, só queria brincar e correr, estava mesmo feliz. O pior veio depois, assim que chegámos a casa, a Ally atacou-o sem sequer rosnar atirou-se logo a ele. Como devem calcular, nem eu esperava uma reacção tão negativa em tão pouco tempo.

Bom... lá fomos dar-lhe banho que durou uma meia hora com 3 de mão mais amaciador e mesmo assim a água não saía completamente limpa, mas as costas já não aguentavam mais, nem ele coitadito. Mas valeu a pena, o pelito parecia outro, é um cão muito bonito, modéstia à parte.

As aproximações seguintes por parte dele foram sempre presenteadas por ataques por parte da Ally, mas a querer morder mesmo. Ele é que é um paz de alma e nem reagiu, eu é que acabei por levar a mordidela... enfim... quem corre por gosto não cansa...

Estou um pouco frustrada mas amanhã será um novo dia! Escusado será dizer que irão dormir em quartos separados...

Beijos a todos e se alguém tiver alguma sugestão de como lidar com esta situação não se acanhe! Isto não fica por aqui, nem que tenha de ir com a tipa para um psicólogo canino para saber lidar com a sua agressividade contida ou nem por isso tão contida assim!

PS: Chiça que a cadela tem bons dentes, já foi há meia hora e ainda dói que se farta...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jan 04, 2003 9:36 pm

Isto não fica por aqui, nem que tenha de ir com a tipa para um psicólogo canino para saber lidar com a sua agressividade contida ou nem por isso tão contida assim!

PS: Chiça que a cadela tem bons dentes, já foi há meia hora e ainda dói que se farta...
:lol: :lol: :lol: :lol: só se a levar ao dentista :evil: :evil: :evil:

anjaazul
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado jan 04, 2003 9:54 pm

Ana,

Vai precisar de muito amor e paciencia... Eu nao sou psicologa canina nem a conheco a si, ao Blacky e a Ally, mas digo-lhe que se eu fosse a Ally neste momento estava cheia de medo de perder a minha posicao na familia. Tente dar mais mimo a Ally e tente ver se ela aceita o Blacky sentada ao seu colo com o Blacky no chao.
Quando eu adoptei o meu cao tambem me vi com um problema inesperado: nos temos uma coelha que ja tem seis anos e que que nunca viveu numa gaiola. Anda a solta pela cozinha.
Antes de trazer o Oscar, fartei-me de fazer planos e imaginei que o Oscar, tao querido e timido iria ser uma companhia para a mimalha da Beatrix. Nao me podia ter enganado mais: no momento em que o cao viu a coelha perdeu a timidez toda e tentou morder-lhe.
Quando a cena se deu, dei um grande berro e agarrei no cao pelo cachaco (foi a atitude institiva), mas o Oscar apanhou um susto enorme e ficou aterrorizado pela coelha. Sempre que se aproximava da cozinha ficava a tremer, tipo estatua, com um fio de baba a sair-lhe pela boca. Nao foi nada agradavel.
Quem me ajudou nessa altura foi uma psicologa de caes americana que encontrei na internet (no site www.petcareforum.com). O que ela me aconselhou foi a trazer o Oscar para a cozinha, para o distrair com comida, com palhacadas ou com o que resultasse e que o recompensasse de cada vez que ele me olhasse nos olhos ou me seguisse.
Ainda hoje (e ja la vai mais de um ano), o Oscar e a Beatrix nao podem estar soltos no mesmo espaco e tenho consciencia de que se o Oscar pudesse que a coelha ia para o tacho... Mas pelo menos o Oscar perdeu a ansiedade e aceitou que a cozinha e territorio da Beatrix. Sempre que entra na cozinha anda agarrado ao meu joelho e se eu me imobilizo ele senta-se.
Bom... de qualquer maneira, coragem e um grande beijinho,

PS. Por a triste da Beatrix numa gaiola (ou no tacho) nao e e nunca foi hipotese.

Joana van der Leeuw :p :p
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado jan 04, 2003 9:55 pm

Ana,

Vai precisar de muito amor e paciencia... Eu nao sou psicologa canina nem a conheco a si, ao Blacky e a Ally, mas digo-lhe que se eu fosse a Ally neste momento estava cheia de medo de perder a minha posicao na familia. Tente dar mais mimo a Ally e tente ver se ela aceita o Blacky sentada ao seu colo com o Blacky no chao.
Quando eu adoptei o meu cao tambem me vi com um problema inesperado: nos temos uma coelha que ja tem seis anos e que que nunca viveu numa gaiola. Anda a solta pela cozinha.
Antes de trazer o Oscar, fartei-me de fazer planos e imaginei que o Oscar, tao querido e timido iria ser uma companhia para a mimalha da Beatrix. Nao me podia ter enganado mais: no momento em que o cao viu a coelha perdeu a timidez toda e tentou morder-lhe.
Quando a cena se deu, dei um grande berro e agarrei no cao pelo cachaco (foi a atitude institiva), mas o Oscar apanhou um susto enorme e ficou aterrorizado pela coelha. Sempre que se aproximava da cozinha ficava a tremer, tipo estatua, com um fio de baba a sair-lhe pela boca. Nao foi nada agradavel.
Quem me ajudou nessa altura foi uma psicologa de caes americana que encontrei na internet (no site www.petcareforum.com). O que ela me aconselhou foi a trazer o Oscar para a cozinha, para o distrair com comida, com palhacadas ou com o que resultasse e que o recompensasse de cada vez que ele me olhasse nos olhos ou me seguisse.
Ainda hoje (e ja la vai mais de um ano), o Oscar e a Beatrix nao podem estar soltos no mesmo espaco e tenho consciencia de que se o Oscar pudesse que a coelha ia para o tacho... Mas pelo menos o Oscar perdeu a ansiedade e aceitou que a cozinha e territorio da Beatrix. Sempre que entra na cozinha anda agarrado ao meu joelho e se eu me imobilizo ele senta-se.
Bom... de qualquer maneira, coragem e um grande beijinho,

PS. Por a triste da Beatrix numa gaiola (ou no tacho) nao e e nunca foi hipotese.

Joana van der Leeuw :p :p
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

domingo jan 05, 2003 12:49 am

Que Deus a abençoe grandemente! Acho que é das minhas! As pessoas normalmente pensam em adoptar cãezinhos novos e saudáveis, eu penso exactamente no contrário, nos feiinhos ou aleijados, enfim, naqueles que as restantes pessoas dizem não...

(o meu namorado se lê isto mata-me!)

maria do coelho
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo jan 05, 2003 1:38 am

Olá Ana!

Pois é...a sua Ally não teve uma reacção muito famosa para com o Black, mas esse comportamento até foi natural.
Não sei se a Ana não terá entrado em casa de uma forma repentina com o novo "intruso" e a Ally instintivamente reagiu para proteger um território e um lugar que lhe pertence.
Como já lhe tinha dito no meu comentário anterior, irá ter agora nos primeiros tempinhos um jogo de paciência.
Aconselho-a a tentar separar os dois cães durante algum tempo (uns minutinhos todos os dias), através de uma janela de vidro ( por exemplo, um cão na varanda, se esta existir, e outro cão do lado de dentro da casa).
A Ana terá que estar do lado da sua cadela e irá fazer-lhe muitas festas e falar com ela, como que se estivesse a apresentar o novo morador; embora possa parecer disparatado, os cães reagem bem a este tipo de comportamento. Não queira contudo, apressar as coisas...Continue a pô-los em sítios separados, mas faça entender à sua cadela que a presença do novo cão só lhe trouxe mais atenções, pois por associação de ideias, a Ally irá perceber que na presença do Black continua a ter mimos.
Quando o Black fôr dar um passeio à rua, as pessoas que estiverem em casa, não devem dar qualquer tipo de atenção à Ally, só voltando a fazê-lo, quando estiverem os dois cães em casa.
Mais coisas......Refeições para os dois à mesma hora, deve ser também uma medida a seguir.
Enfim...Experimente algumas sugestões e vai ver que num instante terá aí em casa dois inseparáveis amigos.
Vá dando notícias!!!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
acsp
Membro

domingo jan 05, 2003 11:15 pm

Olá a todos, cá estou eu com mais episódios do meu velhote.

O Blacky já foi ao veterinário e está tudo bem tirando uma otitezita que já está a ser tratada. Ele é muito mimalhinho e anda sempre atrás de mim para lhe dar festinhas (que eu nego a muito custo quando a Ally está presente).

A Ally está cada vez mais agressiva com o Blacky e ataca-o sempre que ficam focinho com focinho. Ele naturalmente já começou a ripostar. Pode-se dizer que se vive cá em casa um ambiente de cortar à faca...

Estou desesperada, já seguimos os conselhos que vocês deram mas infelizmente nada parece resultar... Já não sei o que fazer... Já começo a pensar que se calhar tenho de arranjar outro sítio para ele ficar (não consigo dizer isto sem que as lágrimas me escorram pela cara). A minha cadela tem notoriamente um problema de agressividade e o problema parece-me cada vez pior, pois está cada vez mais stressada, aliás estamos todos...

Qualquer sugestão será bem vinda!

Ana
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 05, 2003 11:22 pm

Fale com a Faculdade de Medicina Veterinaria em LX e peça para uma consulta com a prof de comportamento animal...
Responder

Voltar para “Cães”