"Conspiração Canina" - Programa na SIC quem viu?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

segunda jan 06, 2003 8:35 pm

Olá.
Eu vi a parte final do programa mas fez-me uma tremenda impressão ver a confusão na cabeça daqueke setter, que só não «foi dar uma volta» porque os filhos fincaram o pé. Eutanasiar um cão porque ele já não está a ter graça, porque destroi a casa, porque etc, não me convencerá nunca.

Eu defendo que cada um deve tratá-los como melhor souber, podemos até dormir com eles se assim o entendermos, pq não? Só não podemos é de repente mudar de ideias e despachá-lo depois porque ele está a «falhar». Não, nesse caso quem falhou fomos nós e para variar é melhor sacudir a água do capote.

Eu respeito as ideias do Gary. Só espero que respeite as minhas. Enquanto não tiver que dormir em minha casa com uma cadela de 35 kgs em cima não pode reclamar. Aliás, como já disse noutro tópico, o que os outros fazem não o incomoda enquanto não o incomodarem a si. É isso mesmo, faço minhas as suas palavras.

Paulo C, nel e dicas, mais uma vez «devorei» as vossas ideias e enriqueci mais um pouco.

Abraços,
Carla
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jan 06, 2003 10:38 pm

gary Escreveu: Quem tem cães, melhor quem tem vários cães , se estiver atento ao comportamento dos animais , há-de constar que entre o comportamneto dos nossos adoráveis cãezinhos e os seus primos livres , os lobos , há muito poucas ou nenhumas diferenças, apenas os instintos estão mais sublimados por milhares de anos de convivencia,estreita, com o homem.
Olá,
A palavra "primos" talvez seja um pouco distante.... Continuam a ser a mesma espécie, embora domesticada nas variadas formas e temperamentos pelo homem e para uso do mesmo.
A palavra "irmãos" soa-me mais realista. ;)
Alias, sou apologista de que a essencia do comportamento canino está inteiramente ligada com o estudo da estrutura social dos lobos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda jan 06, 2003 11:21 pm

Olá PauloC!

Que pena não ter visto... :(:(:(
Não vai dar outra vez?
Ninguem sabe quando vai dar?
Se souberem digam alguma coisa por favor... ;)

Obrigada
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jan 07, 2003 1:00 am

Olá

[quote=aisd]
Não sei, não vi o programa.
Mas, se me dão licença, podemos transformar todas as relações do mundo em casos de oportunismo.
Afinal os homens o que querem são umas criadas gratuitas lá em casa.
E as mulheres o que querem de um homem é segurança e sustento para elas e os filhos.
E os filhos ?
Basta visitar os lares.Depois de terem sido sustentados e criados pelos pais...
E os pais ? Amarão os filhos ou estão a pensar que precisarão deles quando forem velhos ?
E afinal ? Haverá amor à face da terra ?

O que eu quero dizer é que não há relação humana ou animal que resista a uma análise cínica.
[/quote]

Mas a vida é assim mesmo , em regra quando damos algo esperamos também algo em troca , por exemplo quando educamos um filho esparamos que ele mais tarde nos retribua seja com o exito da sua vida profisional , ou sentimental mas também esparamos, depois de ficarmos velhos e chatos , que eles nos aturem e nos acarinhem . Pessoalmente não espero outra coisa, tal como os meus pais sabem que podem contar , sempre , com o fiilho.
Quando convidamos um amigo para almoçar , esperamos que nesse almoço e desse amigo , nos dê, pelo menos, o prazer da sua presença ,das recordações de feitos passados , etc. , quando seduzimos uma mulher esperamos também retribuição e quando temos um cão também esperamos que ele nos dê qualquer coisa,e tanto pode ser ajuda no trabalho, segurança ou apenas companhia e no capitulo da companhia o cão cumpre como nenhum outro animal, tem um papel fundamental no apoio que dá a gente que está só, e cada vez mais as pessoas estão sós , mesmo quando vivem em torres enormes em grandes cidades. Há uma velhota que depois de perder os filhos num acidente perdeu o marido , tem 82 enérgicos anos. a velhota foi-se abaixo , dei-lhe um cão, ela aceitou, e todos os meses, quando lhe vou dar a ração ou quando ela me telefona , preocupada com o atchim do rafeirote , lá vou eu , célere e ponho o meu ar de preocupado nº 4 , não me preocupo puto com o cão , mas com a velhota, mas é o cão, agora , que dá sentido a vida da senhora, as preocupações que ela tem ; é a comida , é a água, são os passeios , os xixxis e quando lhe pergunto pelo "penso higiénico" ela responde "o meu menino hoje portou-se bem, é muito inteligente , só lhe falta falar ., percebe tudo que a gente lhe diz" e conta-me as habilidades do canito toda emocionada como se fosse um êxito escolar, dum neto que já não tem . Além de respeitar esta relação, entre uma velha só e um cão , estimulo-a , a ração e outros gastos que tenho com o vira lata é-me retribuída pela velhota pelo gozo que me dá de a ver sorrir e interessar-se pela vida por causa do cão, dá-me gozo logo sou compensado.
Quando temos um cão, temos o cão porquê? Porque queremos perservar a espécie ? não , queremo-lo porque duma maneira ou doutra ele é-nos útil , dá-nos sempre qualquer coisa. É natural , não tem nada de perverso.
Um abra&ccedil;o
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

terça jan 07, 2003 4:35 am

Gary,
Não posso deixar de lhe dizer que me emocionei com a relação que tem com a tal senhora e apesar de não querer saber do cão, como diz, na verdade até quer. Seja como for, deu um amigo a alguém que precisava dele.
Talvez estivesse a julgá-lo mal por ser tão brusco nalgumas intervenções, o que me fez pensar em si como uma pessoa pouco sensível. Pelo menos com os animais.
De qualquer forma, nunca pensei que os seus animais não fossem bem cuidados. Temos apenas formas diferentes de ver as coisas nalguns aspectos. So what? Ainda bem.

Fique bem,

Carla
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jan 07, 2003 8:39 am

Olá

Eu bem tenho vindo a dizer que o Gary não é aquilo que parece à primeira vista...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jan 07, 2003 10:44 am

Gary,

como disse eu não vi o programa.
Fiquei foi chocada (e interpretei mal a julgar pelas palavras do Paulo C) o conteúdo do mesmo, por causa de uma das primeiras intervenções neste tópico onde se diz a propósito :
como um excelente oportunista, que se valeu das suas qualidades e capacidades para nos fazer "render aos seus pés".
e quis, pois, chamar a atenção que todas as relações podem ser reduzidas a interesse e oportunismo.
Não obstante, no nosso coração existem sentimentos autênticos, mesmo que os cínicos não acreditem.
E também há verdadeira afeição pelos cães e deles por nós.
Oportunismo ?
Foi de parte a parte - com mútuas vantagens para ambos.

Outra coisa :
quando falamos de humanizar os cães parece-me que se usa esta expressão com dois sentidos diversos :

- um, o de atribuir aos cães sentimentos e pensamentos que são exclusivos do humano (lembram-se da discussão ácerca dos 'ciúmes' ?)

- outro, o de esperar que se adaptem à nossa vida e necessidades com desprezo pelas suas características e necessidades próprias.

Este último parece-me ter sido o sentido deste programa que lamento ter perdido.
gary
Membro Veterano

terça jan 07, 2003 11:16 pm

Olá

"É aqui que se coloca a questão proposta pelo PauloC. Até que ponto não existirá um certo exagero nos laços de união entre o dono (em termos latos) e o cão?
É muito provável que nalguns casos esse afecto atinja níveis a tocar o patológico. É muito provável que a "humanização" do cão constitua uma forma de reconhecimento, de gratificação pelo seu afecto e dedicação incondicionais."

Creio , não tenho procuração , que o Paulo C. pretendeu, foi pôr o pessoal a refletir , sobre a maneira com nos relacionamos com os nossos bichos.
Parece-me que valeu a pena. Há pelo menos alguém que apanhou a ideia. ;)
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano

terça jan 07, 2003 11:29 pm

[quote=fang]

A palavra "primos" talvez seja um pouco distante.... Continuam a ser a mesma espécie, embora domesticada nas variadas formas e temperamentos pelo homem e para uso do mesmo.
A palavra "irmãos" soa-me mais realista. ;)

Alias, sou apologista de que a essencia do comportamento canino está inteiramente ligada com o estudo da estrutura social dos lobos.
[/quote]

Também acho .
O estudo da estrutura social do lobo tem-me ajudado a resolver alguns problemas, nomeadamente com machos hiper dominantes. ao perceber como é que eles resolvem esse problema ,. premitiu-me recuperar alguns cães. O que leva , naturalmente , a concluir que a fonte é a mesma.
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano

terça jan 07, 2003 11:51 pm

"

E também há verdadeira afeição pelos cães e deles por nós.
Oportunismo ?
Foi de parte a parte - com mútuas vantagens para ambos.

Claro , tem razão no que conclui . O cão garantiu a sobrevivencia da espécie e o homem viu protegidos os rebanhos ,fonte estratégica de protaínas , que lhe permitiu aventurar-se por esse mundo fora , já que não dava muito jeito levar às costas as " ervas" da Mandona .;) , se tirarmos o lado pejorativo (humano) do termo, veremos que ambas as espécies tiveram grande sentido de oportunidade, e complementaram-se com beneficios para ambos.

Outra coisa :
quando falamos de humanizar os cães parece-me que se usa esta expressão com dois sentidos diversos :

- um, o de atribuir aos cães sentimentos e pensamentos que são exclusivos do humano (lembram-se da discussão ácerca dos 'ciúmes' ?)

- outro, o de esperar que se adaptem à nossa vida e necessidades com desprezo pelas suas características e necessidades próprias.

Este último parece-me ter sido o sentido deste programa que lamento ter perdido.
[/quote]

É isso mesmo .
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”