"Não suporto as pessoas que pagam balúrdios por animais só porque têm "marca""

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta jan 09, 2003 9:43 am

:o :o :o :o :o :o :o

Sr. Varela:

Se o documento que tem e que atesta a "pureza" da raça da sua cadela não é reconhecido pelo CPC, isso significa que não é reconhecido pela FCI. Logo a "pureza" da sua cadela fica um pouco dúbia...
Não existe qualquer registo no CPC que custe 200 cts... Que eu saiba o registo mais caro no CPC é o registo de um Afixo, e olhe que não anda nem perto de 200 cts...
Ainda recentemente registei uma cadela que importei da Republica Checa, e que trouxe o respectivo Pedigree Checo de Exportação, e paguei apenas cerca de €20 para que o CPC lhe atribuissse o respectivo LOP. Não sei onde foi buscar as sua informações do custo do registo de um cão importado, mas parece-me que não foi ao lugar certo...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 09, 2003 9:51 am

Caro Varela,
Lembra-se deste mail que eu lhe enviei no dia 26 de Dezembro?
Assunto: Falta na Descrição Histórica, ou alteração !

Olá,

Apenas uma correcção a esta afirmação:

"Alias segundo um regulamento do C.P.C. datado de há cerca de dois anos não é possível registar animais importados."
A verdade é que os animais importados podem ser registados no CPC, desde que registados no pais de onde são exportados e que esse registo seja reconhecido pela FCI ( e consequentemente pelo CPC). O que o CPC não regista, sejam ou não importados, são cães sem registo nenhum ou com registos de entidades não reconhecidas pela FCI.

Por exemplo, se os meus amigos importarem um cão de Espanha registado no LOE ( Livro de Origens Espanhol), certamente que o CPC aceitará o registo!

Vejam estes artigos do Regulamento do LOP:

Capítulo II

Admissão

Artigo 4º

Admissão ao Livro de Origens Português

1. A admissão ao L.O.P., dos cães de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, é estritamente reservada os que se encontrem devidamente identificados.
2. São considerados admissíveis os cães que, cumulativamente com o ponto 1, se inscrevam numa das seguintes condições:
a) Os seus progenitores estejam registados no L.O.P.;
b) A sua progenitora esteja registada no L.O.P. e o seu progenitor esteja registado num Livro de Origens reconhecido;
c) Estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela F.C.I.;
d) Tenham a sua ascendência traçada, sem qualquer interrupção, até à terceira geração inclusive, desde que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstrada perante a 1ª Comissão, e a seu contento;
e) Tenham a sua ascendência traçada sem qualquer interrupção até à 3ª geração no R.I. que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição autorizada pelo C.P.C., que tenham idade superior a 15 meses;
f) Que sejam de Raça Portuguesa, com ascendência registada, que tenham obtido a qualificação de "Excelente" em qualquer exposição organizada ou autorizada pelo Clube Português de Canicultura e que tenham idade superior a 15 meses.

Artigo 45º

Livros de Origens reconhecidos

1. O Clube Português de Canicultura aceita como válidos todos os Livros de Origens reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale.
2. Para além dos acima referidos serão aceites como válidos os certificados genealógicos emitidos por o Kennel Club Inglês, o American Kennel Club e o Canadian Kennel Club.

Cumprimentos

Paulo C.
É um facto que você me respondeu, mas como é obvio, sendo uma troca de mails particulares não vou colocar aqui as suas respostas. Basta-me apenas dizer que elas foram na mesma linha do seu disrcurso 'contra o CPC' e contra os 'Criadores instalados' que só querem explorar os seus animais utilizando aquele papel chamado LOP e que não serve para nada!

É um facto também que, apesar de você saber que a informação que tem no site está incorrecta, porque NÂO É VERDADE que o CPC não regista cães importados, você nada fez para a corrigir.

Já tive oportunidade de lhe dizer que o LOP não é apenas um 'papel'. Pode ter muitas insuficiências, e podem ser encontradas algumas falhas, mas é o único documento válido que temos em Portugal para atestar a pureza de determinado cão. Um Bilhete de identidade, uma certidão de nascimento ou um passaporte também podem ser falsificados ou adulterados, mas são também o únicos documentos que temos para atestar a identidade de alguém!

Não ponho em causa que adore a sua cadela e acredite que eu também não valorizo menos um cão equanto animal de companhia pelo facto dele ter ou não ter os tais 'papeis'! No entanto, parece-me que desvalorizar os cães e criadores que têm "papeis" dizendo que são apenas fomentadores da exploração e do enriquecimento e 'atacar' o C.P.C. ( e por tabela a FCI que é quem estabelece as regras) também não me parece correcto.

Cumprimentos

Paulo C.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta jan 09, 2003 10:07 am

Por curiosidade tentei visitar a página do Sr. Varela, mas parece que está offline....
Por isso visistei o seu álbum de fotografias da arca, e depois de ver as fotos dos cachorros da Wolfie e do Ice fiquei com uma grande dúvida.... :?:
De acordo com o que se pode ler nas legendas das fotografias dos cachorros, todos eles têm um "afixo" - Baixa de Palmela. Ora se a mãe não tem documentos, logo não está registada no CPC, como podem os filhos dela ter "afixo". O "afixo" é seu?? Ou não é afixo nenhum, e o senhor apenas achou que ficava bem os cachorros terem um nome em comum? Será que o "afixo" do Ice também está nesta situação??? Estranho... muito estranho... :o
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 09, 2003 10:13 am

Ó AnaS, é óbvio que é tudo fantasia. Também não conhece aqueles que chamam ao seu cão "Bobi Teixeira da Cunha"? Alguma vez o Varela sabe o que é um afixo e para que é que serve? Afinal de contas, o afixo é outra das conspirações do CPC e dos criadores instalados (o que será isto?).

Criadores de vão de escada. O que é que há mais para dizer?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Luis_Carvalho
Membro Júnior
Registado: segunda abr 29, 2002 8:37 am
Localização: Retriever do Labrador, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Pastor Alemão

quinta jan 09, 2003 10:46 am

Sr. Varela e restantes leitores,

Sou novo neste sistema de discussão por isso peço desculpa se estou a ser intrometido.
Você diz ter uma cadela samoyedo e que fez uma criação e segundo percebi deu todas as crias a pessoas de confiança. Deixe que lhe diga que cães nordicos tipo husky,samoyedo e outros são cães a cair em desgraça pois são cães que a nivel de obdiência valem 0. São muito bonitos disso não há dúvida mas tem esse problema de serem muito independentes e só darem problemas, se houve alguém a querer ficar com eles pode-se considerar um homem de sorte!!! ;) Comprei um casal de Westies na Hungria trouxe o Met Hungaro e enviei-o para o cpc paguei +/-20 euros para eles me transferirem para Lop, por isso devo-o avisar que em espanha deve ter sido enganado. É verdade que o clube não dá lop a raças estrangeiras que já não o possuam do pais de origem, só levando o cão a um clube da raça no país de origem.
A minha opinião quanto aos preços que são realizados no nosso país, mais uma vez estamos muito a baixo da média europeia. Existem pessoas a vender cães da raça Retriever do Labrador por 250 euros e existem outros a vender por 500 euros. As pessoas podem sempre comprar ao primeiro mas como diz o povo o barato muitas vezes sai caro. Para finalizar os cães tanto de raça como rafeiros deviam ser vendidos por bastante dinheiro deste modo as pessoas iriam pensar duas vezes antes de o abandonar.

Pensamento do dia:

Até para se ser cão é preciso ter sorte! :idea:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 09, 2003 12:38 pm

Minhas amigas CindelP. e Sealords e amigo Yakov...

Vê-se logo o modo em como foi feita a compra da mãe da ninhada... Uma pessoa que COMPRA um cão que supostamente é de raça sem ter lop(e dizer que não está minimamente preocupado com isso), e que vem aqui afirmar o atestado de pureza da raça, sem ter qualquer documento a prova-lo e afirmar que os bons criadores são uns exploradores porque pedem "balurdios" por um exemplar da raça... Meu deus, ainda não perceberam?

Infelizmente já vi muita gente comprar cães aparentados por cães de raça, só porque eram mais baratos ou porque os donos diziam que, "grandes exploradores pá, aquele papel custa TANTO DINHEIRO e não serve para nada" e o mais bonito de tudo é ver esses "EXCELENTES CRIADORES DE VÃO DE ESCADA" a fazerem 2 preços... É um preço com LOP e outro preço sem LOP... E bonito, bonito foi ver pessoas que vinham ter comigo na praia, na Escola de treinos ou mesmo na rua, a perguntar- "sabe, eu comprei um boxer de raça pequena ou de raça de focinho mais comprido, conheçe? "e a perguntarem de que raça seria o meu Czar...

A MIM JÁ NÃO ME ESPANTA NADA!

E a este senhor Varela, pensa que tem um excelente cão em casa, só porque somente lhe enfiaram uma fotocopias na mão a dizer que a cadela era filha deste ou daquele, está muito enganado.... Enfiaram-lhe foi um barrete da cabeça aos pés!!!! É tão facil obter fotocopias deste ou daqueles LOP! E criadores de vão de escada existem(infelizmente), também em Espanha, País de onde diz que veio a sua Cadela...
E mesmo assim continua a não querer dar ouvidos ás pessoas sim que têm experiencia e que já cá andam á muito tempo...

Olhe que com isto não estou a dizer que sou uma "Expert", pois apesar de ter alguns cães, alguma experiencia e ter uma raça favorita á qual me dedico de corpo e alma e tenho "sede" de aprender cada vez mais sobre ela, não me posso considerar uma dessas pessoas, porque no mundo dos cães de raça só ando á mais ou menos 10 anos e quando apanho pessoas que realmente já têm experiencia nestas e noutras situações e ás quais posso chamar Criadores com "C" grande e que vejo realmente que nos querem abrir os olhinhos (sem interesse nenhum, claro) limito-me a ouvi-los, mesmo que custe a ouvir o que têm para dizer!!!!

Agora pense lá um pouco na sua posição, pois aqui as pessoas só estão a tentar abrir-lhe os olhos!!!!

Se a borrada está feita, está feita.....Agora já cruzou a cadela, muito bem, já estão cá fora os cachorros, o que se pode fazer, só á que cuidar bem deles e dar-lhes amor e carinho, que é o que deviria acontecer a todos os cães do mundo, com raça ou sem ela...
E ainda bem que conseguiu donos para eles.... mas também não me admira, pois infelizmente em portugal tudo o que é oferecido é bem vindo e um suposto cão de raça então... Que maravilha!!!!!!

Agora diga-me uma coisa? Não acha que tenho razão(eu e o resto das pessoas que lhe responderam)?
É ou não é verdade, que quando se quer um cão de raça deve-se sempre procurar um cão que venha de boas origens(com o documento a comprova-lo, claro!) e já com determinadas condições, mesmo que ele custe um pouco mais de dinheiro?
O que entende por um cão reprodutor?
Agora que sabe quanto custa suportar uma ninhada, não acha justo o preço que alguns criadores pedem pelos cachorros?

Espero que me tenha feito entender...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 09, 2003 1:07 pm

Agora que sabe quanto custa suportar uma ninhada, não acha justo o preço que alguns criadores pedem pelos cachorros?
Sabe, mas sabe apenas de uma parte dos custos, porque para ser Criador ( com 'C' grande) há muitos mais custos que os Sr. Varela não teve de Contabilizar.

Eu gostava apenas de esclarecer que, da minha parte, não há aqui nenhuma diminuição do valor enquanto animal de estimação da Cadela do Sr. Varela ou de qualquer cão 'sem papeis'. Gostava também de dizer que acredito piamente que o Sr.Varela adora a sua cadela e que ela é merecedora dessa adoração. Só não compreendo, e é esse o motivo da minha participação neste tópico, a 'revolta' contra os 'registos' e contra os verdadeiros Criadores e a insistência em manter afirmações que já se provaram não serem verdadeiras.

Cumprimentos
Paulo C.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 09, 2003 1:38 pm

Exactamente PauloC!

Não poderia concordar mais contigo....

Os custos que se tem ao se ser um criador com "C" grande, são realmente elevados e eu como conheço alguns, sei perfeitamente daquilo que vejo...
Passando pelo afixo, por proporcionar excelentes condições aos cães(alimentação, bons canis, manutenção do pêlo se for raça que imponha isso e etc), por vezes pagar a treinadores e Handlers, depois as despesas de deslocação a expos de beleza e a outro tipo de provas, tal como o custo das inscrições nas mesmas, passando pelas despesas de veterinario(desde as vacinas, desparasitações e tratamentos muitas vezes muito caros, a eventuais cães doentes, ao seguimento desde a cruza de uma cadela até ao nascimento da ninhada e depois até á entrega da mesma aos futuros proprietarios), depois o valor dos cruzamentos com bons exemplares(também contando que muitas vezes essas deslocações ficam bastante caras devido a ter que se ir por vezes ao estrangeiro), e por fim o registo de ninhada e LOP para cada cão que também tem custo...

Todos estas coisas dão despesas... O que faz com que estas ninhadas sejam mais caras que as outras...

E já agora... Uma pessoa que não queria pagar por exemplo(na melhor das hipoteses) 100ctos por um cachorro, porque não tem dinheiro e acha que os bons criadores são exploradores, se eventualmente esse cachorro no futuro vier a ter problemas graves de saude, como é que uma pessoa que não pode dar 100 ctos por um cão vai dar o triplo ou o quadruplo pelos tratamentos do mesmo????

Sobre a cadelinha do Varela, também penso como tu... Não são os "papeis" que vão dar amor e carinho a cadelinha, nem sequer os cães que não têm raça são menosprezados por mim, isso nunca aconteceu, bem pelo contrario e eu propria recolho animais da rua quando posso e ajudo-os a ter um novo lar, agora quando me vêm falar e por em causa raças e criadores sem conhecimento nenhum sobre isso... Fico completamente Irritada!!!
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quinta jan 09, 2003 3:54 pm

Como devem ter reparado, eu não tenho grandes conhecimentos de cães, nem de raças ou produtores e criadores. Simplesmente, escrevi este tópico pela indignação de ver animais em saldo. Trabalho na área da publicidade e da comunicação e apenas relatei um caso específico que considero vergonhoso. Os animais que se encontram nesta loja são todos pequenos e não vejo razão para os descontos anunciados. Nem sei sequer sei é legal este tipo de publicidade, mas vou tentar saber e depois logo vos digo.
Não ponho em causa a dedicação dos criadores, nem as despesas que têm com os animais, falei de um caso concreto: a petshop do Centro Comercial Babilónia na Amadora. Falei deste caso e quem quiser que vá lá ver (fica bem pertinho da estação da CP). Não posso falar por casos que desconheço.

Aproveito ainda para fazer um reparo a quem abriu este "novo" tópico: considero um desrespeito o facto de se iniciarem novos tópicos para debater um assunto em aberto. Eu sei que capta mais atenção do que as respostas escritas no seguimento de um tópico, mas se assim fosse, com certeza seria muito mais moroso e complicado consultar o Fórum.

E já que todos se dizem protectores e apreciadores de animais, denunciem questões como esta...

Obrigado!
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quinta jan 09, 2003 3:57 pm

carfer Escreveu: Ola
há cerca de 18 meses eu fiquei com um cão vindo desse centro comercia.
Era um São Bernardo com 1mês e meio e tinha parvovirose, quando o levaram para a clinica vet. onde eu faço um part-time.
Era uma gracinha, o cão ficou lá cerca de um mês e meio até que disseram que não tinham dinheiro para pagar a conta e nunca mais disseram nada. Eu vivia num apartamneto já tinha 3 abandonados, e acabei por ficar com estel
Por mais que seja uma leiga em matéria de criação ou "produção" de animais, se calhar fiz bem em chamar a atenção para este petshop.... e mais não digo!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 09, 2003 4:13 pm

Olá Carla,
Penso que a maioria de nós está de acordo consigo acerca do 'crime' que é esse tipo de comercialização ( eu estou!!) . Aliás, os criadores com 'C' grande não colocam os seus cachorros à venda em lojas de animais! Quando muito ( e só em algumas lojas) deixam os contactos para que os interessados se dirijam ao canil para ver NO LOCAL os cachorros.

Um abraço
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jan 09, 2003 7:05 pm

Quanto ao Varela não estou de acordo com o que ele diz, mas temos que ter em conta que ele poderá ter sido enganado por algum reprodutor de animais. As coisas do que o Varela conta do CPC são demasiado fantásticas para eu acreditar, nomeadamente os custos. O processo é simples e barato, SEMPRE. Se as coisas se passaram com o Varela como ele diz é porque alguém o quis enganar e não me refiro ao CPC, mas sim quem vendeu a Wolfie ou algum intermediário ( adivinhar é proibido)

Se a Wolfie é descendente de um dos melhores canis de espanha tem LOE e daí o registo é limpinho, rápido e indolor até mesmo na carteira. É que nem há discussão. Não existem cabalas contra o Varela. Se não é possivel,houve barraca e deve procurar no criador o culpado...

Se a Wolfie não tem registo em Espanha também já não o pode ter aqui por causa do fim dos RI de raças estrangeiras. Ninguém diz que ela não é pura.SImplesmente que já não pode ter um LOP.

Como o Paulo C disse com o seu costumeiro bom senso ninguém de forma alguma duvida que o Varela goste da Wolfie nem nunca aqui foi implicado isso. Temos visto nos posts do Varela o seu apreço pela cadelinha, que aliás é muito bonita.

S fosse um paraquedista a colocar esta mensagem e não o Varela eu não colocava isto aqui mas vou defender um pouco os criadores sem querer diminuir ninguém mas explicar o preço de um cão de raça criado de forma amadora por mim e por alguém que deseja somente "tirar" uma ninhada, isto sem deprimor pois muitas destas ninhadas são mais bem tratadas que por os reprodutores ( que muita gente confunde com criadores ).

Cnhecemos os ascendentes dos nossos cães todos até mais de 20 anos atrás.

Trabalhamos para aperfeiçoar a raça. Já comprámos cachorros por 1500 contos.( apesar de não ser garantia de serem tão bons como os pais).

O nosso canil custou muitas dezenas de milhar de euros...

Os custos em alimentação, medicamentos, tratamentos são de muitos milhares de euros mensais. Sem falar em registos e exames adiconais ( ex, dsplasia ) que, por uma questão de idoneidade são feitos por umaclinica de Lisboa.

Além de não cruzar os meus cães com todas as cadelas que aparecem COBRO a cruza, da mesma forma como me cobrariam a mim. É um acordo comercial e tem que ser justo para ambos. Cruzar cães para dar uma rapidinha é ridiculo, quem tem necessidade psicologica são os donos e não os cães.

Daí que o preço será muito diferente em nós que numa pessoa que cruze para fazer uns trocos ou para o cão se satisfazer (?).

É insultuoso que uma pessoa venha a nossa casa pedir uma pechincha ou dizer que fulano vende um cão por 60 contos. Essa pessoa está-nos afazer gastar tempo e a desvalorizar o nosso trabalho.

Esta é a lógica de criador, nenhum criador é perfeito e todos ganham vicios. Não há santos na criação de animais mais nem menos que em outro lado.

Para finalizar. As raças que tanta gente aprecia e que existem devem-se aos criadores. A MAIS NINGUÈM. Não pensem que foi por cruzarem os seus cães com o do vizinho que é aparentemente da mesma raça ( mas que pode não passar de um cruzado) que as raças surgiram. Surgiram porque existiram pessoas que investiram a sua vida e conhecimentos a fixar determinadas caracteristicas até o dia em que surgiu aquilo que se considera o ESTALÃO de cada raça. OS cruzamentos para etr ninhadas em que nãos e sabe que são os pais dos cães só servem para prejudicar as raças. Vejam o caso do Rottweiler nas mãos de pessoas incompetentes...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 09, 2003 7:22 pm

Olá

Nem mais , amigo Vasco :!:
Um abra&ccedil;o
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 09, 2003 8:02 pm

Caro Vasco,

Respeito muitos os Criadores e detesto os reprodutores. Creio que posso agradecer o meu "peluchinho" a um criador. O Oscar e um cocker spaniel ingles, de cor dourada. Quando ele foi encontrado e me disponibilizei para o vir buscar a Portugal e adopta-lo, nao queira saber o que ouvi sobre os cockers dourados e o "sindroma do cocker"...Parece que andam por ai muitos bichinhos parecidos com o meu que atacam qualquer pessoa, mesmo o dono, sem aviso e que mordem a serio. Dois veterinarios que conheco mostraram-me cicatrizes que garantiram terem sido provocadas por cockers. Para preparar a vinda Oscar li tudo o que me apareceu sobre cockers e de cada vez me assustava mais.
Quando conheci o Oscar, reconheci um animal traumatizado, dominante levado da breca, e teimoso que nem um burro mas simplesmente amoroso! O Oscar e de inteira confianca com desconhecidos, veterinarios e mesmo com criancas. (Mas nao se fie com gatos, galinhas e coelhos) .
Ja me garantiram que o Oscar e "puro". O que isso quer dizer nao sei e interessa-me muito pouco. Se ele fosse o rafeiro mais rafeiroso tambem gostava dele igual , tinha vindo busca-lo na mesma e se calhar nao tinha de ter tantos cuidados com o pelo dele nem era tao teimoso... :lol:
Mas o que quero transmitir e o seguinte: E gracas a um Criador que tenho um animal em casa lindissimo, com o feitio de um doce, de uma raca e cor que foi muito popular nos anos setenta e oitenta e que agora esta, pelo menos na Holanda quase em vias te extincao.
Foram os "reprodutores" que criaram o "sindroma do cocker". Para ter uma ninhada de cockers dourados, tanto a mae como o pai tem de ter esta cor. Dado que a cor dourada e um gene recessivo, criam-se mais possibilidades de produzir uma ninhada de dourados se membros da mesma familia se cruzarem muitas vezes. Se pensarmos que os primeiros cockers dourados surgiram nos anos quarenta por acidente e quantos milhares destes animais foram "produzidos" nos anos setenta e oitenta, e assustador!
Assim, adimiro quem teve coragem de Criar o Oscar, eliminando animais agressivos da linha familiar.
Para grande pena minha, li recentemente que o "sindroma do cocker" esta a aparecer nos Golden Retriever. Por isso, Criadores, nao me desiludam!
...Vou a correr de vassoura na mao ate Portugal e dou-vos uma sova!

:p
JoanaGoncalves
Membro Veterano

quinta jan 09, 2003 8:15 pm

Olá Vasco!

Concordo totalmente contigo e apesar de não ser criadora, tentei defender os bons criadores nas respostas que coloquei anteriormente porque felizmente conheço alguns e sei o que custa prazer criar bons cães...

Nem mais!

PS- Nunca me hei-de arrepender de te enviar todas as pessoas em que vejo futuros bons donos e que me falam que gostavam de ter um Dogue Alemão!(como já o fiz algumas vezes...);)
<p>Joana Gonçalves</p>

Responder

Voltar para “Cães”