Rafeiro do Alentejo e Serra da Estrela - PERIGOSOS?????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça fev 06, 2007 8:45 pm

Realmente é bem verdade, enquanto essas raças não foram para a tal lista, muitas pessoas nem queriam saber que raças eram consideradas perigosas...agora, já é um assunto diferente... :roll:

Joana
olho_azul
Membro Júnior
Registado: quinta nov 09, 2006 1:03 am

terça fev 06, 2007 11:07 pm

Sem falar destas duas raças em particular, de há um ano pra cá cada vez me dou mais conta da quantidade de imbecis que nos rodeam e a fobia que cada vez mais gente tem em relação aos cães. Com a minha cadela boxer já tive uns episódios menos felizes de encontros com pessoas que quando a vêem parecem que estão a ver o anticristo! E ela é super meiga! No entanto a quantidade de donos irresponsáveis também é cada vez maior, e muitas vezes são adquiridos cães de raças especificas, que foram "desenvolvidos" com objectivos/funções bem precisas, que depois não são convenientemente estimulados, socializados e acompanhados, dai poderem vir a ter comportamentos mais ou menos desviantes e perigosos. E como todos sabemos, o "mexilhão" (cão) é que se lixa sempre! Enquanto os donos não forem seriamente responsabilizados e penalizados, acho que a Lista de Raças Perigosas vai continuar a engrossar.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 07, 2007 9:50 am

O que me choca a mim foi a "explicação", que o Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro

Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça ............"perigosos?! perigosos são os Rottweilers"!!!!

É triste, mas infelizmente é o que temos
É o que dá qualquer um poder ser presidente do que quer que seja, depois sujeitamo-nos a ouvi-los debitar os seus vastos conhecimentos de cinofilia sob a forma destas e outras pérolas!! Bem....diga-se em seu abono que, embora de forma estúpida, sempre tenta 'defender' a sua raça....ao contrário de outras associações, clubes e presidentes, dos quais não se ouve uma única palavra a propósito da suas raças estarem na lista portuguesa.
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

quarta fev 07, 2007 11:13 am

PauloC Escreveu:
O que me choca a mim foi a "explicação", que o Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro

Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça ............"perigosos?! perigosos são os Rottweilers"!!!!

É o que dá qualquer um poder ser presidente do que quer que seja, depois sujeitamo-nos a ouvi-los debitar os seus vastos conhecimentos de cinofilia sob a forma destas e outras pérolas!! Bem....diga-se em seu abono que, embora de forma estúpida, sempre tenta 'defender' a sua raça....ao contrário de outras associações, clubes e presidentes, dos quais não se ouve uma única palavra a propósito da suas raças estarem na lista portuguesa.

.............................
Estimados amigos!

O Sr. que deu na reportagem na defesa do Rafeiro do Alentejo não é o presidente da Associação (ACRA - da qual sou sócia), mas sim o Secretário geral, e seria um EXCELENTE presidente se o fosse. É uma pessoa que merece todo o "nosso" carinho por tudo o que tem feito pela raça em questão. Penso que cometeu um erro em falar de outra raça mas não é por isso que o vamos crossificar ou lhe chamar nomes. Toda a gente erra.
Helena
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta fev 07, 2007 10:15 pm

O problema não foi apenas falar de outra raça, mas sim o que disse de outra raça. o Rotteweiller não é fruto de cruzamentos, como foi referido, (mesmo que fosse não fazia da raça mais ou menos perigosa) mas é uma raça muito antiga de cães de gado, tal como o Rafeiro do alentejo.
O senhor em causa, além da opinião preconceituosa, manifestou grandes desconhecimentos de canicultura, para alguem que está ligado a uma associação canina.

Considero que até foi positivo, estas raças portuguesas serem consideradas potencialmente perigosas em Italia e isto ter vindo para a comunicação social, pois isto só desacredita as listas das "potencialmente perigosas". Lista essa que é ridicula seja qual for a lista.
Qualquer cão é potencialmente perigoso
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

quarta fev 07, 2007 11:49 pm

FBC Escreveu: o Rotteweiller não é fruto de cruzamentos, como foi referido,
FBC Escreveu: O senhor em causa, além da opinião preconceituosa, manifestou grandes desconhecimentos de canicultura,
De facto os desconhecimentos são uma coisa lixada .... :roll: :twisted:
Cego é aquele que não quer ver.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 08, 2007 12:45 am

Boas,

Nesta quinta-feira (8 de Fevereiro), no programa "Você na TV" (TVI) de Manue Luis Gocha, entre as 11h e as 12h, irá estar presente uma criadora de Serras da Estrela (acompanhada por 4 canitos da mesma raça) a falar/discutir sobre o assunto em questão.

nanci
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 08, 2007 12:33 pm

cucculain Escreveu:
FBC Escreveu: o Rotteweiller não é fruto de cruzamentos, como foi referido,
FBC Escreveu: O senhor em causa, além da opinião preconceituosa, manifestou grandes desconhecimentos de canicultura,
De facto os desconhecimentos são uma coisa lixada .... :roll: :twisted:
Pena que o/a Cucculain não estivesse presente quando os 'peritos' elaboraram a Portaria 422/2004! É que também lá o nome da raça está mal escrito (IV - Rottweiller.)! Se todos os males dos supostos entendidos fossem um erro na escrita do nome da raça estávamos nós bem!!
Bem...à parte do nome da raça (escreve-se Rottweiler) o resto que o FBC escreveu está correctíssimo! É de lamentar que um dirigente de um Clube de raça ou Associação cinófila tenha uma tal atitude!! Que raio de defesa é esta que consiste num mero ataque a outras raças, ainda para mais revelando um perfeito desconhecimento das mesmas!! Se fosse o Zé manel da esquina, ainda admitia, mas um dirigente tem responsabilidade acrescidas e daí que não devesse ser qualquer um a sê-lo!
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta fev 08, 2007 4:15 pm

PauloC Escreveu:

Boas Paulo,

Confesso que não conheço muito bem a realidade de algumas raças que constam na dita lista, mas das que tenho conhecimento ainda ninguém baixou os braços....apesar de estarem "condenadas à nascença"....continua-se a travar uma luta diária com uma série de factores mas principalmente com a falta de informação!! Desistir ou baixar os braços, não!!! Umas vezes com mais "alarido", mas escusado será dizer que quem meteu as raças nessa lista pouco se importa com estas coisas....outras vezes com trabalhos de casa, que também são muito importantes!!

Quanto à entrevista dada pelo Sr. (presidente ou secretário) não me pareceu que a preocupação dele fosse defender a "sua" raça!!! Não defendeu coisissima nenhuma...apenas atacou uma raça, que a meu ver lhe deve ser totalmente alheia, senão não falava da maneira como falou!!!
Esse tipo de comentários é o "pão nosso de cada dia" mas, bolasssss, acho de uma falta de respeito virem para a televisão para supostamente defenderem uma raça...e em vez disso, não....atacam outra :roll:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta fev 08, 2007 5:26 pm

eu vi o 'você na tv'

os criadores da casa 'Canil da Ponta da Pinta' foram os convidados. deixaram boa impressão, mas apenas para quem realmente se interessa, mas essas pessoas não vêm um programa de 'fofoca' como aquele.

ou seja, os criadores defenderam não só os serras, como todos os cães. disseram que o cão é o reflexo do dono e da educação que este lhe dá, e que qualquer cão, independentemente da raça, pode ser agressivo.

mas como já sabemos como são as coisas, e assim que a criadora começava a dizer isso, os apresentadores desviavam logo a conversa, com piadas e assim.

é triste, eles tiveram de falar à pressa para poderem dizer tudo, pois para dar as 'fofocas' e entrevistas ao 'coitadinhos', leva-se a manha toda.... enfim...
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quinta fev 08, 2007 5:34 pm

:roll: chama-se: Portugal...

Se deixassem os nossos amigos caninos apresentar esses programas...ficávamos todos muito melhor servidos. mas não...

o que vale é que ainda há pessoas interessadas e informadas que "convertem" os outros para aquilo que é verdade.

e é claro que há raças geneticamente predispostas para serem mais agressivas, foram seleccionadas para isso, mas com carinho e uma boa educação por parte do dono as coisas mudam de figura.

agora, se até os apresentadores de televisão fazem as pessoas pensar o contrário...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 08, 2007 6:10 pm

cindye Escreveu:mas, bolasssss, acho de uma falta de respeito virem para a televisão para supostamente defenderem uma raça...e em vez disso, não....atacam outra :roll:
Fico contente de ter alguma razão. O caminho para defender uma raça não é atacando outras. Totalmente de acordo. É que se reparem cada vez que o assunto dos "potencialmente perigosos" vem à baila na arca acaba tudo a discutir os labradores e afins e até hoje ainda não compreendi o porquê. Mas pelos vistos, todos acham mal :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

quinta fev 08, 2007 7:36 pm

Quanto à entrevista dada pelo Sr. (presidente ou secretário) não me pareceu que a preocupação dele fosse defender a "sua" raça!!! Não defendeu coisissima nenhuma...apenas atacou uma raça, que a meu ver lhe deve ser totalmente alheia, senão não falava da maneira como falou!!!
Esse tipo de comentários é o "pão nosso de cada dia" mas, bolasssss, acho de uma falta de respeito virem para a televisão para supostamente defenderem uma raça...e em vez disso, não....atacam outra :roll:[/quote]

Minha estimada amiga!!

Está 100 % ERRADA ou se calhar não vio a mesma reportagem que eu.
O Sr Secretário Geral da ACRA, falou e defendeu muito BEM o Rafeiro do Alentejo. Raça que como sabe crio à alguns anos.
Penso que seria interessante debruçarmos-nos no tema " Rafeiro do Alentejo e Cão da Serra da Estrela considerado pelos Italianos cães potencialmente perigosos".
Todos cometemos erros e neste momento penso que também está a cometer um e bem grande.
Não seria mais interessante criticar os Italianos por terem feito o que fizeram???????
Não Concordo com listas de cães perigosas, já vi muitos pitbulls, dogues argentinos muito mais amorosos do que cães de raças pequenas.
Porque será que o Português gosta mais de criticar o próprio Português??????
Vamo-nos unir e defender o que temos independentemente ser a raça A, B ou C.
Partilho da opinião que não há cães perigosos mas sim DONOS!

Relativamente à reportagem de hoje, penso que tudo o que se poder fazer, seja em que programa for, é imuito mportante, que mais não seja para divulgar as raças. :o))
Parabéns Manuela e Rui estiveram muito bem, o tempo foi pouco mas o pouco que disseram foi EXCELENTE. :lol:
CAMA
Registado: sexta ago 01, 2003 10:18 pm

sexta fev 09, 2007 12:07 am

Bem eu tenho dois serras da estrela e posso garantir que não são cães para brincar tal como outro cão qualquer. Certo é que qualquer criança ou pessoa de bom intimo pode entra em minha casa, eles andam completamente soltos, tenho crianças cá em casa e mesmo quando estão a comer qualquer crinça pode brincar com eles.
Acho mesmo que perigosos são os donos que simplesmente quer um cão para vista dado o porte.
Muitas das pessoas nem para educar os filhos ditos humanos e racionais conseguem educar quanto mais um cão.

IDEPENDENTEMENTE DA RAÇA TAMANHO OU IDADE, OS CÃES MERECEM TODO O CARINHO E AMOR MAS TAMBÉM E ACIMA DE TUDO EDUCAÇÃO.
OS CÃES SÃO REALMENTE O ESPELHO DA EDUCAÇÃO DE MUITAS CASAS.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 09, 2007 9:46 am

Penso que seria interessante debruçarmos-nos no tema " Rafeiro do Alentejo e Cão da Serra da Estrela considerado pelos Italianos cães potencialmente perigosos".
Todos cometemos erros e neste momento penso que também está a cometer um e bem grande.
Não seria mais interessante criticar os Italianos por terem feito o que fizeram?????
Acho piada a estas coisas....quando nos pisam os calos é que falamos, porque enquanto são os outros está tudo bem!! Na vossa lógica, porque raio é que eu me hei-de preocupar com uma lista de raças perigosos num país lá longe e que não me afecta minimamente?? Preocupei-me com isso quando as listas começaram a proliferar em todos os países da comunidade e antes dela chegar a Portugal! Agora, que estejam lá 5, 10 ou 20 raças, o principio é o mesmo e a injustiça apenas aumenta o número de afectados por ela!
Neste momento já tenho de preocupar-me é com o facto de existir uma lista de raças potencialmente perigosas em Portugal, que é onde eu e os meus cães vivemos!! Hoje são 7 raças, mas amanhã podem ser mais! Por isso, independentemente das raças que lá estão agora, o facto de uma lista de raças existir e a falta de lógica e base cientifica para isso é que devem ser a preocupação de TODOS!! Mas não....ninguém protesta enquanto a raça dos seus cães não está lá, deixam-se ficar caladinhos, e depois quando uma lista na Itália ou no Botswana fala da raça deles, "Ai meu Deus, que os meus cãezinhos não!"! Pior, é que ainda vêm dizer "Os meus cãezinos são bonzinhos, a raça A ou B é que são maus"! Estão a perceber agora como se sentem os outros perante uma classificação injusta e discriminatória, mas em vez de se aliarem na luta contra essa injustiça, partem para o lado daqueles que a incetivaram e direccionam o ataque para outras raças!!
Não vou chamar nomes ás pessoas, porque não conheço o senhor em causa e estamos num forum público, mas lá que apetece......
Responder

Voltar para “Cães”