Não vejo nenhum inconveniente em o cão comer após o dono...
Não se deve é ficar com a ideia de que é assim que se ensina o cão a reconhecer o dono...
Não deveria é ter que se chegar a isso... todas as duvidas que o cão pudesse ter acerca da liderança ficam esclarecidas quando se treina o cão.
E não é preciso que seja numa escola... nós hoje temos essa sorte, mas à muitos anos que se adestram cães, mesmo antes de haver escolas de treino... (os pastores, os caçadores... etc)
O treino torna essa questão irrelevante.
Cão com caracter dominante...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Não é assim que se ensina na totalidade, mas esta é também uma forma de reforçar o treino.hitman6 Escreveu:Não vejo nenhum inconveniente em o cão comer após o dono...
Não se deve é ficar com a ideia de que é assim que se ensina o cão a reconhecer o dono...
Não deveria é ter que se chegar a isso... todas as duvidas que o cão pudesse ter acerca da liderança ficam esclarecidas quando se treina o cão.

É como tudo... Antigamente não existia tanta informação acerca deste assunto. Uns cães aprendiam de uma maneira e outros de outra conforme a sensibilidade (ou falta dela) por parte dos donos...hitman6 Escreveu: E não é preciso que seja numa escola... nós hoje temos essa sorte, mas à muitos anos que se adestram cães, mesmo antes de haver escolas de treino... (os pastores, os caçadores... etc)
O treino torna essa questão irrelevante.
Mas ainda bem que existem cada vez mais escolas. É que mesmo quem já "sabe tudo" acaba sempre por aprender mais qualquer coisa quando as começa a frequentar!

<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
hitman6 Escreveu:Foi o o seu caso?[/code]É que mesmo quem já "sabe tudo" acaba sempre por aprender mais qualquer coisa quando as começa a frequentar!
Não sei se reparou que pus o "sabe tudo" entre aspas.....
Não me refiro a mim porque não sei tudo nem tenho tal pretensão, mas apenas de forma figurada, "falei" para a geral!
Saiba-se muito, pouco, nada ou assim-assim de cães, vale sempre a pena frequentar uma boa escola de treino para cães se houver essa possibilidade e vontade. Apredemos nós donos com os nossos cães e com os cães dos outros alunos.
Espero ter sido explícito desta vez.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
Eu pssoalmente tambem não vejo razão para o animal ser incomodado durante a refeição. Eu levo-lhe a malga para o respectivo sitio, mando-o sentar e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.
Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?
Normalmente os caes comem 2 vezes por dia (de manha e á noite) fora do nosso horário das refeições. Cá em caso fizemos um pacto, nem o dono o aborrece quando ele come nem ele tem direito ao local (cosinha) durante as refeições do dono. Como alguem já disse as horas de refeição são sagradas.
Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?
Normalmente os caes comem 2 vezes por dia (de manha e á noite) fora do nosso horário das refeições. Cá em caso fizemos um pacto, nem o dono o aborrece quando ele come nem ele tem direito ao local (cosinha) durante as refeições do dono. Como alguem já disse as horas de refeição são sagradas.
<p><strong> Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
Boas!
Posso-lhe perguntar porque usa este "ritual"? É que talvez responda à sua pergunta_ "Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?"e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.
Este ritual aprendi num livro "Guia Pratico para treinar o seu Cão" è uma forma de teinar a obediencia, dentro daquele principio nunca lhe dar nada de borla, quer bombom senta, quer comer senta.canary Escreveu:Boas!
Posso-lhe perguntar porque usa este "ritual"? É que talvez responda à sua pergunta_ "Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?"e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.
<p><strong> Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
ok jpedroso!
De qualquer forma penso que para além do teu "ritual" servir como treino de obediencia tb serve de reforço do papel de lider. Aliás qualquer treino de obediência reforça o papel de lider do dono.
No teu ritual, o cão só come porque tu queres, tu mandas!
No caso do cão comer depois de nós, nós mandamos! Pois somos nós lideres, que comemos primeiro e só depois de estarmos satisfeitos concedemos que o cão coma..
(isto tb está com mais pormenor num livro da Jan fennell)
Cumps
Canary
De qualquer forma penso que para além do teu "ritual" servir como treino de obediencia tb serve de reforço do papel de lider. Aliás qualquer treino de obediência reforça o papel de lider do dono.
No teu ritual, o cão só come porque tu queres, tu mandas!
No caso do cão comer depois de nós, nós mandamos! Pois somos nós lideres, que comemos primeiro e só depois de estarmos satisfeitos concedemos que o cão coma..

Cumps
Canary
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am
Canary escreveu
Claro que sim, mas é um reforço, ou ajuda... e se houver adestramento quase não é necessàrio. Mas é claro que serve pare reforçar a obediencia.De qualquer forma penso que para além do teu "ritual" servir como treino de obediencia tb serve de reforço do papel de lider.