Veterinários a mais!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 9:22 pm

Pois é...infelizmente este é o país que temos.
Um país onde o factor C vale mais do que a qualidade e o empenhamento profissional.
Também na minha área ( Design Gráfico), as licenciaturas são mais que muitas, mas o que me faz confusão é que muito boa gente que por lá anda, apenas está no curso para ocupar o tempo, ou porque está na moda o Design, sem sequer terem qualquer noção do que é um esboço em papel. O pegar no lápis e esquiçar um objecto qualquer, é a tarefa mais difícil que os professores lhes podem exigir.
No meu caso, se tudo correr bem, também vou estar como o caso que a Rosinha referiu....à procura de empresas ou ateliers onde possa estagiar. Estes estágios são geralmente de borla, tendo algumas empresas o bom senso de pagarem o subsídio de almoço. Mas é assim... para todos os efeitos, o trabalho que um recém licenciado vá fazer numa empresa, é para proveito da mesma, e tanto pode ser uma "porcaria", como pode ser bastante bom. Imagine-se por exemplo que eu crio a imagem gráfica de uma empresa durante o meu estágio, e que essa mesma imagem é escolhida pelo cliente, qual é a minha situação? Dão-me apenas o subsídio de almoço na mesma? Não me parecia justo.
No meu caso, factores C não existem e se conseguir alcançar alguma meta, será através do meu próprio esforço e mérito. Agora... só o tempo o dirá!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 10:12 pm

J cachorro, ninguém ainda me mostrou uma profissão onde saiam génios da faculdade. Não estamos a falar de estágios mas do salário a pagar a recém-licenciados e á percepção que estes têm do seu valor.

Se considera que o estágio só tem valor se for pago é porque acha que experência não vale para nada.

Tenho visto que alguns estagiários de veterinaria queixam-se muito em relação a não receberem salário nas clinicas para onde vão.

Não conheço clinicas privadas de medicina humana que recebam estagiários. Esses estagiários aprendem com os veterinarios em cujas clinicas estão, usam o seu material, interagem com os sus clientes e mais tarde colocam essa clinica no seu curriculo, o contacto com o público e o seu papel é ( ou deveria ser) de mero observador. Se trabalhar nalguma coisa que não envolva contacto com o público então sim deveria ser pago mas de forma alguma como uma pessoa com carteira profissional e lógicamente menos que pessoas experientes...

Eu também tive um estagio curricular sem receber e não me caíram os parentes na lama por isso, nem morri á fome e devo ter sido parvinho pois dei muito valor aos conhecimentos que adquiri pois não tenho a ideia largamente divulgada na geração actual de que se nasce já ensinado....

Ora se alguém considera justo ser pago para ver os outros a trabalhar digam-me onde trabalham que eu gostava de uma cunha :D

jcachorro Escreveu: Pois é...infelizmente este é o país que temos.
Um país onde o factor C vale mais do que a qualidade e o empenhamento profissional.
Também na minha área ( Design Gráfico), as licenciaturas são mais que muitas, mas o que me faz confusão é que muito boa gente que por lá anda, apenas está no curso para ocupar o tempo, ou porque está na moda o Design, sem sequer terem qualquer noção do que é um esboço em papel. O pegar no lápis e esquiçar um objecto qualquer, é a tarefa mais difícil que os professores lhes podem exigir.
No meu caso, se tudo correr bem, também vou estar como o caso que a Rosinha referiu....à procura de empresas ou ateliers onde possa estagiar. Estes estágios são geralmente de borla, tendo algumas empresas o bom senso de pagarem o subsídio de almoço. Mas é assim... para todos os efeitos, o trabalho que um recém licenciado vá fazer numa empresa, é para proveito da mesma, e tanto pode ser uma "porcaria", como pode ser bastante bom. Imagine-se por exemplo que eu crio a imagem gráfica de uma empresa durante o meu estágio, e que essa mesma imagem é escolhida pelo cliente, qual é a minha situação? Dão-me apenas o subsídio de almoço na mesma? Não me parecia justo.
No meu caso, factores C não existem e se conseguir alcançar alguma meta, será através do meu próprio esforço e mérito. Agora... só o tempo o dirá!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 10:28 pm

Vasco:

Se calhar o meu discurso anterior ficou incompleto, na medida em que não deixei ficar claro que valorizo muito a experiência profissional.
O que me faz discordar em estágios não remunerados, não é propriamente pelo estágio em si, mas pelo tempo que se vai "estendendo". Penso que de certa forma, se não formos de olhos bem abertos para o mercado de trabalho, em algumas empresas poderíamos não passar nunca disso mesmo....estagiários.
Não sou a favor, nem tenho qualquer consideração por recém licenciados que se começam logo a armar em espertos quando conseguem o primeiro emprego, mas também é verdade que as "praxes" nas empresas também existem e até podem ser piores do que as praxes das faculdades. Mais uma vez, deixo aqui bem claro que nunca me passou pela cabeça começar a trabalhar sem estagiar antes, apenas não concordo completamente da forma como são feitos em algumas empresas.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jan 20, 2003 12:02 am

Lembro-me q a minha avó e mesmo os meus pais muitas vezes falavam de fulano X ou Y que estava a aprender uma profissão e ainda pagava por isso. Parece q era prática comum antigamente. È claro que não havia os Institutos, as Universidades etc que há hoje, ou então se havia era só para alguns.
O que acontece agora é que tudo se resume ao termo "exploração". Se estão a aprender a prática que não tiveram na faculdade, seja ela qual for, se se cumpre um horário e se mete mãos á obra, já é considerado trabalho, se é considerado trabalho, tem q ser remunerado, caso contrario é exploração... Não interessa se estamos a aprender, se o maior beneficado somos nós, em ter o previlegio de estagiar antes de ficarmos sós na boca do lobo. Isso não interessa para nada! Andamos a queimar as pestanas tanto tempo e agora ainda vamos estagiar á borliu para um explorador qlqr!
Parece que é o q o pessoal agora pensa. De graça nem os caes vão á caça!
È claro q no meio disto tudo tb há quem se aproveite e explore mesmo...
E não me refiro a veterinária apenas, mas em muitas outras areas.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jan 20, 2003 12:31 am

SandraM,
mesmo colocando entre aspas os mesmos cursos, acho um bocado forte demais. Repare," os "os mesmos" cursos, mas com menos grau, ou seja, ficam mal formados..."
Não se pode comparar os cursos da Faculdade com os destes Intitutos, quanto mais não seja, prq são coisas totalmente diferentes. Na faculdade não se ensina aux. vet e nos Institutos não se ensina medicina vet. Se ficam mal ou não formados, não sei.
Mas... já agora, é POSSIVEL uma pessoa qlqr abrir uma clinica veterinária?!!! Não tem q ter um veterinario com carteira profissional responsavel?
Ora esta, ein? Então isto é assim? Custa-me a acreditar, embora não duvide da sua palavra. Mais alguém tem algo a dizer sobre isto? È verdade mesmo? Ou será q temos que pedir a carteira profissional ao veterinário para ter a certeza que é mesmo?
Isabel
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jan 20, 2003 11:47 am

"Há cada vez mais veterinários. Neste momento cerca de 2.500 e entre 60 a 70 por cento destes fazem-no em clínicas de animais de companhia. [b]Dentro de pouco tempo, vai produzir-se a saturação do mercado de trabalho[/b]"

Não posso deixar de comentar o seguinte:

Isso pode acontecer em Lisboa e no Porto mas quem vive longe dos grandes centros urbanos bem sabe a dificuldade que há em recorrer a uma Clínica Veterinária. Conheço vários casos de animais que acabaram por morrer sem serem assistidos numa emergência, porque os donos, possuidores de um só veículo, não encontraram transporte para levar o animal a tempo a vários km de distância onde ficava a clínica mais próxima.

Por outro lado sei de uma Clínica que há cerca de um ano tenta arranjar um colaborador sem sucesso porque os jovens clínicos não se encontram interessados em viver na província.

Mas o mesmo acontece com os médicos, não é verdade?
Maria Jo&atilde;o
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jan 20, 2003 4:44 pm

Olá

Estágios não renumerados ou mal renumerados , enfim entrámos num novo milénio . E o mais giro é que conseguem convencer os putos que é para bem deles. Quando tinhamos escravos cá em casa , tinhamo que alimenta-los, tapa-los e tratar-lhe da saúde , até por custavam dinheiro .
E é uma pena que os vet macho quando acasalados com vet fêmeas não dêm vetzinhos e por aí fora.
Um abra&ccedil;o
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

segunda jan 20, 2003 5:29 pm

[quote=VascoV]

Para mais o que é um técnico para si? É que os técnicos como existem em Inglaterra e nos EUA são pessoas com formação especializada que ganham mais e com razão, que os veterinários recém-licenciados. Em Portugal isso não existe. há uns cursozinhos sem grande interesse e sem nada a ver com o curso de técnicio que, este sim, equivale a um bacharelato, e mais nada existe... A palavra cá é auxiliar de consultório ou recepcionista. Usar tecnico está a induzir as pessoas em erro...enfermeiro e telefonista não são sinónimos.

Clinica em part time, olhe, evite, não é justo para os donos dos animais, que têm o direito de ser atendidos por um veterinario que trate de animais em full-time. Eu sentir-me-ia inquieto se fosse atendido por um médico dedicado à investigação e que fizesse ums horitas no centro de saúde para matar saudades .
[/quote]

VascoV,

Talvez me tenha explicado mal...Quando chamei técnico estava na verdade a referir-me a auxiliar de consultório, que podem funcionar de recepcionista, auxiliar na consulta ou até em cirurgias...eu sei que não há cursos técnicos em Portugal e os que há por aí não têm nenhum peso na contratação ou não da pessoa...
Por outro lado eu relamente fiz uma pesquisa de mercado antes de entrar no curso... nesse mesmo ano até saiu um artigo num jornal (ou fórum estudante, não tenho a cserteza!) em que era mencionado que o curso de medicina veterinária tinha bastante saida e só previam uma estagnação das saidas profissionais daí a 10 anos (ou seja daqui a 5 anos)...
Quanto aos pagamentos acho que, deveria haver uma diferença de pagamento entre os auxiliares de consultório e os veterinários mesmo que recem-licenciados...pelo menos na minha faculdade (e acho que nas outras também) temos que fazer estágio (não remunerado mas também não achava justo que o fosse) após os 5 anos, o que significa que também não saimos assim tão fresquinhos....além disso , eu pessoalmente, não tenho problemas nenhuns em referienciar casos para outro veterinário até porque para mim é mais importante a saúde (ou até quem sabe a vida) do paciente...não sou orgulhosa a esse ponto! Nem tenho a ilusão de que percebo tudo ou o mesmo que outro veterinário que já esteja a trabalhar... se muitas vezes vimos os professores atrapalhados quanto mais nós meros alunos! Só com a experiencia é que isto vai lá...e mesmo assim....há sempre qualquer coisa que não sabemos...
O meu sonho é trabalhar numa clínica (full-time) como practicamente todos os veterinários e é esse o meu principal objectivo...até lá...como também não sou rica e não tenhos cunhas, terei que agarrar o primeiro emprego que me aparecer à frente! O part-time é o meu mínimo (e para mim part-time é todas as manhãs ou todas as tardes, 7 dias por semana) e não acho que implica dar menos atendimento aos pacientes, já que não penso formar uma clínica sozinha... Além disso, quer não tenha reparado, é o perfil do típico veterinário em Portugal: de manhã trabalha num lado e à tarde noutro.

Rosinha2000,
o meu estágio também é de um ano e à borlix...não me queixo... temos é a vantagem de sairmos menos por ano das faculdades do que os advogados ;)
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:29 pm

peço desculpa por isto ter saido clonado :lol: vou tentar apagar as mensagens a mais!
entretanto já pedi ao moderador para as apagar caso eu não consiga...
desculpem :oops:
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:22 pm, editado 1 vez no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:30 pm

hmmm o máximo k consigo é diminuir o tamanhoa das mensagens....
:oops: :oops: :oops:
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:34 pm, editado 2 vezes no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:31 pm

:oops:
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:37 pm, editado 1 vez no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:32 pm

:roll:
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:43 pm, editado 3 vezes no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:33 pm

:?
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:43 pm, editado 1 vez no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:36 pm

opps foram 8
Última edição por Lunavet em segunda jan 20, 2003 6:12 pm, editado 1 vez no total.
Lunavet
Membro Júnior

segunda jan 20, 2003 5:36 pm

bem acho k é a ultima....finalmente :oops:
Responder

Voltar para “Cães”