Olá Bruno,
Faz muito bem em querer adquirir um boxer e penso que a sua atitude, em ter aqui colocado a sua questão, mostrou um elevado sentido de responsabilidade da sua parte, o que é bastante positivo.
relativamente à raça, bom, um "boxer é um boxer" mas quem tem um labrador irá dizer o mesmo em relação ao seu cão e o mesmo se verificará em relação aos donos de outras raças e de rafeitos. Todos têm o seu mérito, o que interessa é nós gostarmos realmente deles e termos capacidade de lhes proporcionar as condições necessárias ao seu bem estar.
Desde que reuna as condições apresentadas pela Joana e tenha em conta que o boxer é toda a vida um cão com tendência para ter comportamento de cachorro (embora seja mto obediente qdo educado como convem e dedicado ao dono), só que vai crescer e que um cão é para toda a vida, tudo bem. Pode ter a certeza que vai ter um grande companheiro e um amigão.
Eu tenho uma boxer, uma golden e um rafeiro. Confesso que prefiro cadelas a cães. Elas são mais dóceis, meigas e mais fáceis de ensinar. Esta era aminha teoria, mas tb tenho um cão rafeiro com 3/4 (que foi abandonado e eu adoptei) que não estava habituado a viver dentro de casa e se adaptou num mês...
Tal como o Bruno a Aby e muitas outras pessoas, vivo num apartamento com 4 assoalhadas e isso não é impedimento para nada. Desde que os exercite o necessário não irá ter problemas e aí repito o que a Joana disse, faça chuva, faça sol, conte pelo menos com 1,5 hora de exercício diário ( para qq raça ou rafeiro com tamanho médio).
Quanto à adaptação do seu cão a um novo cachorro, devo dizer-lhe que não tive qualquer problema com os meus cães. A boxer adorou a golden (trata-a ainda hoje como se fosse filha) e as duas foram-se gradualmente habituando à presença do cão sem nunca ter havido problemas de maior. Verifiquei que nos primeiros dias se mostravam renitentes em se aproximar dele, talvez por se tratar de um macho, de ser um cão grande, ou pura e simplesmente por se tratar de um novo membro na família, mas nunca tiveram atitudes agressivas e com o tempo tornaram-se todos amigos. Hoje, apesar de todos terem a sua cama, dormem todos juntos, ao monte no mesmo colchão, brincam juntos e comem dos comedouros uns dos outros.
Com o boxer, por ser um cachorrão toda a vida e muito activo, vai precisar de muita paciência e determinação para o ensinar mas vai ver que vale a pena. Dos meus três cães, a mais meiga e agarrada a nós, é sem dúvida nenhuma a boxer, apesar de os outros dois tb serem uns potes de mel.
Como diz a Aby, não gostam muito de ficar sozinhos mas depois do primeiro ano, lá se vão mentalizando e acabam por se conformar deixando de fazer "estragos" ( o 1º ano é difícil!).
Espero que a minha experiência, tal como a de outros membros deste forum, lhe sirva como insentivo para adquirir um boxer. Sim porque...
...UM BOXER É UM BOXER
Beijunhos e boa sorte