Caniche, ir ou não à escola. Eis a questão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 26, 2003 8:33 am

Os caniche são considerados dos cães mais inteligentes do mundo.
O que me parece é que são muito mimados (além de serem nervosos e hiperactivos - quanto menor fôr o caniche maior é o nível destas características).
Tenho observado que caniche e cocker são muitas vezes propriedades de donos que os tratam como se de bébés se tratassem.
Não está certo.
Não é bom para o cão.
Cão é cão, não é uma criança.
Compreendo porque eu própria faço muitas vezes o mesmo.
Gostamos tanto deles que nos esquecemos que o cão tem outro nível de compreensão da realidade (pe, não se pode explicar a um cão qual é a diferença entre um sapato velho e um novo - é sapato,cheira ao dono, e é
tudo).

Isto resulta muitas vezes em donos aborrecidos ou cães que dominam os donos com as consequências que se sabe (é neste aspecto que concordo com o Vasco - se o caniche tivesse um tamanho maior e os estragos pudessem ser mais que mordidelas, era concerteza considerado um cão "perigoso", e, claro, o mesmo é válido para qualquer cão pequeno/médio mal educado).

Um cão mal educado é uma fonte de infelicidade para ambas as partes.
Acho muito bem que queira educar o seu caniche.
É meio caminho andado para ser feliz com ele.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jan 26, 2003 9:43 am

aisd Escreveu: (pe, não se pode explicar a um cão qual é a diferença entre um sapato velho e um novo - é sapato,cheira ao dono, e é tudo).
Pois é, até dá para roer. :lol:
(se o caniche tivesse um tamanho maior e os estragos pudessem ser mais que mordidelas, era concerteza considerado um cão "perigoso", e, claro, o mesmo é válido para qualquer cão pequeno/médio mal educado).
...
Um cão mal educado é uma fonte de infelicidade para ambas as partes.

Isto já é lugar comum, mas vale sempre a pena repetir: as pessoas não educam os cães de pequeno porte porque acham que não vale a pena. O mais que poderá acontecer é eles darem uma mordidelazita sem gravidade. Com esta mentalidade assiste-se a cenas de cães extremamente malcriados e insuportáveis.
Acho muito bem que queira educar o seu caniche.
É meio caminho andado para ser feliz com ele.

Eu não fiz isso com os meus cães, mas concordo plenamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 26, 2003 2:24 pm

Porque não treinar um caniche? Se é por ser pequeno então o que é o Spot? :) Na ataac também há um jack russel terrier que ainda é mais pequeno.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 26, 2003 2:29 pm

KROZ Escreveu: Porque não treinar um caniche? Se é por ser pequeno então o que é o Spot? :) Na ataac também há um jack russel terrier que ainda é mais pequeno.
Então, até toda a gente sugerir isso á dona do caniche sem gozo nenhum. Já viram que geralmente só s cãe sgrandes é que são treinados ?

Será do guaraná ?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jan 26, 2003 5:30 pm

bom, um caniche é CÃO, logo deve aprender como outro qualquer.
em relação ao tempo de aprendizagem, varia de animal para animal. o max começou com uns 8 meses e foi rápido. a carlota ia começar já com uns 2.5 anos, mas infelizmente por imprevistos, teve de parar por enquanto. mas segundo o treinador, não há problemas por ela ter aquela idade. de qualquer modo, ele acha melhor que se comece cedo, porque quanto mais jovens, menos vícios terão os animais.

anjaazul
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 26, 2003 6:13 pm

Olá anjaazul
A aprendizagem dos cães varia mesmo de cão para cão.
O rafa começou a treinar com 3 anos e o fred com 18 meses.
Acreditas que com o rafa foi tira e queda ou seja aprendeu e treina com a maior das facilidades, ao passo que o fred umas vezes liga outras não?
Depende deles...
Acredito que se forem novinhos as facilidades serão outras por parte deles, mas, a idade se eles gostarem do que estão fazendo não será nenhum entrave,e, o exemplo é o rafa.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo jan 26, 2003 11:44 pm

JoanaGoncalves Escreveu: E posso dizer-te uma coisa, tive conhecimento através de um ex-treinador do Czar que existe um ou uma (já não me lembro bem) caniche a tirar muito bons resultados em provas de obidience no estrangeiro...
Portanto, e porque não tentar???
Sim, estás bem informada!!

Trata-se do caniche preto da Emilie Prytz, da Noruega, que até esteve este fim de semana aqui em Portugal a dar um seminário de Obediência de competição. O cão foi retirado este ano das provas, com 11 anos, e teve o 3º lugar no dia no Mundial de Obedienca no Porto 2001. Foi também 2 ou 3 vezes campeã mundial com o cão e obteve vários pódios. Este ano iniciou o caniche novo de 3 anos no Mundial de Amsterdão e obteve um 3º lugar do dia. E afirma que foi apenas treinar o cão!!!!!!!!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jan 26, 2003 11:52 pm

Ora ai está...

Eu sabia que não estava enganada...

Disseram-me que tanto a senhora como os cães são um espanto em acção!

Gostava muito de ver....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
ana_link
Membro Veterano

domingo jan 26, 2003 11:57 pm

Sim.... são um espectáculo. Podes tentar arranjar uma cassete do mundial do Porto, para veres a prova dela.
O cão não "desgruda" da perna dela, a olhar para a cara! É incrivel! E a forma que ela tem de treinar também é muito interressante: tudo devagar, fazer o cão aprender tudo devagarinho.... É espectacular. Eu ainda tou a recuperar...
<p>Ana</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda jan 27, 2003 12:07 am

Deve ser mesmo espantoso...

Onde posso arranjar a cassete? sabes dizer-me?
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

segunda jan 27, 2003 2:47 am

Olá a todos!
Queria agradecer-vos a participação neste tópico.
De facto acho que vale mesmo a pena começar a treinar a caniche.
Ela aprende com facilidade e tem muita energia.
Ainda só tentei umas 2 ou 3 vezes que ela fizesse o xixi na rua, e ela já pula de contente só de me ver perto da porta.
Está a associar o xixi ao passeio na rua e isso é óptimo!!
Acho que se vai sair muito bem! ;)

Quanto ao resto, só o tempo o dirá.
Mas eu vou dando notícias...
Obrigada!
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

segunda jan 27, 2003 9:08 am

Olá a todos!

Afinal qual é a idade ideal para se começar a treinar o cão? O criador disse-me para só o levar a partir dos 6 meses. O Kroz diz a partir dos 4.

Depende de cão para cão ou de raça para raça? Provavelmente, se o levar muito novinho, leva mais tempo a aprender, não é?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 27, 2003 2:23 pm

Não convém perder muito tempo de modo a o cão não aprender maus hábitos. A idade dos 4 meses é para garantir que o cão já tem todas as vacinas necessárias para poder estar em contacto em segurança com outros cães e com o possível lixo que se encontra pelo chão.
Entre os 4 meses e os 6 também não há muita diferença. Eu só comecei com o Spot perto dos 2 anos, mas para agility essa é a idade idealissima, embora a ideal seja ao um ano (tem a ver com a estrutura ossea do cão versus tempo de aprendizagem).

Mas ainda a defender os 4 meses, quando mais rápido um cão sociabilizar com outros, melhor será o seu temperamento (nem sempre se verifica).
rutefcamacho Escreveu: Olá a todos!

Afinal qual é a idade ideal para se começar a treinar o cão? O criador disse-me para só o levar a partir dos 6 meses. O Kroz diz a partir dos 4.

Depende de cão para cão ou de raça para raça? Provavelmente, se o levar muito novinho, leva mais tempo a aprender, não é?
Última edição por KROZ em segunda jan 27, 2003 5:42 pm, editado 2 vezes no total.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

segunda jan 27, 2003 3:49 pm

Obrigada, Kroz!

Gostei dos argumentos. Para o mês que vem começo a fazer "trabalho de campo" e pesquisar escolsa na minha zona!
ana_link
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 5:51 pm

Não faço a minima ideia.... eu também gostava de ter, até porque se aprende muito a ver os "mestres"... Mas imagino que a subcomissão de obediência tenha uma cópia... não sei é se estão para deixar copiar...
Eu vou ver se consigo falando com eles.
JoanaGoncalves Escreveu: Deve ser mesmo espantoso...

Onde posso arranjar a cassete? sabes dizer-me?
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”