cindye Escreveu: Eu microchipo os cachorros já no nome do proprietário e tratamos da transferencia para o pedigree definitivo. O proprietário recebe a documentação em casa já com tudo em ordem.
É seguro e descomplicado
Microchip Vs Responsabilidades
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Eu não sou criador, por isso, existem pormenores que me passam completamente ao lado. No entanto, olhando outros exemplos, se há pessoas que conseguem fazer isto, sem grandes complicações, não vejo onde estará o problema.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
E volto a perguntar...é possível os dados de ambos os lados (CPC e Chip) não coincidirem? Por exemplo, num deles estar o nome do criador e no outro o do actual proprietário??
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Ora aí está a diferença entre produtos artesanais e de fábricaPauloSantos Escreveu:Eu não sou criador, por isso, existem pormenores que me passam completamente ao lado. No entanto, olhando outros exemplos, se há pessoas que conseguem fazer isto, sem grandes complicações, não vejo onde estará o problema.
cindye Escreveu: Eu microchipo os cachorros já no nome do proprietário e tratamos da transferencia para o pedigree definitivo. O proprietário recebe a documentação em casa já com tudo em ordem.
É seguro e descomplicado

-
- Membro Veterano
JoanaJoanaElectra Escreveu:E volto a perguntar...é possível os dados de ambos os lados (CPC e Chip) não coincidirem? Por exemplo, num deles estar o nome do criador e no outro o do actual proprietário??
Os dados que estão no CPC, servem apenas (acho eu) para associar um determinado LOP a um cão.
O chip não contém dados, o chip é somente composto por um número, numero esse, associado a uma identidade.
Por exemplo:
Eu compro um Cão, recebo o LOP provisório.
Coloco chip no cão. Na altura a minha Vet, preenche a ficha relativa ao chip e envia para a entidade que tem de enviar, com os meus dados e numero do chip, para que estes mesmos dados/numero, sejam inseridos numa base de dados, que irá associar aquele cão a um dono.
Após isto, vou ao CPC, solicitar o LOP definitivo e levo comigo o LOP provisório, bem como a declaração do Vet com o respectivos numero de chip.
Quando o CPC, me passa o LOP definitivo, consta no mesmo, esse numero de chip.
No entanto, depois deste processo, eu posso resolver vender o cão a outra pessoa, e essa pessoa, vai ao Vet e pede para serem alterados os dados que estão associados ao chip.
No entanto, ao CPC, não é dado conhecimento desta alteração.
Portanto, presumo eu, que em termos de CPC, a única coisa que importa, é associar o chip a determinado cão.
Quando comprei a minha Rott, foi assim que procedi.
O criador entregou-me o LOP provisório;
Chipei a cadela;
Fui ao CPC, para me ser passado o LOP definitivo.
Quando fiquei com o Rott que me foi dado e como ele já tinha chip e LOP definitivo, apenas solicitei alterção aos dados que constam da BD
-
- Membro Veterano
mauamus Escreveu:Ora aí está a diferença entre produtos artesanais e de fábricaPauloSantos Escreveu:Eu não sou criador, por isso, existem pormenores que me passam completamente ao lado. No entanto, olhando outros exemplos, se há pessoas que conseguem fazer isto, sem grandes complicações, não vejo onde estará o problema.
É seguro e descomplicadoapesar dos segundos serem certificados... sem dúvida que os 1ºs sabem muito melhor

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, o PauloC e o Vítor já me tinham explicado mais ou menos a coisa.
Então e se o criador coloca o Chip em seu nome, porque ainda não sabe a quem vai vender o cão? Mais tarde, a pessoa compra o cão e o Lop é passado para seu nome, muito bem, ok (entretanto, "esqueceu-se" essa história do Chip), isto quer dizer que, no caso de haver algum problema, os dados do Chip vão dar à mesma ao nome do actual proprietário? Não sei se me faço entender...
Então e se o criador coloca o Chip em seu nome, porque ainda não sabe a quem vai vender o cão? Mais tarde, a pessoa compra o cão e o Lop é passado para seu nome, muito bem, ok (entretanto, "esqueceu-se" essa história do Chip), isto quer dizer que, no caso de haver algum problema, os dados do Chip vão dar à mesma ao nome do actual proprietário? Não sei se me faço entender...
J.A.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Solicitaste alteração apenas no CPC ou em mais algum lado?PauloSantos Escreveu:
Quando fiquei com o Rott que me foi dado e como ele já tinha chip e LOP definitivo, apenas solicitei alterção aos dados que constam da BD
J.A.
-
- Membro Veterano
Com Rott que me foi dado, não fui ao CPC.JoanaElectra Escreveu:Solicitaste alteração apenas no CPC ou em mais algum lado?PauloSantos Escreveu:
Fui ao meu Vet, com a antiga dona do cão, levei uma declaração passada por ela, e a minha Vet, solicitou a alteração dos dados que constavam na BD, acho que do SIRA (acho que é este o nome, isto é uma das coisas que me passa um bocadinho ao lado)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:27 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Cumprimentos, </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não, trata-se depois da transferência...
J.A.
-
- Membro Veterano
O conceito de cão/presente (prenda) faz-me alguma confusão, mas... adiante.sitiodosanimais Escreveu:E se o cão for o "presente" para a esposa(o) à tanto esperado?
Estraga-se a mesma?
Não vejo em que sentido se possa estragar a surpresa.
Imaginando que, eu vou comprar um cão, e no acto da formalização da compra, vou com o criador ao Veterinário, é-lhe colocado o chip e os dados inseridos em meu nome (porque estarem em meu nome, não invalida ser um presente para a minha esposa), não vejo aqui, onde se possa estragar a surpresa.
Para mim, estas supostas dificuldades vindas de si, fazem-me alguma confusão, especialmente para alguém que até passa certificados dos cães que vende, não vejo onde estará a dificuldade nesta situação, que me parece ser bem mais simples, que passar certificados que não existem.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
O chip que a Tuga tem ,se eu quiser pode ser actualizado pela net ,algum dádo novo que sirva para descrever melhor o animal .A HomeAgain disponibiliza uma palavra chave e o dono pode actualizar sempre que desejar com dados ou foto nova ,isso depois de enviar a papelada toda pelo correio.
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
-
- Membro Veterano
- Contacto:
HomeAgain?
J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Ok, falou-se um pouco por cá mas, ninguém ainda foi capaz de responder à minha pergunta. Tendo em conta que ninguém "contrariou" aquilo que disse, passo do pressuposto que, em caso de acidente, o nome que estiver na base de dados referente ao chip é que vai ser mesmo responsabilizado.VitorN Escreveu:Boas,Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Pegando aqui neste comentário, pergunto:
Não é gravíssimo um criador ter um ou vários cães vendidos e o microchip desses animais continuarem em nome do criador?
E se há um acidente? A quem vão imputar as responsabilidades? Decerto que será ao dono do cão!! Mas não ficamos a saber quem é o dono do cão através do microchip? Não é esta a única prova?
É que na minha óptica, a haver um acidente, a polícia através do leitor do chip, pode perfeitamente responsabilizar o criador!
Estarei errado?!
Já agora, chamava a atenção também, as pessoas que doam animais. Vejam se este animal está ainda em seu nome ou se foi passado para o novo dono... é que não vá o diabo tecê-las

Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Sim
quando a Tuga foi colocar o chip ,eu pedi um que fosse possivel ser lido em Portugal e o vet disse que este era o ultimo (mais moderno) que saiu,mas pela pergunta ,estou a ver que não 

"O homem justo ,cuida dos seus animais"