comidinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda fev 03, 2003 4:11 pm

:lol: Nao concordo com essa educação de tirar comida para "mostrar quem é o chefe da matilha"????

O meus caes respeitam-me e nunca lhes proibi fosse o q fosse....se calhar sou um sortuda :) :) :)

Mas quando é pa ralhar tb o faço e acredite é so levantar a voz qeles compreendem logo

Conhece casos da "torção de estomago" pois consegue evitar se der comida varias vezes ou como eu deixar-lhes diariamente o q quiserem.
Mas concordo com oproblema da obesidade mas nunca como meio de educação severa.

Mtas jokas

Felizmente sou mesmo uma sortuda!!!!! :) :) :)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda fev 03, 2003 4:56 pm

Felizmente sou mesmo uma sortuda!!!!!
Pode crer. Eu também. Mas o comportamento canino não começa nem acaba nos nossos próprios cães. A nanico tem toda a razão: tirar a comida a um cão é um dos melhores exercícios para reforçar a dominância do dono. E se os seus cães não precisam disso, há-os que precisam.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Cybergirl
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 5:26 pm

Respeito todas as opiniões mas acho severo demais.....podem crer
Seria melhor com guloseimas, nao?

Jokas
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda fev 03, 2003 5:43 pm

Severo demais???

Pois.... eu também não sabia o que isso era até que um belo dia, tinha o Igor cerca de 3 meses, em que ele estava a comer e eu fui-lhe deitar mais um pouco de ração que tinha ficado no copo medidor. Aproximei-me dele normalmente, e conforme o afastei para lha deitar na taça, levei com uma bela rosnadela. Pois é, e aí? O que fazer? Eu, e a conselho de outros forenses, utilizei a técnica de retirar a comida (e com excelentes resultados). Hoje em dia posso-lha tirar, brincar, e ele só come se e quando eu deixar. No entanto, e apesar disto, o Igor de vez em quando tem que ser relembrado (principalmente quando está entretido com algum osso ou guloseima). Aliás, eu só lhe dou qualquer guloseima, após ele se submeter a mim (sentar e/ou deitar).

É assim, se queremos que eles nos aceitam como chefe da matilha, temos que nos comportar enquanto tal. Pelo menos, é o que eu acho. ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 03, 2003 6:53 pm

Well done, Ladybird.
Os cães não são todos iguais.
Cães dominantes precisam muitas vezes de ser lembrados de quem é o chefe da matilha.
Outros só querem agradar e não é preciso mais nada que um sinal de agrado ou desagrado por parte dos donos.
Também convêm lembrar que isto de tirar a comida não é para deixar o animal sem comer, hã ? A ideia é ele perceber que come quando o dono quer e deixa.Isto é, que é um subordinado.
Dá-me a impressão que alguns foristas pensaram que se deixava o cão sem jantar.
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

segunda fev 03, 2003 7:19 pm

Nanico Escreveu: Ola Cybergirl,

Nao acho que seja boa ideia deixar o comedor cheio todo o dia. E isto por duas razoes
- Para evitar que o cao coma demais.
- Para reforcar a posicao do dono como chefe de matilha.

A primeira razao que expuz e facil de compreender... Talvez o seu cao coma com peso e medida, mas o meu, por exemplo, e um glutao e e de uma raca propensa a obesidade...
Quanto a segunda razao Como ja se falou varias vezes neste forum, e muito importante para nos, humanos, compreendermos a maneira como pensam os nossos amigos caes. A sociedade dos caes e hierarquica Ha sempre um lider. O objectivo de um bom treino e ensinar ao cao, de maneira nao violenta que o dono e o lider da matilha.
Uma das funcoes do lider da matilha e providenciar alimento. Se o se cao esta habituado a encontar alimento num certo local, nao vai associar o dono ao papel do lider que providencia.
E por isso muito importante que o cao veja quem lhe poe a racao no prato. Para certos caes muito dominantes tambem e necessario demostrar-lhe que o dono tem o direito a comer o pedaco melhor que esta no prato. (Isto faz-se colocando um bocadinho de queijo ou uma bolacha ao cimo da racao do cao e comer esse pedacinho a vista do cao antes de estender o prato).
Outro exercicio com comida que se pode fazer e ter mais do que um prato de comida.
1. O cao come do primeiro prato,
2. o dono, com outro prato na mao chama o cao,
3. o cao aproxima-se e so quando se aproxima e que o dono lhe poe o segundo prato e frente. Lembre-se, se quiser fazer este exercicio de que o lider nunca se aproxima do subordinado. O subordinado e que se aproxima!
Exatamente como Nanico disse, e 1 bom truque, para acrescentar a esta boa explicaçao, é colocar o comedouro do cao com raçao na mesa, so no fim dos donos comerem se mete o comedouro dele no chao! Ao principio estranhara esta sua atitude, mas percebera que o que ele come é o resto que o lider da matilha lhe deixou!!!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 04, 2003 8:25 am

Cybergirl Escreveu: lol Nao concordo com essa educação de tirar comida para "mostrar quem é o chefe da matilha"????
Ola Cybergirl,

Gostaria que relese a minha mensagem. Vera que aquilo que defendo nao e retirar comida ao cao, mas "teatralizar" o gesto de dar comida ao cao.
O meu cao, quando o recebi em casa, rosnava a quem se aproximasse da comida dele. Esse nao e um comportamento bonito, mas e compreensivel para um cao que tinha sido abandonado e forcado a viver na rua.
Fiz com ele os exercicios que descrevi e com execelentes resultados. Ainda o outro dia, houve um acidente ca em casa. Recebi a visita de criancas e os miudos decidiram ir dar de comer ao cao. Um dos garotos agarrou no prato do cao e o outro garato desatou a bulha com o primeiro, meteu a mao no prato e tirou de la a racao. Quando nos, adultos, demos por isso, estavam as duas criancas sentadas no chao a dar bolinhas de racao ao cao, uma a uma. Uma das criancas tinha a tijela do Oscar na mao. O cao estava sentado calmissimo e a aceitar as bolinhas.
A culpa deste incidente foi toda minha, que nao devia ter deixado o cao e as criancas fora da minha vista durante um segundo. Mas acho que a reaccao de calma do Oscar foi o resultado de um bom treino!
Cybergirl
Membro Veterano

terça fev 04, 2003 1:13 pm

Nanico,
Nao concordo, mas aceito desde q haja sempre o objectivo de defender a justa sociabilização.

Nao gosto do termo "chefe da matilha" pois considero-me cumplice e amigona dos meus caes......mas é como digo tive mta sorte.

Tb aconteceu em cachorro rosnarem pelo brinquedo ou comida, eu consegui fazer-lhes compreender (com algum tempo e bastante insistencia) q estava a tirar o brinquedo mas q lho daria SEMPRE!!!

Jokas
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta fev 05, 2003 10:13 am

Ola Cybergirl,

Ainda nao compreendi com o que e que nao concorda:
- Nao concorda com a "teatralizacao" do acto de dar comida ao cao proposto por mim e pela djiba?
- Nao concorda com o termo "chefe de matilha"?
- Nao concorda com o retirar comida ao cao como metodo de reforcar lideranca?

Para fomentar uma boa discucao sobre este assunto, comeco eu por expor o meu ponto de vista: :D

A sociedade canina, tal como a dos lobos, e hierarquica. Dentro da matilha ha sempre um lider (ou dois lideres, o lider dos machos e a lider das femeas).

Aos olhos do cao, os humanos sao a partida membros da matilha.

Se o cao se considera lider (ou alpha ou chefe) da matilha humana, isso pode ter consequencias graves, pe:
- O cao pode tentar "corrigir" os membros mais fracos da matilha.
- O cao que se considera lider da matilha entra em ansiedade quando outros elementos da matilha se ausentam.
- O cao nao obedece aos membros mais fracos da matilha.
- O cao ignora membros mais fracos da matilha.
- O cao nao aceita que membros mais fracos da matilha tomem atitudes que aos seus olhos sao de lideranca.

Normalmente, aqueles caes que nos consideramos bem socializados, sao os caes que compreenderam que o lugar deles na hierarquia esta abaixo do dono. Caes que se consideram acima do dono sao vistos por nos como "desobedientes"ou "muito mimados".
E nunca forcei o meu cao a aceitar a minha lideranca. (E o meu cao era mesmo muitissimo dominante!!!!) Nunca lhe toquei no intuito de o magoar e nunca, mas nunca lhe levantei a voz ou me vi forcada a fazer um ruido subito para o forcar a obedecer-me. O que fiz foi tentar compreender o comportamento do lider, e assumir um comportamento de lider. Dado que nao sou um cao, recorro muitas vezes a teatralizacao.
O oscar e o meu melhor amigo. Nao o vejo como subordinado, vejo-o como companheiro. Mas, quando se trata de tomar uma decisao ou dar um comando, estamos entendidos: eu mando e ele obedece. E olhe que desde que ele compreendeu isso, e muito mais facil e agradavel viver com ele!

Para mim, o termo "chefe de matilha" refere-se a um papel essencial na sociedade canina. Os termos "alpha" e "lider" de matilha referem-se ao mesmo.

Tambem nao acho bem que se retire a comida a um cao como metodo de reforcar a lideranca. Primeiro porque pode ser perigoso para quem retira a comida e depois porque com a "teatralizacao" se consegue precisamente o mesmo resultado, mas de uma maneira mais "humana" e muito mais compreensivel aos olhos do cao.
Responder

Voltar para “Cães”