Duvida sobre acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mai 10, 2007 7:17 pm

Artemysa Escreveu:Mas sem os ditos exames, a informação que então existe no LOP é fenotípica e não genotípica.
No caso dos labs, não vem nem uma informação nem outra. Vem apenas os nomes de registo e número do próprio e dos ascendentes. Quem quiser saber qual o fenótipo (dos ascendentes), terá que fazer uma investigação e quem quiser saber o genótipo (do próprio), terá que mandar fazer análises.
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

quinta mai 10, 2007 7:22 pm

Mas isso é só para os labradores?
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 10, 2007 7:26 pm

Artemysa Escreveu:Mas isso é só para os labradores?
Isso já não lhe sei responder. Decerto que nas outras, haverão também outros procedimentos a ter em conta para que tudo corra bem mas, como lhe disse, não sei mesmo.
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 7:29 pm

Não sabia mesmo disso. Obrigada :D
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 10, 2007 8:10 pm

Artemysa Escreveu:A sério? Fazem exames de DNA aos cães todos? Estou impressionada, a sério!
E não podem fazer uma pesquisa para saber as cores da descendência do cão? Acho que não será fácil, pode não ser totalmente seguro, mas pelo menos é uma ajuda. A certeza só com o exame genético.

Uma suposições

Tem de saber o que é um gene recessivo e um dominante, tem de saber se os cães que vai cruzar são geneticamente homozigóticos recessivos e dominante ou se são heterózigoticos...E depois é fazer a tabela de mendel(penso que seja este o nome da tabela).

Mas como sabe se o cão preto é homozigótico se não souber a sua origem? Aqui está o lop a funcionar como suporte... Sem o lop, só sabe que o gene da cor preta é dominante em relação aos outros, seja ele "chocolate" ou amarelo.

E como sabe se esse cão castanho é homozigótico ou heterozigotico? Não sabe se não tiver o LOP, além disso conhecer as cores desses cães e seus descendentes...só assim pode prever mais ou menos alguma coisa.

Se eles fossem os dois homozigóticos os cachorros eram todos negros...se foram heterózigóticos...já existem outras probabilidades de cores.

Este é um exemplo cabal, da importância do lop e do interesse dos criadores ou futuros criadores em terem interesse primordial sobre a genética.

E com este interesse seu sobre que cores podem ser as crias...responde à sua dúvida sobre o interesse no lop...aqui está um dos muitos benefícios em ter cães com lop.

Uma coisa é certa vão nascer cães pretos.

http://labrador.retriever.free.fr/couleurs/coulapp.php
<p>susana</p>
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 8:21 pm

Mas mesmo o LOP pode ser falível... basta um animal de uma característica dominante ser heterozigótico (embora seja certo que quanto maior o historial da ascência, menor a probabilidade de "erro").

A propósito, quantas gerações tem que ter um LOP no mínimo?
rimbila
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

quinta mai 10, 2007 8:56 pm

O LOP,normalmente tem ate tres geraçoes,os pais,avos e bisavos.

Pelo menos é como esta o LOP nos meninos ca de casa,agora se existem outras variantes com mais geraçoes nao faço ideia!!!

Se estiver errada,corrijam me,por favor!!! :wink:
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta mai 11, 2007 10:18 am

rimbila Escreveu:O LOP,normalmente tem ate tres geraçoes,os pais,avos e bisavos.

Pelo menos é como esta o LOP nos meninos ca de casa,agora se existem outras variantes com mais geraçoes nao faço ideia!!!

Se estiver errada,corrijam me,por favor!!! :wink:
Não, não está errada. O LOP tem 3 gerações. Mas com essa informação, não é difícil fazer o resto da árvore genealógica, pesquisando.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
RicAmorim
Registado: segunda mai 07, 2007 11:16 pm

quarta mai 16, 2007 11:30 pm

Deixe que lhe diga apenas uma coisa, nao respondo antes porque pensei que sempre que tivesse uma resposta a minha pergunta recebia um email...
Por isso so agora vi que ja tinha varias...

Sabe o que acabei de fazer? De comprar um LAB chocolate (600euros) porque a minha ideia nao é fazer criação e vender... Apenas pensei em acasalar a minha menina e ficar com dois ou 3 LAB, o resto ia dar aos meus amigos...

Mas eu compreendo o que disse, porque normalmente pensamos sempre que os outros sao um pouco iguais a nossa propria imagem... é a unica explicação que tenho para o Sr. ter dito o que disse quando nem sequer me conhece.

Mas mesmo nao respondendo a minha pergunta (que devia ser a função deste forun) Obrigado.

Cumprimentos
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta mai 17, 2007 9:28 am

RicAmorim Escreveu:Sabe o que acabei de fazer? De comprar um LAB chocolate (600euros) porque a minha ideia nao é fazer criação e vender...
Então?... É fazer criação e dar?!...

É que isso não é o importante. O importante é fazer-se criação bem feita. Seja ela para a vender posteriormente ou para dar ou para guardar em casa. Isso é que é importante e que a maioria das pessoas não sabe.

Aquilo que se questiona, independentemente das suas boas intenções, é se, face à pergunta colocada, o amigo já reúne as condições necessárias para fazer uma criação bem feita. Mesmo se posteriormente a pretende ofertar e não vender.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 17, 2007 9:55 am

RicAmorim Escreveu:Mas eu compreendo o que disse, porque normalmente pensamos sempre que os outros sao um pouco iguais a nossa propria imagem... é a unica explicação que tenho para o Sr. ter dito o que disse quando nem sequer me conhece.
Isto é pra quem? Não vi aqui nada com teor ofensivo :?
RicAmorim Escreveu:Mas mesmo nao respondendo a minha pergunta (que devia ser a função deste forun) Obrigado.

Cumprimentos
A resposta à sua pergunta está cá, agora se você não percebeu, o problema já não é nosso.
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 10:28 am

Mas qual é o problema de se fazer um cruzamento só porque se gosta de um animal e se quer ter dele descendência?? Desde que depois não se alegue que o animal é puro... afinal faz-se isso com os outros rafeiros, e para todos os efeitos pelo que tenho lido aqui, um cão sem LOP é um rafeiro.

Também acho mal fazerem dos animais fábricas de produção em série, mas não sei se este será o caso...
Responder

Voltar para “Cães”