Cadela boxer medrosa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mai 18, 2007 5:46 pm

Yohanan Escreveu:Olá, LuaMaria, a dona vai acarinhar o cão para sentir mais auto-confiante e sentir que a dona também confia nela, isso é muito importante para o cão, saber que a dona está ao lado dela mesmo sabendo que existe momentos bons e maus e não vai ter outro comportamento desviante...

Um abraço

A cadela vai sentir-se mais confiante sempre que se mostrar "corajosa" e a dona a elogiar e acarinhar...é o reforço da acção pretendida.

Quando um cão faz algo que gostam vocês mimam, quando o cão faz coisas que não gostam vocês repreendem...numa situação destas é assim que se faz...mostra medo, é repreendida, mostra "coragem", é recompensada.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 18, 2007 5:52 pm

susanastrat Escreveu:numa situação destas é assim que se faz...mostra medo, é repreendida, mostra "coragem", é recompensada.
Não se repreende um animal que está com medo. É uma forma muito rápida e eficaz de ele ganhar uma fobia dificil ou nunca mais tratável. Não se repreende nem castiga um animal assustado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sexta mai 18, 2007 6:38 pm

Boas...

Em relação ao comentário da "LuaMaria", ñ vou comentar, enfim....

Em relação ao k disse, a susanastrat:
"numa situação destas é assim que se faz...mostra medo, é repreendida, mostra "coragem", é recompensada."

susananstrat, responda-me a uma pergunta, você já leu os livros k já mencionou atrás, sobre o Cesar Millan???
Então se ainda ñ leu e nem estudou, ainda tem k rever isso, eu digo isto, porque o que você disse não faz muito sentido, mas ñ estou a contrariar, você é que sabe....

Façam um favor a vocês próprios, sejam construtivos e não destruidores, pode ser?? Sempre a "picar" para se mostrarem quem é melhor ou ñ....Por amor de Deus, se nos ajudarmos uns aos outros somos todos bons... Não acham??
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sexta mai 18, 2007 6:47 pm

:D Assim é que se fala!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 18, 2007 6:53 pm

Yohanan Escreveu:Façam um favor a vocês próprios, sejam construtivos e não destruidores, pode ser?? Sempre a "picar" para se mostrarem quem é melhor ou ñ....Por amor de Deus, se nos ajudarmos uns aos outros somos todos bons... Não acham??
Quem foi destrutivo ou pretendeu ser melhor? Já agora, ainda não se apercebeu do conselho disparatado que deu? Desde quando se mima um cão quando ele tem um comportamento que queremos eliminar? Para o cão perceber que o apoiamos não precisamos sequer de lhe tocar, basta um olhar com um sorriso, uma palavra suave para o acalmar, permanecermos ao pé dele. Basta colocar uma perna entre o objecto que o assusta e ele. O cão sabe perfeitamente que tem o apoio do dono se necessário e que se o dono está tranquilo, ele também o pode ficar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Maraisa
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 12:26 pm

sexta mai 18, 2007 7:31 pm

Não sei se terei coragem de a repreender nessas alturas, parece-me que ainda a vou assustar mais... e quero tudo menos isso! Parece-me melhor ideia juntar-me á pessoa e acaricia-la, para ela sentir mais confiança e deixar a outra pessoa tocar-lhe tb... é o que fiz hoje... ela inicialmente fogiu, mas depois eu ponho-me ao pé da pessoa a chama-la , ela lá vem mto desconfiada e faço-lhe festas e nesse mesmo instante recebe festinhas da outra pessoa tb... cheirou e deixou-se estar, sempre com um pé atrás e outro á frente. Devagarinho vai lá... com crianças ela não tem medo, anda sempre atras, mas se fazem um movimento brusco... pernas para que te quero! :roll:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta mai 18, 2007 8:05 pm

susanastrat Escreveu:
Yohanan Escreveu:Olá, LuaMaria, a dona vai acarinhar o cão para sentir mais auto-confiante e sentir que a dona também confia nela, isso é muito importante para o cão, saber que a dona está ao lado dela mesmo sabendo que existe momentos bons e maus e não vai ter outro comportamento desviante...

Um abraço

A cadela vai sentir-se mais confiante sempre que se mostrar "corajosa" e a dona a elogiar e acarinhar...é o reforço da acção pretendida.

Quando um cão faz algo que gostam vocês mimam, quando o cão faz coisas que não gostam vocês repreendem...numa situação destas é assim que se faz...mostra medo, é repreendida, mostra "coragem", é recompensada.

Totalmente de acordo.
E digo mais, hoje em dia muitos dos Pets servem para suprir muitos dos problemas afectivos de uma sociedade em que as pessoas vivem muitas vezes em isolamentos afectivos. Isto faz com que muitos dos animais de estimação sejam excessivamente apaparicados pelos donos.
Há pessoas que estão constantemente a mimar os cães. Isto é um erro terrível: os cães precisam de amor, mas precisam de regras e disciplinas. Os cães não devem ser tratados como seres infantis, aos quais tudo é permitido. Isto é muito prejudicial para o seu desenvolvimento.
A grande maioria dos cães de “companhia e cidade” têm notoriamente um comportamento humanizado e muito infantil.
susanastrat
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 10:11 pm

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:(...)numa situação destas é assim que se faz...mostra medo, é repreendida, mostra "coragem", é recompensada.

Não se repreende um animal que está com medo. É uma forma muito rápida e eficaz de ele ganhar uma fobia dificil ou nunca mais tratável. Não se repreende nem castiga um animal assustado.
O repreender, não tem de ser severamente; neste aspecto concordo, porém é preciso dessensibilizar esse comportamento, com uma atitude firme...expondo-a gradualmente a estímulos por etapas. E reforçar positivamente quando ela não mostrar medo.
Na rua, a dona deve manter a trela firme; geralmente puxam a trela ao recuar, tentar ter uma atitude confiante, o cão confia no líder; não tem receio junto dele.

Um dono consegue tudo do cão se for o líder. O problema é que nas primeiras reacções de medo os donos ou anteriores donos têm pena deles e vão mimar os bixos quando eles se mostram medrosos; é claro cada reacção reforçada é mais difícil obter a resposta pretendida.
Yohanan Escreveu:susananstrat, responda-me a uma pergunta, você já leu os livros k já mencionou atrás, sobre o Cesar Millan???
Então se ainda ñ leu e nem estudou, ainda tem k rever isso, eu digo isto, porque o que você disse não faz muito sentido, mas ñ estou a contrariar, você é que sabe....
A pergunta é muito tola... :roll:

E ainda gostava de saber onde leu que se deve consolar um animal que esteja com medo... :)

FBC Escreveu:A grande maioria dos cães de “companhia e cidade” têm notoriamente um comportamento humanizado e muito infantil.

Exactamente, as pessoas precisam mais "do colo dos cães", que os cães precisam do "colo" deles... e depois há cães com problemas comportamentais.
<p>susana</p>
Maraisa
Membro

sexta mai 18, 2007 10:43 pm

Tou a ficar confusa... :roll:
Devo obriga-la a ficar quieta para que as pessoas lhe façam festinhas?
Se bem percebi, não a devo mimar qd ela tem estas atitudes, mas se a repreender ou obrigar, ela não ficará mais nervosa?

Obrigado pela vossa ajuda, é o meu primeiro cão e ainda não sei mto bem como lidar com ela... quero que cresça saudavelmente e seja uma cadelita normal, sem traumas, etc. Tenho aprendido aqui bastante, mas as opiniões são muitas e por vezes divergem tanto que confesso que por vezes sinto-me baralhada. :roll:
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 19, 2007 8:19 pm

Maraisa Escreveu:Tou a ficar confusa... :roll:
Devo obriga-la a ficar quieta para que as pessoas lhe façam festinhas?
Se bem percebi, não a devo mimar qd ela tem estas atitudes, mas se a repreender ou obrigar, ela não ficará mais nervosa?

Obrigado pela vossa ajuda, é o meu primeiro cão e ainda não sei mto bem como lidar com ela... quero que cresça saudavelmente e seja uma cadelita normal, sem traumas, etc. Tenho aprendido aqui bastante, mas as opiniões são muitas e por vezes divergem tanto que confesso que por vezes sinto-me baralhada. :roll:
http://channel.nationalgeographic.com/channel/video/

Aqui há videos do cesar millan, é só colocar no motor de busca o nome dele.
Nesses videos há vários casos de cães medrosos ou com fobias...é ver alguns deles e ler sobre o assunto, como já sugeri.

E há tantos artigos a falar sobre este assunto... http://www.dogsey.com/dog-articles.php?t=8050

A melhor forma era que a cadela tivesse confiança em si, dessa forma ela ficava junto de si, nem que fosse preciso o uso da trela para evitar fugas...desta forma ao ficar junto de si, sem que as visitas lhe mexam...ela à dada altura poderá acalmar-se um pouco e ir perdendo medo das pessoas; ela mesma irá começar a cheirar o ar( é típico quando querem conhecer o espaço ou alguém que não querem contacto), e mais uns tempos irá interagir de alguma forma, ou quando ela parecer mais calma que tentem aproximar a mão ...fazer uma festa.

Nunca lhe dê mimos quando ela estiver nervosa...sempre que tente fugir, não deixe. Ao usar a trela puxe -a para si. E diga algo como "quieta", "aqui"... sem mostrar-se nervosa ou irritada ou seja não grite( ela já tem os níveis de adrenalina no pico máximo) apenas "aborrecida".

É claro que também deve confiar no comportamento das visitas, para que elas não sejam brutas ou evasivas com a cadela...e só lhe tentem mexer quando você achar que é conveniente. E o ideal é que seja por com tempo porque demora imenso esta conquista de confiança.

E como a LuMaria, já referiu, no início deve fazer isto apenas com uma pessoa.
<p>susana</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado mai 19, 2007 8:50 pm

tenho uma cadela exactamente com esse problema. foi abandonada na estrada. ainda estou para saber como se aproximou de mim.
era para ser dada. mas quem quer um bicho do mato? comigo, só se começou a aproximar ao fim de muitos dias. de resto, é um pavor autêntico. se está à solta e vê pessoas, passa o dia a ladrar-lhes. mas bem ao longe. só não tem medo das pessoas que conhece bem. mas foi preciso tempo para se habituar.
ao contrário do que dizem, o tratamento de choque fez-lhe bem. no ano passado, levei-a de f´rias. não teve outro remédio se não levar um banho de multidão. veio muiiito melhor. agora que está mais isolada, voltou ao mesmo.
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 19, 2007 8:56 pm

anjjazul Escreveu:tenho uma cadela exactamente com esse problema. foi abandonada na estrada. ainda estou para saber como se aproximou de mim.
era para ser dada. mas quem quer um bicho do mato? comigo, só se começou a aproximar ao fim de muitos dias. de resto, é um pavor autêntico. se está à solta e vê pessoas, passa o dia a ladrar-lhes. mas bem ao longe. só não tem medo das pessoas que conhece bem. mas foi preciso tempo para se habituar.
ao contrário do que dizem, o tratamento de choque fez-lhe bem. no ano passado, levei-a de f´rias. não teve outro remédio se não levar um banho de multidão. veio muiiito melhor. agora que está mais isolada, voltou ao mesmo.
Isso é verdade...melhora imenso.

Há pessoas que para os cães deixarem de ter medo das visitas que pedem à pessoa para ficar com ela presa pela trela, sempre a fazer festas a oferecer biscoitos... :lol: Não sei quais os efeitos disso a longo prazo...
<p>susana</p>
Maraisa
Membro

sábado mai 19, 2007 9:53 pm

Ela vai ter com as pessoas, cheira-as e depois qd estas lhe vão para fezer uma festinha ela zuca... desvia-se ou foge. Com crianças ela nao foge e deixa acaricia-la, e com algumas pessoas deixa logo fazer festinhas e ainda se abana... mas com mto poucas!!! Eu acho que devagarinho ela vai lá. :D
Obrigado a todos pela ajuda :wink: :D
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo mai 20, 2007 12:14 pm

Maraisa Escreveu:Ela vai ter com as pessoas, cheira-as e depois qd estas lhe vão para fezer uma festinha ela zuca... desvia-se ou foge. Com crianças ela nao foge e deixa acaricia-la, e com algumas pessoas deixa logo fazer festinhas e ainda se abana... mas com mto poucas!!! Eu acho que devagarinho ela vai lá. :D
Obrigado a todos pela ajuda :wink: :D
Os Boxers normalmente não são medrosos, o que me parece é que a sua menina sofre algum trauma com humanos.

Como disseram veja videos e tente aplica-los com a sua menina :wink:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Maraisa
Membro

domingo mai 20, 2007 12:46 pm

Ela parece estar melhorzita, ontem levei-a para ao é dos meus amigos e ela deixou-os fazer festinhas e ainda abanava bastante o rabinho. :D
Eu duvido que seja trauma, leva-me a crer que foi por nestes 5 meses não conviver cm pessoas, só com mais boxers e com o criador. Não sei... estou apenas a especular. :|
Ela com o tempo vai lá. :)
Responder

Voltar para “Cães”