Pinscher versus Chihuahua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

quinta fev 06, 2003 11:07 am

SeaLords Escreveu: Ó Blowfish, se vive noutro país (Itália, não é?) então não vale!!! É natural que a população que aparece no veterinário tem que ser comparada com a população "cá de fora". Se "cá fora" há mais cães de raça que rafeiros, é natural que apareçam mais cães de raça que rafeiros nos vets.

Quanto às afirmações bombásticas, não foram as suas, mas as da Charlotte. OK? ;)
Mas mesmo na clinica onde vou em Portugal vejo mais caes de raca. Tambem pode ser da zona onde vivo, claro. Acho que nessa zona ha muitos caes de raca e/ou as pessoas se preocupam mais com esses porque "custam muito dinheiro", nao e? ;) (GLUP, que horror!)

OK, nao deu para perceber que essa das afirmacoes bombasticas era para a Charlotte ;)
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta fev 06, 2003 11:32 am

Pois, muito bem, toda a gente se degladia com a minha 2ª pergunta, mas a primeira (e que dá o nome ao tópico) ninguém falou. Será que esta dúvida me vai atormentar até ao final dos meus dias?????????????????????? LOLOL

Eu cá tenho um cão de raça (penso eu, embora ninguém me explique se sim ou não) mas foi adoptado já em adulto. Já tinha passado por 3 casas e sido vítima de maus tratos. Por isso acolhi-o sem olhar à raça, apenas porque quis dar-lhe melhores condições :)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta fev 06, 2003 11:32 am

A explicação dada pelo PauloC, foi bastante clara.
Realmente um SRD, que tenha nascido em casa, (isto é, não teve de lutar para sobreviver contra as intempéries, fome,etc...), pode tornar-se bastante vulnerável a doenças.
Por exemplo, tenho uma colega que tem um SRD (caseiro), que o Vet adora, ou seja, está lá sempre "caído" com problemas de saúde.
Mas tudo isto é muito subjectivo, pois o meu cão também SRD (caseiro), até à data nunca teve problemas.
E já agora.... Onde é que está uma mesa de madeira?????!???? Noc...Noc...Noc....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

quinta fev 06, 2003 11:41 am

jcachorro,

Talvez seja isso do terem nascido e casa ou nao, como referes. :?: :!:
Talvez os originais da rua mesmo nao adoecam tanto... ou entao nao se queixam ou nao tem a quem se queixar :(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 06, 2003 12:13 pm

Nel,

peço desculpa.Concerteza não me exprimi bem.
Não avalio as pessoas nem pelos carros, nem pelas roupas ou pelos cães que passeiam.(talvez pela atitude geral)

O que acontece é que eu tenho um certo ressentimento em relação a um certo tipo de gente (do qual, infelizmente, existe muito em Portugal) que são só imagem.
Penso que são estas pessoas que compram cães nos BYB (afinal são baratos e são puros, não é verdade ?) e depois os abandonam com a maior facilidade (afinal quem é que está para ter chatices ?).
É uma certa maneira de estar na vida que eu abomino.

Pe, soube (há dias) que uma das senhoras (?) que devolveu o cachorro caniche (eu já contei que ela andou a implorar n tempo que lhe dessem o cachorrinho) já tinha tido um, antes, que deixou morrer por não lhe dar os devidos cuidados veternários a tempo e horas.
Dá para ranger os dentes !

Paulo,

quando eu disse mentalidade tipo PETA, era a brincar (continuo a não ter o HTML disponível).
Eu não sou pró-Peta devido aos exageros (e tolice) de algumas posições que tomam.

Resumindo : sou a favor de donos responsáveis (de raça ou de SRD) e do combate sem quartel àqueles que usam os animais ,seja para se autopromoverem, seja para calar a boca aos putos, seja por insegurança da personalidade, etc.

Desculpem lá o discurso.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 06, 2003 12:20 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:51 am, editado 1 vez no total.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta fev 06, 2003 1:30 pm

achei por bem dar também a minha opinião acerca da diferença de resistência entre um cão rafeiro e o cão de raça, não há grandes diferenças, como diz a sealords, mas em termos genéticos, penso que já não é assim. é muito mais fácil surgirem animais com doenças genéticas que sejam filhos de cães com características identicas, do que filhos de cães com características muito diferentes, pois os cruzamentos entre os primeiros, propicia o desenvolvimento de animais com genes recessivos que possam ser prejudiciais à saúde do próprio animal (como a displasia da anca em algumas raças ou propensão para a obesidade no caso do labrador ou a fragilidade do estômago dos boxers entre muitos outros). no caso do cruzamento entre cães rafeiros, será mais dificil a conjugação de genes recessivos. (atenção que esta é a minha opinião a partir dos escassos conhecimentos de genética que tenho, mas penso que será também importante lançar este ponto de vista sobre a questão). o que é certo é que um animal (de duas ou quatro patas)que tenha contacto com determinados vírus ou bactérias no dia a dia, é efectivamente mais resistente a muitas doenças.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quinta fev 06, 2003 2:58 pm

[quote=Charlotte]
Alguém me sabe explicar qual é a diferença "essencial" entre um Pinscher e um Chihuahua?
Já agora uma pergunta para desenvolver Se toda a gente diz que os refeiros são mais espertos e mais resistentes a doenças (principalmente hereditárias), porque é que toda a gente ainda gasta disparates em cães de raça?
[/quote]

Oi

Como disse a Sealords as diferenças mais "notorias" sao a nivel de cabeça.

Eu escolhi o Terranova pelas caracteristicas e contributo desta raça na salvação de humanos

Nao acredito qe possa generalizar e por isso dar maior esperteza ou resistencia a caes denominados rafeiros .....tenham a certeza qe "criadores responsaveis" tb verificam a transmissao "genetica" de temperamento e doenças

;) ;)
SeaLords
Membro Veterano

quinta fev 06, 2003 2:59 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:34 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 06, 2003 3:59 pm

Acham que os rafeiros são mesmo mais resistentes que os cães de raça?
eu não sei se os srd irão menos ao vet por serem mais resistentes ou por uma questão de "estatuto". uma pessoa minha conhecida ficou indignada por eu dar ração aos cães. isto porque são rafeiros. presumo que muitos tenham a mesma ideia em relaçâo à ida ao vet.

anjaazul
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta fev 06, 2003 5:32 pm

Oi!

Em principio o cão que você têm será um cruzamento de pinscher miniatura com chihuahua. Um pinscher miniatura tem uma altura de 25 cm a 30 cm... e não tem os olhos esbogalhados como o chihuahua. Veja o meu avatar. Não tem nada a ver com um chihuahua.

Veja aqui algumas fotos de pinschers miniatura:

http://www.pons.es/madeinspain/spanish/index.htm

Charlotte Escreveu: Pois, muito bem, toda a gente se degladia com a minha 2ª pergunta, mas a primeira (e que dá o nome ao tópico) ninguém falou. Será que esta dúvida me vai atormentar até ao final dos meus dias?????????????????????? LOLOL

Eu cá tenho um cão de raça (penso eu, embora ninguém me explique se sim ou não) mas foi adoptado já em adulto. Já tinha passado por 3 casas e sido vítima de maus tratos. Por isso acolhi-o sem olhar à raça, apenas porque quis dar-lhe melhores condições )
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta fev 06, 2003 7:49 pm

" É (também) por isto que os bons cães dos bons criadores custam "balúrdios". É óbvio que quando se cruzam dois cães que apenas têm LOP e nunca sequer se ouviu falar em "displexia" seja mais fácil de acabar com problemas entre as mãos"

embora ache que tenha razão, também penso que existam doenças muito difíceis ou mesmo impossíveis de detectar, por isso se fazem despistes após o nascimento dos cachorros. de qualquer modo, não considero que os cães custem balúrdios, pois criar cães não é um mero hobby, eu não o faria. quanto à "displexia", é mesmo assim que se escreve? é que já li em vários artigos e livros "displasia" e pensei que estivesse a escrever correctamente. outra coisa que gostava de referir, falam muitas vezes dos bons criadores, mas neste caso, penso que até o melhor criador de cada raça fez, não propositadamente claro, "asneiras", pois é através do erro que se aprende, qual o criador que não pensou, ora... não devia ter cruzado este cão com esta cadela, porque... pois um criador, apesar das suas louváveis intenções é apenas humano, e esta "raça" tem como principal característica fazer muitas asneiras... para se ser um bom criador, tem de começar por algum lado. bem haja. (atenção... não estou a atacar ninguém, são apenas considerações minhas).
SeaLords
Membro Veterano

quinta fev 06, 2003 9:53 pm

Bom, primeiro que tudo, peço desculpa pelo atraso na resposta.

Segundo, vamos a aulas de português (e espero que não me levem a mal, nestes tempos que correm). Cada vez mais me convenço que muitas das guerrinhas que por aqui surgem se devem ao facto das pessoas não dominarem português e não saberem ler/interpretar o que está escrito. As aspas (" ") usam-se fundamentalmente quando a palavra/frase que lá está ou é citação ou é usada com um sentido que não o normal (aquele que se encontra no dicionário). Outros casos haverão, que agora não me lembro. Quando usei "displexia" (e continuo a usar as aspas) foi porque vi o termo num anúncio de venda de cães (eu faço colecção de anedotas de anúncios, para aqueles que não sabem. Já agora, estou sempre aberta a contribuições). Mais, o anúncio era do mais ridículo que se possa imaginar, já que a redacção completa era "pais com certificado de invenção da displexia" (aqui estão as aspas de novo). É óbvio que você não sonhou e o termo certo é "displasia", de facto (aqui as aspas servem para individualizar a palavra do resto do texto). É óbvio também que só isto diz muito do nível de conhecimentos do pretenso "criador" (aqui as aspas significam que é óbvio que não se trata de um criador) e que só me faz confusão como é que alguém compra cães a estes anormais.

Terceiro ponto: a Biologia não é Matemática. E mesmo a Matemática tem um ramo dedicado às Probabilidades e Estatística. A Genética é basicamente um problema de Probabilidades e Estatística. Ora, probabilidades não significam certeza. Resumindo e concluindo, é óbvio que há montes de coisas que o criador não controla e de que não tem a certeza. Agora o que deve fazer é minimizar o risco (aumentar a probabilidade de obter cães bons e saudáveis) e assumir a responsabilidade se as coisas correrem para o torto. Para fazer a primeira coisa (minimizar o risco) há que coligir informação, informação, informação, estudar pedigrees (que não são só uma colecção de nomes divertidos) e testar, testar, testar, quer os cães que usa como reprodutores, quer, e sobretudo, a sua descendência.

De qualquer forma, penso que os "erros" que referia até não era tanto no sentido destas coisas das doenças, mas mais no sentido de se obterem bons cães. Pois, aqui entra o "faro" do criador, e aquilo que distingue os bons dos maus criadores. Há montes de exemplos do estilo um determinado cão com determinada cadela dar coisas fabulosas e com todas as outras só dar porcaria. De cruzar campeões e só sair desgraça. E entra também a sorte. Por muito que um criador conheça, por muito que tenha "faro", é preciso ter sorte. De vez em quando é preciso. É por tudo isto, por esta combinação misteriosa de conhecimento, intuição e sorte, que a criação de cães de raça é tão aliciante. E que se torna, muito rapidamente, uma paixão.

Espero ter respondido às sua dúvidas.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 07, 2003 12:04 am

[quote=buzio]

pois um criador, apesar das suas louváveis intenções é apenas humano, fazer muitas asneiras... para se ser um bom criador, tem de começar por algum lado.[/quote]

Olá
Realmente um bom criador começa por algum lado:

Começa sempre por ouvir e estudar e pesquisar relatos de outros criadores mais experientes para nao errar assim tanto

;)
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

sexta fev 07, 2003 12:15 am

Obrigada Sealords e KROZ, já reparei que realmente o focinho/cabeça são muito diferentes e que ele tem um bocado de cada: olhos esbugahados e e orelhas espetadas, mas ao mesmo tempo, focinho comprido e corpo esbelto.

Vou tentar colocar aqui 1 foto (que não é a mais expressiva mas é a que tenho agora).

Imagem

No caso de isto não funcionar, está aqui o link:
http://arcadenoe.no.sapo.pt/images/charlote.jpg

A única coisa que me faz pensar negativamente acerca desse possível cruzamento ChihuahuaxPinscher é que ele veio de um criador de pinschers (não directamente para mim, pois, como já disse, adoptei-o já em adulto por ser maltratado pelos anteriores donos). Sendo assim, das duas uma: ou é pura coincidência a semelhança dele com Chihuahua ou então o criador, além de tudo o mais, anda a enganar as pessoas com raças cruzadas.

Obrigada pela explicação :)
Responder

Voltar para “Cães”