Ajuda - carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vopate
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 12:06 am

domingo jun 10, 2007 2:50 am

Girao Escreveu:eu custumo arrancar com a mao e dps piso-a
nao meto nada de azeites e essas coisas :|
Eu nunca vi carraças nas minhas cadelas, pois para além da coleira scaliber, ponho-lhes as pipetas advantix, ambas as coisas dão para as carraças, mosquito e pulgas. Mas já ouvi falar que a carraça có sai completamente com azeite, puxando devagar com um algodão embebido em azeita, a carraça sai toda.
<p>Sou novata por aqui, e gostaria de lhes apresentar as minhas duas paix&otilde;es</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo jun 10, 2007 12:32 pm

Yohanan Escreveu:Boas...

Ao refiro-me ao que disse..

susanastrat: "Não se deve arrancar as carraças, elas deixam ficar algo dentro do corpo do animal, forma-se algo semelhante a um quisto...ou infectar".

O que eu quis dizer foi, que deixa algum líquido mas nada de especial, ou seja, nada do outro mundo!!

Espero ter respondido á sua dúvida!!

Um abraço

Eu lamento, mas se arrancar uma carraça, sem mais nem menos, a carraça deixa lá qualquer coisa, muito mais que só o líquido, líquido esse que também não devia ficar, se as pessoas prenderem a carraça pela "cabeça" ao invés de ser pelo abdómen. O líquido pode estar infectado ou com ovos...

As pessoas ou rodam a carraça e colocam algo para facilitar a remoção ou então o melhor mesmo é humedecerem éter num cotonete.

Não é propriamente correcto aquilo que diz...fica sim qualquer coisa da carraça na pele do cão, se a carraça for retirada sem cuidados.

O tal "granulo", que acontece praticamente sempre, é que pode por algum motivo, não surgir nos seus animais, no entanto, muito me espanta se isso não aconteça. Muitas vezes as pessoas não tocam no local onde a carraça esteve, desta forma não vêem o que lá ficou, isso geralmente nota-se bem no dia seguinte.

E se tiver dúvidas pergunte ao médico veterinário assistente do seu cão e a quem competente de o informar.
<p>susana</p>
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

segunda jun 11, 2007 9:36 am

Olá a todos!
Muito obrigada a todos pelas vossas respostas !

Assim que se fizeram as 10:20 abalei para o vet... :oops: há pessoas que vão vezes "de menos" e há outras que vão "de mais" :lol: , mas , mais vale prevenir que remediar!

A veterinária tirou-lhe a carraça e deu-me algumas dicas, que alguns dos foristas aqui referiram. Disseram-me também que, metendo éter ou azeite (qualquer um dos dois mata a carraça, sendo o éter mais rápido), depois temos que retirar a carraça com uma pinça, pois ela sozinha não consegue "sair".

[quote="susanastrat]O facto de usar o pecusanol em estado puro, pode ser tóxico, certamente que deve ter provocado essa reacção de vermelhidão na pele do animal. Há registo de cães com sinais de intoxicação devido ao uso desse produto.
[/quote]

Não susanastrat, aquela zona já estava vermelha, e foi por isso que encontrei a carraça, porque aquela zona me chamou à atenção.

A carraça estava perto do ânus do canito, mais especificamente, naquela zona muito peluda entre o ânus e os testículos.

Espero que não volte a acontecer esta situação, mas se acontecer, já sei o que fazer.

Aqui na minha zona há carraças "aos montes", de facto, nós conseguimos vê-las a andar pelo chão nos quintais perto da pastagem (por isso imaginem :o).

Eu moro perto do campo, e no dia anterior a ter encontrado a carraça no cão, o meu marido foi à pesca, e trouxe também uma carraça na perna, mas tinha acabado de espetar-se e saiu facilmente com o azeite :o

Eu sou muito cuidadosa com o meu cão (é o menino lá de casa .. :lol: ), por isso, penso que a carraça terá vindo na roupa do meu marido, pois eu nesta altura nunca vou passeá-lo para perto das ervas, e cada vez que chego a casa, toca a catar ! ... :? :lol:

O meu muito obrigado a todos os que tiveram a disponibilidade de ajudar.

Cumprimentos e boa semana para todos

:wink:
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

segunda jun 11, 2007 1:20 pm

Luckey cuidado com as picadas de carraças! há algumas carraças que picam num sitio que nós nem as vemos(atrás das orelas por exemplo). tive um caso de uma miuda que faleceu por causa de uma picada de carraça.

veja isto se faz favor http://www.santohuberto.com/arquivo/arq ... asp?id=101
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Lyme

é que parece que não, mas uma picada pode ser mortal e como o seu marido vinha com uma agarrada á perna, mais vale prevenir.
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
luckey
Membro Veterano

segunda jun 11, 2007 2:31 pm

magsimpson Escreveu:Luckey cuidado com as picadas de carraças! há algumas carraças que picam num sitio que nós nem as vemos(atrás das orelas por exemplo). tive um caso de uma miuda que faleceu por causa de uma picada de carraça.

veja isto se faz favor http://www.santohuberto.com/arquivo/arq ... asp?id=101
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Lyme

é que parece que não, mas uma picada pode ser mortal e como o seu marido vinha com uma agarrada á perna, mais vale prevenir.
Muito obrigada pela ajuda magsimpson. De facto fiquei bastante preocupada com este "acontecimento", e estive sempre alerta. No entanto acho que não há perigo, pois o meu marido foi à pesca na quinta feira (dia em que trouxe o bicho agarrado), e até agora não teve sintomas nenhuns. Como ele sentiu a picada quando estava a chegar a casa, tratámos logo do assunto...

cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 11, 2007 7:59 pm

Olá

As carraças, para se fixarem na pele do animal, usam umas garras que possuem junto da boca. Se o parasita for puxado bruscamente, essas garras ficam entranhadas na pale e posteriormente essa zona pode infectar.
Por isso é que se usa um produto como o éter ou o álcool para "convencer" o insecto a largar a presa. E, como já foi referido atrás, deve puxar-se com uma pinça e rodando exactamente para facilitar a extracção dessas garras.

Só uma observação à anjazul: o álcool poderá ser menos eficiente porque, repara, imagina que a carraça é alcoólica... :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jun 11, 2007 9:02 pm

nel Escreveu: Só uma observação à anjazul: o álcool poderá ser menos eficiente porque, repara, imagina que a carraça é alcoólica... :lol:
olha, o nel :lol: :lol:
então e se a carraça está agarrada ao éter? pode gostar de snifar :P
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

domingo jun 24, 2007 4:02 pm

Eu onde moro é tipo pátio, e já por várias vezes que ando a matar :twisted: carraças que estão a passear-se alegremente no chão :evil: .

Ontem lembrei-me que tinha o Defendog e andei a borrifar o tapete da entrada, escadas e a entrada da garagem. Devo continuar a fazer isto ou existe algum produto que eu possa usar na água para lavar escadar e a entrada da garagem :roll: ?

Se eu borrifar um pouco de produto no meu calçado e nas calças não fará bem :roll: ?
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

domingo jun 24, 2007 4:43 pm

eu penso q existe 1 ectokill próprio para pulverizar em locais...n sei se mais marcas têm algo semelhante...
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
strat
Membro Júnior
Registado: quarta dez 27, 2006 9:43 pm

domingo jun 24, 2007 4:57 pm

Pedir ajuda na net a desconhecidos? Mas isto já se trata pela net é? Se esse veterinário estava fechado, ia a outro no outro lado do globo!!!
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

domingo jun 24, 2007 5:31 pm

Obrigada Pirilaska :wink:
strat Escreveu:Pedir ajuda na net a desconhecidos? Mas isto já se trata pela net é? Se esse veterinário estava fechado, ia a outro no outro lado do globo!!!
Acho que não tem nada de mais, estamos a falar de carraças e não de algo que seja necesária a intervenção de um vet :wink:
Até porque todas as vezes que foram necessárias no meu caso eu fui logo para lá e não estive a procura de ajuda aqui :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
luckey
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 5:46 pm

IsabelMello Escreveu:Obrigada Pirilaska :wink:
strat Escreveu:Pedir ajuda na net a desconhecidos? Mas isto já se trata pela net é? Se esse veterinário estava fechado, ia a outro no outro lado do globo!!!
Acho que não tem nada de mais, estamos a falar de carraças e não de algo que seja necesária a intervenção de um vet :wink:
Até porque todas as vezes que foram necessárias no meu caso eu fui logo para lá e não estive a procura de ajuda aqui :wink:

Sr(a) Strat, se tivesse lido todos os posts, veria que eu FUI de facto ao veterinário com o meu cão. No entanto, uma carraça não é uma razão forte para ir ao veterinário, desde que saibamos tirá-la sem ficar lá a boca...
Sinceramente não percebi o fundamento do seu comentário, mas a Sra IsabelMello tem razão, é simplesmente uma carraça, e os fóruns servem exactamente para colocar dúvidas, para nos ajudarmos mutuamente.

cumprimentos
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda jun 25, 2007 5:54 pm

Realmente, se cada carraça que se encontra fosse uma ida ao vet era uma desgraça!

Desde que não fique lá a cabeça e que o bicho não ganhe febre da carraça, não deverá haver grande problema...
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jun 25, 2007 6:23 pm

Por acaso, há tempos li falar sobre um, mas agora não consigo aceder ao site.

Existe também um advantace (muito eficaz), para exteriores mas nem sei se existe cá à venda.
<p>susana</p>
luckey
Membro Veterano

terça jun 26, 2007 9:24 am

Ainda ontem tirei outra carraça que andava a "passear" no meu cão e uma pulga!... :o

pergunto-me: Será que o pulvex não é muito eficaz?

Na época fria colocava advantage para as pulgas, e era óptimo!
Coloquei advantix, assim que começou a época quente...
mas ele fez reacção... e a veterinária aconselhou-me o pulvex...

Mas ontem encontrei uma carraça a passear e uma pulga :o

Vocês colocam algum produto diferente destes dois? É eficaz?

Como já tinha dito, moro perto do campo, e cada vez que saímos à rua faço uma "rusga"... mas a minha preocupação é se me escapa alguma...

:?

cumprimentos e muito obrigada por todas as ajudas

:wink:
Responder

Voltar para “Cães”