Praganas! (Dúvida)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quinta jun 21, 2007 9:40 pm

O meu cão já teve que se lancetado por três vezes e vai a caminho da quarta...
Na área onde ele se encontra (canil e terreno) não há praganas, mas voam do exterior.
Embora ele seja inspeccionado e escovado várias vezes, devido ao pêlo ser muito denso, há sempre uma que escapa...

Neste momento a vet crê que ele já tenha uma alojada no interior da pele.

Este foi o terceiro ano que optei por tosquiá-lo, visto esta ser a altura crítica.

As praganas ao furarem a pele, entram no corpo e depois migram.

São uma praga nesta altura do ano, e todo o cuidado é pouco.
Ai se me saísse o Euromilhões...
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta jun 21, 2007 10:02 pm

Será que podemos concluir que os animais de pêlo comprido são o grupo de maior risco e que esta planta não "ataca" tanto os de pêlo curto? Tirando, claro, as orelhas e o focinho (narinas)...
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

quinta jun 21, 2007 10:10 pm

é mais complicado nos cães de pelo comprido, sei q há 1 incidência mt grande em cockers precisamente por isso...às vezes n se detectam no meio do pêlo e lá vão elas...
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quinta jun 21, 2007 10:26 pm

Penso que nos cães de pêlo curto, é mais difícil elas agarrarem.
O meu cão é um husky, e só teve praganas na zona da barriga. Nunca teve nem nas orelhas, nem no focinho.
A meu ver e tem uma certa lógica, elas pegam-se ao pêlo quando ele se deita.
Pois como já disse o terreno onde ele se encontra está limpo e o canil, é acimentado, e tem mosaico.
Mas em volta há terrenos que não estão limpos.
Malditas praganas.
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
tamura
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2007 4:29 pm

sexta jun 22, 2007 7:34 am

"Será que podemos concluir que os animais de pêlo comprido são o grupo de maior risco e que esta planta não "ataca" tanto os de pêlo curto?"

Como será lógico plas características das espigas deste conjunto de plantas. qto mais area de aderência mais elas se agarram
akita, muito mais que um c&atilde;o!!!!!
Pepper30
Registado: quarta mar 31, 2010 8:43 pm

sábado abr 24, 2010 1:04 pm

Boa tarde
Durante um passeio, os meus dois cães (Sasha e Quico) comeram algumas ervas e depois vomitaram praticamente a totalidade. Foi ontem e ainda hoje estão os dois com alguns vómitos, embora já não deitem nada para fora, é só aquele movimento tipo tosse. Tenho ideia de ter visto, no meio das ervas onde andaram, algumas destas praganas. Será que podem ser a causa desta situação? Que consequências podem ter quando comidas? :?

Obrigado.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado abr 24, 2010 1:25 pm

Oh my Dog!!! :o A sério, como é que isto penetra pela a pele do cão ou entra pelas narinas até aos pulmões? :?
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sábado abr 24, 2010 7:41 pm

Penetra na pele e migra!
Cuidado com os ouvidos e o espaço entre os dedos, são zonas criticas!
A minha Minuxa teve uma no ouvido, mesmo no fundo do canal auditivo, teve que ser anestesiada para lha retirarem!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado abr 24, 2010 7:46 pm

E penetram também nas narinas. Ainda há pouco aconteceu ao cão de uma amiga e de raça bem pequena. É foi muito complicado o vet descobrir porque razão o cão estava com um corrimento nasal só o tendo descoberto através de tac.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado abr 24, 2010 8:38 pm

já vi casos de praganas que entraram num lado da pata e saíram noutro.... :o

o formato tipo 'seta' composto por várias serrilhas, é perfeito para penetrar e migrar na pele e mesmo em orgão, dilacerando pelo caminho e criando infecção

muita atenção aos espaços interdigitais!!!

também já tirei cá em casa à minha cadela, em cachorra, uma espetada no palato!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Scaramouche
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 7:43 pm

sábado abr 24, 2010 10:21 pm

Foi bom ter chamado isto.. a serio, é sempre bom relembrar porque falamos pouco aqui das praganas. :)
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

sábado abr 24, 2010 10:40 pm

lembro-me de ser miuda e dos rapazes se divertirem a atirar isto aos cabelos das raparigas :evil:

não tinha noção do grande perigo que representa.

obrigada. :wink:
Scaramouche
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 7:43 pm

domingo abr 25, 2010 10:55 am

Mihos Escreveu:lembro-me de ser miuda e dos rapazes se divertirem a atirar isto aos cabelos das raparigas :evil:

:lol:
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

domingo abr 25, 2010 10:58 am

Scaramouche Escreveu:
Mihos Escreveu:lembro-me de ser miuda e dos rapazes se divertirem a atirar isto aos cabelos das raparigas :evil:

:lol:

achas piada??? pois; também atiravas... tou a ver!!! :lol:
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

domingo abr 25, 2010 11:42 am

Oh my Dog, juro que nunca achei tal coisa possível. :roll: Obrigado. :?
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Responder

Voltar para “Cães”