Relativamente ao treino, infelizmente tenho de recusar o convite da Ana_link, pois vivo em Lagos.
Mas é algo que eu tenciono fazer, treinar o cão.
Infelizmente não conheço nenhuma escola na zona, por isso, se alguém souber de alguma, agradecia a dica

Seja como for, tenho pesquisado na net sobre trino de cães e tenho aplicado algumas das coisas que tenho lido. Obviamente que não é o mesmo tipo de treino que um profissional daria, mas pronto, sempre dá para "sentar" "ficar" "vem" "larga", etc por enquanto fico-me pelos comportamentos básicos.
Infelizmente estou há quase de um mês à espera de uma encomenda de vários livros sobre comportamento e treino de cães, assim como auxiliares de treino, mas não sei pq teima a não chegar...

Costuma demorar assim tanto?
Ainda ontem estive a testa-lo. Punha e tirava vários cubinhos de fiambre da boca dele. Nem pestanejou. Por vezes quase que punha a mão toda dentro da boca dele para tirar os cubinhos que ele já estava prestes a engolir. Esteve o tempo todo sereno e nem sequer desviava a boca. Vendo isto até custa a acreditar no que tinha acontecido dias antes...
Parece que voltou à normalidade.

saudações caninas!