World Dog Show 2003 - corte das orelhas/cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:12 pm

Olá

Custa-me bastante intervir neste tópico, aliás já aconteceu há tempos quando este assunto veio à baila, porque não tenho uma posição radical sobre a matéria. Por princípio sou contra cortes seja de que tipo forem, mas a minha argumentação resumir-se-á a isto: sou contra, porque sim.
Isto é, não me sinto suficientemente informado para apresentar argumentos mais fundamentados.
No entanto, quer-me parecer que a resistência que algumas pessoas demonstram em relação ao NÃO corte de orelhas e caudas é muito semelhante à que se tem quando imaginamos um indivíduo com bigode cortado, quando nos habituámos a vê-lo toda a vida de bigodaça farfalhuda.
Não estou a brincar. E mais ainda. Quer-me parecer também que o corte de orelhas (da cauda nem tanto) confere a cão um aspecto muito mais agressivo e feroz. É uma questão de gosto. Provavelmente é uma questão de mentalidade também. Eu não gosto. Decididamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta fev 14, 2003 1:14 pm

O problema é tão simples quanto isto: quem manda nada percebe destas questões, não sabe o que é um estalão nem tão pouco porque foi criado.

Tenho-me vindo a deparar com este problema ultimamente, pois se quiser projecctar os meus cães a nivel internacional, teria que pactuar com estas regras. Valerá a pena desvirtuar o estalão a favor da divulgação da raça? Só a consciência de cada um o poderá dizer...

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta fev 14, 2003 1:32 pm

Penso que aqui a questão não é tanto o facto de se concordar com o corte de caudas/orelhas ou não, mas com o facto de devido às leis que proibem a participação desses animais numa exposição do país os expositores de todo o mundo serem igualmente proibidos. Afinal é uma exposição Mundial, e que eu saiba as leis relativas ao corte diferem de país para país.
Exemplo ridiculo: no país x só podem concorrer cães com caudas cortadas. Em outros países não é assim, mas estão proibidos de participar no Mundial nesse país por terem caudas. É justo?

Acho que aqui é o mesmo. Se não me engano, em Portugal não é proibido cortar caudas, ou pelo menos em 2001 não era. Mas bons exemplares de algumas raças não vão poder participar por esse motivo. Nomeadamente o Cão de Fila de São Miguel, pois tanto quanto sei, todos os exemplares têm pelo menos a cauda cortada. O Boxer idem aspas. Se o cão não está de acordo com o estipula na Alemanha nã partici+pa, mas se calhar até está de acordo com o estipulado no país de origem e outros.

Acho que vai ser um evento com muito poucos cães, muito sinceramente, o que é uma pena.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 14, 2003 1:50 pm

Cybergirl,

[quote]2 - Exactamente o apuramento deve continuar, mas geneticamente não são transmitidas nenhumas "informações" aos descendentes.E por estarem "cortados" não melhora nadinha da raça......é pura estetica e vaidade do "proprietário" [/quote]

Então suponho que também não há necessidade de continuar com o apuramento das raças, não é ? Afinal é pura estetica ....
[/quote]

CindelP

Leu bem o que eu disse?

Parece-me que está a querer "impor" a sua opinião a todo custo.....assim não vale!!!!

O que eu disse é que cortes nao transmitiam nada geneticamente e por isso nunca apurariam raças.

Sabe por acaso a essencia das exposições caninas? A escolha tende para o melhor da raça (o mais perfeito) não o mais bonito, senão os juizes nao precisavam de mexer para apurar o exemplar mais perfeito......claro que na escolha o aspecto exterior (a simetria e o trato de pelo, olhos etc)tb é importante.

Que exagero!!!Caudas e orelhas terem de ser cortadas pq senão os criadores deixam de SEREM VERDADEIROS CRIADORES!!!!????!!!!

Ora um criador apura e quer o melhor para o seu canil.....e pode ter a certeza que os campeoes serao sempre reconhecidos.

Bye

:lol: ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 14, 2003 2:28 pm

Desculpem lá, mas venho meter um preguinho na engrenagem daqueles que são motivados,neste assunto, pelas boas intenções de manterem os cães sem mutilações !

O problema com grupos como os verdes, a PETA, etc. é que fazem uma análise superficial dos assuntos e precepitam-se (quais cavaleiros andantes) baseados em preconceitos (novos preconceitos mas, ainda assim, preconceitos).

Vou dar um exemplo do que quero dizer (que, mais uma vez, não têm nada a ver com cães).

Nos alegres anos sessenta/setenta as feministas decidiram que o 'soutien' era um acessório dispensável, cujo objectivo era favorecer únicamente a vaidade feminina com o fim de agradar aos homens.
Logo se fizeram grandiosas campanhas com vista a abolir o uso do dito cujo acessório.
Nenhuma mulher verdadeiramente 'libertada' podia usar semelhante coisa.
Passaram 20/30 anos.E eis senão quando, se chega à conclusão que as mulheres assim libertadas da necessidade de agradarem aos homens
tinham desenvolvido problemas mamários (nomeadamente nos músculos que suportam o peito) e, portanto, os médicos aconselham vivamente "a não se libertarem" desta maneira.

Na altura descartou-se toda e qualquer objecção como sendo 'retrógada' , fascista, machista, etc.

Onde eu quero chegar, é que um preconceito novo, é apenas isso, um preconceito novo.

Não é forçosamente melhor que o preconceito antigo.

Antes de se assumir que o novo é melhor que o antigo, convêm refletir um pouco, usar a massa cinzenta e a capacidade crítica que Deus nos deu.

Já vai longo o discurso.

Vou rematar lembrando que a tal 'progressista Europa' é a tal Europa onde existem listas de 'raças perigosas' e se advoga
a eliminação de certas raças de cães através da eutanásia e castração (pit).
Muito 'progressista', sim senhor !
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 14, 2003 2:42 pm

[quote=aisd]

convêm refletir um pouco, usar a massa cinzenta e a capacidade crítica que Deus nos deu.

Vou rematar lembrando que a tal 'progressista Europa' é a tal Europa onde existem listas de 'raças perigosas' e se advoga
a eliminação de certas raças de cães através da eutanásia e castração (pit).
Muito 'progressista', sim senhor !
[/quote]

Oi,again,

Desculpe mas comparar cortes de caudas/orelhas (qe implica intervenção cirurgica) a soutiens???? é de facto.........progressista?????

Mas ninguem quer "imitar a europa"......isso são os politicos que gostam de argumentar para fazerem as habituais "lavagens ao cerebro do zé povinho"

Bye ;) ;)
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sexta fev 14, 2003 3:19 pm

Dober com cauda e orelhas compridas- já vi uns rafeiros mais aproximados ao estalão;
Boxer- olha um dogue de Bordéus cachorrinho...

Eu só sei é que devia continuar a ser opinião do dono cortar ou não, pois deste modo torna-se numa ordem...
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

sexta fev 14, 2003 3:31 pm

O problema com grupos como os verdes, a PETA, etc
Não compare organizações ecologistas como os verdes com os "eu gosto de animais porque fica bem no portfolio" da PETA. As associações ecologistas têm algum poder junto do poder político e social. Fazem mais do que a "agit-prop" da PETA. Se existem estudos de impacte ambiental, redução de gases para a atmosfera, tratados de quioto, etc... muito é devido às associações ecologistas.

Um abraço a todos,
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 14, 2003 3:49 pm

Cybergirl,

é isso mesmo que eu pretendo.Que usem a cabeça em vez de irem atrás da Europa.
Referia-me a
Estamos de novo, em Portugal, "Orgulhosamente Sós"?
e outras semelhantes.
A história do soutien foi só um exemplo de como os mais 'modernos' podem estar enganados.

Para mim a questão das mutilações/corte de rabos ou orelhas é secundária.O importante é que o animal não sofra.

Se, pe, um doberman inteiro tiver que enfrentar criminosos porque estes pensaram que era outro cão qualquer e se fôr ferido de que me serve que tenha orelhas caídas e rabo inteiro ?
Ajudámos o animal?

Essas decisões devem ser da responsabilidade do dono.Ele é que sabe para que serve o cão.É simplesmente companhia?É cão de guarda ?Conforme a sua função assim ele deve pensar o que é melhor para o animal.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta fev 14, 2003 4:05 pm

aisd Escreveu:
Se, pe, um doberman inteiro tiver que enfrentar criminosos porque estes pensaram que era outro cão qualquer e se fôr ferido de que me serve que tenha orelhas caídas e rabo inteiro ?
Ajudámos o animal?

Essas decisões devem ser da responsabilidade do dono.Ele é que sabe para que serve o cão.É simplesmente companhia?É cão de guarda ?Conforme a sua função assim ele deve pensar o que é melhor para o animal.

Nesta questão tenho que concordar consigo.
Realmente acho que os donos saberão melhor que ninguém tomar a decisão consoante para aquilo que é destinado o cão.
Pois nossos amigos ou não, a função de guardar as casas ou de ajudar na caça é para estes nossos amigos um assunto sério e uma forma de vida. E não algo a que são obrigados. Está-lhes nos genes proteger e/ou levantar caça. Eles gostam de o fazer.
E embora não lhe esteja nos genes os cortes das orelhas e/ou das caudas, está-nos associada a nós essa imagem inconsciente! Quer parecendo mais agressivos como guardiões... ou algo do género.
A questão é que a ideia da imagem dada seja igual à imagem pensada, pré-definida, existente, imposta. E essa será sempre difícil de apagar. Nascemos e crescemos rodeados por ela. Se vemos algo que não se identifica com esta imagem, para nós não é a mesmo, é outro, diferente.

Entusiasmei-me... Não sei se me fiz entender... espero que sim! :oops:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta fev 14, 2003 4:09 pm

monike, os bouledogues franceses não têm corte de orelha no estalão. Elas levantam por si só.

Se o corte de cauda for proibido em Portugal, acreditem que nem compro um fila de s. miguel nem um boston terrier. Terei de mudar para o bull terrier por exemplo.

É isto que faz as proibições. As pessoas apaixonam-se por certas raças por terem determinadas caracteristicas. Se mudarem as mesmas, então a paixão pode desaparecer, e no meu caso, já vi cães que referi com cauda, e não gosto nada.
monikestarr
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 4:14 pm

KROZ Escreveu: monike, os bouledogues franceses não têm corte de orelha no estalão. Elas levantam por si só.

Se o corte de cauda for proibido em Portugal, acreditem que nem compro um fila de s. miguel nem um boston terrier. Terei de mudar para o bull terrier por exemplo.

É isto que faz as proibições. As pessoas apaixonam-se por certas raças por terem determinadas caracteristicas. Se mudarem as mesmas, então a paixão pode desaparecer, e no meu caso, já vi cães que referi com cauda, e não gosto nada.

Não sabia essa dos Buldogues Franceses, porque vi cães dessa raça com orelhas redondas na ponta e já vi delas menos redondas, e pensei que cortavam... :oops: Nunca se sabe tudo, nesta vida! ;)
Obrigada pela dica! :)
Mas realmente há cães que perdem muito visualmente e era essa a ideia que eu queria defender... :o
:!:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta fev 14, 2003 4:16 pm

Por um lado, sou contra o corte de orelhas e caudas em princípio, porque não vejo necessidade prática para o mesmo, e acho que algumas raças quando inteiras ficam com um ar mais amistoso.

Por outro lado, concordo que há raças que, cortadas, ficam muito mais bonitas e elegantes... p.ex. o boxer!

Portanto para mim isto é um dilema, e acho que a decisão deveria ser deixada ao futuro dono do cão.

Mas esta minha mensagem tem fundamentalmente um objectivo. Ou eu sou burra, e não sei inglês, ou então vejamos:

O concurso é mundial, mas tem de obedecer estritamente às leis alemãs??? isto não será uma prepotência político/racial?

Os cortes anteriores a xxx data são admitidos, os posteriores não? Então, como comparam eles os cães?????

E se o melhor cão tiver sido cortado dentro da data permitida, vão dar o prémio a um cão fora da lei actual???

Eu não percebo nada de concursos, é evidente, e fiquei ainda mais confusa....
monikestarr
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 4:17 pm

E adoro a raça Bull Terrier!!!
;) Boa mudança!
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

sexta fev 14, 2003 4:25 pm

Olá a todos, eu gostaria de colocar uma questão que me toca pessoalmente, um Bobtail ( cão sem cauda em Portugues) pode ou não participar no W.D.S ? Será que devemos mudar a alcunha desta raça? E quem os cria á varios anos com toda a dedicação e qualidade ( EX Sealords) o que faz aos seus campeões sem cauda?
Eu sou contra o corte de cauda/orelhas quando é feito por "talhantes", se for feito por prof. acho que deveria ficar ao criterio de cada criador visto que o corte da cauda só deve de ser feito até ao 3ª dia de vida do cachorro, á partida tem de ser o criador a escolher se corta ou não corta a cauda, com as orelhas julgo que o tempo é mais alargado ( não tenho a certeza) mas não deve de ser superior aos 2 meses, altura em que o cachorro vai para o novo dono.
Responder

Voltar para “Cães”