É preciso ter cuidado...sempre tudo direitinho em dia

Cump.
João Silva
Moderador: mcerqueira
Cães abandonados é "fruto de época" por todo o lado, sobretudo nesta altura.rowena Escreveu:Os meus são adultos e vacinas em dia, será que tenho razão em preocupar-me??
É que na zona de Sintra há muitos animais abandonados......
Pronto! Tinhas de me pôr mais um prego na cabeça!leonildecarvalho Escreveu:Não só. Está uma cadelita VACINADA, aqui na Clínica, Zona CentroMusky Escreveu:
Sim.
Norte de Portugal.
![]()
Leo
Exacto. Aliás, estes não saiam há uns tempos por mera coincidencia (ou melhor, falta de tempo da minha parte), pois com esta idade já tinham saido anteriormente n vezes e nunca me passou pela cabeça apanharem parvovirose. Ainda mais... até agora não existem outros casos aqui na aldeia (o caso mais perto dista ainda uns 6 ou 7 km), e eu consegui trazer o "brinde" de uma distancia de pelo menos 20 km.SeaLords Escreveu: Pois, mas o que é facto é que o caso do fang e de outros que conheço confirmam que também não é por os cachorros não sairem de casa que não apanham parvovirose.?
Também fiquei curioso...SeaLords Escreveu: O que é isso de em alguns países os cães levarem os dobro da dose?
Oláfang Escreveu:Bom dia,Também fiquei curioso...SeaLords Escreveu: O que é isso de em alguns países os cães levarem os dobro da dose?
Ou seja, o virus da Parvovirose, só "passa por cima" da vacinação, se estivermos perante uma mutação, certo ?SeaLords Escreveu:Mas se houver uma mutação, chapéu. E isso não é tão improvável assim.
EsclarecidoSeaLords Escreveu:Vamos lá a ver, o vírus não passa só por cima da vacinação se houver mutação. Como o gary disse, não há nenhuma vacina que proteja 100% dos indivíduos, quer porque os próprios indivíduos não têm sistemas imunitários decentes, quer porque a vacina pode ser mal conservada e aplicada, quer porque a vacina é pouco imunogénica e não induz um teor de anticorpos decente. Mas se o virus sofrer mutação nos sítios certos (ou, neste caso, errados), aí sim, não há vacina que valha, porque os anticorpos não reconhecem o "novo" virus.
Até agora, pelo que me parece, a coisa só tem afectado indivíduos jovens, que ainda não levaram o reforço ao ano de idade. Se assim é, não tem nada de anormal. Com a mania de vacinar as cadelas perto da cobrição e parar a vacinação às 12 semanas só por milagre é que os cachorros ficam protegidos.