Surtos de parvovirose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

segunda ago 13, 2007 12:19 pm

Sim...a irmã da minha cadela teve por volta dos 7 meses...

É preciso ter cuidado...sempre tudo direitinho em dia :)

Cump.

João Silva
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

segunda ago 13, 2007 1:28 pm

Os meus são adultos e vacinas em dia, será que tenho razão em preocupar-me??
É que na zona de Sintra há muitos animais abandonados......

QUEM ESCREVE CONSTROI UM CASTELO, QUEM O LÊ PASSA A HABITÁ-LO
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda ago 13, 2007 1:36 pm

rowena Escreveu:Os meus são adultos e vacinas em dia, será que tenho razão em preocupar-me??
É que na zona de Sintra há muitos animais abandonados......
Cães abandonados é "fruto de época" por todo o lado, sobretudo nesta altura.
E pá, talvez não haja razões para alarme, sobretudo para aqueles que têm já cães adultos. Vamos aguardar por mais informações.

Abraços
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 13, 2007 8:45 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Musky Escreveu:
Sim.

Norte de Portugal.
Não só. Está uma cadelita VACINADA, aqui na Clínica, Zona Centro :wink:

Leo
Pronto! Tinhas de me pôr mais um prego na cabeça! :? sua.... sua.... má! :(
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda ago 13, 2007 10:03 pm

Olá

felizmente é coisa que não entra cá no canil há muito mas mesmo muito tempo. Pura sorte.
continuo a manter o principio de que mais vale uma parvo do que um cão mal sociabilizado. Assim que fazem 8 semanas os cachorros vão prá rua seja no Verão ou no inverno faça sol ou chuva.
As vacinas não garantem imunidade a 100%, aliás nenhuma garante. Depois há que ver se estão dentro do pazo e se estão bem acondicionadas até serem utilizadas, quero com isto dizer que o simples facto de estarem vacinados não garante nada a 100%.
Há países que injectam mais do dobre da dose que é ministrada em Portugal. é correcto ou incorrecto?
Um abraço
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda ago 13, 2007 11:52 pm

Em parte concordo, mas o certo é que cão morto bem socializado também não vale de muito, né?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 14, 2007 6:55 am

Pois, mas o que é facto é que o caso do fang e de outros que conheço confirmam que também não é por os cachorros não sairem de casa que não apanham parvovirose.

O que é isso de em alguns países os cães levarem os dobro da dose?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça ago 14, 2007 10:05 am

Bom dia,
As coisas estão na mesma, o que por enquanto é bom sinal. Até agora nada de suspeito nos adultos.
SeaLords Escreveu: Pois, mas o que é facto é que o caso do fang e de outros que conheço confirmam que também não é por os cachorros não sairem de casa que não apanham parvovirose.?
Exacto. Aliás, estes não saiam há uns tempos por mera coincidencia (ou melhor, falta de tempo da minha parte), pois com esta idade já tinham saido anteriormente n vezes e nunca me passou pela cabeça apanharem parvovirose. Ainda mais... até agora não existem outros casos aqui na aldeia (o caso mais perto dista ainda uns 6 ou 7 km), e eu consegui trazer o "brinde" de uma distancia de pelo menos 20 km.
SeaLords Escreveu: O que é isso de em alguns países os cães levarem os dobro da dose?
Também fiquei curioso...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça ago 14, 2007 11:07 am

Segundo a minha Vet, aqui na zona, pelo menos por enquanto, não há caso para alarme.

Embora sejam conhecidos alguns casos de Parvovirose, nenhum deles se verificou em cães vacinados.
jaffa
Membro
Registado: sexta fev 16, 2007 1:54 pm

terça ago 14, 2007 11:18 am

boas,aqui em Aveiro costumo conviver com donos e respectivos caes e tanto na cidade como nas praias nao se tem ouvido falar de nada...e como costumo ir mensalmente ao vet ele nao tem dito nada,penso q esta zona do litoral esteja "limpa".

cumps.
<p><strong><a href="http://www.trincatolinhas.blogspot.com">www.trincatolinhas.blogspot.com</a></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça ago 14, 2007 5:51 pm

fang Escreveu:Bom dia,
SeaLords Escreveu: O que é isso de em alguns países os cães levarem os dobro da dose?
Também fiquei curioso...
Olá
Era uma questão não uma afirmação.
Não debito sobre o que não sei.
Assim, conforme me foi noticiado, em alguns países, nomeadamente nos EUA, a vacina da paravo tem na dose que vai ser injectada várias ("doses") estirpes virais contra, ao que parece, à única estirpe viral que cá utilizamos. é assim ou nem por isso?
Um abra&ccedil;o
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 14, 2007 6:33 pm

Não percebi muito bem a sua questão. Cada laboratório usa a sua estirpe para fabricar a sua vacina, mas cada vacina só tem uma estirpe de virus. Independentemente da estirpe usada no laboratório, é suposto (e os testes clínicos feitos durante o seu desenvolvimento confirmam-no) as vacinas conferirem protecção contra a(s) estirpe(s) patogénica(s), aquela se passeia por aí e causa doença nos nossos bicharocos. A coisa funciona enquanto a estirpe patogénica se mantiver inalterada, ou pelo menos, enquanto não se alterar na região que é reconhecida e "atacada", digamos assim, pelos anticorpos gerados pela vacina. Mas se houver uma mutação, chapéu. E isso não é tão improvável assim.

Não está a fazer confusão com a hepatite? Aí é que os américas (e os brasileiros, por arraste ...), gostam de usar dois vírus diferentes (o CAV-1 e o CAV-2), enquanto que nós por cá só usamos um (o CAV-2), já que confere imunidade também relativamente ao outro e é muito mais seguro.
PauloSantos
Membro Veterano

terça ago 14, 2007 8:16 pm

SeaLords Escreveu:Mas se houver uma mutação, chapéu. E isso não é tão improvável assim.
Ou seja, o virus da Parvovirose, só "passa por cima" da vacinação, se estivermos perante uma mutação, certo ?

E se assim for, existindo essa mutação, independentemente do Laboratório de onde seja oriunda a vacina ou do próprio protocolo de vacinação, os cães vacinados até essa mutação ter surgido, deixam de estar imunes.

Estou correcto ?
SeaLords
Membro Veterano

quarta ago 15, 2007 7:11 am

Vamos lá a ver, o vírus não passa só por cima da vacinação se houver mutação. Como o gary disse, não há nenhuma vacina que proteja 100% dos indivíduos, quer porque os próprios indivíduos não têm sistemas imunitários decentes, quer porque a vacina pode ser mal conservada e aplicada, quer porque a vacina é pouco imunogénica e não induz um teor de anticorpos decente. Mas se o virus sofrer mutação nos sítios certos (ou, neste caso, errados), aí sim, não há vacina que valha, porque os anticorpos não reconhecem o "novo" virus.

Até agora, pelo que me parece, a coisa só tem afectado indivíduos jovens, que ainda não levaram o reforço ao ano de idade. Se assim é, não tem nada de anormal. Com a mania de vacinar as cadelas perto da cobrição e parar a vacinação às 12 semanas só por milagre é que os cachorros ficam protegidos.
PauloSantos
Membro Veterano

quarta ago 15, 2007 9:36 am

SeaLords Escreveu:Vamos lá a ver, o vírus não passa só por cima da vacinação se houver mutação. Como o gary disse, não há nenhuma vacina que proteja 100% dos indivíduos, quer porque os próprios indivíduos não têm sistemas imunitários decentes, quer porque a vacina pode ser mal conservada e aplicada, quer porque a vacina é pouco imunogénica e não induz um teor de anticorpos decente. Mas se o virus sofrer mutação nos sítios certos (ou, neste caso, errados), aí sim, não há vacina que valha, porque os anticorpos não reconhecem o "novo" virus.

Até agora, pelo que me parece, a coisa só tem afectado indivíduos jovens, que ainda não levaram o reforço ao ano de idade. Se assim é, não tem nada de anormal. Com a mania de vacinar as cadelas perto da cobrição e parar a vacinação às 12 semanas só por milagre é que os cachorros ficam protegidos.
Esclarecido
Responder

Voltar para “Cães”