o cão não ladra???!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda ago 27, 2007 10:56 pm

gritar não ajuda nada, voz firme não é um grito :wink:

Para repreender quando, pe, o apanha a roer algo é um não firme (não grito). Se não surtir efeito da próxima vez que o apanhar dê-lhe uma palmada leve ou com o jornal enrolado (não magoa, faz barulho) e diga não. Depois diga só não.

Quanto às brincadeiras à bruta, já respondi noutro tópico :wink:

Se ele reage pouco às pessoas pode ainda não estar habituado a receber carinho :wink: deixe-o ambientar-se (implica não andar atrás do cão a massacrá-lo com festas e abraços) e chame-o com um biscoito. Quando ele vier felicite-o, dê-lhe o biscoito e faça umas festinhas. Eles gostam de festas atrás da orelha e, quando tiver mais confiança, entre os olhos e no pescoço (pelo menos o meu delicia-se :) ) e já reparei que gostam de festas ao pé da cauda, onde normalmente criam um remoinho de pêlos devido aos movimentos da cauda. É uma questão de descobrir os "pontos fracos" do seu :P

Quanto à questão de entrar em casa, é mais complicado... ele se calhar ainda não a reconhece como a sua casa. Eu uso a ordem "casa" quando chegou ao portão para que o Ruby saiba que não vai continuar o passeio ou ir brincar para o quintal vizinho.
Aqui acho que ele ainda não vos vê como líderes... como se porta ele durante o passeio? Vai ao lado, puxa muito, anda de cauda erguida ou ao nível do dorso? Estes sinais são importantes para saber se o cão se porta como líder ou não :wink:
Pode aliciá-lo com um biscoito e ordenar casa e quando ele entrar felicitar, mais tarde retirar o biscoito.
Pode também arranjar uma trela mais comprida e entrarem todos em casa deixando o cão na rua, mas preso. A trela vai sempre na mão do dono que vai de costas para o cão se segue a sua vida. O portão fica abeto, mas tenham sempre atenção para que o cão não fique ao alcance dos carros e não se afastem muito para o acudirem se necessário :wink:
Este truque tem a ver com o facto de que o cão tem tendência para seguir o líder. E nas brincadeiras se corrermos atrás dele ele corre ainda mais, mas se fugirmos ele vem atrás de nós, aqui é o instinto de presa e dá jeito quando o cão foge. pode adoptar a brincadeira e vir a correr à frente do cão até casa, estando já o portão aberto por outra pessoa, e continuar a brincadeira (cabo-de-guerra, apanhar a bola...) em casa fazendo o cão associar o regresso a casa a algo positivo.

Mais alguma dúvida disponha.
(ena, hoje estou inspirada 8) )
Taghazout
Registado: segunda ago 27, 2007 4:58 pm

terça ago 28, 2007 10:58 pm

Muito obrigado pelas ajuda já tenho feito isso, tenho sido firme no momento certo...ele já se comporta melhor,na rua puxa ainda muito muito, mas já está melhor...

outra questão tem haver com o facto de ele se lamber muito e morder na cauda, já usa coleira insecticida e já lhe pus uma ampola,mas continua a morder-se...é estranho....?
Responder

Voltar para “Cães”