Ajudem-me se poderem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DoguesAnaval
Membro
Registado: sexta ago 03, 2007 8:26 am

domingo set 02, 2007 11:33 am

O que foi dito é correcto, veja lá como será de futuro. Se for voltar a viver com seus pais passa a ter um cão sempre na varanda ? Isso não é para si nem para ele.
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

domingo set 02, 2007 11:49 am

Como já referiram anteriormente a solução, a meu ver, para bem estar de todos, e principalmente do cão, passa por ensiná-lo a comportar-se dentro de casa.

O meu labrador foi, desde pequenino, habituado a ficar em casa sozinho. Sempre teve a sala à disposição e foi ensinado a comportar-se. Claro que fez alguns estragos, mas aprendeu bem e depressa. Aproveite as alturas que está em casa para o ensinar, repreendendo-o sempre que ele fizer uma asneira. Tem é de ser firme e persistente.
Assim quando os seus pais a forem visitar pode mostrar toda orgulhosa como ele se porta bem dentro de casa :wink:

E outra coisa importante é, se em determinadas situações quer deixá-lo na varanda, que ele aprenda a ficar sem fazer barulho, e que o dono é que manda. Se lhe der a minima atenção enquanto ele está na varanda a ladrar e a tentar chamar a atenção nunca conseguirá que ele fique sossegado.

Boa sorte.
Cumps,
Teresa e Óscar :-P
Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

domingo set 02, 2007 2:12 pm

obrigada a todos os que tentaram ajudar....realmente acho k a solução passa por educa-lo a saber estar em casa...penso que é o melhor para ele e ate para mim :D ....deve demorar (porque ele é mto teimoso....ms com paciencia hei-de consegui-lo... 8) )...
Mais uma vez obrigada** :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 02, 2007 3:58 pm

:o :o :o mas não é suposto ensinar-se o cão?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo set 02, 2007 4:38 pm

Já sabe do livro sobre a encantadora de cães?? É muito bom e ajuda a resolver este tipo de problemas comportamentais. Basta chegar a casa e não lhe ligar nenhuma (sem qualquer contacto visual) até ele se acalmar, e só lhe dar festas quando você quer e não quando ele vai ter consigo. Aquando na varanda ignore-o quando ele ladrar e recompense da melhor forma quando ele estiver quieto. E lembre-se, que cada vez que ele ladra você simplesmente olhar para ele, ele já conseguiu o que queria, a sua atenção!!!
Nokitas22
Membro

domingo set 02, 2007 5:22 pm

anjjazul Escreveu::o :o :o mas não é suposto ensinar-se o cão?

Sim!...ms ensinei-lhe as coisas que eu pensei serem principais para um cão que foi para o pé de mim c 2 meses e pouco e k tem agr 4 meses (como não fazer as necessidades dentro de casa e sim na varanda,a sentar...e a perceber o sentido da palavra não (apesar d mtas vezes parecer k não a compreende ainda..lol)...isto ensinei...e como ja disse qd estou com o meu cão dentro de casa estou smp de olho nele p tentar repreende-lo ou elogiá-lo consoante as coisas k faça (penso k isto tb seja ensina-lo)....Por isso n estou a perceber esta pergunta? :o
será k foi pk disse k a melhor opção era educa-lo a estar dentro de casa? disse isto pk n o faço diariamente (cm ja disse tb anteriormente: pk estavam ca os meus pais....agr que ja foram ja posso passar a fazer isso todos os dias) :D
é o 1º cão que tenho e por isso não tenho mta experiencia (a pouca que tenho é por causa dos cães do meu namorado ...mais nd :oops: ) por isso se estiver a dizer algm coisa de errado digam-me pf :wink:

Ana
Nokitas22
Membro

domingo set 02, 2007 5:27 pm

leoa_nova_ Escreveu:Já sabe do livro sobre a encantadora de cães?? É muito bom e ajuda a resolver este tipo de problemas comportamentais

Olá! :)
Ja ouvi falar do livro...mas ainda não o procurei nas livrarias....vou tratar de o encontrar para ver se me da umas dicas :wink:
Mto obrigada**

Ana
ritapereira
Membro Júnior
Registado: sexta jun 16, 2006 5:57 pm

domingo set 02, 2007 6:15 pm

ola boa tarde!
Eu tenho um cão um Beagle e quem conhece esta raça sabe que são uns cães bastante teimosos...aduca-lo foi dificil e posso dizer que com 1 ano e 9 messes ele por vezes faz o que quer e o que sabe que não pode fazer...sim porque os cães sabem quando estão a fazer algo de errado...são muito espertos...em relação ao seu cão ha uma questão que ainda não foi colocada que é em relação a varanda...eu na minha casa também tenho uma varanda grande e fechada no entanto não consigo estar la muito tempo devido ao calor,memo no inverno bastando bater la o sol fica muito quente e nunca iria colocar la o meu cão fechado...será que a sua tambem não terá o mesmo problema?

O cão é normal que ao vos ver queira estar connvosco, deixe ele estar a vontade mas impondo regras...como não deixar ir para cima de sofa..colocar uma manta no chão e assim já fica ao pe de voces...eu penso que ao termos um cão a casa também é dele e devemos deixa-lo a vontade nos sitios onde sabemos que ele não vai fazer asneiras :)

Boa tarde para todos :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo set 02, 2007 8:23 pm

Sendo assim então atrevo-me a sugerir o seguinte:

Ana,

Agora que está novamente à vontade em casa com o seu cão, se já lhe ensinou o "Senta" penso que também é boa altura para ensinar o "Fica".
Atenção que tudo isto é muito gradual e o seu cachorro ainda é novo....vá com calma.
O que sugiro é que por curtos períodos de tempo, (por exemplo quando a Ana se sentar no sofá a ver televisão), leve o seu cão até à varanda (se possível num local onde ele a consiga ver) e dê-lhe a ordem "Senta", ou "Deita" (se o cão já obedecer) e após o cão cumprir a ordem diga "Fica" e deve retirar-se para o sofá! É óbvio que tudo isto vai demorar a acontecer mas o que se pretende é que não use rede nenhuma a dividir-vos pois essa "barreira" aumenta a ansiedade do animal desencadeando os tais latidos e encontrões à rede.
A ideia é que no futuro, o "Fica" faça com que o cão cumpra calmamente a ordem (deitado na varanda sempre em contacto visual consigo) e sem ficar stressado por não estar ao pé de si.
Nestes primeiros tempos, é claro que o cão assim que a vir sentar-se no sofá vai querer voltar para si.
Aqui, deve dizer um "NÃO", levá-lo até à varanda (mas com entusiamo na voz de forma a que o cão cumpra aquilo que a Ana quer sem se sentir contrariado) e ordenar novamente o "Fica".
Já sabe que sempre que ele cumprir isto....(o tempo do "ficar" deve ir aumentando conforme a Ana sinta que o cão vai estando mais descontraído e que não mostre sinais de ansiedade por não estar "colado" a si).

Importa também dizer que não deve dar as ordens muitas vezes seguidas.
É errado estarmos a dizer ao cão...."Senta...Senta....Senta"; isso só o baralha. As ordens devem ser curtas e ter efeito imediato. No início diga um "Senta"....se ele não sentar, faz um "compasso de espera", e volta a dizer "Senta".
E outra coisa.... Nada de correr atrás do cão.
Quando ele faz algo de errado deve ser chamado e deve vir por ele próprio. É essa a ideia de "respeito"! ;)

Bons treinos e calma nesta fase mais "rebelde"
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo set 02, 2007 9:25 pm

e já agora, com o calor que tem estado o cão está na varanda?? :?
Nokitas22
Membro

domingo set 02, 2007 10:41 pm

omega2 Escreveu:e já agora, com o calor que tem estado o cão está na varanda?? :?
sim...tem estado na varanda...ms como não sou louca de deixar o meu cão ali á torreira do sol abri 2 chapéus de sol como os que uso para me proteger a mim do sol quando estou na praia...que protegem a zona onde ele tem a casota e mais um bocado....tb tem smp agua limpa e fresca no bebedouro durante todo o dia pk tenho esse cuidado. Obrigada pla preocupação com o meu Nani :wink:

jcachorro mto obrigada pelas dicas :) ...de certeza que me vão ser mto uteis!!!**

Ana
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo set 02, 2007 11:02 pm

ai moça, que agora até eu fiquei com calor!! mesmo com chapéus de sol e água fresca ele pode entrar em hipertermia!!!

muito, mas mesmo muito cuidado com os dias de demasiado calor. a sério!!!
pacha9
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 9:21 pm
Localização: Os da casa e todos os que vão aparecendo no meu caminho...

domingo set 02, 2007 11:03 pm

A ideia (penso eu) é ele fazer parte da familia, então há que ter muita paciência mesmo, esta raça é super inteligente e aprendem rápidamente. Eles não gostam de se sentir sozinhos e muito menos se virem que está gente pertinho, são animais sociáveis e aceitam bem um ralhete :) !
Não o exclua da familia, para mais tarde não se arrepender, o convivio é a melhor coisa que pode fazer e ele agradece!
Bem, eu falo por aquilo que aprendemos com o nosso e com o que ele aprendeu aqui na familia, e posso garantir que este é de facto um cão exemplar, como eu pensava que não existiam :D !

Felicidades com o cachorrinho (e muita paciência)
Responder

Voltar para “Cães”