Moderador: mcerqueira
Musky, sei bem que estes canideos, todos de grande porte, consomem principalmente as visceras e a carne das suas presas, e roem alguns dos ossos. Mas como podera concordar comigo, existem outros tipos de canideos que nao cacam animais de grande porte e alcateias, tipo a raposa e o chacal.Musky Escreveu:Gon Cardoso, veja programas sobre lobos, hienas, mabecos, dingos... vejam atentamente que parte da caça é que eles comem e o que eles deixam.
Vai ficar elucidado.
(Cozer os ossos não é indispensável. O osso mais aconselhavel para qualquer cão é a rotula do joelho da vaca/boi).
O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.Musky Escreveu:Mas lá está, temos de distinguir também as características dos ossos dessas pequenas aves e roedores.
Não podemos por exemplo comparar a dureza dos "pés" das vértebras de um coelho com as de uma vaca.
Nem as de um pardal com as de uma galinha.
ODogueAlemao Escreveu:Quem vier depois e que souber do que fala que o corrijaGon_Cardoso Escreveu:Porque e com o que?ODogueAlemao Escreveu:Não concordo.
Não é nada pessoal, o dono deste site que o faça.
Ossos de frango, sejam cozidos ou crus, sempre ouvi dizer que não se devem dar. Os cozidos, o que faço para o cão não se ficar a babarGon_Cardoso Escreveu:O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.Musky Escreveu:Mas lá está, temos de distinguir também as características dos ossos dessas pequenas aves e roedores.
Não podemos por exemplo comparar a dureza dos "pés" das vértebras de um coelho com as de uma vaca.
Nem as de um pardal com as de uma galinha.
sendo os ossos das aves ocos e porosos, enquanto crus nao provocam danos aos caes, mas esses ossos quando cozidos tornam-se moles e assim podem provocar que os caes se engasguem.
Mas provalvemente estou eu o errado, pois como ja disseram acima, os ossos devem ser cozidos e ossos de aves e coelhos sao proibidos.
Não é bem assim.Gon_Cardoso Escreveu:O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.
sendo os ossos das aves ocos e porosos, enquanto crus nao provocam danos aos caes, mas esses ossos quando cozidos tornam-se moles e assim podem provocar que os caes se engasguem.
Mas provalvemente estou eu o errado, pois como ja disseram acima, os ossos devem ser cozidos e ossos de aves e coelhos sao proibidos.
Crus ou cozidos, tanto faz. A cozedura não amolece os ossos, faça você mesmo a experiência.Torna-os apenas mais higiénicos e evita que os cães fiquem tão lambuzados, quando muito.
Assim sendo, os ossos das aves são particularmente perigosos, sejam crus ou cozidos, e o perigo não está no engasgo. Está numa eventual perfuração no sistema gastro-intestinal pelas lascas formadas. Esta perfuração, se for no estomago ainda poderá ser tratada, se for no intestino é normalmente mortal.
As aves precisam ter ossos fortes mas leves para poderem voar. Assim, os ossos das asas mais os mais perigosos de todos porque são "ocos" (para serem leves) mas a camada exterior é muito resistente. Daí quando se partem formam lascas, algumas tão ponteagudas que são autenticos punhais. Os ossos das pernas estão em 2º lugar quanto à sua perigosidade.
Em contra-partida, os ossos do pescoço já não são assim, pelo que se quiser pode dar ao seu cão pescoços de galinha que não lhe fará mal algum.
Os ossos das pernas da vaca são tão duros que dificilmente o cão conseguirá parti-los. São portanto bons para roer, ajudam a fortalecer os dentes e os maxilares.
O melhor de todos é a rótula dos joelhos da vaca, que é macia e não lasca. O cão vai roendo e acaba conseguindo comer tudo. Ajuda a fortalecer os dentes e os maxilares, é óptimo para limpar os dentes e é uma boa fonte de cálcio.
De acordo com os utilizadores desta dieta que conheço, na BARF é tudo moido.LuMaria Escreveu:Conhecem a dieta BARF? Podem não ser adeptos, mas que os efeitos são visiveis lá isso são.
Os adeptos do barf moem os ossos com a carne para a introducao do cao a nova dieta, ou enquanto sao cachorros.Musky Escreveu:De acordo com os utilizadores desta dieta que conheço, na BARF é tudo moido.LuMaria Escreveu:Conhecem a dieta BARF? Podem não ser adeptos, mas que os efeitos são visiveis lá isso são.
Pelo que o problema das lascas dos ossos não se põe.
Nao desacreditando o senhor veterinario, mas em medicina muitas das verdades de ontem sao falcidades de hoje.Musky Escreveu:Passo a transmitir o que me foi dito por um grande veterinário português já falecido, no tempo em que as galinhas tinham dentesou seja, antes de haver rações para cães à venda no mercado.