Desparasitação de quanto em quanto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 25, 2003 9:19 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:40 pm, editado 1 vez no total.
yakov
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 9:20 am

Os cães adultos são desparasitados de 3 em 3 meses.

As ninhadas são desparasitadas a partir das 4 semanas de 15 em 15 dias com Strongid (e mesmo assim há sempre umas lombrigas :? )

As mães são desparasitadas com Strongid 2 vezes durante a gravidez.

Lá em casa tomamos todos o Pantelmin de 3 em 3 meses. Não são só as crianças que podem ser contaminadas pelos parasitas, e tenho o pavor de apanhar o "Quisto Idático" (é assim que se escreve :?: )
yakov
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 9:22 am

Os cães adultos são desparasitados de 3 em 3 meses.

As ninhadas são desparasitadas a partir das 4 semanas de 15 em 15 dias com Strongid (e mesmo assim há sempre umas lombrigas :? )

As mães são desparasitadas com Strongid 2 vezes durante a gravidez.

Lá em casa tomamos todos o Pantelmin de 3 em 3 meses. Não são só as crianças que podem ser contaminadas pelos parasitas, e tenho o pavor de apanhar o "Quisto Idático" (é assim que se escreve :?: )
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça fev 25, 2003 9:26 am

Olá SeaLords

Pois é, de facto esta sintonização é crónica. E ainda bem.

Eu sou mau aluno, mas muito bem organizadinho.
Tinha guardado a resposta da SeaLords àquelas questões e vou passar a transcrever:
A solução consiste em pulverizar o corpo do cão com determinados produtos ou depositar umas gotas de um líquido próprio no pescoço do animal. Existem também coleiras com efeito insecticida. Estes dois últimos processos têm o inconveniente de poder causar alergias ao cão por serem demasiado tóxicos.[\quote]

O facto de causar alergias não tem nada a ver com serem tóxicos ou não. O grande problema da "coisa" é normalmente o excipiente (ou o suporte plástico, no caso das coleiras)
Alguns produtos à venda em lojas especializadas ou nas clínicas veterinárias, como o Front Line ou Ectokill, ao serem aplicados ao longo do pêlo do animal e por todo o corpo, têm um efeito repelente e simultâneamente impedem que o parasita se reproduza.[\quote]

Pois, dão-lhe cabo do sebo, logo não se reproduzem. É que é preciso não confundir com certos tipos de produtos que impedem o desenvolvimento dos ovos e das larvas e que, estes sim, são referidos como "anti-reprodução".
Mesmo assim, por vezes a praga é difícil de combater e nestes casos deve atacar-se o parasita com outros recursos, como seja, usar um champô insecticida no banho, precedido de produtos que lhe provocam a morte imediata. Aplica-se primeiro este produto pelo corpo todo e procede-se depois a uma escovagem do animal, a qual obriga, juntamente com o insecticida, a remover os parasitas. De seguida ensaboa-se com o champô, que tem um efeito semelhante ao insecticida e enxagua-se muito bem para remover totalmente estes produtos. Numa segunda fase do banho deve usar-se o processo descrito no capítulo Higiene (ver Higiene), usando um amaciador para evitar a desidratação da pele e do pêlo. [\quote]

Pessoalmente não sou muito apologista de champôs insecticidas. Mais, o grande efeito do champô insecticida (ou do banho insecticida) só é obtido por efeito residual, ou seja, é preciso que o produto fique no pêlo e que não seja retirado ou com a passagem por água ou com a toalha para secar. Da maneira como o Nel descreve, duvido que tenha grandes resultados.

IMPORTANTE: Deve evitar-se apanhar as pulgas com os dedos ou, se isso acontecer, deve lavar-se as mãos de imediato, porque a pulga normalmente é portadora de ovos da ténia.[\quote]

A ténia em questão é a Dipilidium caninum, que, tanto quanto eu sei, não tem efeitos perniciosos sobre o ser humano (ao contrário da Toxocara). E francamente, nel, quer tirar-me aquele gozo de esborrachar aquelas fêmeas rechonchuditas?

Carraças
Os produtos usados para as pulgas são exactamente os mesmos dos utilizados no combate às carraças.[\quote]

Não necessariamente. As carraças são ácaros e as pulgas são insectos e se bem que a generalidade dos produtos actue sobre os dois, outros há que só actuam sobre as pulgas e outros só sobre as carraças.

Um processo de remover o parasita consiste em aplicar sobre ele éter embebido em algodão em rama para o “adormecer” e então extraí-lo com uma pinça mas sem exercer muita força. O sítio da picada deve ser depois desinfectado com álcool e Betadine. [\quote]

Mariquice, mas ... OK.

Em relação aos cães adultos a desparasitação deve ser efectuada de seis em seis meses, período que corresponde ao ciclo de vida dos parasitas a combater.[\quote]

Errado (relativamente ao ciclo de vida).

Normalmente usam-se comprimidos, adquiiridos no veterinário, em doses proporcionais ao peso do cão. Por exemplo, um comprimido de Lopatol dá para um cão de dez kg.[\quote]

Tem alguma avença com o fabricante do Lopatol? É que nem sequer é o anti parasitário mais genial (aqui apeteceu-me usar uma expressão dos franceses ...). E ele há comprimidos, há pastas, há injectável, há "pour-on" ...
MUITO IMPORTANTE: Todos os elementos do agregado familiar devem ser desparasitados com os medicamentos adequados e em simultâneo com o cão. [\quote]

Ó gente, então porquê? Está a pensar comer os cócós do cão (pff pff, "c'est comme ça qu'on prend des maladies", como diria o nosso amigo Ran-Tan-Plan) .

Se quer mesmo fazer uma coisa com pés e cabeça (deixa-me cá dar-lhe nas orelhas), eu cá falaria nos diferentes tipos de parasitas, ciclos de vida, hipóteses de infestação e só então falaria do tratamento.

Já agora esqueceu-se da Dirofilaria (o chamado "verme do coração"), que em certos sítios é mesmo para ter em conta.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça fev 25, 2003 9:52 am

Olá

Cá no burgo desparasita-se os Bobis de 4 em 4 meses .
Há uns anos tive um problema sério de infestação que levou um ano a debelar, e nessa altura , e só nessa altura , os Bobis e a malta cá de casa foram desparasitados de 3 em 3 meses .
Um abra&ccedil;o
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça fev 25, 2003 9:55 am

[quote=SeaLords]
de desparasitar os cães e as crianças ao mesmo tempo ( mas não é relação causa-efeito, ...).
[/quote]

Sua malandra!!!

Não será causa-efeito mas é certamente CAUSA-LEMBRETE!!!
:D :D :D
SeaLords
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 10:09 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:41 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 25, 2003 10:26 am

Olá

Eu bem me parecia que ia sobrar para mim. Pronto, lá tenho que fazer os trabalhos de casa. :oops:
SeaLords, prometo que vou rectificar o meu site direitinho.
Depois mostro-o à "pffssora".
Puxa que o puxão desta vez foi a sério.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
yakov
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 11:20 am

Sealords, lá em casa ainda se lavam as mãos, :lol: mas pelo sim pelo não também nos desparasitamos. Mas se o Pantelmin não serve, qual seria o indicado?
SeaLords
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 11:30 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:42 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 25, 2003 12:33 pm

Olá

Naquele tópico atrasado (de que transcrevi aquele excerto) lembro-me de ter dito que o conselho de desparasitação simultânea foi dado pelo meu veterinário. É muito provável que eu tenha interpretado mal e ainda não me lembrei de confirmar isso com ele. Talvez ele tenha dado esse conselho com uma única intenção: como as pessoas se desleixam em matéria de desparasitação em relação a si próprias, por uma questão de disciplina, aproveitar a data da desparasitação dos bichos para se desparasitarem também.
Bom, sinceramente não sei se estou a fantasiar e a "pôr mais na carta" como se costuma dizer . Da próxima vez que lá for vou tirar isto a limpo e voltarei aqui. Aliás, este tema é um dos que merece ser sempre abordado, apesar de já ter sido debatido.
Não tarda, com o calor, as pulgas, as carraças e outros bicharocos estão aí em força ao ataque. E é um raio de uma guerra!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça fev 25, 2003 1:17 pm

A Margot é desparasitada de 3 em 3 meses, até porque ela, sabe-se lá porque, tem muita tendência a criar parasitas internas. Os gatos de 6 em 6.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

terça fev 25, 2003 1:18 pm

Olá!

Na primeira consulta com o Vet do Verdi, levei logo a receitinha: Drontal Plus 1/2 comprimido da primeira vez e depois, 1 comprimdio por mês até aos 6 meses. Para os externos ainda não ponho nada.

O meu Serra d'Aires já em adulto, tomava 1 1/2 comprimido de 4 em 4 meses. Para os bichinhos externos: Frontline todos os meses (+/-).

;)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça fev 25, 2003 3:13 pm

A Toxocara Canis e a Toxocara Cati são transmissivéis ao ser humano, especialmente a crianças que poem na boca tudo o que apanha do chão, e o tal Pantelmin, apesar de não ser a primeira escolha para a prevenção, é uma alternativa aceitavél para tratamento e prevenção destas parasitoses. As principais drogas de eleição seriam a dietilcarbamizina ou o tiabenzadol.
O mesmo se aplica ao Strongyloides Stercoralis, a Trichinella Spiralis, a Dirofilaria (o tal verme do coração, usando-se o tiabenzadol), e aos famosos Echinococcus , esses sim o tal cisto hidático, usando-se mebendazol (pantelmin) em situações que o cisto não pode ser removido cirurgicamente, mostrando curas clínicas.
Última edição por ziggy em terça fev 25, 2003 4:32 pm, editado 2 vezes no total.
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

terça fev 25, 2003 3:14 pm

Olá,
Eu desparasito a cadela de 6 em 6 em simultaneo com o gato, quer dos parasitas internos, quer dos externos.
A marca é também o Drontal , pois é o que o vet me dá ( vende) quando lá vou.
Quanto ao externo é o Frontline todos os meses nos dois também , apesar de eu começar a achar que já fez mais efeito, acho que as pulgas já estão viciadas no Frontline e aquilo já começa a ser um manjar para elas.
Quanto à desparasitação dos "humanos" , minha e do meu marido nunca fiz, mesmo quando era solteira, pois os meus também sempre tiveram animais
Responder

Voltar para “Cães”