Olá pessoal!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo out 14, 2007 4:05 am

Musky Escreveu:Sinceramente Vitor, acho que sim. Pior ainda, porque se tem todos os animais inteiros mesmo aqueles com que não pretende criar, os riscos que corre são maiores ainda.

Porque ou estão permanentemente nas boxes, ou então a logística é complicada e o diabo tece-as... e depois??

Quando se tem apenas um animal pode ser problemático, mas é mais fácil o controlo.

Isto para além da questão da saúde em cadelas, claro! Visto nos machos este problema não ser tão sério.
Não, não estão em boxes. Andam soltos. Em alturas de cio, são separados (boxes). Tenho sido feliz e assim espero continuar a ser.

E não, não sou um mau dono. Tenho certeza disso :wink:

Abraço

Vitor Neto
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

domingo out 14, 2007 8:06 am

Para esterilizar?

Bem eu conheco uma cadela que depois do cio tinha gravidez psicologica e de cada vez q tinha o cio ia-se agravando, começava a fazer os ninhos e ficava deprimida e cada vez pior, depois de ser operada passou tudo.
Além disso ela é estremamente protectora com outros cachorrinhos, se ela alguma vez tivesse penso que seria mais q uma mãe galinha e não haveriam condições para ficar com os cachorrinhos todos por isso se lhe tirassem era capaz de ter um desgosto qualquer.

Foram essas as razões para a esterilizar.
CasadelMar
Membro Veterano

domingo out 14, 2007 12:37 pm

wahinept Escreveu:Bem eu conheco uma cadela que depois do cio tinha gravidez psicologica e de cada vez q tinha o cio ia-se agravando, começava a fazer os ninhos e ficava deprimida e cada vez pior, depois de ser operada passou tudo.
Olá,
Se me visse confrontado com uma situação desta, possivelmente também partiria para uma esterilização. Mas o que acontece é que isto não se passa (ainda) comigo. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 14, 2007 6:08 pm

Tenho uma cadelinha Labrador nascida em Março e tenciono esteriliza-la, para poder andar descansada com ela na rua. Mas estou com um bocado de receio de depois vir a arrepender-me e isso é irreversível! O Vet. diz que faço bem e que ela não vai sofrer qualquer alteração no comportamento... Gostava que me dessem as vossas opiniões. Obrigada!
Como é mais que lógico, num forum irá encontrar diferentes opiniões por parte de pessoas diferentes como:

Simples proprietários das cadelas que estimam...
Criadeiros de vão de escada... ui, ui, alguns embora que bem disfarçados... :lol:
Bons Criadores, dos que têm óptimos exemplares da raça com créditos certificados pelos prémios das exposições em que participam, que procriam e que, a dada altura esterilizam as cadelas ou porque estas tiveram problemas (piometras, etc...)... ou porque dão-lhes o direito digno a reforma, pela idade... ou outras, ainda, que apesar da raça pura que são mas que não satisfazem para procriação no beneficiação da raça...!
Infelizmente esses (Bons Criadores) por aqui já não rezam...pelo menos que se vejam aqui a participar, deixando assim o “espaço” para “Criadeiros”!
Ora, o melhor mesmo é encontrar um Veterinário que lhe saiba explicar tudo “direitinho” sobre os prós e os contras... e, depois dessa explicação, faça uma avaliação de comparação entre os prós e contras e decida o que de melhor para a sua cadelinha :wink:
Se ao falar com qualquer Veterinário se alguem parte pelo pressuposto que a resposta deles, para esterilizar, se baseia em “€”, então tanto se podem basear em “€” sendo a favor como contra já que uma cadela não esterilizada incorre no perigo de ser acometida por variadas enfermidades e logo, eles, Veterinários, se não ganharem com a esterilização irão ganhar nos tratamentos às ditas enfermidades e em aguns casos até cirurgias, mais tarde!
Portanto, como vê... o aconselhamento dum Veterinário vale o que vale mas e sempre em favor dos animais já que o resto (€)...esse vem por acréscimo e garantido se o Proprietário for digno do animal que possui! :wink:
Já agora, qual é mesmo a dúvida que a possa fazer ter alguma relutância...para que se arrependa?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadelMar
Membro Veterano

domingo out 14, 2007 6:38 pm

Vou fazer uma coisa que não é muito do meu agrado, no entanto e para que não hajam dúvidas, coloco aqui o link do meu canil para que, quem quiser, tire as suas ilações.

http://www.canilcasadelmar.com/ammy_dingo.htm

Não tenho cachorros disponíveis, pelo que, não vale a pena contactarem-me nesse sentido.

Abraços

Vitor Neto
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

segunda out 15, 2007 1:11 pm

Parece ser um tópico polémico este. Polémico no bom sentido pelo contraste de opiniões e argumentos utilizados.

O meu caso? Na minha opinião?

Todo e qualquer cadela que não vá ser utilizada para criação deverá ser esterilizada.
Bem como todo o cão que não venha a ser utilizado ou para criação ou em exposições caninas ( ao que parece por uma questão de estética, o volume dos testículos do cão é importante).

As vantagens mais conhecidas são de facto as que têm a ver com a saúde do animal. E não se tratam de mitos urbanos. Poderia descriminar aqui as vantagens, mas não é necessário, está tudo preto no branco em http://www.esteriliza-me.org/vantagens

Não se trata de algo que seja para poupar trabalho ao dono – como já li aqui – trata-se de nos precaver contra situações futuras, como aquelas que julgamos nunca nos acontecer. Como por exemplo ter a cadela no quintal e um cão conseguir entrar por um lado qualquer e engravidar indesejavelmente a cadela. Como de resto já aconteceu a duas pessoas minhas conhecidas. Um dos casos foi com uma cadela Husky que deu à luz uma ninhada de pai incógnito. Dos 5 rebentos, apenas um foi deixado vivo pelo dono da cadela.
Tenho uma amiga com duas labradoras, uma delas actualmente com o cio e é “cómico” ver 3 cães à porta do prédio... dia e noite! Menos cómico é vê-la a passear a cadela no parque e a afugentar todos os cães que vêm ter com elas.

Acidentes acontecem, mas tal como há uns que não podemos prevenir. Há outros que sim.

Quantos aos cães, embora não corram o risco de engravidar, correm outros e na minha opinião bem piores. Tendo todas as hormonas sexuais aos pulos, existe um sem número de casos daqueles que fugiram aos seus donos, para ir atrás de uma cadela. Porque um cão tem que fazer aquilo que um cão faz! Estes podem eventualmente voltar para os donos, mas quantos voltam sem serem atropelados e ou quantos são roubados?

Mas não posso pelo menos ter uma ninhada da minha cadela ou do meu cão?
Porquê? Vai ficar com um dos descendentes?
Com tantos criadores a terem dificuldade em venderem as ninhadas, com criadores a darem cães, com criadores a falir, o que vos garante que irão encontrar bons lares para os descendentes?
Fazer negócio com cães de forma fácil e despreocupada é óptimo para quem não os ama.

As perguntas se devo ou não esterilizar/castrar o meu animal, ainda são feitas devido a uma questão cultural que no nosso país está longe de atingir o ideal.

Tenho um casal de Weimaraners, ela foi esterilizada aos 8 meses – antes do primeiro cio – e o macho vai ser esterilizado quando atingir os 9 meses.
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadelMar
Membro Veterano

segunda out 15, 2007 2:02 pm

Boas,

Cá está um tópico que fui buscar ao fundo da Arca, muito interessante por sinal, que aborda o tema em questão. Para quem estiver interessado, vale a pena. :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=5198

Abraço

Vitor Neto
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 15, 2007 2:25 pm

Boa Tarde

Eu também sou a favor da esterilização. Concordo com o Druiel e acho que já tudo foi dito, é só vantagens, tanto a nível da saúde, comportamento e é também mais higiénico.
Neste momento só tenho gatas, mas quando morava com os meus pais lembro-me de uma das cadelas que ainda não estava esterilizada deixar a casa toda "pingada" do cio. :x
Responder

Voltar para “Cães”