Parece ser um tópico polémico este. Polémico no bom sentido pelo contraste de opiniões e argumentos utilizados.
O meu caso? Na minha opinião?
Todo e qualquer cadela que não vá ser utilizada para criação deverá ser esterilizada.
Bem como todo o cão que não venha a ser utilizado ou para criação ou em exposições caninas ( ao que parece por uma questão de estética, o volume dos testículos do cão é importante).
As vantagens mais conhecidas são de facto as que têm a ver com a saúde do animal. E não se tratam de mitos urbanos. Poderia descriminar aqui as vantagens, mas não é necessário, está tudo preto no branco em
http://www.esteriliza-me.org/vantagens
Não se trata de algo que seja para poupar trabalho ao dono – como já li aqui – trata-se de nos precaver contra situações futuras, como aquelas que julgamos nunca nos acontecer. Como por exemplo ter a cadela no quintal e um cão conseguir entrar por um lado qualquer e engravidar indesejavelmente a cadela. Como de resto já aconteceu a duas pessoas minhas conhecidas. Um dos casos foi com uma cadela Husky que deu à luz uma ninhada de pai incógnito. Dos 5 rebentos, apenas um foi deixado vivo pelo dono da cadela.
Tenho uma amiga com duas labradoras, uma delas actualmente com o cio e é “cómico” ver 3 cães à porta do prédio... dia e noite! Menos cómico é vê-la a passear a cadela no parque e a afugentar todos os cães que vêm ter com elas.
Acidentes acontecem, mas tal como há uns que não podemos prevenir. Há outros que sim.
Quantos aos cães, embora não corram o risco de engravidar, correm outros e na minha opinião bem piores. Tendo todas as hormonas sexuais aos pulos, existe um sem número de casos daqueles que fugiram aos seus donos, para ir atrás de uma cadela. Porque um cão tem que fazer aquilo que um cão faz! Estes podem eventualmente voltar para os donos, mas quantos voltam sem serem atropelados e ou quantos são roubados?
Mas não posso pelo menos ter uma ninhada da minha cadela ou do meu cão?
Porquê? Vai ficar com um dos descendentes?
Com tantos criadores a terem dificuldade em venderem as ninhadas, com criadores a darem cães, com criadores a falir, o que vos garante que irão encontrar bons lares para os descendentes?
Fazer negócio com cães de forma fácil e despreocupada é óptimo para quem não os ama.
As perguntas se devo ou não esterilizar/castrar o meu animal, ainda são feitas devido a uma questão cultural que no nosso país está longe de atingir o ideal.
Tenho um casal de Weimaraners, ela foi esterilizada aos 8 meses – antes do primeiro cio – e o macho vai ser esterilizado quando atingir os 9 meses.