Ora aí está...
Se ele aprendeu rápido a fazer na varanda, vai ver que que aprenderá também a fazer só na rua.
Nem sempre temos o tempo necessário para os ensinar, é verdade!
Se a Bia, foi quase automática a perceber que não deve fazer em casa, já o Rafa... confesso que algumas vezes desesperei...
Cheguei a andar com ele na rua mais de 2 horas, até ele fazer qq coisa para o elogiar e dar um biscoito. Nem lhe digo quantas vezes os passeios demoraram esse tempo...
Quando fazia em casa... levava um raspanete e não havia mimos para ninguém! Houve alturas em que pensei que ele nunca iria aprender, mas eis que ele ... aprendeu!
Insista, insista, insista que ele aprende. Farto-me de rir quando os passeio porque assim que eles fazem qq coisa vêm a correr para mim e sentam-se à espera da recompensa... umas vezes levam biscoitos e outras levam festas. Mas, ficam sempre contentes...
Quanto aos sacrificios, às vezes não se podem ler as coisas no verdadeiro sentido das palavras, nem levar as coisas tão a peito. É que estamos a escrever e às vezes nem nós que respondemos nos expressamos bem, nem quem originou o tópico fez passar a sua mensagem correctamente...
O que eu, e provavelmente mais gente, lhe queriam dizer é que se queremos mesmo que eles aprendam (como já lhe disse só os gatos é que nascem ensinados

) é tudo uma questão de tempo e perseverança que eles chegam lá. O tempo que passei com o Rafa na rua, preferia tê-lo passado com os amigos na praia, mas para mim tinha que ser... para agora estar completamente descansado e não ter que estar sempre a controla-los. Para mim foi um sacrificio, mas altamente compensador...