Quem é perigoso, os donos ou os cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 07, 2003 1:47 pm

Olá

Eu não tenho nada a ver com esta situação, mas gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre dois aspectos.
A Analipa não fez nenhum plágio. Ao apresentar o tópico teve o cuidado de dizer que recebeu o texto por e-mail. Mas, como referi, não me compete fazer reparos sobre isto.
Outro aspecto tem a ver com a qualidade do texto, que considero muito boa e prova disso é o facto de andar a circular na net. Se não prestasse isso não aconteceria.
Se o texto está abandalhado é sinal de que ou foi mal transcrito ou cortado, presumindo-se que o original é melhor.
Ora então venha daí o original. ;)
Eu na posição da Cindel ficaria satisfeito por reconhecer que um texto meu mereceu a atenção que mereceu. Mas eu sou o Nel e a Cindel é a Cindel.
Bom, e já agora, parabéns pelo texto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 07, 2003 1:48 pm

Faz parte do Livro de Estilo da arcadenoe a regra de - se não sabe de onde vem, não coloque???.
O que coloco aqui são tópicos, textos ou excertos de texto e opiniões para assuntos a serem discutidos. Parece-me no entanto que, por alguma razão que desconheço isso não me é permitido.
Sabe o que são direitos de autor ?

Não, estes textos não estão registados em parte alguma, por isso não abrangidos, mas que tal o respeito pelo trabalho dos outros ?

Não tenho problema nenhum que coloquem textos meus aqui no forum, mas que tenham os identifiquem ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

sexta mar 07, 2003 2:00 pm

Cara AnaLipa,

Não tendo muito (ou talvez nada) a ver com o assunto, permita-me um conselho:
- Continue a partilhar conosco esses textos independentemente de serem assinados ou não. Quem os escreveu concerteza deve agradecer o elogio. É uma questão de definir o que é mais importante, se o conteúdo da "arte" ou o reconhecimento pessoal do "artista". A aldeia global tem destas coisas, quem coloca um texto ou obra de arte num qualquer site arrisca-se a ser plagiado.

Li o texto no site do PauloC e gostei do que li. Como eu gostei também outros gostarão de apreciá-lo ou criticá-lo. Na minha opinião acho a mensagem demasiado importante para não ser divulgada devido a uma assinatura ou aval do escritor. Mas quem sabe melhor o destino que se deve dar a um texto é o seu escritor. Se não quer surpresas desagradaveis registe-o na SPA ou envie o texto para alguém através de carta registada com aviso de recepção. (Velho truque usado por músicos amadores que não querem pagar para registar uma música nem querem ser plagiados por qualquer editora menos escrupulosa. Funciona em tribunal pelo menos.)

Continuem a boa prosa e que a vossa caneta nunca seque é os votos deste leitor agradecido.

Um abraço a todos
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

sexta mar 07, 2003 2:05 pm

Lembrei-me também de que uma das formas de tentar impedir o plagio de sites é escrever nesse site que tudo o que nele está é propriedade do site e não pode ser copiado total ou parcialmente. Não impede a cópia mas pelo menos é válido em tribunal.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 2:20 pm

Mas Dogs e Nel eu não me importo nada que transcrevam o que eu escrevi !

Até aqui na arca tenho uns artigos publicados.

Só não gosto é de ver textos (inteiros ou parciais) meus andarem por aí ao vento, sem assinatura. Confesso que mesmo com assinatura gosto de saber onde andam os meus textos. Teria sido neste caso muito mais pratico dar o link da pagina onde se encontra o texto.

E digo também que quando leio um texto gosto de saber quem o escreveu.
Lembrei-me também de que uma das formas de tentar impedir o plagio de sites é escrever nesse site que tudo o que nele está é propriedade do site e não pode ser copiado total ou parcialmente. Não impede a cópia mas pelo menos é válido em tribunal.
No site do Paulo está escrito isso. Click com o botão direito e aparece "Direitos Reservados (...) Copia não permitida" . Antes este texto encontrava-se também no meu site e também aparecia mensagem semelhante.

De qualquer das formas, volto a referir, não me importo que usem textos ou fotos minhas, desde que refiram o autor !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta mar 07, 2003 3:25 pm

Boas,

Só uma achega à autora..."machismo"...eu substituiría isso por "problemas de afirmação pessoal" ou algo assim; afinal quem, por ex. participa em lutas de cães não é para afirmar a sua superioridade s/ as mulheres...é mais para afirmar a superioridade s/ as pessoas em geral, eventualm/ os seus amigos/conhecidos, género eu sou mau!
E se os donos dos cães ditos perigosos tem problemas desse género não serão necessáriamente machistas (será que não??)

machismo
substantivo masculino

1. ideologia que defende a supremacia do macho;
2. atitude de dominação do homem em relação à mulher baseado na não aceitação da igualdade de direitos;

8)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 10:58 pm

Só uma achega à autora..."machismo"...eu substituiría isso por "problemas de afirmação pessoal" ou algo assim; afinal quem, por ex. participa em lutas de cães não é para afirmar a sua superioridade s/ as mulheres...é mais para afirmar a superioridade s/ as pessoas em geral, eventualm/ os seus amigos/conhecidos, género eu sou mau!
E se os donos dos cães ditos perigosos tem problemas desse género não serão necessáriamente machistas (será que não??)

machismo
substantivo masculino

1. ideologia que defende a supremacia do macho;
2. atitude de dominação do homem em relação à mulher baseado na não aceitação da igualdade de direitos;
Olá Nrc,

Confesso que talves o termo "machismo" não tenha sido o mais indicado.

E sem duvida que "problemas de afirmação pessoal" era/é muito mais apropriado. Obrigada pela sugestão
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mar 07, 2003 11:43 pm

Eu estou solídário com a Cindel.

Claro que a analipa não tem culpa de não saber de quem é o artigo.A pessoa que o copiou e repassou por email é que demonstrou uma falta de respeito pela obra alheia.

O que me deixa admirado é a Analipa que diz ser jornalista, picar-se, estranhando uma pessoa não gostar de ver a sua obra andar anónima a ser utilizada.

Duvido que gostasse de ver artigos seus serem publicados anónimos, aliás, quantas vezes jornais e revistas pedem desculpa nas edições seguintes a jornalistas e fotógrafos cujos créditos foram esquecidos..

É que de tanto anonimato ainda um dia aparece uma Clara Pinto Correia com função copy paste no automático que apanha este artigo e o coloca em uma publicação de animais como sendo seu e a tanga pega....

Estão a ver ?

Por isso seria uma ideia colocar o link do site da cindel na base deste tópico ;)

E é de facto um bom tópico, analipa, num habia nexexidade....
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sábado mar 08, 2003 10:31 am

A ideia de colocar o link pode até ser boa, mas como eu já referi, não faço ideia de onde vem e, sinceramente, já nem tenho muita curiosidade em saber.
Quanto à afirmação do VascoV, só tenho a repetir pela enésima vez que, quando aqui pus o excerto (ou a totalidade) do artigo, não fazia ideia quem o tinha escrito. Pensei que fosse benéfico discuti-lo. Claro que aceito e compreendo que CindelP não goste de se ver plagiado/a, mas eu nada disse em contrário! Quando CindelP enviou a mensagem identificando-se como autor/a, eu pedi desculpa aos lesados (nem sei se realmente é CindelP o/a autor/a) e esqueci. Atenção, mais um ponto que deve ser esclarecido! A mensagem que eu recebi e que se revelou uma cópia de um texto, ou seja, um plágio, foi no meu e-mail pessoal e não profissional, daí eu não dar tanta importância à fonte.
Saudações,
Filipa
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 08, 2003 10:46 am

Analipa, eu de facto sei que quem escreveu o artigo foi a cindel pois assistimos à sua gênese e se a conhecesse não colocaria agora as dúvidas da sua ultima mensagem, e não coloco em causa nem nunca coloquei que o postou de boa fé. Mas já vi que não quer dar o crédito à cindel do que escreveu..enfim.

Já apanhei sites de dogues alemães com textos retirados do meu site sem ser referida a fonte e foi extremamente desagradável ver que usam o meu trabalho ( nem falemos dos que usam fotos dos meus cães para se promoverem )

Quanto à situação referida o artigo é de facto excepcional pois reflecte dúvidas que foram colocadas naquele periodo da arcadenoé em que tudo o que se escrevia era um assunto novo e foi o resultado das muitas questões deixadas por foristas, muitos dos quais já não se encontram aqui ( 4 anos deixam marcas).

Aliás Cindel, sempre fui a favor que o enviasses para as revistas de cães e acho melhor que o faças para ver se é publicado em vez das inenarráveis historietas de autores espanhóis que se colocam senão qualquer dia um gajo qualquer envia-o como carta e fica com o fruto da tua pesquisa.

Se não o fizeres, eu faço-o ( com o teu nome).

Estás a ver como sou prepotente ? :D
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado mar 08, 2003 2:22 pm

Vamos lá a ver se a gente se entende:

Não gosto muito de pisar terreno escorregadio e aqui, no que se refere a direitos de autor, estou a fazê-lo. Não sei sinceramente se há ou não lugar para acusação de plágio, a Cindel diz que não está registado, donde não há. Estando publicado num site, e protegido, tenho as minhas dúvidas, mas enfim.

Analipa, publicar num site público o que se recebe por mail parece-me no mínimo perigoso (ia dizer leviano), porque receber por mail não legaliza o plágio. Imagine que a Cindel tinha o texto registado. Como era? A defesa era "recebi por e-mail, não sei qual é a fonte, donde é legal publicá-lo"? Hummmmm...

Claro que o texto tem muito interesse e além do mais está bem escrito e nos interessa a todos, mas doa a quem doer, isto não é propriamente uma selva (ou antes, é, mas não deveria sê-lo)!

Ao fim e ao cabo a publicação foi positiva? claro...

Mas que tal ter começado com uma frase do estilo... "não sei quem é o autor, mas dado o interesse deste assunto atrevo-me a publicá-lo, agradecendo o bom trabalho que fez etc etc etc???" era capaz de ter feito toda a diferença, não concorda?

Cumprimentos

JoseLuis
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 08, 2003 2:41 pm

"Se repararem nas estatísticas , as raças que mais mordem são as raças mais pequenas (Caniche ou o Cocker Spaniel Inglês) devido ao seu nervosismo. O problema é que uma dentada de um (ex.) Pitbull deixa marca enquanto a de um Caniche nada faz. "

Cito...
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 11:29 pm

Viva,
Um cão das raças ditas perigosas se bem-educado nunca provocará nenhum acidente nem constitui um perigo à sociedade.

Então por quê é que acontecem estes acidentes?
A resposta a essa questão, muitas vezes está associada ao comentário que antecede a pergunta. Independentemente da raça, o excesso de confiança num animal e o desrespeito (cães soltos na via publica) por terceiros leva a que acidentes aconteçam.

Um cão, quando bem sociabilizado e educado, é um animal que passeado à trela, pode estar junto ao dono numa rua movimentada, numa esplanada de café, numa feira, etc sem que o ambiente que o rodeia ou a aproximação imprevista de pessoas/animais lhe cause transtorno, instintos de auto-defesa ou defesa territorial. Nestas circunstâncias, os acidentes são muito difíceis de acontecer, mas atenção: Podem acontecer.

Após este primeiro comentário, gostaria ainda de acrescentar relacionado com o tema e com as raças mais dominantes, o seguinte:

Um criador, para alem do cuidado no estudo de linhagens, tem um papel importante a desempenhar antes da entrega dos cachorros. Estes, a partir de determinada altura, devem ser integrados na sua vida caseira do dia-a-dia, bem como sociabilizados com pessoas e hábitos a que brevemente serão expostos.

Imagem

Principalmente em raças mais dominantes, este trabalho é fundamental para uma boa integração do cachorro na sua futura casa e com os futuros donos.

Posteriormente, os futuros proprietários devem ser sensibilizados a dar continuidade ao trabalho desenvolvido, alertando-os para as dificuldades que terão, caso não o façam. Deverá haver, sempre que possível, um esforço inicial por parte do criador, através de contacto telefónico em acompanhar o crescimento e educação do cachorro.

Infelizmente, na fase de crescimento de um cachorro, os donos acham graça aos disparates que este causa sendo tolerantes. Pensam sempre:”São assim agora, depois acalmam.”

No caso de raças mais dominantes, eu digo:”São assim agora e depois eles mandam (com os riscos inerentes).”

A falta de conhecimento prévio das raças por parte de quem compra um determinado exemplar, a par de uma igual falta de conhecimento sobre o comportamento canino, leva a uma sociabilização e educação deficientes. Estas mais tarde, irão traduzir-se em exemplares potencialmente perigosos e que em nada abonam o bom-nome da raça a que pertencem.

Muitas pessoas entendem que sociabilizar um cão é deixá-lo andar à solta na rua ou no jardim. Sem dúvida, ele adaptar-se-á ao que o rodeia, mas ao estar solto e distante será ele que definirá como reagir perante determinadas situações. Crescerá, habituado a tomar as suas próprias decisões. Nunca será corrigido na altura certa.

É com frequência que vejo cães soltos a ladrar às pessoas. Os donos à distância, dizem:”Não tenha medo ele não faz mal...”.

Mais tarde quando os cães atingem a adolescência, onde tendem a ter “pelo na venta” e a fazerem-se esquecidos (testando a sua posição hierárquica) do pouco que até então lhes foi ensinado, surgem os primeiros problemas.

Nesta altura, as parvoeiras que se dizem das raças dominantes, começam afectar psicologicamente os donos:” O meu cão modificou-se. Ele não era assim. Agora não nos obedece. Temos medo de andar com ele na rua porque ladra a toda a gente e uma vez até tentou morder. Não sai de cima do sofá...Dantes, ia-mos lá e empurrávamo-lo (à força e não por obediência), agora que está grande rosna (se era à força, vamos lá medi-la). Bem nos avisaram para não comprar este tipo de cães.”

Resumindo, na minha opinião, os incidentes acontecem porque também aqui, anda meio mundo a enganar outro meio mundo. Uns querem vender a todo o custo o cão da moda e outros querem comprar a todo o custo o cão da moda. Os primeiros não sabem o que estão a fazer e os segundos cegos pelo capricho ou machismo tornam-se irresponsáveis. O final, infelizmente, já se conhece: O cão ou a Raça paga as favas.”

Ninguém que tem um cão está livre de amanhã ter um incidente. Temos que ser os mais responsáveis possíveis, apelar ao nosso bom senso e respeito pelo próximo. O tempo acabará por nos dar razão e essa servirá o intento e os direitos dos nossos amigos de quatro patas. Temos que nos credibilizar se queremos ser ouvidos.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 3:32 pm

Parabéns por este excelente tópico, tanto à autora do magnífico artigo como à analipa por o ter divulgado. (Não acho que tenha cometido plágio).

Óptima a opinião dada pelo CMNogueira (que penso que é criador de Rottweilers) que subscrevo a 100% como dono de um cão de raça dita "perigosa", o bull terrier.

Queria partilhar convosco o site de um criador dinamarquês de Bull Terriers, que na minha opinião é o site mais bem elaborado de um criador de cães, demonstrando que nem todos pretende fazer negócio à custa de modas, mas que também há gente séria (e muito) no negócio.

Chamo especial atenção para a secção dedicada a explicar as diferenças entre as raças de cães Bull, normalmente identificados pela imprensa simplesmente como Pit Bull.
Vejam igualmente a secção sobre a escolha do animal, onde o criador faz uma pergunta que normalmente quase nenhum faz: Será o Bull Terrier o cão certo para si?
Vejam como nós, donos de bull terrier nos devemos comportar face a estranhos em contacto com a raça, especialmente quem de cara condena logo o cão. Estes conselhos aplicam-se a todos os donos de todos os cães considerados perigosos (Rottweilers, Pitbulls, Amstaffs, Bullies, etc...)

Se todos os criadores fossem como este e, parece-me, como o CMNogueira, possivelmente haveria menos gente com cães destes apenas motivados pela moda.

www.betterbrand.dk

Um abraço

Bullie & Gaspar
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mar 12, 2003 3:44 pm

Bullie,
Obrigada pelo site que divulgou!
Pelo que vi até agora é muito interessante, bem estruturado e pertinente!

CMNogueira,
O seu site é muito bom. Parabéns. Gosto muito dos artigos que já li e é um site que me dá sempre vontade de lá voltar. ;)

Gosto muito de encontrar bons sites na net (pertinentes, bem estruturados e com um design agradável) e estes dois casos são excelentes exemplos disso mesmo!
Responder

Voltar para “Cães”