Quem quer samoyedo?? URGENTE - Em vias de abate

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta mar 12, 2003 5:42 pm

Agora com a intervenção da GNR, pode ser que as coisas se alterem.
Hoje se calhar não vou conseguir ter mais acesso ao computador mas assim que tiver novidades digo-vos alguma coisa.

Espero que tudo corra bem, para o bem de todos.

jinhos
beta
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta mar 12, 2003 5:45 pm

Bem, o Sr. tinha posto um anúncio à procura dos cães o que seria um bocado estranho se os tivesse abandonado... De qualquer forma estou cheia de pena dele porque acredito que ele deve estar muito triste porque a cadela morreu, e agora estas confusões todas para reaver o seu próprio cão. Também acho que os canis devem ter algum cuidado na forma como entregam os cães, mas também devem tentar respeitar os sentimentos de quem perdeu o seu animal de estimação e ajudá-los como puderem.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mar 12, 2003 5:45 pm

Boas Pessoal,

Penso que será só por precaução. Qdo a Riskas foi roubada e resgatada pela GNR, eles entregaram no canil de Oeiras e só depois de eu provar que era a dona, com a papelada dela e identificação do CHIP é que ma devolveram e eu sei o que é querer abraçar um animal que desapareceu sem mais nem menos...vai com certeza acabar tudo bem, tenho esperança nisso... ;)
E depois fazer o que eu fiz, aumentar as vedações e trancas à porta...

Catarina
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mar 12, 2003 5:46 pm

Ups...repetido :oops:
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

quarta mar 12, 2003 6:31 pm

Parece mentira como é que funcionários de un canil não sabem de Leis. Pelo menos os responsáveis deveriam saber que quando um animal é entregue por um canil ou por uma Associação, a Lei diz que esse animal tem que ser devolvido ao dono se este aparecer no prazo de seis meses.
Como é que esses bichos hediondos que trabalham num canil, não têm conhecimento que é assim ??? São obrigados a dar o contacto de quem o levou. Oxalá o dono do cão saiba mexer-se, p'ra bem do cão.
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

quarta mar 12, 2003 6:31 pm

Parece mentira como é que funcionários de un canil não sabem de Leis. Pelo menos os responsáveis deveriam saber que quando um animal é entregue por um canil ou por uma Associação, a Lei diz que esse animal tem que ser devolvido ao dono se este aparecer no prazo de seis meses.
Como é que esses bichos hediondos que trabalham num canil, não têm conhecimento que é assim ??? São obrigados a dar o contacto de quem o levou. Oxalá o dono do cão saiba mexer-se, p'ra bem do cão.
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

quarta mar 12, 2003 6:52 pm

O problema deve ser provar que o cão é dele.
Eis uma das grandes vantagens do 'chip'.
Claro que o cão reconhece o dono.Mas se ele foi entregue a outra pessoa e o canil se recusa a dar a identificação da pessoa ...
O melhor é fazer atitude e ameaçar os funcionários do canil com queixa.
Aliás não deixa de ser estranho o cão ser logo adoptado no dia em que é entregue no canil.
Estaria numa lista de espera ?
Terão os funcionários ganho alguma gorjeta ?
Enfim, a ver vamos.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 8:07 pm

zorra Escreveu: O problema deve ser provar que o cão é dele.
Eis uma das grandes vantagens do 'chip'.
Claro que o cão reconhece o dono.Mas se ele foi entregue a outra pessoa e o canil se recusa a dar a identificação da pessoa ...
O melhor é fazer atitude e ameaçar os funcionários do canil com queixa.
Aliás não deixa de ser estranho o cão ser logo adoptado no dia em que é entregue no canil.
Estaria numa lista de espera ?
Terão os funcionários ganho alguma gorjeta ?
Enfim, a ver vamos.
Acho que não.Se uma pessoa que viu o animal segui logo para lé é normal que a adopção seja logo feita.A questão é que o dono pode não conseguir provar que o cão é dele...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 9:45 pm

Olá Amigos,
Mais uma vez se demostra que somos um país "rico" em Leis mas muito "pobre" no que se refere à respectiva aplicação e cumprimento, e mais uma vez também se verifica que é o Estado (neste caso as Autarquias) o maior violador de Normas!

Da celebre Portaria 1427/2001:
Artigo 17.o

Captura de cães e gatos vadios ou errantes

1 - Compete às câmaras municipais, actuando dentro das suas atribuições nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, proceder à captura dos cães e gatos vadios ou errantes, utilizando o método de captura mais adequado a cada caso desde que não colida com o Decreto n.o 13/93 de 13 de Abril (encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos), fazendo-os recolher ao canil ou gatil municipal.

2 - Para efeito do disposto no número anterior, as câmaras municipais devem munir-se de infra-estruturas e equipamento adequados e de pessoal devidamente preparado para o efeito, bem como promover a correcção das situações que possibilitam a subsistência destes animais na via pública e em quaisquer outros lugares públicos.

Artigo 18.o

Destino dos animais capturados

1 - Os cães capturados nos termos do artigo anterior serão obrigatoriamente submetidos a exame clínico pelo médico veterinário municipal, que do facto elaborará relatório síntese e decidirá do seu ulterior destino, devendo os animais permanecer no canil ou gatil municipal durante um período mínimo de oito dias.

2 - Todas as despesas de alimentação e alojamento, durante o período de recolha no canil ou gatil, bem como o pagamento das multas e coimas correspondentes aos ilícitos contra-ordenacionais verificados, são da responsabilidade do dono ou detentor do animal.

3 - Os animais capturados nos termos deste artigo só poderão ser entregues aos presumíveis donos ou detentores depois de identificados, após serem submetidos às acções de profilaxia consideradas obrigatórias para o ano em curso e sob termo de responsabilidade escrito do presumível dono ou detentor donde conste a sua identificação completa.

4 - Nos casos de não reclamação de posse, as câmaras municipais deverão anunciar, pelos meios usuais, a existência destes animais com vista à sua cedência quer a particulares quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua manutenção, nomeadamente respeitando o disposto no artigo 4.o do Decreto n.o 13/93, de 13 de Abril.

5 - O animal só será entregue ao futuro dono ou detentor mediante termo de responsabilidade em conformidade com o previsto no n.o 3.

6 - Em todos os casos em que não tenham sido pagas as despesas e coimas referidas no n.o 2, nem reclamada a entrega dos animais nos prazos fixados, poderão as câmaras municipais dispor livremente dos animais, tendo em conta a salvaguarda de quaisquer riscos sanitários para as pessoas ou outros animais, podendo mesmo ser decidida a sua occisão pelo médico veterinário municipal, através de método que não implique dor ou sofrimento ao animal.
Efectivamente o dono tem de provar que o cão é dele, mas para bom entendedor parece-me óbvio que a Câmara também não pode dispôr do Animal senão após ter passado o prazo estipulado ( 8 dias) ou não tenha ocorrido a recusa do proprietário em pagar as coimas devidas e outros custos.

Mas como todos sabemos, muitos cães dos canis municipais são entregues antes deste prazo ( o que até nem é mau de todo), mas pior é que muitos são eutanasiados antes destes prazos.´

É, meus amigos, o Estado a funcionar com sua maior eficiência e eficácia. É o que te,os, e há quem diga que é o que merecemos. Mas quem não merece são os animais!

Abraços

Paulo C.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta mar 12, 2003 10:09 pm

Peço desculpa novamente pelo meu pessimismo, mas será que a femea era deste grupo de 3?? não me parece porque o anuncio fala em 3 machos.
O Charik, o Zinho e o Twiggy foram roubados da sua casa no passado dia 26 de Fevereiro em Rio de Mouro. Se tem alguma informação sobre eles, por favor contacte 965893555, 968711475 ou [email protected]
E outra questão, como sabe o Sr que é o cão dele se não o viu?? Visto ele estar já com uma familia adoptiva
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 10:52 pm

bem de qualquer das formas... tenho uma pessoa interessada num samoiedo... se souberem de algum.. digam qualquer coisa...
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

quarta mar 12, 2003 11:37 pm

Boa noite a todos,

Só agora vim ao forum e vi este tópico. Primeiro, queria esclarecer que eu não sou a dona dos cães. O dono dos cães pediu à APCA (para a qual faço trabalho voluntário) para divulgar o anúncio e como a Internet é a minha responsabilidade na Associação vim aqui colocar o anúncio (por engano coloquei com o meu user pessoal). Já estive a falar com outra voluntária que está a acompanhar o caso mais de perto e, de facto o dono dos cães foi à GNR para esclarecer o facto de não lhe darem o contacto da senhora e porque é que o cão foi dado para adopção tão cedo. Tal como já foi aqui focado por alguém, ele ainda não sabe se era realmente o cão dele, pois ainda não o viu. Mas como quando foi à GNR o canil já tinha fechado, só irá tentar esclarecer o assunto amanhã.

Sendo assim, ficamos todos à espera dos próximos capítulos...

Ana
bcpereira
Membro
Registado: segunda jan 20, 2003 12:39 am

quarta mar 12, 2003 11:57 pm

boa sorte
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta mar 13, 2003 9:14 am

Bom dia
Vamos ver como as coisas correm.
Eu ontem à noite ainda falei com o Dono do cão, que como já foi dito aqui, vai tentar resolver a questão hoje.
Os cães foram mesmo roubados da casa dele. Os vizinhos assistiram e pode acontecer a qq 1 de nós!
Cortaram a rede que envolvia o terraço, o cão mais pequenino saíu e o samoiedo como é muito protector foi atrás.
Depois foram metidos numa carrinha. Os vizinhos que assistiram não tiraram a matricula, pois os terraços são na parte de trás das casas e os larápios tinham a carrinha na parte da frente, não houve tempo.
O Dono do cão tem feito tudo para encontrar os cães, pedindo ajuda a toda a gente possível.
Disse-me que não vai desistir enquanto não estiver tudo esclarecido.
Vamos ver se tudo se compõe.
Jinhos
Beta
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta mar 13, 2003 9:23 am

Peço desculpa mas há uma coisa que me está a escapar, não eram 3 cães (1 samoiedo e 2 huskys, se não estou em erro)?
O samoiedo já foi resgatado, a cadelinha coitadinha morreu, e o outro?? Que é feito dele, tb já está em casa ou ainda não?
Peço desculpa, mas ainda não percebi.

OBG

PS: Boa sorte
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Responder

Voltar para “Cães”