Olá,
Como todos os outros foristas, o meu conselho principal por agora é: Paciência. O Figo ainda é apenas um bebé. Na minha opinião, escola neste momento é um erro. Mesmo para sociabilizar o melhor é levá-lo à rua (com barulho e movimento para ele se habituar e não ficar medroso) sim, mas ao colo. Nada de contacto com chão ou outros cães. Mas concerteza que o veterinário já a avisou da data em que ele pode ir à rua para brincar. Aproveite porque daqui a umas semanas, ele já pesa demasiado para passeios ao colinho da dona.
Quanto às necessidades, eu nunca ensineio os meus PA a irem fazê-las logo no terreno. É mais fácil começarem a aprender a fazer em folhas de jornal que deverão estar num sítio acessível num canto do local onde ele permanece. Depois de a lição estar aprendida é só levar a folha suja para a rua; no local onde futuramente deseja que ele se alivie.
Se fizer uma pesquisa com a palavra "jornal" no fórum dos PA, concerteza que descobrirá vários tópicos que a ajudarão. Por ex:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=jornal
Quanto às mordidelas, faz bem em dizer o NÃO com voz firme e ignorá-lo durante uns minutos, mas abstenha-se da palmada. Quando se dá uma palmada a um cachorro que está a brincar connosco só o vamos incentivar a aumentar o nível de brincadeira o que resulta em mais dentadas e com mais força.
Decisões dificeis... A minha desilusão.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Maria João
-
- Membro
- Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
- Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]
Muito obrigada a todos,
De facto não é que eu tenha falta de paciencia, estava era convencida que já era suposto ele fazer certas coisas... agora que sei que estava errada, ja me sinto mais calma!
Obrigada pelos conselhos.
A escola vai ser mais para me educar a mim do que a ele, afinal se eu estiver mais instruida vai ser mais facil cuidar dele, e não entrar em pânico como fiz agora
De facto não é que eu tenha falta de paciencia, estava era convencida que já era suposto ele fazer certas coisas... agora que sei que estava errada, ja me sinto mais calma!

A escola vai ser mais para me educar a mim do que a ele, afinal se eu estiver mais instruida vai ser mais facil cuidar dele, e não entrar em pânico como fiz agora

-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm
Cada cao e um cao uns amadurecem mais cedo outros mais tarde,cada um tem o seu feitio,e como as pessoas.
E preciso e calma , tempo e gosto.
E preciso e calma , tempo e gosto.
Olá, Keina!
Como já todos acima lhe disseram é muito cedo para se dar como derrotada....
É desesperante ,eu sei, o balde e a esfregona fazerem agora parte da decoração da casa. Mas ainda lá vem a roupa roída, os sapatos roidos, os seus bibletots preferidos partidos, a tigela da água ou do comer entornada pelo chão fora , os pés dos móveis ( sofás, camas ) , maçanetas das portas dos armários e gavetas , tudo roidinho até estar um objecto completamente disforme, etc, etc.... se já vai desesperar agora....
Mas com muita paciencia e alguma firmeza ele vai aprender.
Como já todos acima lhe disseram é muito cedo para se dar como derrotada....
É desesperante ,eu sei, o balde e a esfregona fazerem agora parte da decoração da casa. Mas ainda lá vem a roupa roída, os sapatos roidos, os seus bibletots preferidos partidos, a tigela da água ou do comer entornada pelo chão fora , os pés dos móveis ( sofás, camas ) , maçanetas das portas dos armários e gavetas , tudo roidinho até estar um objecto completamente disforme, etc, etc.... se já vai desesperar agora....
Mas com muita paciencia e alguma firmeza ele vai aprender.
-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2007 3:30 pm
Como eu te entendo nicosa !!!
-
- Membro
- Registado: terça fev 06, 2007 4:17 pm
É preciso muita paciência e realmente há dias em que se desespera, não é? Mas ao fim de algum tempo vai ver que vale a pena, a dedicação e o esforço... Só custa um cadito no início 
Boa sorte

Boa sorte