Escolha cão de familia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sexta fev 01, 2008 9:55 pm

Depois do que lhe disse em relacção á escolha do cão,acrescento ainda que visto ter crianças pequenas em casa (eu tambem tenho)tem que ter em conta que um cão não é propriamente um brinquedo que se deixe nas mãos dos pequenotes e bem sabemos que nestas idades as crianças por vezes são muito mazinhas com os animais,e compete-nos a nos adultos educar a criança a perceber que um cão não é um peluche,assim como terá que ter paciência e educar o seu cão a perceber que as crianças estão acima dele na hierarquia familiar para evitar certos problemas futuros.
Posso-lhe dizer que depois de tudo "educado"(cães e crianças) é muito bom ver cresce-los juntos :wink:
No meu caso,tenho uma criança de 3 anos e tenho uma cadelinha de raça collie que não passam um sem o outro,obvio que no inicio deu tudo muito trabalho :lol: :lol:
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sábado fev 02, 2008 9:58 am

Ter um cão para familia é uma coisa.

Ter um cão sozinho com crianças... é outra e é um assunto que já foi bastante debatido... Eu nunca deixaria e nunca deixei o Max sozinho com um miúdo. Sempre que algum míudo se aproximava para fazer festas e vinha a correr em direcção a ele na rua pedia ao Max para se sentar, fazia-lhe festas, dava-lhe um biscoito e então avisava o miúdo, podes fazer festas devagar... e os míudos ficavam todos contentes, muitos diziam "é o max da tv?" "e eu não, é um primo :wink: " Mesmo depois de já terem confiança e estarem à vontade nunca o deixei sem o olhar em cima. Vamos supor que o cão ladrava por algum motivo, via outro cão ao longe e ladrava, os míudos podiam se assustar e ficarem traumatizados ! Pior que um cão traumatizado é uma criança traumatizada ! E um pastor alemão de 40 Kg só com o peso e a força se acerta numa criança magoa pela certa. A minha esposa tem 1.65m e 53 ou 54 kg e mesmo assim via-se lixada para o segurar. Uma corrida o Max sem querer tocou-lhe nas pernas e ela ia caindo, outra o maluco num salto no ar acertou-lhe com uma pata na boca e abriu-lhe um lábio...

É fantástico ver um míudo brincar com um cão, eu tenho boas experiencias de quando era pequeno e brincava com o pastor alemão lá de casa... Gostava de ver os míudos que vinham lá à quinta com os pais brincarem com o Max, passado 2/3h já andava o Max com a lingua tipo gravata e o míudo todo suado, mas ambos contentes. Um puto vizinho da quinta vinha para lá tardes brincar e ajudar com o Max...

Já não há Max, mas outro Max já anda a voar na cegonha... :wink:

Ha, e já me esquecia... sempre que eu estava com o Max e via n vezes esta situação, o míudo a pedir aos pais "posso fazer festas?" e os pais "Não, ele é grande, é MAU" só me apetecia partir o focinho... dos pais, é assim que uma criança fica traumatizada.
hdamaso
Membro Veterano
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

sábado mar 15, 2008 11:55 am

Se calhar, como tem uma criança com menos de um ano em casa, o melhor era escolher uma das raças que sara_fsmr disse. Não são raças perigosas e em que podemos confiar. São cães brincalhões que não fazem mal a uma mosca... :wink:
Última edição por hdamaso em quinta mai 08, 2008 8:17 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 15, 2008 12:11 pm

Sendo a hdamaso "craque" em cães como tão modestamente exprimiu num outro tópico, acha que todas essas raças de cães de porte grande e muito activas são adequadas para viver com uma criança de um ano?
:lol: :lol: :lol:

E já agora, como é craque, diga lá para si quais são as raças perigosas.
Não são raças perigosas mas sim cuidadosas
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado mar 15, 2008 2:33 pm

Um cao a partida, quando percebe o que é um bebe, tem sempre cuidado ao aproximar-se dele, ao tocar-lhe, eu sei porque quando era muito pequena menos de 1 ano tinha contacto com a collie da minha avo(eu passava la imensso tempo), eu dormia em cima dela, a cadela protegia-me, sempre que eu estava com a minha mae ou avo ela estava sempre atenta, era 5* comigo! Mas como nos estamos a falar de um futuro cachorro naquela casa a conversa é outra, enquanto cachorro ele vai se comportar como um bebe, por isso é como se tivessem 2 bebes, os dois vao ter de aprender a comportarem-se, pois vão ser como irmãos, com idades aproximadas, acho que o cao que a sara_sfmr propoe é optimo, mas tambem existem varias outras raças, axo que é melhor opetar pela raça que gosta, pois todos os caes sao meigos com crianças desde que percebam o que é um bebe! :D

Xau, boa sorte na escolha!
Marlyn
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 2:57 pm

sábado mar 15, 2008 7:04 pm

Não há problema absolutamente nenhum em ter um cão meigo e dócil na mesma casa onde tem uma criança muito novinha. Eu acho que os Goldens e os Boxers são óptimas opções o máximo que pode acontecer é afogar a criança em lambidelas macias e babosas. Por amor de Deus nasci pelo meio de cães hoje em dia considerados "perigosos" e estou aqui viva!
<strong>Eles se colocam &agrave; nossa frente dispostos a morrer para nos salvar a vida e n&oacute;s os colocamos &agrave; nossa frente para que estes morram em vez de n&oacute;s.</strong>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo mar 16, 2008 9:04 am

Marlyn Escreveu:Não há problema absolutamente nenhum em ter um cão meigo e dócil na mesma casa onde tem uma criança muito novinha. Eu acho que os Goldens e os Boxers são óptimas opções o máximo que pode acontecer é afogar a criança em lambidelas macias e babosas. Por amor de Deus nasci pelo meio de cães hoje em dia considerados "perigosos" e estou aqui viva!
Nenhum cão, de qualquer raça que seja deve ser deixado junto a crianças pequenas um segundo que seja sem supervisão. Não se trata dos cães serem mais, mas muitas vezes de as crianças com brincadeiras magoarem os cães e despoletarem instintos de defesa.

Por essa razão de forma alguma se deve dizer que um cão é bom para crianças. Os pais têm de ser responsáveis e de forma alguma confiar num cão como companheiro de qualquer brincadeira ou babysitter.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo mar 16, 2008 11:30 am

Pela experiência que tenho com a minha cadela e filha, que à data da vinda da Sabiah tinha 1 ano e meio, aconselho vivamente a adquirir, se adoptado, um cão calmo, dócil e que não tenha qualquer tipo de receio com crianças (daí indicar que se tente informar disso ANTES de adquirir o cão, há cães que até são muito dóceis mas, por alguma infelicidade na vida, reagem mal a crianças). Se adquirido em cachorro habituar AMBOS à companhia e educar AMBOS para se respeitarem.

Eu nunca, nunca, deixei a minha filha sozinha com a cadela, a Madalena em pequena não sabia muito bem, como é óbvio, o limite das coisas e tão bem estava a dar festas à Sabiah como de súbito desatava a arrepanhar-lhe os pêlos do lombo e a puxar pelos beiços... ora isso num cão nem sempre é tolerável... e aí eu ESTAVA LÁ para repreender a minha filha e para ter debaixo de olho a reacção da cadela e actuar de imediato caso ela não achasse piada ao "trato". Nunca tive problemas, ainda hoje continuo a fazer assim, a Madalena já vai com 3 anos, já não faz "maldades" à Sabiah e a Sabiah vive para a sua dona mais pequena, mas nunca fiando, estamos a lidar com 2 seres totalmente imprevisíveis... Também habituei a cadela a respeitar a minha filha em situações limite, tal como a Madalena poder mexer na comida da Sabiah, brincar com as bolas dela e deitar-se na transportadora com a cadela. No fundo, ensinei-a a não ser territorial com a menina, para não acontecer nenhum azar.

Quanto à reacção instintiva da cadela para com a miúda posso dizer que ela nem que viesse a correr a 100km/h mal se apercebia da Madalena no caminho travava da melhor maneira que podia e tentava desviar-se... sempre foi estouvada mas com a menina nunca teve outra forma de ser senão a de "cão-galinha" :)

Quanto às outras crianças, a Sabiah tem medo... e tem medo porque infelizmente as pessoas não sabem ser normais face a um animal... ela quando começou a ir à rua, com cerca de 4 meses, apanhava sempre miúdos (e pais, para piorar a coisa), que quando viam a CACHORRA, COM TRELA, A CAMINHAR CALMAMENTE A MEU LADO, gritavam desalmadamente "ai vem aí um cão mau!!!" e "socorro!"... se era por medo genuíno ou por gozo, não sei... sei que a cadela se pudesse trepava por mim acima, enfiava-se no meio das minhas pernas toda a tremer, e se por acaso eu informava os miúdos que ela não era má, não ia DE CERTEZA chegar-se sequer a menos de 10 metros deles (eu também não queria, verdade seja dita) lá vinham os pais ainda fazer mais estardalhaço... Resultado: hoje em dia qualquer criança que se abeire da Sabiah deixa-a hirta, mal respira, e se insiste em fazer-lhe festas elacomeça a recuar e chega abocanhar se estiver encurralada. Um cão com medo é bem pior que um cão agressivo, mas tenho tido bons resultados com esforço e paciencia e, neste momento, posso afirmar que a Sabiah já tolera presença de crianças, desde que silenciosas, a fazerem festas apenas no lombo... e comigo por perto! :wink:

Um aparte:
Optei nessa altura, dado o histerismo do pessoal, por começar a fazer o que ainda faço hoje, à semelhança de pessoas que também vivem nesta mesma zona e que são donos de cães de raça rottweiller, boxer, pastor alemão, rhodesian ridgeback, pitt bull... pode ser curioso mas eu, se não saísse de casa com a minha cadela todas as NOITES, a partir das 22h, não os conhecia, porque nós passeamos os nossos cães na calada da noite... já houve quem me tenha perguntado se a minha cadela morreu... de certa forma, sim, pelo menos morreu para os traseuntes do meu bairro, só quando eles estão enfiadinhos nas suas casas a ver telenovelas e o futebol é que nós vivemos...
hdamaso
Membro Veterano
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

sexta jun 27, 2008 4:24 pm

dinodane:
Sendo a hdamaso "craque" em cães como tão modestamente exprimiu num outro tópico, acha que todas essas raças de cães de porte grande e muito activas são adequadas para viver com uma criança de um ano?
Citação:
----------------------------------------------
eheheheh. quer mesmo saber? :lol: Raças perigosas são as raças que todas as pessoas se queixam. Pit bull, Rotweiller (EM CERTAS SITUAÇÕES)
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 27, 2008 10:56 pm

Dando como certo que todos os cães têm dentes e que os usam e tendo em conta a perigosidade inata nas crianças diria que cães e crianças sózinhos são uma mistura explosiva, o detonador é o acaso :wink:

Na minha opinião, crianças devem estar permanentemente supervisionadas, com animais ou sem animais.
Vivendo e aprendendo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 27, 2008 10:58 pm

hdamaso Escreveu:dinodane:
Citação:
----------------------------------------------
eheheheh. quer mesmo saber? :lol: Raças perigosas são as raças que todas as pessoas se queixam. Pit bull, Rotweiller (EM CERTAS SITUAÇÕES)
Fica tão mal editar os posts... uuuuiiiiiiii :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

sábado jun 28, 2008 12:11 am

Tantos cães SRD que se dão bem com crianças ... e há tantos sem um dono que por isso, são abatidos ... já que tem espaço, aproveite e salve uma vida :wink:
Eduarda Couto
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 28, 2008 7:27 am

Se fosse comigo e, tendo em conta a idade do seu filho, escolheria um cão adulto.
Iria a associações (ou mesmo a criadores), explicaria a situação e pediria um cão muito manso e dócil.
Tanto as pessoas das associações como os criadores conhecem os cães que têm e poderão aconselhar o cão que melhor se adapta às suas necessidades.

Juntar 2 bébés pode ser demasiado trabalho para si, dependendo da disponibilidade que tem.

Se quiser mesmo um bébé, penso que deve mantê-los separados de forma geral e só os deixar juntos por periodos muito curtos (sempre debaixo de supervisão) e ir evoluindo conforme o comportamento dos dois.

Por fim, todos os cães são bons, no entanto eu evitaria os terriers - há várias raças terrier - pois costumam ser mais impacientes e dados a reações bruscas.

Tudo isto é relativo, tudo depende do tempo e disponibildade que tem para o educar e supervisionar.
weiwei
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 12:50 pm

sábado jun 28, 2008 1:42 pm

para mim é o Weimaranera raça de eleição sem duvida, são muito cuidadosos e carinhososcom aminha irmã mais nova, muito dados aos donos, obeientes, etc...Adoro
sobras7
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 1:55 pm

sábado jun 28, 2008 9:32 pm

Na minha opinião não existem cães perigosos, existem sim, donos perigosos que por pura estupidez ensinam os seus cães a serem perigosos, a sua agresividade depende muito da maneira como são educados
Responder

Voltar para “Cães”