Oleo na ração ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta mar 28, 2003 11:11 am

Bom dia Nel, e a todos os membros

Ok, entendi a sua resposta. No entanto continuo com algumas dúvidas.
"Pêlo" que percebi, essencialmente a adição de óleo à ração deve-se a dois factores: melhorar o paladar da mesma e melhorar a condição do pêlo dos canitos e canitas.

Relativamente ao paladar, deduzo que adicionar óleo seja mais aconselhável em situações em que os nossos amigos se mostrem um pouco mais "esquisitos" com a ração que lhes damos. Ora, na minha situação, desconfio que se juntasse óleo à ração, provavelmente o Gasparzinho comia prato de alumínio e tudo!!! :lol:
É que normalmente leva entre 45 segundos a um minuto a limpar a gamela :o .

Quanto ao pêlo, tenho de acreditar na vossa experiência de que realmente produz resultados na melhoria do seu estado, no entanto a dúvida surge-me devido à ração já ser por si própria bem gordurosa. Não sei se a conheçe mas enquanto as outras normalmente são secas, aquela, o granulado fica agarrado às mãos. Por isso questiono-me se não poderá ser gordura a mais :? .

Agora fugindo um pouco ao assunto original, vários criadores aconselharam-me a ter comida sempre disponível no prato até o Gaspar atingir um ano de idade. Já tentei esse método e acontece que ele devora a ração por mais que lhe ponha. Uma vez enchi o prato, comeu tudo, enchi outra vez, tornou a comer, e ainda pediu mais :o :o .
Por isso, optei por lhe dar a quantidade de ração recomendada nas tabelas normalmente impressas nas embalagens de ração dividida em 4 vezes ao dia (100g de manhã, 50g ao almoço, 100g à tarde e 50g antes de deitar). Segundo a vossa (imensa) sapiência e experiência, estarei a proceder da melhor forma?

Um abraço a todos,

Bullie & Gaspar
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 28, 2003 11:11 am

Bom dia Nel, e a todos os membros

Ok, entendi a sua resposta. No entanto continuo com algumas dúvidas.
"Pêlo" que percebi, essencialmente a adição de óleo à ração deve-se a dois factores: melhorar o paladar da mesma e melhorar a condição do pêlo dos canitos e canitas.

Relativamente ao paladar, deduzo que adicionar óleo seja mais aconselhável em situações em que os nossos amigos se mostrem um pouco mais "esquisitos" com a ração que lhes damos. Ora, na minha situação, desconfio que se juntasse óleo à ração, provavelmente o Gasparzinho comia prato de alumínio e tudo!!! :lol:
É que normalmente leva entre 45 segundos a um minuto a limpar a gamela :o .

Quanto ao pêlo, tenho de acreditar na vossa experiência de que realmente produz resultados na melhoria do seu estado, no entanto a dúvida surge-me devido à ração já ser por si própria bem gordurosa. Não sei se a conheçe mas enquanto as outras normalmente são secas, aquela, o granulado fica agarrado às mãos. Por isso questiono-me se não poderá ser gordura a mais :? .

Agora fugindo um pouco ao assunto original, vários criadores aconselharam-me a ter comida sempre disponível no prato até o Gaspar atingir um ano de idade. Já tentei esse método e acontece que ele devora a ração por mais que lhe ponha. Uma vez enchi o prato, comeu tudo, enchi outra vez, tornou a comer, e ainda pediu mais :o :o .
Por isso, optei por lhe dar a quantidade de ração recomendada nas tabelas normalmente impressas nas embalagens de ração dividida em 4 vezes ao dia (100g de manhã, 50g ao almoço, 100g à tarde e 50g antes de deitar). Segundo a vossa (imensa) sapiência e experiência, estarei a proceder da melhor forma?

Um abraço a todos,

Bullie & Gaspar
_Lu_
Membro Veterano
Registado: quarta jan 08, 2003 8:48 pm
Contacto:

sexta mar 28, 2003 11:12 am

SeaLords Escreveu: Tínhamos chegado à conclusão que o óleo de soja era, dos óleos vegetais, o que tinha uma melhor relação de ácidos gordos ómega 3/ómega 6. O óleo de milho, tal como o óleo de girassol, é basicamente ómega 6.
Então e o óleo de trigo?
É que já ouvi falar foi desse.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 28, 2003 11:12 am

Olá

Obrigado SeaLords pelos esclarecimentos.
Estes alunos...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta mar 28, 2003 11:19 am

Em primeiro lugar, tudo o que eu posso dizer baseia-se em experiencia pessoal.

E o que me parece é isto: a necessidade de adicionar óleo depende das raças e, dentro das raças, depende dos cães. Uns precisam mais de ácidos gordos poli-insaturados do que outros para manter a pele sem caspas e o pelo saudável e brilhante (caso do shar-pei e pastor alemão, por exemplo).

Os óleos que sempre me foram recomendados pelos vets foram em primeiro lugar o óleo de milho, em segundo lugar o de girassol. Parece que os óleos de soja à venda no mercado não teem grande efeito.

O azeite nunca me foi recomendado, apesar de eu achar que seria apropriado. O facto é que alguns cães o detestam, caso de todos os cães que eu tive, que preferiam ficar com "a barriga a dar horas" do que comer algo temperado com azeite, mesmo sendo BARF.

É como a quantidade de proteínas necessárias, deve ser visto "cão a cão"...
;)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta mar 28, 2003 11:26 am

Até que enfim, que ouço falar nos ómegas!?!

Para o pelo de um Terranova são essenciais estes ómegas, como eu sou muito fina (mas ainda não cheguei a tia porque sou ainda muito novinha :lol: ) tempero a ração com óleo de salmão.

Mas o óleo de soja (melhor) ou o óleo de milho servem perfeitamente....eu é que tenho a mania das grandezas!!!!

:lol: ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta mar 28, 2003 11:33 am

SeaLords Escreveu: Agora, se o cão tem caspa e é preciso meter óleo para o cão não ter caspa ... eu, em vez de pôr óleo mudava era de ração. Como o Paulo C diz, uma boa ração não precisa de nada extra. Se uma ração precisa de óleo extra, então não é uma boa ração. E se precisa de óleo extra se calhar precisa também de outros "extras" cuja falta só se vem a detectar muito tempo depois.
Sealords,

Ao ler a sua mensagem, lembrei-me do seguinte. A ração que o criador lhe dava era Nutrience. Como tive dificuldade de início em encontrar esta ração na zona onde moro, comecei a dar-lhe Eukanuba. È-me difícil precisar o que veio primeiro a mudança de ração ou o aumento da caspa, mas sei que, pouco depois de lhe começar a regar a ração com óleo de milho já lhe estava a dar Nutrince outra vez.

A verdade é que sempre pensei que o desaparecimento ´da caspa se devia ao óleo de milho, mas com o que me diz....
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mar 28, 2003 12:42 pm

Fiquei bastante elucidada,obrigada.

Mas já agora ( eu sei que este fórum é de cães :oops: :oops: ), mas o Nicolau costuma ter uma espécie de caspa castanha da cauda, o vet diz que é próprio da raça (se é verdade ou não desconheço :o :o :o ) .
Se eu der também oléo de Milho / soja ao Nicolau , será que ajuda a que ele não desenvolva aquela caspa?

Masi uma vez desculpem colocar esta pergunta aqui, ma já que se está a falar neste assunto.......
:oops: :oops:
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sexta mar 28, 2003 2:22 pm

Dora,
O Nicolau é gato? é de pêlo longo?
Esse problema nota-se em todos os machos de pêlo longo não castrados. Só castrando acaba esse problema, com pó de talco consegues controlar essa zona mais ou menos bem.

Agora voltando aos óleos.
Tanta confusão por causa de um pormenor tão simples!
Óleo de milho (garrafa em forma de espiga) é essencial na ração de qualquer cão de raça ou não com pêlo longo, a não ser que seja Yorkshire, esses já têm uma ração específica.

Ajuda o pêlo a não embaraçar tanto, forna-o mais brilhante , sedoso, combate a caspa e alimenta. Usei durante anos com o meu Galgo do Afgasnistão. Agora que tenho um Boxer não estou a usar.

A dose era 1 colher de sopa p/dia, no caso do meu Afgan.

E já agora, para todos os forenses que tenham o cabelo seco. Experimentem com vocês porque resulta mesmo!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 28, 2003 2:29 pm

Olá

O aparecimento de caspa, a meu ver, não deriva apenas da qualidade da ração. Aqui para nós que ninguém nos ouve, eu nem sabia que a qualidade da ração tinha influência na produção de caspa. Sempre julguei que o factor mais directamente relacionado com isso fosse a qualidade do champô do banho e a frequência destes.

Eu tenho dado banho aos meus só mesmo quando se sujam. Como isso é inevitável (às vezes o Guga, que é branco, parece malhado, ou melhor, aparece malhado), não vale a pena estipular datas.
Na época quente normalmente uso um champô insecticida, que é um pouco agressivo e lhes seca a pele. Em termos de qualidade de champô de banho provavelmente não será grande coisa (às tantas até é péssimo), mas lá matar a bicharada (pulgas), para esse efeito tem servido.
No banho é importantíssimo remover com água abundante todo o champô. Quando não se faz isso, é meio caminho andado para a caspa aparecer. Por outro lado, muita gente pensa que é uma mariquice usar um champô próprio e de boa qualidade. Também é vulgar pensar-se que o champô de bébé serve perfeitamente. E não é verdade.

A Elsa, que não tem aparecido por aqui, teve a gentileza de me preparar um texto muito interessante sobre higiene que está publicado no meu site, adaptado de uma mensagem dela quando este assunto foi tratado aqui no fórum.
Se quiserem ter a maçada de espreitar, fica aqui, façam o favor de entrar:
http://whippet.no.sapo.pt
Fica na página Higiene.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

sexta mar 28, 2003 3:06 pm

O que me foi aconselhado pelo veterinário dos meus cães foi:

- Uma ração de qualidade e gama apropriada ao peso / idade dos cães;

- Adição de 1 colher de sopa de óleo de milho (para a boxer);

- Adição de 1 comprimido ou uma colher de sopa de levedura de cerveja (para a golden)

Como devem calcular a hora das refeições é um bocado confusa, eles têm a tendência para cheirar e provar o que está no outro comedouro, e para além disso tenho ainda outro cão (rafeiro mas grande) com um tipo de pelo muito diferente das outras duas. Por isso tenho utilizado a mesma formula para todos: ração + uma colher sopa de óleo de milho + um comprimido de levedura de cerveja.

As caspas acabaram e o aspecto dos pelos melhorou consideravelmente.

Escovo-os praticamente todos os dias mas uma vez por semana, ponho-lhes um spray recomendado aqui, por uma forista, que tem um efeito surpeendente.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 28, 2003 3:18 pm

Citando Bullie:
.... Por isso questiono-me se não poderá ser gordura a mais
Olá mais uma vez,
Como eu já disse, se o seu cão não parece 'sofrer' de nenhum dos 'males' que levaram os outros foristas a colocar o oleo na ração, então é porque a gordura da ração ( e demais componentes) é suficiente. Cada caso é um caso e é o aspecto e a saúde do nosso cão que dita muitos dos nossos procedimentos (de preferência com bom aconselhamento veterinário).
O mesmo se aplica às quantidades! Se o seu cão com a quantidade de alimentação que lhe está a dar ( e com as regras com que o faz), está saudável, não está gordo e nem está magro, então é porque você está a proceder bem!

Abraços
Paulo C.
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mar 28, 2003 3:41 pm

[quote=Aby]
Dora,
O Nicolau é gato? é de pêlo longo?
Esse problema nota-se em todos os machos de pêlo longo não castrados. Só castrando acaba esse problema, com pó de talco consegues controlar essa zona mais ou menos bem.
[/quote]

Aby,
Sim o Nicolau é um persa cor de caramelo, e não , não é castrado , ele foi recolhido da rua à dois anos pelo meu marido e já veio com cerca de 5 anos (segundo o vet).
Quanto ao pó de talco é o que tenho feito, mas a cauda dele fica com umas "carraspas" castanhas e por sinal muito mal cheirosas.

Mais uma vez as minhas desculpas aos rstantes foristas por estar aqui a falar de gatos.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 28, 2003 3:47 pm

Olá,

Realmente penso que o Gasparzinho está muito bem, nem bola, nem palito. E pelo que tenho conhecimento (pouquíssimo), para idade (3 meses) e para a raça, parece-me que tem o peso indicado (11 kgs e mais umas gramitas). Talvez até um pouco acima, mas ele também é para o "grandito" :D
Por isso penso que não lhe adicionarei óleo à ração.

Um abraço,

Bullie & Gaspar
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 28, 2003 4:07 pm

pois é nel... estes mafarricos pelam-se por óleo de milho (então se lhes dá o cheiro do óleo da lata de atum :lol: :lol: :lol: ). eu ponho um fiozinho por cima da ração e depois "chocalho " o prato (quando eles deixam) para ficar o óleo distribuído por toda a ração.

quando a carlota não gostava de ração, comia os grãos com óleo e mandava-me comer o resto a mim :o :o :o
há tempos, a vet notou que ela estava com a pele e o pelo em muito mau estado, o que muito me admirou. embora a nutro seja considerada uma das melhores rações, ela acha que não é boa em "óleos" :?: :?: :?: mudou para a proplan. a esta, a vet aconselhou pôr azeite ou óleo de milho. optei pelo 2º caso. também estou a dar vitaminas à base de germen de trigo.
em relação à diarreia.... sempre me pareceu que se der óleo todos os dias, isso acaba por acontecer. quando já não fôr preciso, vou deixar de utilizar óleo.
os gatos também comem nutro. reparo que alguns também têm um pouco de caspa. palpita-me que vou deixar de comprar nutro.
Responder

Voltar para “Cães”