Agressividade face à comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 3:39 pm

Minha cara amiga, já percebi que estás em férias, nota-se logo pelas tuas "consultas online" mais frequentes... Mas deixa-me lá contradizer todas essas tuas teorias de "revistas caras"...
A um cão não se pedem favores nem "não se incomodam", a um cão dá-se ordens e eles obedecem, ponto final, não há aqui "mas" nem "meio mas".
Um cão tem de deixar o dono retirar a comida SEMPRE QUE O DONO QUISER. Se ele encontrar um bifinho "palatável" no meio da rua e o comer, o dono tira-o da boca e acabou a conversa, não há cá agressividade nem "incomodanços". O dono nem tem de lho tirar da boca, é dizer LARGA e ele larga, não há discussão possível. O meu faz isso e é um Dobermann com 11 anos.
O cão come quando o dono lhe dá a comida, não tem de ter comida à disposição, tem regras, assim como nós.
Eu mexo no cão QUANDO QUISER. Alguma vez eu deixo de mexer no cão por ele ser nervoso e "para evitar traumas"???? Na terra de quem??? É como as criancinhas coitadinhas que fazem o que querem mas os papás não podem dar uma palmada para naõ traumatizar a criancinha??? Haja paciência...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 3:42 pm

leoa_nova_ Escreveu: Ponto 1 - Sim para eles é palatável, mas nesse aspecto eu depois escrevo o resto da explicação.

Ponto 2 - Depende do cão, fisiologicamente as fêmeas prenhes e a amamentar não devem ter restrições, assim como alguns cães por causa deste problema, podemos eliminar o problema da ansiedade face à comida dando sem restrições (o que não convém em cães com tendência para a obsidade) em alguns cães, mas também está lá escrito que em alguns pode exacerbar o problema da agressividade, por isso não é nenhuma regra universal, é mais uma excepção à regra.

Ponto 3 - um cão nervoso fica ainda mais nervoso se lhe bater, verdade ou mentira??
Ponto 1 - E por ser palatável não se deve dar para ele não se tornar protector e agressivo? Tem graça que eu dou e tiro quando quero, palatável ou não palatável...

Ponto 2 - Se é excepção à regra não deve ser referido como regra geral, como no post inicial...

Ponto 3 - E quem é que falou em bater????????????????? :o
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta mar 19, 2008 3:54 pm

O seu post anterior tem resposta no resto do artigo, portanto agora não vou adiantar mais. (sobre as ordens do larga e deixa serem a base de treino essêncial nestas situações)

Não estou de férias não, vou entrar só amanhã :wink: Mas quanto a isso não tenho que dar explicações a ninguém.

A revista é cara? sei lá eu, estou na biblioteca a ler o que os meus professores recomendam, não revistas cor-de-rosa.

Bater quando um cão rosna é o que se faz comumente, mas como estes casos geralmente não são de dominância, pode bater as vezes que quiser, só vai piorar. :roll:

Em cima não foi referido nada como regra geral, foram dadas referências do que é comum se fazer.

E já agora, todos os meus cães ( total de 7 no momento) deixam-me fazer tudo o que quero deles, sem qualquer problema, mas sim, a minha rott ficava rígida perante um osso de vaca, mas passou, e não foi à porrada de certeza :wink:
texuga
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 3:57 pm

Não me viste aqui falar de "porrada" pois não? Ainda que eu defenda que uma palmada na hora certa faz milagres...

Mas olha que nenhum dos meus cães "ficou rígido" comigo alguma vez... :roll:
Última edição por texuga em quarta mar 19, 2008 3:59 pm, editado 1 vez no total.
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

quarta mar 19, 2008 3:57 pm

fazemos assim:

ponto 1...dou areia as cadelas q elas gostam!

ponto 2..sempre ah disposição....que assim elas passam o dia com a barriguiguinha cheia, e como comem areia sai em conta, porque se fosse ração eu mandava-lhe a conta!

ponto 3...esvazio as praias para ninguem as incomodar enquanto papam a deliciosa areia!!! :

:twisted:

Já agora n tirem objectos da boca dos cães...deixem come-los ah vontade a conta do vet agradece!! 8)
Última edição por Katrina em quarta mar 19, 2008 4:01 pm, editado 1 vez no total.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quarta mar 19, 2008 3:59 pm

lalalalalalaallla

Tudo vai da educaçao que se dá ao cao...

Eu ao meu chumi sento-me a beira dele a comer, mecho da comida faço que como.. faço isso desde que ele é pequeno.. e porque???? é logico para nao acontecer o que descreve ai...

O meu cao sabe que eu nao lhe deixo comer ossos, e noi entanto de ele pegar num osso ou lhe derem e se tiver a minha beira olha pra mim se eu disser que nao ele nao come.
E se por acaso ate deixalo comer tenho de ser eu depois a dar-lhe se nao nao come.

Ja acontecer roubar-me um osso ainda aconteceu esta semana o meu marido pousou na banca e tinha a parte da asa... por acaso vi-o a passar com ela na boca nao foi preciso muito.... chamei-o fui a beira dele pensa que me rosnou!!! tirei-lhe o osso apenas dei a parte que tinha fevera.

Nunca precisei de lhe bater para que me respeita-se quanto a comida.

Tudo parte do ensinamento...

Agrissivo pela comida é como qq agressividade que o cao venha a ter...

Se o cao é agressivo por causa da comida é porque o dono deixou que chega-se a esse ponto...

É o que dá deixarem que os caes mandem em vez de ser o dono...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 4:03 pm

mistik Escreveu:lalalalalalaallla

Se o cao é agressivo por causa da comida é porque o dono deixou que chega-se a esse ponto...

É o que dá deixarem que os caes mandem em vez de ser o dono...
Já leu o artigo inicial :| É lá onde fala de cães nervosos (tem vários factores: o temperamento, a educação, o comportamento do dono), e também onde diz que cães submissos têm este comportamento??
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 4:07 pm

texuga Escreveu:Não me viste aqui falar de "porrada" pois não? Ainda que eu defenda que uma palmada na hora certa faz milagres...

Pois a minha só ficou na primeira vez que viu um osso, e resolvi isso num ápice :wink: E se calhar em 7 cães ter uma demonstração de receio, e não de agressividade, e melhor ainda, dar a volta ao caso é o que interessa. Foi por causa deste incidente que me dirigi à minha prof de comportamento e ela indicou-me este artigo.
tlopes

quarta mar 19, 2008 4:34 pm

O tópico foi editado. O fórum é um local de discussão de ideias, sendo que todos podem expressar a sua opinião, desde que cumprindo as regras de utilização do site. Por favor consultem-nas em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=42479

Se discorda com a mensagem de algum membro tem todo o direito de expressar a sua opinião livremente, mas faça-o com respeito e de forma ponderada, sem insultos ou ataques pessoais.

Melhores cumprimentos,
pene
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 1:24 pm

quarta mar 19, 2008 5:38 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta mar 19, 2008 5:51 pm

:roll: :roll:

Estou sem comentários!

Mas tou como a Texuga, passo a citar:

Texuga Escreveu: Ainda que eu defenda que uma palmada na hora certa faz milagres...
Eu defendo e de vez em quando os meus cães levam uma palmada, porque à coisas que não se admitem, muito menos não deixar tirar da boca comida! :wink:
Eis a quest&atilde;o..
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 19, 2008 6:02 pm

Mais uma vez considero o texto bastante bom e com regras válidas a tirar. Alguns comentários parecem-me tão interessantes que pergunto-me como sociabilizariam um animal retirado à rua, com historial de abusos e bastante faminto. É que há animais que não são o que os donos fizeram deles, mas sim a rua e as pessoas que por ele passaram.
E sim, continuo a achar que os maiores problemas que um animal pode trazer, vêm do medo e não da dominância e para resolver estes problemas a técnica é profundamente distinta entre um caso e outro. Um cão medricas torna-se um caso bicudo perante regras autoritárias, ao invés de lhe ajudar a ganhar auto estima aumenta-lhe o medo para niveis que podem ser perigosos.
É muito comum as pessoas terem cães nestas circunstâncias. Abrir horizontes com perspectivas diferentes só faz bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 6:05 pm

pene Escreveu:[Editado pela moderação (tlopes)]
Ninguém aqui partiu para a baixaria verbal, e não se trata de concordar ou não concordar, trata-se de estarem aqui a dizer coisas sem sentido que, para quem tem cães como os intervenientes neste tópico têm, acha até "perigoso" serem ditas.

Esta frase:

"não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo."

... é o maior disparate que aqui se escreveu. Por estas e por outras é que os cães mordem nos donos em várias ocasiões. O conceito de "incomodar" não existe na cabeça do cão, o cão ou obedece ou manda, se o dono "nõa o incomoda" então na cabeça do cão, ele é quem "manda", afinal nem o dono se atreve a "incomodá-lo". Se o cão obedece e se "deixa incomodar", então é o dono quem manda. É tão simples quanto isto.

Não dar "comida palatável" para ele não sentir necessidade de a "defender"? A "comida palatável" é a comida do dono, pelo menos na opinião da leoa_nova, ora eu aqui começaria por dizer algo bem mais simples, e não tem nada a ver com o comportamento do cão mas sim com a sua saúde: O cão come ração, não come comida do ser humano.
Mais à frente já se considera um osso como "comida palatável", afinal já não é só a comida condimentada... Então não se deve dar "comida palatável" ao cão? E se der um osso de vaca, deixo de poder mexer no cão para não o incentivar a "defender" a comida? Estamos a brincar às bonecas ou a educar um cão?

Espero que perceba que, ao achar este artigo interessante, e ao pô-lo em prática, está a correr sérios riscos de vir a ser mordido pelo seu cão.

Eu já o disse e repito, a um cão não se pedem favores, a um cão DÁ-SE ORDENS e eles obedecem.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:08 pm

texuga Escreveu:Não me viste aqui falar de "porrada" pois não? Ainda que eu defenda que uma palmada na hora certa faz milagres...

Não vale a pena ... teoricos, teoricos ....

E depois queixam-se que há problemas com os cães. Sempre houve cães, sempre houve pessoas. Sempre conviveram na mais pacifica das existencia.

Agora vêm complicar ... Até porque para controlar a agressividade de um cão a rosnar quando come é preciso ler uma revista 8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 19, 2008 6:09 pm

texuga Escreveu:Esta frase:

"não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo."

... é o maior disparate que aqui se escreveu.
É?... Na minha humilde opinião não se deve incomodar nenhum cão quando está a comer.
E já agora, porque é disparate?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”