Pedro,ElMariachi Escreveu:Concordo no que dizes Xuga mas esclarece-me só uma coisa. Como é que consegues evitar essa tal excitação no cão na hora de "brincar" com ele? Quando eu digo brincar é um simples atirar de bola, correr na serra, nadar no rio, lago..
Muito honestamente por muito que eu tente que ele esteja calmo e sereno nestes momentos ele acaba sempre por ficar excitado porque sente que está na "hora"...![]()
Quando digo excitado refiro-me por exemplo quando vê a trela na minha mão, fica com a cauda tipo ventoinha, da uns latidos que chamo "de gaja"
, e encosta-se a porta pronto para ir... Depois de sair a rua ainda tem uns 5 minutos de extase a cheirar tudo e depois de uns puxões de trela desliga a pilha e torna-se no Ice do costume, calmo e confiante
![]()
Ora por muito calmo e relaxado que esteja e mais firme que me ponha nunca consegui mudar este feitiozinho no gajo...
Que me dizes??![]()
Pedro
Eu com os meus cães tinha o mesmo problema, e resolvi de um modo muito simples... Agarro na trela, há excitação e pulos e eu páro, impávida e serena como se não fosse nada comigo, mas não avanço para a porta, fico a olhar para ele, e ao fim de um tempo, sejam 5 minutos, 10 ou mesmo meia hora, eles acabam por acalmar e por perceber que só vão sair de casa quando estiverem calmos e relaxados. Garanto-te que resulta, tem é de haver muita persistência e muita calma da tua parte.
Adicionalmente podes dar-lhe uns toques na zona da espádua com a ponta dos dedos, com a mão em forma de "garra" no sentido de o "repreender" como se fosse um outro cão a mandar estar parado...
Vê este exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=0fAD2T_bAdY
Atenção que não permitir a excitação não é sinónimo de fazer o cão triste e macambuzio, a alegria é diferente de excitação... Um cão pode obviamente abanar a cauda quando vai sair com o dono, e quando brinca tb deve transbordar alegria, mas não excitação.
Para brincares com um brinquedo tipo uma bola por exemplo, antes de atirares a bola deves mandá-lo sentar, e só depois é que o recompensas com a bola

xuga