Displasia da anca - Operação quais os resultados reais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mai 12, 2004 5:33 pm

casadofarol Escreveu: Eu chateia-me um bocado que se mande sempre a culpa para cima do criador, que pode ou não ter alguma coisa a ver com o assunto. Cães com exames feitos (7 ou 8 gerações) podem ter cachorros com displasia adquirida devido a vários motivos que só têm a ver com os donos e os hábitos dos cães. O problema é que quando se diagnostica a displasia não há maneira de saber como surgiu (ou será que há?)
Ui, isso já deu cá uma discussão. É como eu costumo dizer, quem é que define onde acaba a responsabilidade do criador, e onde começa a do proprietário ?
É muita complicado.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quarta mai 12, 2004 6:26 pm

Tenho uma cadela com displasia da anca (nas duas ancas). Foi diagnosticada aos 7 meses e operada a uma das ancas (à mais afectada) aos 8.
Pelo meio consultei 3 veterinários conceituados (entre os quais o Prof. António Ferreira) e todos me confirmaram que o tratamento adequado, neste caso, era a ablação (ou recessão) da cabeça do fémur, o que foi efectuado.
Devo de confessar que ainda hoje, 5 meses e qualquer coisa depois, tenho algumas dúvidas sobre se terei agido da melhor forma, pois os resultados não foram (pelo menos por agora) brilhantes:
- supostamente a cirurgia deveria pôr termo à dor, mas não é isso que noto na cadela em alguns dias (por vezes coxeia da pata em que foi operada);
- limita bastante o animal em termos de exercício, pois uma vez que não há articulação óssea, toda essa estrutura assenta nos músculos, o que pode levar mais facilmente a rupturas ou a outros danos musculares. Experimentem ter um cachorro (ainda por cima retriever, não sei como são os rotts nesse aspecto) e não o deixarem sequer brincar com os outros cachorros… quase missão impossível;
- já para não falar na inibição de realização do trabalho para o qual a raça foi apurada. Paciência, fica a função de companhia.

Mas o pior é mesmo o pós-operatório que é violentíssimo. A minha cadela teve 2/3 dias sem poder andar e durante 2/3 semanas tive que a carregar ao colo para a rua.

Como disse, continuo com algumas dúvidas, mas não me restou outra opção que não fosse confiar nos profissionais na matéria. Resta-me pensar que se não a tivesse operado ela estaria pior do que neste momento está.

Quanto às responsabilidades, desde que o cachorro tenha uma boa alimentação e não tenha sido sujeito a esforços violentos, não vejo onde esteja a dúvida sobre a responsabilidade. Mas não vale a pena entrar por aí, não era o objectivo deste tópico.

Deixo algumas fotos do pós-operatório para que se vá preparando.

http://www.onfinite.com/libraries/displ ... 6a06de32ec

http://www.onfinite.com/libraries/displ ... 6a06de32ec

Como as imagens eram mto grandes dificultavam a leitura, por isso editei e deixo os url para as mesmas
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 12, 2004 6:39 pm

amg Escreveu: Quanto às responsabilidades, desde que o cachorro tenha uma boa alimentação e não tenha sido sujeito a esforços violentos, não vejo onde esteja a dúvida sobre a responsabilidade. Mas não vale a pena entrar por aí, não era o objectivo deste tópico.
Concordo, mas estava-me a referir, a quando não é assim.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

quarta mai 12, 2004 7:48 pm

Feanor,

Mando-lhe um pm com o nome da clínica onde uma amiga levou a sua cadela Serra da Estrela.
Aos 6 meses foi-lhe diagnosticada uma displasia numa anca e foi sujeita a uma osteotomia tripla.
Boa sorte.
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

quinta mai 13, 2004 1:41 am

Clinica Veterinária João XXI, na Av João XXI em LX.

Dr Francisco de Assis Costa.

Não resolvo qualquer problema patológico, seja ele qual for, sem consultar o meu veterinário.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 13, 2004 12:19 pm

Olá,
Não sei se repararam, mas as mensagens originais deste tópico já são de há mais de um ano atrás!! Aliás, acho que o user Feanor até já usa outro nome neste momento ;)
Por isso, se ela andar por aí poderá eventualmente é dizer-nos o que é na altura acabou por fazer e como é que a cadela está neste momento.

Abraços
Paulo C.
amg
Membro

quinta mai 13, 2004 2:21 pm

PauloC Escreveu: Olá,
Não sei se repararam, mas as mensagens originais deste tópico já são de há mais de um ano atrás!! Aliás, acho que o user Feanor até já usa outro nome neste momento ;)
Por isso, se ela andar por aí poderá eventualmente é dizer-nos o que é na altura acabou por fazer e como é que a cadela está neste momento.

Abraços
Paulo C.
:)
Por acaso nem reparei. Vi que era de Abril, mas nem olhei para o ano...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mai 13, 2004 2:23 pm

casadotrevo Escreveu:
casadofarol Escreveu: Eu chateia-me um bocado que se mande sempre a culpa para cima do criador, que pode ou não ter alguma coisa a ver com o assunto. Cães com exames feitos (7 ou 8 gerações) podem ter cachorros com displasia adquirida devido a vários motivos que só têm a ver com os donos e os hábitos dos cães. O problema é que quando se diagnostica a displasia não há maneira de saber como surgiu (ou será que há?)
Ui, isso já deu cá uma discussão. É como eu costumo dizer, quem é que define onde acaba a responsabilidade do criador, e onde começa a do proprietário ?
É muita complicado.
Olá

Compreendo a delicadeza da questão. Nós cá em casa resolvemos a questão assim: os cachorros vão com garantia, para a displasia da anca, até aos 12 meses, não interessa se a culpa é minha(?) da ração ou do piso, parto sempre do principio que sou o responsável . Se alguém reclamar é simples; devolve o cão e leva outro quando disponivel. O cão devolvido é abatido.
Tenho sérias duvidas da utilidade em operar um cão displasia, poderia considerar operar um cão de pequna estatura, mas e só, se os donos não tivessem mais nada onde gastar o dinheiro! e são uma boas caixas de Pias!!!
Um abra&ccedil;o
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 13, 2004 2:29 pm

gary Escreveu: Olá

Compreendo a delicadeza da questão. Nós cá em casa resolvemos a questão assim: os cachorros vão com garantia, para a displasia da anca, até aos 12 meses, não interessa se a culpa é minha(?) da ração ou do piso, parto sempre do principio que sou o responsável . Se alguém reclamar é simples; devolve o cão e leva outro quando disponivel. O cão devolvido é abatido.
Tenho sérias duvidas da utilidade em operar um cão displasia, poderia considerar operar um cão de pequna estatura, mas e só, se os donos não tivessem mais nada onde gastar o dinheiro! e são uma boas caixas de Pias!!!
Pois, Gary, é uma solução (apesar de um pouco drástica), o problema é que as pessoas normalmente o que querem é que o criador pague a operação.
Mas como disse, é tudo muito complicado. Aínda bem que isto, não é um problema comum na minha raça. Mas há outros ... ... felizmente não tão graves.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mai 13, 2004 3:47 pm

casadotrevo Escreveu: Pois, Gary, é uma solução (apesar de um pouco drástica), o problema é que as pessoas normalmente o que querem é que o criador pague a operação.
Mas como disse, é tudo muito complicado. Aínda bem que isto, não é um problema comum na minha raça. Mas há outros ... ... felizmente não tão graves.
Olá

As pessoas que levam um cachorro, comprado ou oferecido, levam um papelinho, que chamamos de garantia, que lhes ressalva o direito a serem compensados de alguma defeciência que os cachorros possam vir a sofrer, mas apenas dentro das condicionantes e prazos que constam no tal papelinho. E só me obrigo a comprir o que lá escrevo!
Pagar operações? sinceramente não vejo que, além da displasia, doenças possam ser imputadas a um criador que a solução passe por uma intervenção cirurgica.
Sabemos que existem "criadores" da treta ( e alguns até vendem as tretas bem caras) que fogem às responsabilidades como o diabo da cruz, mas também é verdade que existem "donos"( e não são poucos) mais vigaristas do que os vigaros da nossa praça, daí o papelinho ser uma boa ferramenta, apenas tem que ser bem explicada para nosso descanço. E quem tem a consciência tranquila pode, e deve, apreciar o bom do Pias em qualquer parte sem correr o risco de se engasgar! ;)
Um abra&ccedil;o
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 13, 2004 3:57 pm

gary Escreveu: Pagar operações? sinceramente não vejo que, além da displasia, doenças possam ser imputadas a um criador que a solução passe por uma intervenção cirurgica.
Mas eu vejo, e algumas claramente bem mais de responsabilidade unicamente genética, do que a Displasia de anca:
Glaucoma; Cataratas ... ...
Sem falar daquelas que, assim como a displasia, têm o eterno problema de poderem ter uma contribuição do meio envolvente:
Outras displasias; Sindrome de Wobler ... ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amg
Membro

quinta mai 13, 2004 6:17 pm

gary Escreveu: daí o papelinho ser uma boa ferramenta, apenas tem que ser bem explicada para nosso descanço.
O "papelinho" é um óptimo principio mas acima de tudo acho que quando esses momentos chegam deve de haver, acima de tudo, um pouco de bom senso das duas partes.
No meu caso não quis aldrabar ninguém, o criador não acreditou no diagnóstico feito pela veterinária onde costumo ir, e solicitou-me que levasse a cadela a um da sua confiança. O que o fiz, às suas custas claro, pois eu não tinha qualquer razão para duvidar do veterinário onde tinha ido
Depois o que tínhamos acordado, verbalmente, no momento da aquisição era a devolução do animal contra a entrega de outro animal ou a devolução do dinheiro.
Como eu entretanto me afeiçoei à cadela e não a queria dar para abate, consegui convence-lo a chegar a uma solução de compromisso: eu ficava com o animal e ele devolvia-me o dinheiro que eu tinha despendido, que seria usado para operar a cadela.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 13, 2004 7:10 pm

gary Escreveu: Se alguém reclamar é simples; devolve o cão e leva outro quando disponivel. O cão devolvido é abatido.
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :

Obrigado por me mostrar o amor que os criadores têm aos seus cães.

É tudo um negócio. :evil: :evil:

Fica mais barato abater (matar) do que tratar :evil: :evil: :evil: :evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 13, 2004 7:13 pm

Ao menos o Gary é franco ao contrário de muita gente.

Já agora também acho curioso, o amor de um dono que devolve o cão adulto para trocar por outro...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 13, 2004 7:20 pm

Quanto aos donos, se forem capazes de devolver os seus amigos são uns MONSTROS

No entanto, penso que poucos o farão.

A ameaça de abate é um truque dos criadores para desencorajar as pessoas de reclamar.

Gostaria de ter aqui a opinião de um advogado, pois penso que o abate nestes casos será ilegal.
Responder

Voltar para “Cães”