Tenho uma cadela com displasia da anca (nas duas ancas). Foi diagnosticada aos 7 meses e operada a uma das ancas (à mais afectada) aos 8.
Pelo meio consultei 3 veterinários conceituados (entre os quais o Prof. António Ferreira) e todos me confirmaram que o tratamento adequado, neste caso, era a ablação (ou recessão) da cabeça do fémur, o que foi efectuado.
Devo de confessar que ainda hoje, 5 meses e qualquer coisa depois, tenho algumas dúvidas sobre se terei agido da melhor forma, pois os resultados não foram (pelo menos por agora) brilhantes:
- supostamente a cirurgia deveria pôr termo à dor, mas não é isso que noto na cadela em alguns dias (por vezes coxeia da pata em que foi operada);
- limita bastante o animal em termos de exercício, pois uma vez que não há articulação óssea, toda essa estrutura assenta nos músculos, o que pode levar mais facilmente a rupturas ou a outros danos musculares. Experimentem ter um cachorro (ainda por cima retriever, não sei como são os rotts nesse aspecto) e não o deixarem sequer brincar com os outros cachorros… quase missão impossível;
- já para não falar na inibição de realização do trabalho para o qual a raça foi apurada. Paciência, fica a função de companhia.
Mas o pior é mesmo o pós-operatório que é violentíssimo. A minha cadela teve 2/3 dias sem poder andar e durante 2/3 semanas tive que a carregar ao colo para a rua.
Como disse, continuo com algumas dúvidas, mas não me restou outra opção que não fosse confiar nos profissionais na matéria. Resta-me pensar que se não a tivesse operado ela estaria pior do que neste momento está.
Quanto às responsabilidades, desde que o cachorro tenha uma boa alimentação e não tenha sido sujeito a esforços violentos, não vejo onde esteja a dúvida sobre a responsabilidade. Mas não vale a pena entrar por aí, não era o objectivo deste tópico.
Deixo algumas fotos do pós-operatório para que se vá preparando.
http://www.onfinite.com/libraries/displ ... 6a06de32ec
http://www.onfinite.com/libraries/displ ... 6a06de32ec
Como as imagens eram mto grandes dificultavam a leitura, por isso editei e deixo os url para as mesmas