Que motivos «secretos» de escolha de um nome andam por aí?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta mai 07, 2003 9:50 am

Como também se falam de outros animais para além cães, vou também falar dos meus passaritos :)

O meu canário primogénito ficou Malhadinho (por ser malhado)
O segundo ficou Pestinha (pq é terrivel, sempre a fazer asneiras e mt mauzinho)
O terceiro ficou Cenourinha (pq tinha uns tons de cenoura nas penas)
O quarto tem vários nomes, o principal é Singer pq canta muitissimo bem, mas também o tratamos por cabeçudo :oops: porque é de raça Gloster com uma cabecita ligeiramente avantajada :lol: :lol: comparativamente aos outros ;)
O meu primeiro mandarim ficou o Pudim (por cauda do pudim de marca mandarim) estes dois q tenho actualmente são a Baunilha e o Caramelo (ideias da Papoila q é a madrinha deles :lol: :lol: )
Depois todos os periquitos machos q tive eram Xicos e a fêmea era a Maria ;)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta mai 07, 2003 11:13 am

Bem as minhas estórias são assim:
A minha primeira cadela (SRD), chamava-se Gipsy. O Nome não fui eu que escolhi. Andava no 10º ano e tinha uma Colega Francesa. Quando lhe disse que ia ter um cão, Ela instantaneamente perguntou-me porque que é que não lhe chamava Gipsy (era um nome muito na moda em França). E Gipsy ficou, e assim ficou para sempre na memória essa Colega, que no ano seguinte voltou para França.
A Gipsy morreu trágicamente aos 12 aninhos. Tive graves problemas com o meu pai, pois ela era a companhia dele e ele atropelou-a sem querer com o carro – foi horrivel.
O meu pai entrou em paranóia. Embora não tenha sido culpa dele, ele passou-se. Disse que não queria mais cão. Passou uma noite sem a cadelinha e ele não aguentou.
Então no dia seguinte, comprei uma caixa jumbo, meti-me num Taxi e lá foi à UZ (na altura não sabia onde ir mais). Cheguei lá e tive um choque tremendo. Os animais estavam numa situação deplorável (agora já não é assim).
Os últimos 5 bébés tinham sido levados em meia hora. Tive uma crise de choro, no meio daqueles cães cheios de sarna, a escorrer sangue.... Era surrealista.
Uns amigos meus vieram ter comigo, passamos por um Ccomercial e eu trouxe o cão que lá estava. Se lá tivesse um buldogue era um buldogue, se lá tivesse um rot era um rot... Enfim, o desespero do meu pai era muito grande e em tinha de levar 1 cão para casa. Liguei para ele e disse-lhe que tinha uma cadela cocker. O meu pai, disse que gostava que tivesse um bocadinho de branco e que se chamasse Gipsy... Ela tem branco (é azul e ruão).
Pois é , temos uma nova Gipsy que já tem 7 aninhos.

As minhas gatas foi mais simples. Adoro a Lua e o Céu. Baptizei a mais velha de Luna.
A mais nova olhei para ela e disse: BLUE. (porque ela é uma tartaruga azul) e assim foi...

Como sou superticiosa, nunca tive tendência para dar nomes de pessoas a animais. Por isso é a unica coisa que excluo...

Desculpem o comprimento da estória.

Jinhos
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 07, 2003 11:17 am

Bem, o primeiro animal de estimação que tive foi um cágado oriundo de Sesimbra, vendido por mulheres de pescadores ao meu pai, que, muito a contra-gosto mo comprou. Chamei-lhe Frederico, pois achava-o um bicho complexo e porque era novinha aquilo soou-me bem. Mas não me fiquei por ali. Num dia qualquer, já em Rio Maior, decidi que ele não teria só um nome, mas dois e chamei-lhe Frederico Abrenúncio, porque li em qualquer lado este nome sonante e zás, ficou. Entretanto, um vizinho de baixo, que punha a música em altos berros quando eu devia estar a fazer os TPCs, tanto gozou com o bicho que eu, para gozar com ele, dei o apelido do dito ao meu cágado e ficou, finalmente:

Frederico Abrenúncio Crispim

Lindo, não acham! :p :oops: Tinha menos de doze anos, era jovem, não pensava e o sacana fugiu (descendo escadas e tudo) antes que eu o pudesse compensar pelo nome estrambólico que lhe dera...

Depois tive duas tartaruguinhas minúsculas e, na altura, tinha conhecido a BD Calvin&Hobbes e assim ficaram:

Clavin e Hobbes

Passando para a fase adulta...

Quanto à Bianca, eu e o meu namorado (com quem vivo em união-de-facto) queríamos uma cadelinha (eu mais que ele :oops: ) e andávamos sempre a jogar com os nomes, a sonhar alto. Se tivermos - dizíamos nós - um casal de Labradores um chamar-se-á Nero e será preto e a outra chamar-se-á Bianca e será amarela. Nero como que preto e Bianca, branca. Ele adorava a raça e eu adorava cães... :P
Quando decidimos, finalmente, comprar uma Retriever do Labrador, pensámos sempre que seria amarela (branca, Bianca) que era a cor preferida do André. Mas, ao chegarmos à quinta e ao vermos as crias chocolates (ou castanhas, como preferirem), apaixonámo-nos pela mais pequenina, que era uma menina (coincidência das coincidências). E, como tínhamos lá ido para ver a futura mamã das crias amarelas, fomos embora sem nenhuma, como previsto. Mas não conseguíamos parar de pensar naquela coisinha linda chocolate que víramos... E decidimos que era aquela e pronto! Mas e o nome... ? Bem, era a nossa Bianca, mesmo castanha chocolate! Era a nossa menina e ficou com esse nome como que a dizermos que o coração não vê cores (muito United Colour, eu sei:roll: ):

Bianca da Quinta do Cerrado e Capelã

Aquilo a seguir ao primeiro nome dela, é o afixo. Mariquices! :D Mas até é girinho... :p Claro que não se compara ao afixo da Mathilde (Avelã do Casal do Girassol da Estrela Guia) mas foi o que se pode arranjar! :lol: Brincadeirinha, Will!

Adorei as vossas histórias, principalmente as da Siiox! ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 07, 2003 11:28 am

Olá

Os nomes de Guga e de Kiko não foram inspirados em quaisquer factores de carácter afectivo ou outros. Calhou assim.
Mas o nome Fozzy foi dado com muito carinho. O meu filho João, que morreu, quando era pequeno tinha um fascínio muito grande pela série britânica "Os marretas" (The puppet show) e muito especialmente pelo urso Fozzy, tendo chegado a coleccionar peluches e tudo o que se relacionava com ele. O Tiago, o irmão mais novo, em sua homenagem, teve a feliz ideia de adoptar o nome Fozzy.
Assim, Fozzy tem esta vertente afectivo e por outro lado é um nome fácil de pronunciar, sonoro e simples.

A história mais gira sobre a atribuição de nomes foi contada aqui há pouco tempo pelo dicas. Aproveitei-a e coloquei-a no meu site. Se quiserem recordá-la, está aqui:

http://whippetp.no.sapo.pt/Varios.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mai 07, 2003 11:50 am

Bom ... os meus canitos tem nomes mais ou menos normais

Três deles tem nomes que, sinceramente, se fosse hoje, já não os punha. É o Charro, a Ganza, e era a Brocas. Não me perguntem porque os chamei assim, não há relação nenhuma... a sério! hehe ;)

Depois tenho o Joly pq quando o recolhi andava a ouvir uma musica duma banda, e a musica era mais ou menos assim: "Joly, és o cão da malta. Anda cá, Joly! Trás o osso ao dono! Meu cão Meu cão Meu cão Meu cão" .... E Joly ficou. :p

Depois temho a Juma e a Luna. A Juma é dalmata, e ela tem mesmo cara de Juma. A Luna é pastora alemã, mas nem por isso tem cara de Luna. Mas achei giro.

Depois tenho o Bart ..... porque não?
O Oscar ..... ao qual o meu pai lhe deu o apelido de Alhinho.
É o Oscar Alhinho .... :oops:

E tenho o Patusco. O nome diz tudo.

Por ultimo, o Preto, porque é todo preto (original, não acham?) e a Nina porque estava com pressa e foi a primeria coisa que me veio à cabeça!

Á, e a Tétis, a cadela da minha namorada, que tem 18 aninhoa e anda aí prás curvas!

Gatos: A Teca (foi o sobrinho que lhe deu o nome), o Miks (igualmanete o meu sobrinho) e a Micas (pois é ... adivinhem quem lhe deu o nome!)

E acho que é tudo ;)

Miguel
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta mai 07, 2003 12:20 pm

Ora bem, ora bem...

A Margot não sei porque se chama Margot, porque foi o Ricardo que escolheu o nome, eu queria Matilde ( não me peguntem porque )
A Daisy tem o seu nome original e nem me passa pela cabeça mudar-lho. A Minha velhinha Bolinhas, assim se chama porque foi batizada com o mesmo nome de um podengo que eu tinha e morreu com uma pneumonia;
O Bobi um cão muito velhote a quem eu já perdi a conta de quantos anos tem, mas deve andar pelos 16, era do meu avô e quando ele morreu ficamos com o cão, mas mantemos o nome.
O Putchi resgatado de uma varanda também manteve o seu nome original, pois já tinha 5 anos e era um bocado mau mudar-lhe o nome
O Alberto, um gato preto com olhão verde, ficou Alberto porque eu acho que ele tem cara de Alberto...
O Brye foi em hora de um Setter irlandes que o Ricardo teve, e decidimos colocar-lhe esse nome;
o Menino também um gato preto assim ficou porque toda a gente o trata por « o meu menino » um gato extraordinario com uma personalidade fora de serie
O Francisco, assim o é, porque achei que ele tinha ar de « bem » e era infezadito quando era pequenino
O Tomás, sempre foi gordo desde pequenino ( pesa cerca de 10/12 kg neste momento ) e foi porqque tenho um vizinho chamado Tomás que é um bocado a mandar para o forte
Passando aos pássaros, tenho o Oscar e a Margarida porque foram os nomes que me surgiram na altura...
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mai 07, 2003 12:30 pm

E assim: Eu sou portuguesa, vivo na Holanda e falo ingles com o meu marido. Eu queria um nome que fosse o mesmo em portugues, em holandes e em ingles, porque a minha vida gira a volta dessas tres linguas. Eu mudo de lingua sem pensar e irrita-me um bocado que o meu nome proprio "mude" de cada vez que mudo de lingua (Joana, Joan, Joanna, Johanna... Aaaarrrgggghhhhh!!!!!!)

O cao ficou Oscar. Quando tiver uma filha, sera Alice. Quando tiver um filho sera David ou Daniel. Simples, nao? ;)
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta mai 07, 2003 1:05 pm

O Guzzi, foi baptizado com este nome em homenagem à nossa moto Guzzi que agora está mortinha da silva na garagem mas que nos deu milhares de Km de prazer em viagens.(algumas chatices também) :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 07, 2003 1:09 pm

A mim nunca me ocorrem nomes !
É uma tristeza !

A Zorra é Zorra porque é o nome LOP.
O Calvin era Calvin porque esse foi o nome que a menina que o recolheu da rua lhe deu.
Depois, a periquita é piu-piu porque tive um ataque de originalidade (??!!).
O único que tem história é o Falcanito !
Chama-se Falcanito porque quando foi lá para casa apaixonou-se logo pela Piu-piu e, então, vigiáva-a do sítio mais alto da sala (a portada da janela ou o alto da estante) com olhos de falcão !
Um verdadeiro Romeu frustado, que a piu-piu não lhe dava a mínima...
A Zorra, agora, também é conhecida por preta e gorda.
Preta porque é loura e gorda porque é ...gorda.

Da próxima vez vou aqueles 'site' de nomes que o Nel aconselha !
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:15 pm

Obrigada por partilharem estas histórias tão engraçadas.
Sandra, adorei! Afinal eras a que tinhas mais «história» para contar. Ri-te, Pudim e Abacate são o máximo! Alguns deixaram-me a rir às gargalhadas, outros deixaram-me de lágrimas nos olhos.
Um nome é um nome e acompanha-nos toda a vida. Por isso tem que ser especial, né?
Fozzy é um nome muito especial. E ainda bem que podemos ter coisas especiais na nossa vida. O Patholas do dicas, apesar de ter um passado triste, tem um nome que é uma história bem contada!
Quanto à Bianca da Mónica, a minha Maria Papoila também é Quinta do Cerrado e Capelã, que coicindência! Sac, esses passaritos ui ui, chiquérrimos! Rute, o António Pinto Basto dá nomes de óperas a todos os cães que tem (Nabuco, Rigolleto, Fígaro, etc). E Verdi é muito bonito. Rosinha, adoro Alberto, acho um nome e pêras! Nanico, essa é que é uma ideia bem pensada, senão o cãozinho ficava com problemas de personalidade, eheheh.
Isabelpo, então tem uma Meggy Flecha, não é? Acho que o que tem de ser tem muita força, por isso leva um apelido e está o caso resolvido, ehehe. E a costeleta da caracolys? Isso é que é fome, é cá das minhas.
Buzio, realmente é engraçado como as nossas criancinhas nos fazem sempre escolher nomes que nem pensaríamos. Mas isso ainda os torna mais especiais. Oh Mike, com que então Charro, Ganza e coisas que tais? Eheheh, são originais.
Kathleen, também adoro nomes começados por M. Aliás, se um dia tiver uma filha será Margarida, depois temos que apresentar as homónimas! Beta, acho bonito repetir-se um nome, como que a perpetuar uma memória. E Gipsy será sempre um nome importante na sua família, né? AnaVaz, que cão cheio de motor! E continua aí para as curvas, isso é que é!
Oh AIDS, então e porque é que a Zorra é Zorra? Gostava de saber. E a Cenoura não conta nada?

Desculpem lá esta longa dissertação mas fiquei tão entusiasmada que me estiquei, para não variar.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 07, 2003 1:21 pm

Rosinha2000 Escreveu: O Alberto, um gato preto com olhão verde, ficou Alberto porque eu acho que ele tem cara de Alberto...
Está de mais, Rosinha!!! :lol: :lol: :lol:

Esta dos animais com nome de gente pode dar muito que falar....

O Gustavo é o Serra d'Aires do meu irmão. Já não vive comigo, mas eu ainda falo muito dele.

Há dias, numa conversa entre amigos, e uma amiga dos amigos que eu tinha acabado de conhecer, a propósito já não sei do quê, eu disse:

"Com o Gustavo é que era bom, abria-lhe a porta de casa e ele fazia as necessidades no quintal".
´
Fez-se silêncio e dou com a moça a olhar para mim com um ar espantadíssimo.... até que o meu amigo se lembrou de esclarecer:

"Gustavo era o cão...".

"Ahhhhhhh!!!!!" Lembrar-me do ar de alívio da moça ainda hoje me faz sorrir. :lol:
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:23 pm

AISD,
Zorra é girírssimo e Falcanito tem uma história super engraçada, são esses pequenos episódios que conferem toda a personalidade a um animal!
E aproveito agora para contar o resto das histórias. Quando era adolescente fiquei com um cãozito preto que a dona não queria, chamava-se Dex mas mudei para Rex. Só viveu 7 anos, foi um desgosto enorme quando partiu. Nessa altura tinha chegado o Rossi há pouco tempo (era Paulo Rossi por causa de um jogador de futebol italiano e nem mudei o nome), que viveu 12 anos e que foi o amor da minha vida pois acompanhou-me durante grande parte da minha adolescência até à idade adulta.
Dos dois gatos que entretanto apareceram, um surgiu no jornal Semanário Económico pela janela, todo pequenino e rameloso, todos sugeriram que ficasse com o nome da abreviatura do jornal: Smec. Mas a minha irmã achou impensável um gato ter nome de jornal e então ficou Smecky. Ainda hoje é vivo, fará no próximo mês (foi o mês em que o encontrei e penso que deveria ter poucas semanas, por isso para mim faz anos em Junho). O Napoleão veio no ano a seguir, uma amiga minha encontrou-o na rua, não podia ficar com ele e não resisti. Foi ela que sugeriu o nome porque o Napoleão tinha imenso medo de gatos. Morreu em Novembro e foi um desgosto, era o meu companheiro de ronronadelas.
Quanto às tartarugas, tive o Tibúrcio que já morreu e agora tenho a Quicas, o Artur e o Aníbal (não me perguntem porquê mas sempre gostei de nomes de pessoas para animais). O esquilo era o Manel e também partiu em Outubro com 5 aninhos.
E pronto, acho que é tudo pois os cães que tive em pequenina não tiveram nomes escolhidos por mim.

Acima de tudo, todos têm um nome do meio em comum: AMIGÕES
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 07, 2003 1:23 pm

Bem Siioux!!! Lindo!! é fantástico ter imaginação para tantos..eu tenho tão poucos e mesmo assim não foi fácil!!!

Nós erámos muitos a escolher nomes, e como sempre foi uma casa muito democrática, andavamos sempre ao estalo!! Então cá vai!

Cães
- A Boneca, a minha primeira cadela pastora alemã!! Não faço ideia porque teve esse nome, eu tinha 6 anos e qdo cheguei a casa das férias grandes, ela já lá estava! Foi a melhor surpresa :D

- O Hortinhas. Tive um cão d'água português que já vinha com o nome do criador. Chamava-se Hortelão do Cerrado do Rio...que abreviámos para Hortas, porque senão o cão não nos ligava nenhuma :p

- O Raf. A minha mãe chegou a casa com um cachorrinho e o meu pai disse "tchi, que cão tão lindo, mas tão rafeirito", ficou o RAF. 8)

- A Riskas. Ora é uma Boxer, é tigrada e o criador deu liberdade para escolhermos o nome antes de a registar....como tem riscas ficou Riskas e ela adora (a sério, já me disse :o )

- A Zeta...não faço ideia..andámos semanas para decidir um nome e o meu irmão surgiu com esta. Como a ninhada ia ficar toda registada com a letra Z, Zeta é a última letra do alfabeto grego..ficou assim. Era isso ou Zorra e Zorra já é a Lab da nossa amiga Aisd! ;)

- O Billy, o cão do meu namorado foi baptizado pela irmã dele e o nome é derivado do vocalista dos Green Day!

Piriquito
- O Jeremias! Porque assim que olhei para ele surgiu esse nome!!! :roll:

Porcas da Índia
- A Gwen, em honra à vocalista dos No doubt!!!

- A Shakira, não que goste da música (peço desculpa aos fãs), mas a desgraçada tem o pelo de 2 cores e como é peruana tem muito pelo e comprido...e olhem, ficou Shakira!! :p

Ufff, acabou!!!
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta mai 07, 2003 1:40 pm

Beeeem...incrível a imaginação destes donos... :D
Adorei...todos!!!

Vou começar pelo meu primogénito que é um gato preto de 14 anos, o Felpinho. Chamei-o assim,não por ser felpudo mas porque vivia no Funchal, no Largo do Phelps, ao pé da tabacaria do Phelps...e achei que o nome era muito aristocrático... :lol: :lol: De Phelps então é que derivou para Felpinho.
Depois surgiu a Maga...uma Labrador de 10 anos. Como ela era preta, com um pêlo muito brilhante tipo asa de corvo, os olhos muito doces que encantavam / enfeitiçavam qualquer um...ficou Maga Patalogika em homenagem à feiticeira patusca da BD, uma patinha também preta, que só faz disparates.

A Matilde e o Rubi, são Labradores pretos, que foram recolhidos e já vinham com esses nomes. Como sofreram traumatismos vários, a nível psicológico, evitei mudar-lhes o nome para não os atarantar ainda mais...se bem que às vezes a Matilde vira "Tildinha" :oops:

A Hobbes é uma gata preta, muito maluca, que se atira e faz "armadilhas" a torto e a direito. Como o dono dela era o Calvin... :p

E é assim a história da minha família 8)

Bjks e lambidelas...e parabéns para aqueles que além de terem um verdadeiro zoo em casa ainda conseguem ter uma imaginação fértil.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 07, 2003 1:50 pm

cgtorres Escreveu:- A Shakira, não que goste da música (peço desculpa aos fãs), mas a desgraçada tem o pelo de 2 cores e como é peruana tem muito pelo e comprido...e olhem, ficou Shakira!! :p

:lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”