Extraordinário mesmo...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta set 25, 2008 1:42 pm

SiameseMaria Escreveu:Por acaso não parei para pensar nessa sigla "SRD" e realmente ouvi-a pela 1ª vez aqui na Arca.
E agora que fala nisso realmente SRD poderá não significar obrigatóriamente "rafeiro", que era o que eu tinha como definição dessa sigla! Mas também não consigo chegar a uma definição exacta do que quererá dizer exactamente essa sigla.

Poderá ser mais ou menos isto, e corriga-me se estou enganado... Falando do meu caso em particular, eu tenho é mesmo 2 rafeiros, até porque nunca, em momento algum, alguém, nem que tenha uma imaginação muito fértil, algum dia, lhes poderá definir uma raça?
SRD é a versão "chique" de rafeiro :lol: Você tem dois rafeiros - ou dois SRD consoante lhes quiser chamar. Agora, se um cão tem as características de uma determinada raça, já não se pode dizer que "não tem raça definida", não acha?
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
BigBrother
Membro Veterano

quinta set 25, 2008 1:46 pm

SiameseMaria Escreveu: O desonesto é dar-se o caso, e estou a levantar suposições que podem estar muito longe da realidade, de a pessoa realmente não ter conseguido vender a cachorra e a pretexto do dinheiro que gastou com as vacinas ainda querer ganhar algum… Ou seja mudou a abordagem à situação… Marketing puro!
Não vejo qualquer desonestidade no anúncio. E não é a pedir 120 euros por um cão de 5 meses que vai ganhar alguma coisa :roll:
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta set 25, 2008 1:58 pm

Os meus, como não são “chiques”, são mesmo rafeiros! :D Rafeiros do mais puro que pode haver… :D

Quanto ao resto, isso é uma discussão que tenho acompanhado aqui na Arca, em vários tópicos, nos quais eu nunca dei a minha opinião porque quem se manifestou tem de certeza mais conhecimento do que eu… embora eu concorde consigo! Ou seja se uma animal tem as características de uma determinada raça, não deveria ser considerado um SRD!
Mas por aqui há muita gente que defende, o contrário, que um animal que apresente todas as características de determinada raça, mas que não o possa comprovar, através do tal LOP, não passa de um SRD… E isto segundo uma Portaria, Lei ou Regulamento qualquer, já não me lembro bem, mas que houve “n” gente a referi-lo(a) …
BigBrother
Membro Veterano

quinta set 25, 2008 2:25 pm

SiameseMaria Escreveu: E isto segundo uma Portaria, Lei ou Regulamento qualquer, já não me lembro bem, mas que houve “n” gente a referi-lo(a)
Sério? :lol: Bote(m) lá então esse extraordinário pedaço de legislação :lol:
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta set 25, 2008 3:14 pm

Não me peça isso…
Acompanhei vários tópicos como lhe disse e li “n” vezes, isso que escrevi atrás, que cão sem LOP é SRD / Rafeiro, porque não há como comprovar a sua “pureza”. Lembro-me que se fez referência a regulamentos do CPC e a outras coisas, mas como não sou propriamente um entendido na matéria até posso ter feito confusão e confundido tanta opinião a dizer o que atrás disse, que até se calhar acabei por “inventar jurisprudência”…
Mas como lhe disse eu nem sequer participei nessa discussão, mas os tópicos atingiram ainda umas quantas páginas com gente que defendeu acerrimamente o que escrevi…
Esses que se manifestem…

Cão /gato, para mim, pode ter qualquer cor, tamanha, feitio que eu vou gostar dele na mesma… Não dou dinheiro por eles… até ver…
E se calhar tinha-me ficado muito mais barato ter comprado um gato ou um cão, do que ter ficado com estes rafeiros que tenho lá em casa… Dos 6, só 1 é que vinha bem de saúde… os outros todos gastei uma pequena fortuna com eles… nem divulgo os valores porque até é imoral… há muita gente que não ganha por mês o que eu gastei com cada um deles … Só o fiz porque podia e não me arrependo em momento algum de o ter feito!

Tal como cão / gato que recolha da rua, assumindo a sua responsabilidade é para dar depois de tratado, sem despesas para quem decidir ficar com ele(s). Levo isto como um favor que faz ao animal e a mim… que não posso ficar com todos…
E aqui termino dando a mão à palmatória… se calhar o termo desonesto foi demasiado forte, mas foi o que senti na altura quando li o anúncio. Deu-me outra perspectiva, pensei nela e realmente o Senhor dono da cadelita tem direito de ser ressarcido das despesas que teve com ela… mas também as pessoas podem questionar o facto de a pessoa se querer “desfazer” dela e ainda querer ganhar algum…
Eu pessoalmente apenas me importaria em dar a cadela a alguém que a estimasse! O que está gasto, está gasto… e o que interessaria seria mesmo o bem do animal.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 25, 2008 4:11 pm

Calma aí e pára o baile!!!

Eu estou com a SiameseMaria no que se refere à interpretação sempre dada aqui no fórum à designação dada aos cães que não têm pedigree, ou seja, que não estão registados no LOP, que é a de rafeiros ou SRD (sem raça definida).
Por uma questão de princípio, eu concordo com este critério. De facto, a única prova documental que atesta a pureza de um exemplar é UNICAMENTE esse “papel” passado pelo CPC.

O princípio a que me refiro atrás tem a ver com rigor. A única forma de uma pessoa interessada em adquirir um cão de uma determinada raça ter a certeza de que o exemplar é puro, é através da apresentação desse documento, que funciona, em última análise, como garantia da pureza do animal.

E mesmo assim, cuidado, porque os documentos são fáceis de falsificar. Por isso é que convém saber bem a quem se compra.
De facto, atendendo à grande vigarice envolvida na comercialização de cães, como deve ser do conhecimento da maioria dos participantes do fórum, o registo no LOP, embora não garantindo em absoluto a qualidade de um exemplar nem obrigatoriamente a do respectivo criador, oferece apesar de tudo uma garantia mínima.

Por outro lado, para efeitos de exposição, o registo no LOP e respectivo documento (pedigree) é obrigatório, funcionando neste âmbito de forma meramente burocrática.

Por outro lado ainda, ao cruzar exemplares descendentes directos de progenitores puros mas que não tenham sido registados, as crias não poderão ser registadas (presumo, se estiver errado, corrijam-me...).

Pegando neste último aspecto, como deverão ser designados os exemplares que descendem de progenitores puros (registados no LOP) mas que, por qualquer motivo (negligência, ignorância, estupidez, leviandade...) não foram registados? Vamos até considerar que esses descendentes, sob o ponto de vista morfológico e temperamental, são magníficos exemplares da raça. Devem ser considerados arraçados? SRD? Rafeiros? Ou puros sem LOP?
Pois julgo que é exactamente este o busílis que se discute neste tópico. “Moralmente”, o cão em questão é (presumivelmente) puro, mas como não há “papel”, diz-se que é puro sem LOP...
É exactamente a situação do filho de pai incógnito.
Ora isto só poderá valer (o uso do termo puro) “em família”, isto é, entre os amigos e vizinhos.
Para efeito de comercialização, de forma alguma. Daí que se tenha defendido aqui no fórum, de forma pedagógica, com a qual concordo plenamente, que um cão que não esteja registado no LOP seja considerado SRD ou outra qualquer designação que, aqui para a nossa conversa, é irrelevante.

Desculpem a extensão do texto, mas é só mais um aspecto.
Para a maioria das pessoas (eu incluído), o “papel” não serve para nada durante a vida do cão, desde que não se pretenda fazer criação ou submeter o animal a concurso. E será eventualmente por este motivo que há uma certa irresponsabilidade ao cruzarem-se exemplares puros e depois não os registar no LOP.
BigBrother
Membro Veterano

quinta set 25, 2008 4:40 pm

Sorry nel mas não me está a apetecer escrever muito :D
nel Escreveu: Daí que se tenha defendido aqui no fórum, de forma pedagógica, com a qual concordo plenamente, que um cão que não esteja registado no LOP seja considerado SRD ou outra qualquer designação que, aqui para a nossa conversa, é irrelevante.
O que se começou a defender neste Fórum é que um cão de raça (ou cão de raça puro) é um cão com LOP. Muito simplesmente porque é o único documento que permite conhecer a ascendência do cão e, assim, confirmar a sua pureza. Chamar rafeiros a todos os cães sem LOP foi uma invenção deste Fórum e que foi pegando ao longo dos anos, e com a qual, obviamente, não concordo. O cão do anúncio está precisamente no meio destes dois extremos: não é um cão Pastor Alemão puro, uma vez que não tem LOP que comprove essa pureza, mas também não é um cão sem raça definida, uma vez que muito provavelmente terá características que permitirão classificá-lo como um exemplar semelhante a um cão da raça Pastor Alemão. Aliás, hoje em dia, até já existe esta "tricotomia", burocraticamente falando:

- cão de raça pura= cão com LOP
- cão de aparência de raça = cão susceptível de ser inscrito no RI
- cão rafeiro = cão onde não é possível distinguir qualquer raça

E ainda podia arranjar mais uma categoria (esta sim que vem na legislação nacional) que é o cão cruzado de uma determinada raça.

Portanto, o único "pecado" do anúncio foi dizer que o cão era puro, mas sem LOP. Mas já vi tanta coisa bem pior, que sinceramente não me aquece nem arrefece. Tanto mais que o anúncio vai atingir um público que tem o mesmíssimo conceito de pureza que a pessoa que redigiu o texto original e que, portanto, não se sentirá minimamente enganada com a falta de rigor na utilização dos termos.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 25, 2008 4:56 pm

Pois é, pelos vistos há um certo radicalismo nas designações.

De qualquer modo, esse "fundamentalismo" sempre pode refrear um pouco o oportunismo de muitos "criadores" e dar alguma segurança aos compradores... se é que eles se preocupam com isso :roll: :wink:
BigBrother
Membro Veterano

quinta set 25, 2008 5:18 pm

Ó nel, já estou como o nosso amigalhaço CãoAssimAssim: onde é que estacionou a sua nave? :D
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 25, 2008 6:46 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 26, 2008 4:29 pm

BigBrother Escreveu: - cão de aparência de raça = cão susceptível de ser inscrito no RI
Pois... trata-se do tipo de cão mais adquirido (por compra ou não) pelo pessoal cá em Portugal.

Depois temos:
cão rafeiro = cão onde não é possível distinguir qualquer raça
que por ter algumas "nuances" de determinada raça (ou várias), passa a ser denominiado pelo proprietário como "cruzado de"...

Depois existem veterinários de província que gostam de catalogar cães, de acordo com as espectativas dos donos... Já vi uma situação em que um rafeiro puro foi descrito na caderneta como cruzado de boxer...

Ainda hoje, assisti a um vet catalogar 2 cães recolhidos por abandono como boxers. E o facto de os 2 exemplares serem tão diferentes é porque existem 5 variedades diferentes de boxers a nível morfológico. :roll:
Apenas perguntei se já tinha lido o estalão da raça boxer.
Ele respondeu-me que não, mas que tinha experiência proficional suficiente para perceber disso... :roll:

Apenas lhe disse: "- Épá..., ainda bem que não me confundiu com o Quim Barreiros...", voltei costas e fiquei a pensar...

- O vet até é um bom profissional em cabras, ovelhas, vacas e porcos e até desenrasca muito bem no que respeita a cães e gatos...
- Não tive ainda oportunidade de discutir estas questões com ele em privado, pois está por cá há relativamente pouco tempo, mas quer-me parecer que atribui/valoriza as raças de cães, apenas para incutir maior responsabilidade nos donos, uma vez que os mesmos valorizam muito mais um cão de raça do que um rafeiro.
Quando tiver oportunidade, vou-lhe tirar "nabos da púcara", mas estou convicto de que é exactamente aquilo que referí. :wink:

As pessoas mesmo tendo um rafeiro, gostam (e sobretudo valorizam) de ter um cão de raça!!
Os vets vão nessa conversa para terem clientes mais assíduos, bem como donos mais responsáveis. Escusavam era de inventar tanto... :lol: :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”